Gênesis

Gênesis Moisés

Resenhas - Gênesis

1 | 2 | 3 | 4

Marina 21/04/2021

O início de tudo, inclusive de muitos livros que temos hoje.
Gênesis é um dos meus livros preferidos da bíblia, as histórias descritas nele serviram (e ainda servem) de inspiração para muitas outras histórias contadas pela literatura através dos séculos. A bíblia, assim como outros escritos antigos, é leitura essencial para quem gosta de literatura, pois é a percursora de muita coisa.
Maria.ingridi 04/09/2022minha estante
Vc saberia me dizer se tem do livro bíblico 1 tessalonicenses ? Aqui no skoob

Jose457 05/02/2024

A origem de tudo...
É um livro fascinante que narra a história da criação do mundo e da humanidade, segundo a tradição judaico-cristã. Ele aborda temas como a origem do universo, a queda do homem, o dilúvio e as histórias de personagens como Adão e Eva, Noé, Abraão e José. A história é rica em simbolismo e tem influenciado culturais ao longo dos séculos.

EduardaMariaGG 14/06/2021

A história da criação do mundo, Adão e Eva, Noé, o sacrifício de Abraão, Jacó, e José e seus irmãos. Este livro é carregado de ensinamentos que podemos levar na nossa vida.
Maravilhoso. Estou até pensando em reler a partir de agora.

Vitoria.Veras 26/01/2024

Magnífico
Quantas histórias e lições temos nesse livros! Desde a criação até José do Egito foram muitos ensinamentos e todos deveriam ler.

leandro.tenorio 07/09/2015

Gênesis é o primeiro livro da Bíblia, que discorre sobre o início da criação de Deus, a terra, animais, homem e afins. Retrata a história dos primeiros habitantes, como Adão e Eva, Abraão, Isarel e José. É um livro muito interessante, principalmente, para quem segue a ideologia cristã.
Anderson 17/07/2017minha estante
Apenas um adendo ao seu comentário: é um livro muito importante para a cultura judaico-cristã.

Josue 20/08/2022

Relendo a Bíblia
Finalmente terminei esse livro muito importante desda primeira vez que li achei muito interessante a história de Abrão e fé que ele teve em Deus, também da criação do mundo e o pecado de Adão e várias referências a Cristo e com muitos ensinamentos sobre quem Deus é e como Ele faz a sua obra.

Leo 20/02/2023

Como não gostar do prequel da minha própria vida? Onde tudo começou com amor e assim permanece até os dias de hoje. Obrigado Senhor, por todo esse plano de salvação que vai além do meu entendimento, mas que certamente me inclui. Começou num Jardim Secreto, como no meu livro preferido. Começou com um romance cheio de aventuras de um povo e hoje pretende-se que chegue a todos os povos. Amém por isso.

Emma 20/06/2022

Eu ameeei
Eu tinha uma preguicinha de ler Gênesis e o velho testamento em si, mas me surpreendi porque eu gostei muuito, é extremamente importante conhecer as histórias de Isaque, Jacó e José, da criação do mundo, do pecado de Adão e Eva, da maldade, de Noé e o dilúvio para entender o sacrifício de Jesus no novo testamento

Aile 31/03/2022

O protagonista é muito narcisista
Acho interessante ler os livros que formam a bíblia, pois é um livro de grande influência no ocidente, sendo vc cristão ou não.

Nesse primeiro livro, Gênesis, temos acesso ao mito de criação judeu/cristão e as primeiras e mais famosas histórias de toda essa mitologia: Adão e Eva, o dilúvio e a arca de Noé, a destruição de Sodoma e Gomorra, a história de superação de José no Egito e afins. Conteúdo não falta e, ainda que as histórias sejam conectadas umas as outras por longas detalhamentos genealógicos, achei a leitura até fluida.

Impossível não comparar as histórias judaico/cristãs com as suas semelhantes da mitologia greco-romanas, egípcia ou até mesmo com as das sociedades como os Incas, Maia e Astecas. Todas possuem um tom de violencia extremo, clássico de seu tempo. As entidades superiores são seres hiperpoderosos mas com a mentalidade humana, com desejos e sentimentos humanos. O deus judaico cristão é apresentado aqui como uma entidade altamente inconstante, que ora ama incondicionamente suas criações, ora cria um dilúvio ou destrói cidades inteiras. É também narcisista ao extremo, exigindo fidelidade completa dos seres humanos e sendo bastante abusivo nesse sentido - lembro de certa passagem na qual pede para Abraão sacrificar seu filho, e pouco antes disso acontecer (pq Abraão de fato ia matar o próprio filho :0 ) ele avisa que foi tudo um teste. É uma entidade de difícil convivência, sem dúvida, tal qual seus pares em outras mitologias.

O papel da mulher aqui, entretanto, não é muito variado como nas demais crenças, o que acho uma falha enorme. Não há deusas e as principais figuras feminas estão lá para serem burras (Eva comendo a maçã, a mulher de Ló virando estátua de sal, etc.). Perde-se aqui um potencial para lançar novas perspectivas às histórias, já que o olhar masculino é maçante as vezes.

Enfim, me surpreende que por tanto tempo nossa sociedade foi regida por um livro tão pouco criativo, na minha opinião. É uma leitura que vale pela importância histórica, mas perde em enredo para outros clássicos

Monique 16/10/2022

Tentei ler a bíblia toda essa ano e não consegui, então decidi dividir nos livros, uma tarefa bem mais fácil.
Esse é interessante e talvez seja o mais conhecido. Gosto dele, apesar de alguns conceitos que hoje já não são a nossa realidade.

Naza 29/01/2021

O início
Eu sou um apaixonado por esse livro. É fantástico quando coloco em contra ponto da ciência, trás muitas reflexões e ponderamentos. É incrível quando as ciências naturais comprova vários aspectos do começo dos tempos. Nos trás, também, vários questionamentos filosóficos e teológicos, de praxe.

Este livro que mostra como era no princípio faz uma narrativa da criação do relacionamento de Deus com o homem e da promessa de Deus Abraão e seus descendentes

Tata 22/04/2021

O princípio de tudo
Quem nós criou, como foi criado todas as coisas, de onde sai nossas famílias, línguas e terras.

esparramalho 17/06/2021

...
Criação: pra mim, isso é tudo muito poético, mesmo que creia no criacionismo, é ilógico levar tudo no sentido denotativo; acredito muito que seja a ligação de um povo com seu deus, não que seja a criação da humanidade em si
Abraão e descendência: mais uma vez, a ligação de um povo com seu deus, cercada de ações que virariam tradições, imagino muito essa história contada na oralidade como forma de se ligar aos antepassados.

Tania.Cruz 28/07/2021

Base
Embora eu na tenha lido outra vezes, reler o livro de Gênesis é maravilhoso, já que lá é mostrado muito de como a fé cristã começou.

1 | 2 | 3 | 4