Vale do Arco-Íris

Vale do Arco-Íris L. M. Montgomery

Resenhas - Vale do Arco-íris

Pam 17/03/2021

A criatividade da Lucy Maud Montgomery era ilimitada.
Em "Vale do Arco Íris", se ainda não era claro, ficou óbvio o tamanho gigante da criatividade da Lucy. Esse livro é, até agora, para mim, o mais divertido da série. Com certeza é um dos livros mais engraçados que eu já li na vida.
Achei o começo do livro um pouco mais "estranho" de ler, não necessariamente difícil (até porque os livros dessa série são bem fáceis de ler), mas como a história passa a focar em outro núcleo de personagens, achei um pouco diferente, demorei a me habituar. Mas quando me habituei, foi perfeito! Esse livro aborda, principalmente, a família do novo ministro de Glen, e seus adoráveis filhos. Como eu amo essas crianças! A Anne e sua família, obviamente, ainda são muito presentes, mas eles perdem um pouco do seu protagonismo, mas tudo bem! Acho que foi bom pro leitor respirar novos ares, principalmente porque foi maravilhoso.
Jerry, Faith, Una, Carl e seu pai, o Ministro John Meredith, trouxeram aventuras e travessuras dignas da infância da Anne. A Faith, particularmente, me lembrou muito a Anne, fazendo as vezes loucuras que eu acho que nem a Anne aprontaria. Eu dei várias gargalhadas enquanto lia, acontecem muitas situações bizarras e os personagens encaram tudo de forma tão divertida, é uma leitura muito agradável.
Se tratando de um livro dessa série, continuamos contando com histórias de amor improváveis e também histórias e passados trágicos. Além disso, começam as pistas da Primeira Guerra Mundial, o que me deixou muito curiosa para ver como um livro dessa série abordaria um evento trágico e tenso como esse.
Eu amei essa leitura, achei ainda melhor do que o livro anterior, onde o foco foi nos filhos da Anne e do Gilbert, talvez exatamente pelas novidades e pelos momentos hilários. Esse livro me trouxe uma alegria MUITO grande, é o tipo de leitura que você fica com um sorriso no rosto quase o tempo todo. Recomendo demais!
landafbook 18/03/2021minha estante
Eu também amei! Os filhos da Anne não são as crianças mais fofas da literatura??

Pam 18/03/2021minha estante
eles são mt fofos! eu adoro as crianças desse livro, eles se metem em umas situações mto malucas e tem ideias mais doidas ainda, eu adoro ler kk

Tainá 23/03/2021minha estante
Eu concordo! Os filhos da anne são muito fofos! As crianças da casa ministerial e a Rosemary West também ganharam o meu coração!

Pam 23/03/2021minha estante
demais ? eu nem percebi como senti sdd de crianças nesses livros kk a lucy escreve umas crianças mt divertidas

landafbook 23/03/2021minha estante
Sim, A Lucy M. Montgomery é uma das melhores autoras de todos os tempos. Pena que poucos conhecem suas histórias

Pam 24/03/2021minha estante
sim :( eu mesma só conheci pela serie da netflix, fiquei surpresa por nunca ter ouvido falar antes!

Catarina 07/09/2021minha estante
Oii! Você já leu o último livro da série, Rilla de Ingleside?? A história foca na vida da Rilla, filha da Anne, durante o período da Primeira Guerra Mundial. É muito bonito, fechou a saga com chave de ouro.

Erick 05/03/2022minha estante
Catarina, na verdade Rilla é o penúltimo, pois teve outro lançado de forma póstuma.

Luciana 10/08/2022minha estante
Qual é o livro anterior?

Pam 10/08/2022minha estante
Luna, é "Anne de Ingleside"

Luciana 10/08/2022minha estante
Obrigada!

Pam 10/08/2022minha estante
de nada ?

Tainá 21/08/2022minha estante
Realmente, tem mais um livro depois de Rilla, que aqui no Brasil foi dividido em 3: Contos dos Blythe vol. 1 e 2 e Poemas dos Blythes

Sam.Russi 18/10/2022minha estante
A burra comprou esse livro sem saber que ele era continuação kdks

Sara 11/12/2022minha estante
Ué fiquei confusa kakakakaka, aqui nesse livro são os filhos da Anne ou do ministro?

Pam 11/12/2022minha estante
Sara, são dos filhos do ministro, mas faz parte da série e a família da Anne participa.

Sara 11/12/2022minha estante
Humm obg, mas parece os filhos da Anne na capa né?

Tainá 14/12/2022minha estante
Na capa são eles mesmo, Sara

Avelyn.Aralipi 03/03/2023minha estante
tô amando tb! as crianças são muito engraçadas

malovebooks 26/12/2023minha estante
Com certeza as crianças foram a melhor parte do livro!!

Vivian.Ochsenhofer 26/02/2024minha estante
Concordo em gênero , número e grau. Me sinto exatamente igual . Essa leitura é deliciosa

Milleprale 28/08/2020

Vale do Arco-íris
Um livro emocionante!

Logo no início novas crianças (os Meredith), chegam a Glen St. Mary, causando alvoroço na cidade com suas travessuras e inocência.

Mesmo um pouco levados, eles são bondosos, amorosos e incompreendidos; sendo muitas vezes vítimas de fofocas pelo povoado.

Logo os Blythe encontram neles almas amigas ou como agora são chamados o povo que conhece José

Os Meredith encontram a pobre Mary Vance, uma menina de língua afiada e um passado assustador, que precisa de proteção e uma boa educação.

A história se desenvolve toda em torno das crianças, com uma boa dose de fofura!
Anne aparece em poucos momentos, mas é muitas vezes citada por terceiros como um ombro amigo, alguém em quem se encontra refúgio!

Amo cada uma dessas crianças e suas grandes aventuras!
Chorei horrores com cada uma delas!
Camila1856 12/01/2021minha estante
Chorou? Tô me preparando emocionalmente Agr kakkk

Giulipédia 15/12/2020

Querer a verdade ou a oportunidade de julgar?
Acho que aqui nesse livro já temos uma quebra direta com a história da Anne, e temos um contato mais direto com seus filhos.

Nesse sétimo volume vamos conhecer melhor os filhos de Anne, suas personalidades, seus medos, seus desejos. Mas mais do que isso, vamos conhecer uma galerinha nova, e esses são os Meredith.
As crianças Meredith são filhas do novo pastor da comunidade presbiteriana de Four Winds, são crianças travessas e adoráveis, sem mãe e com um pai que é um ótimo orador, mas infelizmente um pai extremamente desligado da realidade de seus filhos. Logo os Blythes e os Meredith acabam se encontrando no Vale do Arco-íris, que é um recanto de um bosque muito belo, espaço especial das crianças, e ali várias aventuras são vividas.

Uma coisa que posso dizer que percebi lendo esse setimo livro é, como a honestidade incomoda. As pessoas querem e cobram tanto a honestidade umas das outras, porém quando as recebem, ficam indignadas e escandalizadas. Quantos casos que são expostos são julgados? Quantas vezes vemos pessoas admitir que erraram e tem a coragem de admitir e pedir desculpas e quererem concertar seus erros e recebem julgamento e condenação ao invés de acolhimento e absolvição?

É algo que podemos parar para refletir, queremos mesmo a verdade para lidar com ela e absorver e ajudar o próximo, ou cobramos só para poder usá-la para atacar aquele que teve coragem o suficiente para se expor a ela?

O que me despertou essa reflexão foram os constantes julgamentos que as crianças Meredith recebiam, e como eles, corajosos, sempre tentavam concertar seus "erros" e acabavam mais e mais julgados.

E aqui cabe a reflexão que eu deixo para os leitores desse volume. A verdade não é bonita, ela pode ser feia, ela pode ser bruta, mas ela de fato apenas é, então se questionem do porque se indignar com um ato honesto, com uma verdade direta e porque se incomodar tanto. Viver na verdade, ser honesto é, sempre foi e acredito que será sempre um ato de coragem. Então meus caros e minhas caras, antes de pedirem a tão desejada honestidade e verdade, se perguntem se vocês estão preparados para aceita-lá ou apenad querem a oportunidade de poder julgar o próximo. Recomendo para todos, boa leitura!

Vênus_Alice 23/10/2022

O vale do arco-íris
Neste livro, narrado pelos filhos da Anne, por Mary (uma criança órfã e negligenciada) e pelos filhos do novo ministro da igreja, há cada história mais arteira do que outra.

É incrível como essas crianças vão criando laços entre si, tentam salvar um ao outro e ajudar os pais e responsáveis ao seu modo (talvez mais atrapalhando do que ajudando).

Mas tudo isso se torna o livro divertido, leve e agradável de ler, sem esquecer dos futuros romances, fofocas maldosas e os adultos entrando em cena.

Lets_abueno 29/07/2021

Um paraíso particular
O Vale do Arco Íris é uma doce continuidade do que vimos em Anne de Ingleside, só que dessa vez, temos os filhos dela como destaque, juntamente de seus novos amigos.

Nessa obra nós acompanhamos o crescimento das crianças igualmente como fizemos com Anne nos primeiros livros. Aqui, vemos o quanto os laços entre eles é forte, não é apenas uma irmandade, mas uma amizade que ultrapassa limites. Temos também um vislumbre do futuro de Jem, que parece querer seguir os passos dos pais no magistério e do sonhador Walter. Infelizmente, peguei alguns spoilers sobre onde isso vai dar.

Apesar dessa nova abordagem, senti falta de Anne e Gilbert, que aparecem apenas algumas vezes como pano de fundo, e dos caçulas Shirley e Rilla, que não fazem mais de uma aparição cada.

Mesmo assim, esta edição me fez lembrar de Anne de Green Gables, quando tudo ainda era novo, quando a infância estava em seu auge. É uma leitura prazerosa, rápida e muito divertida.
Sol 29/07/2021minha estante
eu tinha desistido dessa série mas vou tentar ler este livro em específico obg

Lets_abueno 29/07/2021minha estante
Eu achei muito fofinho, acredito vale a pena tentar!

babynu 20/03/2024

Nesse livro o foco è nas crianças,oq me desanimou bastante ,mass adorei a escrita bem detalhada e criativa e o "romance" do viuvo e a rosemary. As crianças sao mto engraçadas,tanto os filhos da anne quanto os meredith's ,quem mais me divertiu foi a faith,uma fofa.
Rai_ane 20/03/2024minha estante
Eu amei esse livro, pelo fato de ter o foco nas crianças

Wes_silas 20/03/2024minha estante
Eu também amei esse livro por conta das crianças, o meu favorito é o Walter

O meu também, ele lembra bastante a Anne criança em Green Gables

Wes_silas 20/03/2024minha estante
Siiim, ele lembra muito ela, e ele é muito corajoso

Sim e demais

Lizia.Yohanna 15/12/2020

Legal
Foi um bom livro, mais pelo fato de focar mais nas crianças do ministro que nos filhos da Anne e nela não conseguiu me prender tanto. Foi uma leitura agradável mais por O pelo menos ser focada nos filhos de Anne e Gilbert. Espero que o próximo seja melhor.

laura 26/04/2021

Vale do arco-íris
Eu tinha esquecido de fazer uma resenha?.
A história por mais que se passe no universo da Anne, ela mal aparece, os filhos dela são personagens secundários mesmo estando na capa.
O livro conta sobre o novo ministro John Meredith, viúvo e com quatro filhos, Jerry, Una ( a mais delicada, e tímida dos 4), Faith ( possui as melhores ideias, e o encanto da Anne de Green gables), Carl ( apaixonado pelos insetos), todos são ultra impulsivo e um pouco sem limites, o que causa espanto na população do vilarejo.
Não gostei muito do plot de precisar se casar, porque não conseguia educar os filhos sozinhos, aí também teve a história que a mulher que o ministro queria, havia prometido pra irmã nunca se casar.
Minhas partes preferidas foram, a Faith uma hora dando as melhores meias e botas dela, para uma menina que estava andando descalça no meio da neve, os irmãos levando para casa a Mary Vance, pois ela não tinha onde ficar, e ainda conseguir um lar para ela não voltar ao orfanato e as brincadeiras deles com os filhos dos Blythes
Joana Vivi 10/06/2021minha estante
Eu não gostei muito da Mary Vance por ela ser um tanto egocêntrica no decorrer da história, mas amei essa cena da Faith, achei muito fofo. E eu ri tanto da cena que a Mary corre atrás da Rilla com um peixe seco (se eu não me engano). Mas fiquei com dó da coitada?

A Mary Vance deu nos nervos em muitas partes KKKKKKKKKKK

laura 10/06/2021minha estante
A rilla morrendo de medo de um peixe morto KKKKKKKKKKKKKK

A Faith é um anjinho ??

Joana Vivi 10/06/2021minha estante
Concordo com todos os seus comentários KAKAKKAKA

Vanessa.Liandro 05/07/2021

O clã Meredith me ganhou!
Como me divertir lendo esse livro!!!! Eu amo os filhos da Anne, mas quem roubou a cena aqui foram as quatro crianças Meredith (Jerry, Faith, Una e Carl). Tirando o primeiro volume da série, esse sem dúvidas foi o que mais me empolgou pelos seus acontecimentos. Todas as traquinagens e fofocas de Four Winds tornaram a leitura fluída. Não tive um momento de tédio aqui. Lucy consegue me prender sempre e olha que sinceramente achei que ficaria chato por causa de algumas resenhas que li. Graças a Deus que segui em frente e lerei todos os outros!

Michela Wakami 27/05/2021

Infelizmente os protagonistas dessa história, não foram a família da Anne, e sim a família do ministro da igreja.
Senti falta desse protagonismo.
Karol Alencar 27/05/2021minha estante
Vishe Maria ?

Michela Wakami 27/05/2021minha estante
Kkkkkkkkk...

Deise 28/05/2021minha estante
Os livros da Anne vale a pena ler? Vi que muita gente gostou dos primeiros, já os últimos vejo que as notas são baixas. Não tenho costume de ler série tão grande assim kkk

Michela Wakami 28/05/2021minha estante
Oi Deise, uma pergunta difícil de responder rsrsrsrs... Eu não me arrependo de estar lendo a série, mesmo tendo uns livros fracos, entre os bons. Só acho que deveria ter menos livros, pois a maioria são só enrolação. Alguns deles são muito descritivos também, tornando a leitura arrastada. Eu amei ter conhecido a Anne, ela é uma pessoa maravilhosa.
Mas acho que a autora, poderia ter enrolado menos, é feito menos livros, e focado mais na Anne, nos últimos livros. E tem uma pessoa, importante, que quase não apareceu, ele é um simples coadjuvante.
Uma amiga minha que estava lendo comigo, abandonou, a série no quarto livro.
Se eu analisar bem, os sete que já li, só dei nota alto em 2. ????
Por isso digo que é uma resposta difícil de dar.
Acho que o ponto é, gostei da Anne, mas achei a maioria dos livros fracos.

Lisa 08/10/2021

Perfeito
Esse, sem dúvidas, é para mim o segundo melhor livro da série Anne... perdendo apenas para o meu queridinho Anne de Green Gables.
Neste livro Susan permanece a fiel escudeira da Anne, amando e cuidando dos 6 filhos de Anne e Gilbert como se fossem seus filhos.
Entram na histórias outras crianças, tão amadas e imaginativas quanto a própria Anne era.
Super recomendo.

Mii Lima 23/04/2021

Amei!
Quando eu soube que esse livro iria focar mais nas crianças, eu já fiquei empolgada pra ler pois já tinha amado as aventuras delas em Anne de Ingleside, mas eu não sabia que o livro focaria muito mais nos filhos do novo ministro John Meredith: Una, Faith, Carl e Jerry, eu amei ter esses novos personagens na série! Apesar de Anne estar mais em segundo plano e não aparecer tanto assim, as aventuras e problemas que os Merediths e os Blytes se envolveram me prenderam muito! Parecia que eu estava em Glen com eles... gostei de verdade desse livro

Lelê Maciel 25/11/2020

Vale do arco-íris
Não consegui parar de ler, o livro é ótimo e me deixou com muita vontade de ler o próximo. Me envolvi na história de todos os personagens, e mesmo que a história não tenha sido focada na Anne e na sua família o livro não deixou nada a desejar.

JullyaReis 12/01/2023minha estante
Já li os 2 primeiros da coleção, gostei até, fico com medo de começar o restante pq dizem q é muito ruim.

isabela 12/01/2023minha estante
oia nao considero todos muito ruins nao, pula o windy polaris e esse, vc nao perde nada, os outros são bem legais, tenho resenha da maioria aqui