Indias Blancas - La Vuelta del Ranquel

Indias Blancas - La Vuelta del Ranquel Florencia Bonelli

Resenhas - Indias Blancas - La Vuelta del Ranquel

Anna 07/11/2015

Se existe alguém suspeita quando o assunto é Florência Bonelli, esse alguém sou eu. Como não amar? Como não ser fã de carteirinha? Como não vibrar a cada novo livro dessa diva?! Eu sou completamente apaixonada pela escrita dessa argentina, minha gente...e fico absolutamente indignada de que até hoje nenhuma editora teve a IDEIA de trazer as grandes obras-primas da minha queridinha Florência pra cá.
Seus livros são ardentes e ao mesmo tempo tão leves, complexos e rebuscados, mas concomitantemente tão singelos. Eles falam com a sua alma, se entranham no seu ser e possuem uma essência única. Por isso, aqui vai meu apelo mais do que desesperado (pausa para um chilique melodramático):
EDITORAS DO BRASIL, TRAGAM FLORÊNCIA BONELLI PRA CÁ PELO.AMOR.DE.DEEEEUUUUS!!!!!!
Enfim, passado o faniquito inescusável, vamos a duologia Índias Brancas.
Como sempre, sempre, Florencia nunca escreve um simples romance. Ela usa incessantemente elementos históricos, no contexto histórico argentino, com datas, relatos e memorias importantes da época.
Nessa duologia, aprendemos um pouco do percurso dos índios ranqueles e da própria história política argentina da época.
É muito fascinante ver Florência se utilizar dessas informações e intrinca-las com a trama de forma tão absurdamente sublime.
No primeiro livro da saga, Florência amalgama duas histórias, passado e presente de uma forma genial.
Conhecemos Laura, nossa mocinha, que recebe um diário onde todas as respostas e mistérios do passado de sua família são respondidos de acordo com o avanço da leitura. Ao mesmo tempo, a história que ela lê, de certa maneira se repete com a história de ela vive.
Laura e Nahueltruz são os grandes protagonistas do primeiro livro, um ensaio do que está por vir no segundo.
Mas posso ser completamente sincera aqui?
Laura e Nahuel quase perderam a graça pra mim diante da grandeza de BLANCA MONTES. Se você ler essa resenha antes de ler o livro, lembre-se desse nome. Ele é maior que o próprio livro.
Blanca Montes me absorveu completamente. Eu não era mais eu. Eu era ela...ela e seu sofrimento sem fim.
Só posso dizer que pranteei profundamente com ela e por ela. Ela roubou a cena, o meu coração e tudo o que eu tinha naquele momento.
Blanca Montes se tornou a grande protagonista do meu livro.
Assim que terminei o livro 1, corri pro 2 e sinceramente, ainda não processei tudo.
Mas, convenhamos, Florência consegue te deixar perturbadinha, essa é a verdade.
E ela me surpreendeu extremamente nesse livro 2.
De todos os livros que li dela, ela sempre tem um padrão a seguir no que se refere a mocinhas.
Maaaaas...
Esqueça tudo o que você já leu até hoje sobre elas!!!!!!
ES.QUE.ÇAAA!!!
Florência te deixa pasma com Laura.
PAS.MAAA.
Nossa diva quebra seus próprios estereótipos e te proporciona choques épicos.
Ela vai de 8 a 80 e você que acompanhe!
Apesar de algumas ressalvas, eu gostei do livro, porque acho praticamente impossível não gostar de algum livro que Florência Bonelli escreva.
Sua escrita é eximia e excepcionalmente sedutora.
Eu indico, sempre!!!

CITAÇÕES:
...descobri uma nova mulher. Blanca montes tinha deixado de existir; Uchaimané tinha tomado seu lugar. Indias Blancas, Volume I.
...para um índio, a traição é algo que não se perdoa. Indias Blancas, Volume II.
Denise 07/11/2015minha estante
Perfeito.

Anna 07/11/2015minha estante
:D

Silvia 01/04/2017minha estante
Anna você me representou com essa resenha. Blanca também me arrebatou no livro 1, ficava esperando ansiosamente por suas memórias. Agora iniciando o livro 2 angustiada, para saber o desfecho que terá Laura e Nahuel!

CarlaC 28/04/2013

Maravilhoso! Mil vezes maravilhoso!
Este livro para mim superou bastante o 1º (que funcionou como um prelúdio da história de Laura e Nahueltruz). É uma linda história de amor e redenção, cheia de obstáculos, encontros e desencontros, erros e acertos e onde não falta um final magistral como a FB já nos habituou.

Acabei por ficar encantada com a poesia de Petrarca.

"Bendito sea el día, y el mes, y el año, y la estación, y el tiempo, y la hora, y el punto, y el encantador pueblo, y el sitio en el cual sus hermosos ojos me encadenaron."

Não podia terminar melhor a minha digressão pelas histórias de Florencia Bonelli. Agora só me resta esperar por novos livros pois já li todos dela e já estou com crise de abstinência.
Carla.Lorenzi 28/04/2013minha estante
Adoro esse livro! Também, vindo da Florencia Bonelli, não dá para esperar outra coisa! Aí eu te pergunto: porque as editoras brasileiras não descobriram essa preciosidade? Tanto livreco sendo publicado... É pra chorar!

CarlaC 28/04/2013minha estante
É verdade, Carla. Não dá para entender!

Nadja 20/07/2015minha estante
Amo os livros de Florencia Bonelli. Sou uma fã apaixonada. Já li quase todos os livros lançados pois tenho fluência no espanhol ( amo essa língua ) e os que ainda não li é porque simplesmente não posso ficar sem eles . Minha paixão é a trilogia Caballo de Fuego. Meu casal querido, amado e inesquecível: Eliah e Matilde. Amo também Bodas de Ódio, Me llamo Artemio Fúria, Lo que dicen tus ojos ( linda história dos pais de Eliah )...Queria que todos os seus livros fossem publicados aqui para todos poderem se deliciar, encantar e amar seus tesouros!!!!

Carla.Lorenzi 09/08/2011

Li em espanhol, mas como não domino muito o idioma, algumas partes eu li meio pulando. Porém, deu para perceber que, como sempre, a Florencia Bonelli, dá um show! Os mocinhos que ela cria são espetaculares: intensos, possessivos e muito sensuais. Toda a construção histórica que ela faz é muito boa também. Espero que essa autora seja "descoberta" aqui no Brasil, pois estamos perdendo muito sem os livros dela por aqui.

Regiane Moreira 31/03/2017

Impossível não ler
Este segundo e último volume da saga Índias Brancas não deixou nada a desejar ao primeiro...
Com uma narrativa envolvente e emocionante, Florencia Bonelli nos leva a um looping de emoções sem igual. Consegue que passemos da ansiedade a euforia, da euforia a tristeza, da tristeza a alegria, da alegria de volta a ansiedade durante toda a narrativa... Prende e envolve nossa atenção em cada palavra e em cada minuto.
Simplesmente Imperdível, fantástico, emocionante, deslumbrante, apaixonante.

Aqui um resumo retirado deste segundo livro:
"Dizem que os índios jamais esquecem uma ofensa, e que tudo o que têm de agradecidos e humanitários, têm-no de rancorosos e vingativos. E embora Lorenzo Rosas se vista à última moda parisiense e fale três línguas, em seu íntimo segue sendo Nahueltruz Guor, o ranquel que seis anos atrás jurou destruir a culpada de sua infelicidade: Laura Escalante.
Na sociedade portenha ela é conhecida como a viúva de Riglos, uma mulher formosa, rica, inalcançável. Proprietária de uma editoria, compara-se ideologicamente com figuras do calibre de Sarmiento e Mansilla e escreve um folhetim que mantém em vigília muitas leitoras. A ela são atribuído, além disso, vários casos, o mais ressonante com o general Julio Roca, que se prepara para sua conquista dos índios. Mas o certo é que, atrás dessa imagem de mulher fatal, Laura esconde uma alma sensível e um coração destroçado.
O rancor de Nahueltruz parece tão profundo como o amor que ela sente por ele. Em meio dessa luta de vontades poderosas, os fantasmas do passado reaparecem para complicar a situação e interpõem novos obstáculos e mal-entendidos. Poderá Nahueltruz vencer o ódio que o domina e perdoá-la? Sua felicidade e a de Laura dependem da resposta.
Amparada em um manejo impecável de intriga e em uma força narrativa envolvente,"

Novamente digo LEIAM!! LEIAM!! LEIAM!!!

Rubia 01/04/2017

Uma história de tirar o fôlego!!!
Mais um livro que só me faz confirmar a Florencia Bonelli como minha autora número um.. Incrivel como a escrita dessa mulher não sai da nossa cabeça, não tem explicação!! Depois de ter me acabado de chorar no livro um com diário maravilhoso de Blanca Montes, nesse livro dois mostrou mais a relação de Nahuel com a Laura. Laura me deixou de queixo caido, simplesmente amei ela, que personagem com atitude...lia as descrições dela entrando nas festas e ficava com boba querendo ser ela.. Demonstrou no livro todo um caráter muito forte, muito amoroso, e como sofreu..meu Deus!! Nahuel vou te contar, que indio mais rancoroso, quase achei que não fosse perdoa-lo,apesar que teve seus motivos, mas fiquei muito brava com ele...Melhor cena do livro todo, capitulo XX, uma das cenas mais lindas que li até hoje, ele lendo Petrarca, me deixou nas nuvens "Bendito seja o dia, o mês, o ano, a estação, o tempo, a hora, o momento, o charmoso povoado, e o lugar no qual seus lindos olhos me acorrentaram" simplesmente lindo..como sempre não tem o que falar dessa autora, é incrivel, maravilhosa...
Pati 01/04/2017minha estante
Sim,apaixonante a escrita de Florencia. Qd vc lê um não quer parar, quer tudo dela!!

Rubia 01/04/2017minha estante
Já leu Marlene Pati? vou ler esse agora.

Pati 01/04/2017minha estante
Sim, vc vai amar tbm!!!

Rubia 03/04/2017minha estante
já estou amando..

Pati 03/04/2017minha estante

Iane 16/09/2021

Um livro com muitos fatos históricos.
Eu pretendia dá 4 estrelas, pelas atitudes erradas que os personagens principais cometeram. Como é uma leitura que mistura ficção com muitos fatos históricos, tanto políticos como sobre a luta dos índios, sobre seus direitos de sobreviver em suas terras livres de perseguições, achei que merece sim 5 estrelas.
Me apaixonei pela escrita da autora, pretendo ler mais livros de sua autoria.

Nádia 14/07/2015

Magnífico!
Esplêndido e marcante, não esperava nada menos de Florencia Bonelli.
Alessandra 14/07/2015minha estante
Amoooooo!!!

Nádia 14/07/2015minha estante
Tb amo muito Alessandra!! Bora começar Cavalo de Fogo :)

Alessandra 14/07/2015minha estante
Ai ai ai.... FB é minha diva!!! Todos os livros dela são ótimos! =D

Nádia 14/07/2015minha estante
Mee too...já tô na sofrência de acabar essa trilogia e não encontrar outros livros à altura da FB :(

Nádia 14/07/2015minha estante
Me too...já tô na sofrência de acabar essa trilogia e não encontrar outros livros à altura da FB :(

Dri 14/07/2015minha estante
Nossa, que mulher rápida! FB não desaponta, né? :-)

Nádia 15/07/2015minha estante
Dri, tô viciadona, duas noites sem dormir kkkkkk

Nádia 15/07/2015minha estante
Alessandra, ainda não li nenhum da Paullina Simmons, mas ouvi falar muito bem! Ótima pedida :-)

Blog Cinco Garotas Exemplares 11/04/2016

Minha Resenha:

Assim que terminei o livro 1 (que você confere a resenha aqui), corri pro 2 e sinceramente, ainda não processei tudo.

Mas, convenhamos, Florência consegue te deixar perturbadinha, essa é a verdade.

E ela me surpreendeu extremamente nesse livro 2.

Maaaaas

Esqueça tudo o que você já leu até hoje sobre elas!!!!!!

ES.QUE.ÇAAA!!!

Florencia te deixa pasma com Laura.

PAS.MAAA.
Nossa diva quebra seus próprios estereótipos e te proporciona choques épicos.

Ela vai de 8 a 80 e você que acompanhe!

Apesar de algumas ressalvas, eu gostei do livro, porque acho praticamente impossível não gostar de algum livro que Florencia Bonelli escreva.

Sua escrita é eximia e excepcionalmente sedutora.

Eu indico, sempre!!!

para um índio, a traição é algo que não se perdoa.

site: https://cincogarotasexemplares.com.br/2015/11/16/resenha-indias-blancas-ii-florencia-bonelli/