Memórias Gastronômicas de Todos os Tempos

Memórias Gastronômicas de Todos os Tempos Alexandre Dumas

Resenhas - Memórias Gastronômicas de Todos os Tempos

Leila de Carvalho e Gonçalves 31/07/2018

Registro Histórico
Esse é um livro extremamente peculiar em que Dumas aborda uma de suas maiores paixões: a gastronomia. Segue um breve resumo dos três capítulos:

* "Memorias Gastronômicas de Todos os Tempos": Foi inspirado numa carta do escritor para seu amigo e crítico literário, Jules Janin, Nela, ele relata peripécias culinárias, discorre informalmente sobre personalidades ilustres da história gastronômica, conta sobre jantares inesquecíveis e farras da mocidade. Para encerrar exibe o inacreditável cardápio de um jantar oferecido por Luís XVIII.

* "Pequena História da Culinária": Dando vazão à sua verve, Dumas tece um interessante relato que vai da Macieira no Paraíso até a inauguração do primeiro restaurante em Paris. Passando pelo Olimpo, Calígula e Apício, chega até a Idade Média e as conversas nos cabarés.

* O "Cardapio de D'Artagnan": O protagonista de "Os Três Mosqueteiros" encerra o texto. Baseado no caderno de receitas do escritor, é possível reproduzir algumas sugestões em sua cozinha.

São pouco mais de uma centena de páginas, mesmo assim, há momentos que a leitura torna-se cansativa graças a inúmeras citações de um autor prolixo e obecado pelo assunto. No entanto, como trata-se de um registro histórico, merece atenção não só dos aficionados em gastronomia como de quem queira conhecer mais de perto Dumas e o mundo em que ele viveu.

Gladston Mamede 13/01/2018

Para quem gosta de cozinhar e para quem gosta de comer, delicioso, divertido, curioso, interessante. Lê-se de uma sentada de tão bom que é.