O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Gene Edward Veith Jr.

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

laviederaia 03/02/2024

Amei
Amo o filme desde criança, e ler a obra que inspirou a adaptação deixou meu coração quartinho. Eu amo essa história, a ambientação, os personagens, enfim, tão curta mas tão grande ao mesmo tempo.

Ana Elizabeth 03/02/2024

Lewis segue entregando tudooooo! Amo essa história em que somos apresentados a Lucy, Edmund, Susan e Peter. São vários paralelos com o Cristianismo! Destaco nesse livro, o sacrifício e a questão do tempo. Incrível!

m.cIara 02/02/2024

Claro e vívido.
Adorei como Lewis criou Nárnia, uma terra de criaturas mágicas e aventuras. Lewis descreve seus personagens, escrevendo sobre eles de uma forma que crianças de nove anos ou mais, e até mesmo alguns adultos, gostariam. Gostei mais de Lucy porque ela é uma garota curiosa, verdadeira e de bom coração com quem me identifico. Este livro me ensinou duas lições importantes; que as aparências enganam e que dois erros não fazem um acerto. Lewis tem um estilo de escrita claro e vívido, o que torna fácil para o leitor acompanhar e permanecer absorto. Minha parte favorita do livro foi quando Aslam desapedrejou as estátuas e tudo ganhou vida. Isso me fez sentir como se todos os animais não apedrejados estivessem bem na minha frente, me convidando para me juntar a eles. Agora entendo porque O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é um clássico infantil. É uma leitura obrigatória para todos nós.

Sammy 02/02/2024

Narnia é tão leve de ler, tão gostoso e honesto. Eu realmente leio esses livros só por lazer, e essencialmente algo gostoso, não que os outros livros não sejam, só que esse é mais destacável.
Enfim, finalmente comecei a história com os quatro personagens, depois disso vejo o filme e também tô animado pra série que acho q tá sendo produzida.

DavyLM 02/02/2024

Um clássico atemporal
Indiscutivelmente um clássico! Uma linguagem bem simples, super fluída a leitura.

Sobre os temas, depois de ler a história sabendo que era uma história cristã, fui com olhos mais atentos. Ao decorrer de todo o livro a várias similaridades com o novo testamento sem mesmo fazer referência direta.

É uma história simples, afinal foi escrito para crianças, mas com diversos temas trabalhados: redenção, gentileza, bravura, bondade, maldade e temor.

sbel.02 31/01/2024

Muita nostalgia ?
Cresci com o filme, mas hoje pude ler o livro (q é igual ao filme kkkk) provavelmente esse universo será os meus livros de consolo, o universo é tão único, tão gostoso e tão mágico. as referências bíblicas são bem sutis, caso alguém não goste

mv.fz 31/01/2024

"Mas um dia virá em que, muito mais velha, você voltará a ler histórias de fadas."

"As coisas boas às vezes levam tempo."

manuelly 31/01/2024

O leão e etc
Como uma obra infantil, “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, aborda uma narrativa simples e tranquila de se acompanhar. Sendo rica em detalhes, a história é muito cativante, assim como os personagens, o que me manteve conectada a ambos durante todo o livro. A leitura em momento algum se tornou cansativa; quanto mais eu lia, mais curiosa ficava. A relação entre os irmãos foi um dos meus fatores preferidos, assim como o universo em que estavam inseridos.

bookfoxy 30/01/2024

Encantador
Sempre gostei muito dos filmes e ler esse livro foi uma experiência maravilhosa, a escrita do Lewis é fácil de entender e muito dinâmica, pretendo ler os outros. Os personagens tem muita profundidade e as metáforas são fáceis de pegar, ótimo pra passar o tempo.

dvzZ 30/01/2024

Aula de magia profunda
Pela graça do sacrifício de Aslam Edmundo, outrora chamado TRAIDOR conforme as frias tradições da magia profunda, agora é chamado de "Edmundo, o justo", e me enche de alegria perceber que semelhante graça e sacrifício, fora da ficção, fora feito por mim, pelo vivo e real LEÃO ?

Isa 30/01/2024

CS Lewis é muito gênio.
Escrever sobre cristianismo através de histórias de ficção é seu talento. Amei ler o livro e tbm amo a adaptação cinematográfica dele. Vou continuar a ler toda saga. ?

glhrmmrqs 30/01/2024

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
Sei que alguns dos leitores de fantasia YA/NA podem ter receios em relação à saga dAs Crônicas de Nárnia pelo fato dela ter um foco na audiência mais jovem, porém garanto que isso não passa de um tremendo erro e irei te explicar o porquê nos parágrafos seguintes.

Já que os personagens principais são crianças, não posso negar que, em certos momentos, nos frustramos com suas ações (né, Edmundo? cof cof). Contudo, ao longo da obra conseguimos entender melhor suas personalidades e nos afeiçoamos com eles (menos com o Edm- parei). As criaturas ? majoritariamente vindas do folclore popular europeu ? são descritas de maneira imersiva e intrigante, o que te deixa curioso para saber qual será a espécie que conhecerá a seguir.

Por ser um clássico da literatura europeia do século XX, são notáveis as influências do cristianismo nas obras de C. S. Lewis, ainda que, em certos momentos, apresente alguns ideais retrógrados e sexistas (na minha modesta opinião ateia). Também notei algumas pequenas incoerências em relação aos espaços descritos em certas cenas, mas definitivamente não são nada que venha a prejudicar a experiência.

Com uma leitura leve e cativante, "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa" é um bom livro que entretém do início ao fim, te fazendo se apaixonar pelas magníficas aventuras das crianças e todas as maravilhas do grandioso mundo de Nárnia!

Recomendado ? 3,5?
? glhrmmrqs (skoob)

Moni27 29/01/2024

Simplesmente perfeito
CSLewis escreve como se efetivamente estivesse contando uma história ao leitor, torna tudo muito interessante e intrigante. Sabendo que narnia faz parte de diversos outros universos trás uma perspectiva completamente diferente a história. Digo q o filme trouxe muito bem uma adaptação fiel ao livro. Gostei. Seguem meus trexos favoritos:

"Não tentem seguir o mesmo caminho duas vezes. Na verdade, vocês nem devem fazer coisa alguma para voltar a Nárnia. Nárnia acontece. Quando menos esperarem, pode acontecer"

"Ele há de vir e há de ir-se. Num dia, poderão vê-lo; no outro, não. Não gosta que o prendam? e, naturalmente, há outros países que o preocupam"

"Quem é coroado rei ou rainha em Nárnia será para sempre rei ou rainha"

"O mal virá desse mal, mas temos ainda uma longa jornada, e cuidarei para que o pior caia em cima de mim"

"quando dois Filhos de Adão e duas Filhas de Eva se sentarem nos quatro tronos, então será o fim, não só do reinado da feiticeira, mas da própria feiticeira"

Rachel Bgs 29/01/2024

Esse livro é perfeito. As crônicas de Nárnia é uma série de livros leves que te transportam para mundos fantásticos, te fazem querer voltar a ser criança e imergem em fantasias sobre fé na magia e na bondade humana. É doce, sensível e inocente. Pode ser um livro para crianças, mas de forma alguma, é simplório. E eu amo o filme, que adaptou bem!

Maycon Bittencourt 29/01/2024

Um espetáculo literário
Lewis não é um escritor qualquer. De maneira hábil e reflexiva, esta obra nos convida a pensar a vida, quem nos rodeia, as consequências de nossas escolhas e o conceito da graça. É impressionante como o autor desenvolve temas sensíveis como bullying, traição, perdão e propósito. Aslam é um força incontrolável, mas benevolente, terrível, mas bondoso. Ele representa a Esperança para dias melhores, e sua chegada provoca o ressurgimento de espectativas esquecidas, como também de pessoas inacreditáveis.
Um livro sensacional!!!!