Indias Blancas

Indias Blancas Florencia Bonelli

Resenhas - Indias Blancas

Iane 10/09/2021

Estou fascinada! ??
Não é um simples romance. Através de um diário o livro conta duas histórias apaixonantes no passado e presente, amores proibidos entre índios selvagens e mulheres brancas da sociedade Argentina, essas mesmo sendo da civilização, não deixam de ser mulheres fortes.
Me emocionou o sofrimento sem fim de Blanca Montes ( apaixonada por essa personagem)
Essa é minha primeira experiência com a escrita da autora. Nunca tinha lido nada do contexto histórico argentino, com datas, relatos e memorias importantes da época, fala do percurso dos índios ranqueles, da política argentina da época e os conflitos entre ambos.
Me conquistou totalmente!

Dri 20/08/2019

Amei emocionadamente.
Mesmo depois de ter lido obras magníficas, as quais me apaixonei profundamente - "O Quarto Arcano" e "Me chamam Artêmio Fúria" -, nunca sentia vontade de ler Índias Brancas.

Finalmente deu vontade e, para minha alegria, a leitura deslanchou.

Desde o momento que comecei, não conseguia largar. E, quando precisava interromper para fazer minhas coisas, só pensava no livro, ansiando retomar de onde parei.

Que livro é esse!!!??? Que obra magnífica!!! Depois da decepção com Cavalo de Fogo ( o que me custa admitir), voltei a me apaixonar pela escrita dessa autora fabulosa após ler "O que dizem seus olhos". E agora com Índias Brancas, me trouxe de vez o desejo de voltar a ler seus livros. Estou encantada com Índias Brancas, mas mais uma vez tenho sentimentos de frustração por FB.

Aquele caso passional de amor e ódio. Tudo pq a história secundária me fascinou mais que a principal. Estou apaixonada pela história linda e triste de Blanca Montes e Mariano Rosas. Já chorei feito uma boba desmiolada que não consegue separar a ficção da realidade. Amei. Amei. Que raiva! Que raiva frustrante! Quando Blanca encerra suas memórias, me desmanchei em lágrimas. Uma obra magnificamente avassaladora, que me trouxe uma miríade de sentimentos e emoções.

Inesquecível. Profundo. Tocante. Triste. Lindo! lindo e lindo! Uma fantástica obra com duas histórias incríveis e intrinsecamente ligadas, que você ama e se frustra com a autora.

Mas depois de pesquisar sobre o livro, descobri que um personagem e alguns acontecimentos realmente ocorreram. Então dá pra aceitar e esquecer a frustração. Ufa!

Mas me custou lembrar que a história principal era de Laura Escalante e Nahuel, de tanto que o romance secundário me cativou e prendeu meu coração. Pois a história de Blanca e Mariano mexeu tanto comigo que me abalou as emoções...ouso dizer que essa com certeza foi mais linda, profunda e forte que a principal.

Mas é cedo para falar, pois só espero que a sequência supere esse primeiro livro, pois apesar da emoção que o casal secundário me fez sentir, os personagens principais Laura e Naheul também são cativantes e o romance deles começou muito fofo e genuinamente lindo. O livro termina, claro, com um chiffaher que já vi que vem sofrimento e separação longa por aí ( típico da autora )...Em suma, esse primeiro livro é daqueles que te tocam fundo o coração e abraçam tua alma.

Os livros da Duologia são:
I - Índias Blancas - Florencia Bonelli
II - Índias Blancas - La Vuelta del Ranquel
- Florencia Bonelli

Não publicado no Brasil

site: https://mecontaqueeuleio.blogspot.com/2019/08/indias-brancas-volume-i-florencia.html?m=0

Regiane Moreira 27/03/2017

O que dizer??
Estou mais uma vez chocada, embasbacada e apaixonada pela escrita de Florencia Bonelli ... Não posso dizer qual livro dela é melhor... Até agora, pra mim, desde O Quarto Arcano, Artemio e este foram todos uma sequência cronológica de uma mesma série(mesmo não sendo) e todos foram igualmente fantásticos...
Neste, apesar do casal principal ser Laura e Nahuel(para os íntimos... rs) quem toma conta do livro é o casal Mariano Rosas e Blanca Montes... Meu amor eterno aos dois,,,
Estou mordendo os dedos e louca pra saber o que vai acontecer no Indias Brancas 2 .. E descobrir o que acontecerá com Laura e Nahuel....
Não vou falar mais porque teria spoiler então só posso dizer.. leiam... LEIAM... LEIAM!!!!

Blog Cinco Garotas Exemplares 11/04/2016

Se existe alguém suspeita quando o assunto é Florência Bonelli, esse alguém sou eu. Como não amar? Como não ser fã de carteirinha? Como não vibrar a cada novo livro dessa diva?! Eu sou completamente apaixonada pela escrita dessa argentina, minha gentee fico absolutamente indignada de que até hoje nenhuma editora teve a IDEIA de trazer as grandes obras-primas da minha queridinha Florência pra cá.

Seus livros são ardentes e ao mesmo tempo tão leves, complexos e rebuscados, mas concomitantemente tão singelos. Eles falam com a sua alma, se entranham no seu ser e possuem uma essência única. Por isso, aqui vai meu apelo mais do que desesperado (pausa para um chilique melodramático):

EDITORAS DO BRASIL, TRAGAM FLORENCIA BONELLI PRA CÁ PELO.AMOR.DE.DEEEEUUUUS!!!!!!

Enfim, passado o faniquito inescusável, vamos a duologia Índias Brancas.

Como sempre, sempre, Florencia nunca escreve um simples romance. Ela usa incessantemente elementos históricos, no contexto histórico argentino, com datas, relatos e memorias importantes da época.

Nessa duologia, aprendemos um pouco do percurso dos índios ranqueles e da própria história política argentina da época.
É muito fascinante ver Florencia se utilizar dessas informações e intrinca-las com a trama de forma tão absurdamente sublime.

No primeiro livro da saga, Florencia amalgama duas histórias, passado e presente de uma forma genial.
Conhecemos Laura, nossa mocinha, que recebe um diário onde todas as respostas e mistérios do passado de sua família são respondidos de acordo com o avanço da leitura. Ao mesmo tempo, a história que ela lê, de certa maneira se repete com a história que ela vive.

Laura e Nahueltruz são os grandes protagonistas do primeiro livro, um ensaio do que está por vir no segundo.
Mas posso ser completamente sincera aqui?

Laura e Nahuel quase perderam a graça pra mim diante da grandeza de BLANCA MONTES. Se você ler essa resenha antes de ler o livro, lembre-se desse nome. Ele é maior que o próprio livro.

descobri uma nova mulher. Blanca montes tinha deixado de existir; Uchaimané tinha tomado seu lugar.

Blanca Montes me absorveu completamente. Eu não era mais eu. Eu era elaela e seu sofrimento sem fim.
Só posso dizer que pranteei profundamente com ela e por ela. Ela roubou a cena, o meu coração e tudo o que eu tinha naquele momento.

Blanca Montes se tornou a grande protagonista do meu livro.

site: https://cincogarotasexemplares.com.br/2015/11/16/resenha-indias-blancas-i-florencia-bonelli/
Rubia 21/03/2017minha estante
Também não me conformo de não ter os livros dela no Brasil...será que nenhuma editora acordou para isso...trazem uns autores tão sem graça..e ela nada...
to lendo agora indias brancas e amando..

Lizzy 28/02/2011

Uma poderosa história de amor dividida em duas partes!
Gente,posso afirmar que essa fantástica escritora argentina consolidou meu desejo de conhecer ainda mais a cultura dos nossos irmãos portenhos.
E com Indias Blancas, somos levados a conhecer os usos e costumes dos "ranqueles", um grupo étnico nativo da Argentina, que faz parte da cultura Mapuche. Tudo isso para contar a intensa estória de amor entre Laura Escalante, uma "branca" integrante de umas das famílias mais tradicionais de Buenos Aires, e o ranquel Nahueltruz Guor. O relacionamento do casal é narrado mesclando a leitura das memórias de Blanca Montes, uma mulher que viveu entre dois mundos quando foi arrebatada dos braços de seu marido pelo índio ranquel Mariano Rosas, tornando-se sua cativa - sua mulher. A história de Blanca Montes é comovente e com ela aprendemos muito sobre o modo de vida dos ranqueles. Laura e Nahuel vivem um amor proibido reprimido por obstáculos que parecem invencíveis. Não há como o leitor não se envolver e se emocionar com os sentimentos que afloram de cada página. Para matar o leitor de ansiedade, a autora deixa o desfecho para o segundo volume. Amei!
Maria 28/02/2011minha estante
Lizzy! Nestas horas é que me arrependo de não ter feito um bom curso de Espanhol (mas ainda dá tempo...risos). Sua resenha despertou (e muito) a minha curiosidade!

Adri Ramalho 23/07/2011minha estante
Adorei!!!!!!!!!
Bjs

Semiramis 26/07/2011minha estante
Olha, depois da sua resenha, to indo agora me matricular num curso de espanhol,kkkk
Sério, é uma "pouca vergonha" a gente não saber um pouco mais do idioma dor "hermanos",kkkkk

Lizzy 26/07/2011minha estante
Semi, esse livro é lindo! Tem a continuação com um final surpreendente. Vale muito a pena. Bjs

Adri Ramalho 02/03/2014minha estante
Acabei de ler...vou te contar, estou emocionada!
Hoje amanheci com os olhos inchados, porque tomei conhecimento da carta resposta da Blanca para o Mariano, poooooxa.

Lizzy 05/03/2014minha estante
Oi Adri, amo esse dueto, o final é inesquecível! Bjs

Rubia 19/03/2017minha estante
Comecei hoje LIzzy, e já estou apaixonada pela Laura...como pode essa mulher escrever dessa maneira que te prende até descrevendo coisas cotidianas..é incrivel !!

Lizzy 28/03/2017minha estante
Verdade, Rubia!