Do universo à jabuticaba

Do universo à jabuticaba Rubem Alves

Resenhas - Do universo à jabuticaba

Lígia Guedes 04/09/2010

Do universo à jabuticaba - Rubem Alves
"MINHA VIDA... se divide em três fases. Na primeira, meu mundo era do tamanho do univeso e era habitado por deuses, verdades e absolutos. Na segunda fase meu mundo encolheu, ficou mais modesto e passou a ser habitado por heróis revolucionários que portavam armas e cantavam canções de transformar o mundo. Na terceira fase, mortos os deuses, mortos os heróis, mortas as verdades e os absolutos, meu mundo se encolheu ainda mais e chegou não à sua verdade final mas à sua beleza final: ficou belo e efêmero como uma jabuticabeira florida."

Levei um susto quando vi a capa do livro, assim verde e amarelo. Não parece em nada com o jeitão do Rubem. Mas independente de cor, o Rubem Alves é irresistível quando se precisa de um amigo para um longo papo. É só colocar um banquinho próximo a uma jabuticabeira, um pote no colo e jogar conversa fora (sou seriam caroços...) Se a prosa for à noite, melhor, sem pressa como velhos amigos após longo período de ausência. Assim é a leitura dos seus causos, histórias hilariantes (tem até de extintor desentupidor, acredite) tudo dito da mais simples forma. Pura filosofia, ou seria psicologia. Que importa, já relatou o próprio que o melhor negócio da vida é ser palhaço, no melhor sentido. Então, à palhaçada, sem perda de tempo!

Eu e as palavras somos companheiros de brincadeira. Esse livro é uma brincadoteca. Para explicar isso me lembrei do que Neruda escreveu, ele que também amava brincar com as palavras. Não sou Neruda, mas a literatura me dá permissão para brincar com os brinquedos que ele fez com as palavras: Amo-as, uno-me a elas, persigo-as, modo-as, derreto-as... Amo tanto as palavras... As inesperadas... As que avidamente a gente espera, espreita até que de repente caem... Vocábulos amados... Brilham como pedras coloridas, saltam como peixes de prata, são espuma, fio, metal, orvalho... Persigo algumas palavras. São tão belas que quero colocá-las todas em meu poema... Agarro-as no voo, quando vão zumbindo, e capturo-as, limpo-as, aparo-as, preparo-me diante do prato, sinto-as cristalinas, vibrantes, ebúrneas, vegetais, oleosas, como frutas, como algas, com ágatas, como azeitonas... E então as revolvo, gito-as, bebo-as, sugo-as, trituro-as, adorno-as, liberto-as... Deixo-as, como estalactites em meu poema, como pedacinhos de madeira polida, como carvão, como restos de naufrágio, presentes da onda... Tudo está na palavra..."

Assim eu gostaria que fossem as minhas palavras - perdão, as palavras nunca são minhas porque são elas que brincam comigo - mas quem sou eu? Não sou poeta. Sou um palhaço. Meus textos? Como se fossem um espetáculo de circo. Assim lhes desejo, aos que brincam com o que escrevo, leveza e risos. E, se possível, beleza e espanto.

(Rubem Alves - do universo à jabuticaba)

Alves, Rubem - Do universo à jabuticabeira / Rubem Alves. - São Paulo : Editora Planeta do Brasil, 2010.

Revisão: Tulio Kawata
Capa: Vanderlei Lopes
Diagramação: Casa de Ideias

Deise.Maria 02/02/2024

De tudo um pouco
Do universo a Jabuticabeira ,cabe inúmeras cronicas sobre diversos assuntos .desse pequenas histórias, a cronicas é poemas entre citações o Rubens Alves debate assuntos desde de educação, arte ,música,sabor,sexo enfim ele é umm cronista completo que nos abrilhanta tb com suas analise simples de psicanalista.
Eu amo a forma como ele descreve a natureza de Deus ,a educação como meio de nos ligarmos a criança que não deveríamos deixar morrer , a beleza do amor e da arte que cabe em cada um de nós.

Bianca 24/04/2021

Nada como pequenos trechos para suscitar grandes reflexões. Demorei meses para lê-lo, coisa que em uma tarde se resolveria. Mas não seria a mesma coisa se eu não deixasse o tempo e a leitura me atravessar bem devagarinho...

DIÓGENES ARAÚJO 30/09/2013

Inspirador
Como sempre, os livros de Rubem Alves massageiam nossa alma.
Sempre reprisando trechos de livros anteriores, o que gosto muito nos livros dele. Sempre bom rever coisas boas.

Gih 26/01/2018

Leitura pra vida!
Através de textos aparentemente aleatórios, podemos enxergar a maneira como Rubem encarava determinados assuntos, como vida, morte, alma, envelhecimento, música, literatura, Deus... Ao menos um pouco. Os textos de Rubem Alves, tem a incrível capacidade de nos arrebatar, sem fazer uso de firulas ou uma linguagem muito formal. Ele brinca com as palavras mais simples, mais reais, fazendo com que role uma empatia quando lemos uma frase que seja, sobre o assunto mais complexo, às vezes até sobre algo que nunca nos passou pela cabeça.
Sem prepotência, nem deboche, ele nos dá sua opinião sobre as grandes questões da vida, nesse que é um grande compêndio de seus textos, de sua forma de pensar. Acho difícil alguém ler Rubem Alves e continuar a ser a mesma pessoa de antes, ele é um desses raros que nos fazem questionar quem somos e para onde estamos indo, de uma maneira tão sutil, que quando percebemos estamos emocionados com a mais singela declaração dele. Uma leitura pra vida, com certeza!!!

Cacá 26/12/2020

Não é meu perfil de leitura
Infinitos tópicos, cada um sobre um assunto completamente diverso, todos tratados de forma super superficial. O autor explica no livro que são "rascunhos" de textos que ele tem ideias, mas não publicava e decidiu fazer um livro com eles. Mas eu, particularmente, achei o conteúdo muito ruim.

Moises.Bauer 29/12/2020

Excelente
Coletânea de uma série de textos sobre pensamentos sobre amor, envelhecimento e morte - sempre com muito bom humor característico do grande Rubem Alves.

Cinthia.David 31/12/2020

Foi um convite à reflexões!
Totalmente fora do gênero que eu costumo ler, arrisquei-me após ganhar de presente há anos atrás (há uns bons anos atrás) e digo, que bom que eu li! Que bom que eu o li agora. Acho que estava preparada para esta leitura somente agora.
Deus, vida e morte, alma, o envelhecer, o viver, a mente humana, música, literatura e etc; são apenas alguns dos tópicos abordados no livro em forma de coletânea de pensamentos e crônicas que nos mostram claramente a forma como o autor encarava estes tópicos. A leitura deste livro foi um convite à reflexões e ao conheicmento dos pensamentos e escrita do autor. O primeiro que eu vi, e com certeza procurarei os outros.
Acho que Psicanálise e Nada se repete são os textos que eu mais gostei, mas é realmente difícil escolher um só.

“Heráclito foi um filósofo grego fascinado pelo tempo.

Contemplava o rio e via que tudo é rio.

Percebeu que não é possível entrar duas vezes no mesmo rio; na segunda vez, as águas serão outras, o primeiro rio já não existirá.

Tudo é água que flui: as montanhas, as casas, as pedras, as árvores, os animais, os filhos, o corpo…
Assim é tudo, assim é a vida: tempo que flui sem parar.”

Laura 04/06/2023

Um livro para se deliciar
Do universo à jabuticaba é daqueles livros que combina com uma rede no quintal de um riacho. É daqueles que você quer tatuar todos pensamentos na alma. Daqueles que só Rubem consegue escrever.

Em um dos contos, Rubem fala dos bolsos que carregamos para as palavras. E que sensação maravilhosa foi designar palavras para o meu bolso ?DEUS?. Descobri que nele cabem valores cristãos impregnados desde a infância e que não desejo mas também cabem brilhos, luzes, AMOR, silêncio, natureza, pessoas, namorar, carinho, conversas, abraços.

De verdade, a metáfora dos bolsos muda vidas hahhhaha

Um ótimo livro para presentear pessoas amadas! Com certeza a vida delas vai ficar mais colorida.

Simone 21/07/2010

Gostei muito, pois a cada página nos enriquecemos com a sabedoria do autor, que escreve com muita leveza temas profundo como: vida, morte, educação e tantos outros. É daqueles livros que ficamos com saudade quando terminamos de ler.Recomendo.

Lanzellotti 20/08/2014

Uma delicia de livro, como todos do autor. Em pequenas crônicas, o livro nos traz a grandiosidade do universo e a simplicidade da jabuticaba. Sempre uma aprendizagem.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 10/12/2017

Textos para refletir
Rubem Alves reúne neste livro textos com variadas temáticas como alma, fé, velhice, infância, puberdade, amor, sexo, tempo, linguagem, educação, natureza, literatura, música, sabores...

São crônicas e pensamentos com uma escrita simples, mas encantadora e reflexiva a la Rubem Alves. É o tipo de leitura que envolve e nos faz pensar e sentir a cada página virada. Incomodou-me um pouco, no entanto, a primeira parte do livro, que é digamos, mais teológica. Talvez pelo fato de eu não ser cristã e, portanto, não conseguir sensibilizar-me como a leitura de Rubem se propõe.

A última parte do livro, entretanto, foi um espetáculo a parte. Deliciei-me com suas reflexões acerca da linguagem, da música, da literatura, da natureza, e sobretudo, da educação. Um primor!!

Knots 27/12/2023

Crônicas belíssimas
Rubem Alves mais uma vez realiza contos através de crônicas, divididas em temas!
É a marca registrada do autor, que consegue sintetizar pensamentos e deixar o leitor pensativo!