Daniel

Daniel Daniel

Resenhas - Daniel

lillimarlene 16/11/2020

Apocalipse em Daniel
Livro cheio de símbolos, profecias. Percebemos a semelhança profunda com Apocalipse.

Bokanovskified Uglisness 19/07/2019

No livro de Daniel é contada a história dos sonhos do rei #.Nabucodonosor (600 a.C) que foram decifrados pelo então cativo #.Daniel - também chamado #.Baltazar e sendo esse o nome que lhe fora dado pelo rei.

No meio dessa história o rei #.Nabucodonosor erigiu uma estátua e ordenou que todos a adorassem, mas os judeus #.Daniel e os seus assim não o fizeram, e foram então denunciados ao rei pelos caldeus.

O rei então ordenou que os judeus fosse jogados à fornalha, mas em Dn 03:22-23 os homens incumbidos da pena morreram pelas chamas, porém não é dado detalhe algum sobre isso, e os judeus, por sua vez, não morreram, mas andavam pelo fogo, e por isso #.Nabucodonosor melhorou a vida dos quatro judeus, passando também a respeitar o deus deles, incluindo penas severas para aqueles que falassem mal dessa divindade.

Em Dn 5:1 parece que #.Daniel foi adotado por #.Nabucodonosor e assumiu o seu reino. Mas não foi nada disso, o rei tinha um filho que se chamava Baltazar, como fora cognominado #.Daniel mas aqui só os nomes é que são iguais, porém um é um e o outro é o outro.

De Daniel 4:37 para Daniel 5:1 - que é um versículo atrás do outro - há um salto de 25 anos cobrindo quatro reinados da Babilônia. Confuso!

Na história da cova dos leões eu achei Daniel um trouxa: fizeram um laço pra matá-lo, criando uma lei dizendo que quem orasse a Deus seria mandado para a cova dos leões, e o trouxa foi e orou! Fizeram a lei exatamente porque sabiam que ele não ia conseguir ficar sem orar. Que bicho trouxa! Hahaha...

Em Dn 9:2 há referência a uma profecia de #.Jeremias sobre a destruição de Jerusalém, que seria em setenta anos; e desse versículo em diante é dado uma série de oráculos sobre acontecimentos futuros para vários reinos vindouros e seus exércitos e guerras.

Esses oráculos parecem mesmo estar circunscritos apenas àquela época, nada tendo a ver com eventos de um futuro distante - tal como a nossa época atual; tanto que em Dn, 12:9 a visão diz que o oráculo deve ser guardado lacrado e deve permanecer secreto até o final dos tempos, mas já temos conhecimento desse oráculo, e a visão diz que seriam felizes quem alcançasse 1355 dias, o que dá pouco menos de quatro anos.

Diz-se que #.Daniel deveria manter o livro lacrado e secreto, mas nada nada em Dn 12:1-13 é informação útil, o próprio #.Daniel lhe pergunta a conclusão daquilo tudo, mas a resposta só fica mais complicada.

site: https://www.bibliaonline.com.br/vc/dn

Marcos Antonio 06/08/2018

Daniel
Homem servo de Deus, temente a Deus, preso por babilônia transformado em Eunuco Junto com Ananias, Azarias e Misael, conseguiram mudar sua história sendo grande perante Deus e acreditado e amados por aqueles que os prenderam.