Daniel Daniel

Resenhas - Daniel

Thay 28/03/2024

Daniel
Daniel foi um homem de muita fé e perseverança, não deve ter sido fácil não ser influenciado em meio ao povo da Babilônia, prova disso é a sua vida constante em orações e jejuns.

" Ele me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. - Daniel 10:12"

O Senhor era com ele, mas ele sempre fez a sua parte, buscando e se humilhando em meio às provações.

Que assim como ele, tenhamos uma constância, orando em todo o tempo.

" Pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca." - Mateus 26: 41
Ulisses San 28/03/2024minha estante
Para mim ele é um dos principais personagens da história cristã.

ACASO (Ana) 24/07/2021

Perfeito
Amo esse livro. Nos mostra o quanto somos falhos em nossa fé. Passamos por provações e não confiamos em Deus. Daniel e seus amigos são exemplos a serem seguidos.

Lucas 19/04/2021

Ascenção, salvação, amor e profecia.
Aqui está uma das histórias mais repercutidas da Bíblia, onde Jesus mostra que está sempre ao lado dos seus, seja em uma fornalha ardente ou em uma toca recheada de leões.
Portanto, é mais que evidente que o Pai é pelos seus, Ele é caminho, Ele é amor, Ele é Verdade e é Vida. Não estou dizendo que nunca iremos sofrer, se dissesse seria um mentiroso, Estevão o homem que contemplou uma das imagens mais lindas, acredito eu, descrita na Bíblia (Jesus a direita de Deus) foi apedrejado.
...
Minha oração é: "Pai que nós possamos ser mais parecidos com Daniel que em meio aos leões, desejos de morte e julgamentos buscou tua presença e com ela recebeu tua proteção. Também possamos ter a mente aberta e abençoada do mesmo, capazes de interpretar o teu poder e o que o Senhor quer que vejamos. Que possamos também sermos como Sadraque, Mesaque e Abednego que recusaram a adorar outro ser que não fosse o Senhor e que quando foram jogados para a boca da morte lá encontraram o Senhor também. Obrigado Papai por toda a sua bondade e nos perdoe por esquecer dos teus direcionamentos".

lillimarlene 16/11/2020

Apocalipse em Daniel
Livro cheio de símbolos, profecias. Percebemos a semelhança profunda com Apocalipse.

@stranger_poxa 26/03/2022

Daniel Cap. 2 | ARC
22 Ele revela o profundo e o escondido e conhece o que está em trevas; e com ele mora a luz.

Marcos Antonio 06/08/2018

Daniel
Homem servo de Deus, temente a Deus, preso por babilônia transformado em Eunuco Junto com Ananias, Azarias e Misael, conseguiram mudar sua história sendo grande perante Deus e acreditado e amados por aqueles que os prenderam.

Bokanovskified Uglisness 19/07/2019

No livro de Daniel é contada a história dos sonhos do rei #.Nabucodonosor (600 a.C) que foram decifrados pelo então cativo #.Daniel - também chamado #.Baltazar e sendo esse o nome que lhe fora dado pelo rei.

No meio dessa história o rei #.Nabucodonosor erigiu uma estátua e ordenou que todos a adorassem, mas os judeus #.Daniel e os seus assim não o fizeram, e foram então denunciados ao rei pelos caldeus.

O rei então ordenou que os judeus fosse jogados à fornalha, mas em Dn 03:22-23 os homens incumbidos da pena morreram pelas chamas, porém não é dado detalhe algum sobre isso, e os judeus, por sua vez, não morreram, mas andavam pelo fogo, e por isso #.Nabucodonosor melhorou a vida dos quatro judeus, passando também a respeitar o deus deles, incluindo penas severas para aqueles que falassem mal dessa divindade.

Em Dn 5:1 parece que #.Daniel foi adotado por #.Nabucodonosor e assumiu o seu reino. Mas não foi nada disso, o rei tinha um filho que se chamava Baltazar, como fora cognominado #.Daniel mas aqui só os nomes é que são iguais, porém um é um e o outro é o outro.

De Daniel 4:37 para Daniel 5:1 - que é um versículo atrás do outro - há um salto de 25 anos cobrindo quatro reinados da Babilônia. Confuso!

Na história da cova dos leões eu achei Daniel um trouxa: fizeram um laço pra matá-lo, criando uma lei dizendo que quem orasse a Deus seria mandado para a cova dos leões, e o trouxa foi e orou! Fizeram a lei exatamente porque sabiam que ele não ia conseguir ficar sem orar. Que bicho trouxa! Hahaha...

Em Dn 9:2 há referência a uma profecia de #.Jeremias sobre a destruição de Jerusalém, que seria em setenta anos; e desse versículo em diante é dado uma série de oráculos sobre acontecimentos futuros para vários reinos vindouros e seus exércitos e guerras.

Esses oráculos parecem mesmo estar circunscritos apenas àquela época, nada tendo a ver com eventos de um futuro distante - tal como a nossa época atual; tanto que em Dn, 12:9 a visão diz que o oráculo deve ser guardado lacrado e deve permanecer secreto até o final dos tempos, mas já temos conhecimento desse oráculo, e a visão diz que seriam felizes quem alcançasse 1355 dias, o que dá pouco menos de quatro anos.

Diz-se que #.Daniel deveria manter o livro lacrado e secreto, mas nada nada em Dn 12:1-13 é informação útil, o próprio #.Daniel lhe pergunta a conclusão daquilo tudo, mas a resposta só fica mais complicada.

site: https://www.bibliaonline.com.br/vc/dn

Pedro.Gianotti 12/10/2022

Recomendado
Na época, Israel tinha sido dominada pela babilônia. No livro irá contar coisas que aconteceram com Daniel, Sadraque, Mesaque e Abedenegro, a confiança em Deus, não adorar ídolos, sabedoria, sobre oração, porque a oração às vezes demora, irá contar as profecias do fim dos tempos.

Uma coisa que eu achei maneira, e que eu tinha visto até num documentário sobre isso, é que Daniel fez um jejum e se absteve de comer carne, só comeria verduras, legumes, essas coisas, e que no resultado final ele ficou até mais resistente, com mais energia que os outros que comiam carne

O nome do documentário é The Game Changers, ou Dieta dos Campeões, em português

"Mas tu és misericordioso e estás pronto para nos perdoar, mesmo quando nos revoltamos contra ti."
9:9

"Muitos serão postos à prova, e com isso se purificarão, e se aperfeiçoarão. Os maus continuarão na sua maldade, e nenhum deles entenderá o que está acontecendo, mas os sábios entenderão."
12:10

EmiC 04/02/2024

Daniel - História e Visões - 27/66
Daniel é um livro que foi escrito em 606 a. C. em tempos de perseguição e sofrimento para o povo judaico no exílio na Babilônia. O livro contém histórias a respeito de Daniel e alguns dos seus amigos na Babilônia e contém também várias visões de Daniel sobre impérios e o fim dos tempos.

Carina28 12/03/2024

Excelente livro
Daniel, nos mostra como a fidelidade, obediência e seguir o propósito alegra o coração de Deus. Ele nos libras do fogo e da cova dos leões em nossa fidelidade e obediência.

Lucas 08/07/2022

Para mim, um dos livros mais fascinantes do antigo testamento. Daniel, conta a história de quatro amigos que são removidos da sua terra natal e passam a servir um rei estrangeiro, longe de casa, da família, amigos, da língua...
Ali, diversas aventuras (se é que posso chamar assim) são relatadas como a famosa "cova dos leões". Todas muito cativantes, além, claro, do "ar místico" que paira o texto.
Pelo caráter arquetípico da história, é simples de indentificar-se com inúmeros trechos, pois na sua essência, o texto aborda temas que nos são tão caros e ao mesmo tempo, tão comuns.
Caso tenha curiosidade, existem textos atribuídos a Newton sobre as análises teológicas do cumprimento das profecias escritas no livro.

Novamente, para mim, um livro sobre amizade, fidelidade, sabedoria e humildade.

whoslalary 30/10/2023

Um livro que motiva as gerações futuras à fidelidade e esperança, trazendo muitos acontecimentos pares, como por exemplo:
capítulos 1, 3 e 6 incentivando a fidelidade em sua identidade judaica e crença em Deus;
capítulos 4 e 5 mostram os reinos humanos que se rebelaram perante Deus, tornaram-se bestas(literais);
capítulos 2 e 7 ligam o sonho do rei com o de Daniel, que fala sobre os reinos seguintes e que, apesar da rebeldia perante Deus, Ele trará seu reino e reinará nosso mundo.

Laisa 31/12/2023

A Fidelidade aos próprios Princípios...
Daniel é o 27° livro da Bíblia e o 5° livro dos Profetas Maiores.

O livro conta a história de seu autor que foi levado cativo pelo reino da Babilônia assim como os demais judeus.

Daniel, um judeu da nobreza, após chegar à Babilônia, por volta de sua adolescência, logo destacou-se por sua inteligência, integridade e conduta, tornando-se parte da corte babilônica.

Daniel escolheu não se envolver com a cultura babilônica e não praticar qualquer costume que fosse contra sua fé, ainda isso pudesse trazer-lhe risco de vida. Foi fiel aos próprios princípios e exaltado por Deus.

Além das interpretações de sonhos dadas por Daniel e das profeciais apocalípticas feitas por ele, dois acontecimentos se destacam em seu livro: Daniel jogado na cova dos leões e Sadraque, Mesaque e Abednego jogados na fornalha de fogo. Em ambos os casos o motivo foi o mesmo: todos se mantiveram firmes em suas convicções de fé. Porém, em ambos os casos o Senhor concedeu livramento e mostrou sua fidelidade àqueles que lhe são fiéis!

A história de Daniel é um exemplo e uma motivação para nos mantermos firmes aos nossos princípios e não nos amoldarmos aos padrões deste mundo.

??"Tenho a satisfação de falar a vocês a respeito dos sinais e das maravilhas que o Deus Altíssimo realizou em meu favor. Como são grandes os seus sinais! como são poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino eterno; o seu domínio dura de geração em geração."
(Dn. 4:2-3)

??"[...] os supervisores e os sátrapas procuraram motivos para acusar Daniel em sua administração governamental, mas nada conseguiram. Não puderam achar nele falta alguma, pois ele era fiel; não era desonesto nem negligente."
(Dn. 6:4)

@Caroline 15/02/2024

Daniel, 12

Os últimos tempos: as palavras seladas
1 E, NAQUELE tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro.
2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno.
4 E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.
6 E ele disse ao homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio: Que tempo haverá até ao fim das maravilhas?
7 E ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, quando levantou a sua mão direita e a sua mão esquerda ao céu e jurou, por aquele que vive eternamente, que depois de um tempo, de tempos e metade de um tempo, e quando tiverem acabado de destruir o poder do povo santo, todas essas coisas serão cumpridas.
8 Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso, eu disse: Senhor meu, qual será o fim dessas coisas?
9 E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim.
10 Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão.
11 E, desde o tempo em que o contínuo sacrifício for tirado e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.
12 Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias.
13 Tu, porém, vai até ao fim; porque repousarás e estarás na tua sorte, no fim dos dias.