A Farsa de Guinevere

A Farsa de Guinevere Kiersten White

Resenhas - A Farsa de Guinevere

Cherry Yu 30/03/2024

A farsa de Guinevere
Um livro gostoso de se ler. A história é envolvente e o período em que se passa me fez viajar. Eu me sentia parte do livro. O tipo de fantasia que te leva a ter horas de leitura, mas como se fosse em um piscar de olhos.

-Koraline 12/03/2024

Poxa vida, que decepção. Esperava tanto desse livro, e não me entregou nada. Primeiro de tudo, em boa parte da história nada acontece, as intrigas políticas não são tão bem explicadas, e parte do plots só são surpreendentes se o leitor não conhecer a lenda de Camelot. Além disso, a questão do romance é bem infundada, e a parte mais interessante, a da magia, não é explorada. Enfim, com certeza não darei continuidade a essa trilogia.

Joy 30/01/2024

Mais do que o esperado!
Eu não tive uma experiência muito boa com o primeiro livro que li dessa autora ( A filha das trevas). E isso me deixou com o pé atrás em todos os livros dela.
Essa trilogia sobre Camelot estava encalhada na minha estante a quase dois anos, pois eu estava com receio de ler e não gostar.
Decidi que entraria 2024 desencalhando alguns livros, e esse foi o escolhido. E que escolha surpreendente! Eu amei cada capítulo!

Clara3384 30/01/2024

Surpreendente
Eu comecei esse livro pela primeira vez ano passado (eu acho),e assim como dessa vez,comecei muito envolvida pela sinopse e pela forma como as coisas se desenrolam no início do livro, mas mais pro meio algumas revelações me desmotivaram e me fizeram abandonar. Mas recentemente vi um comentário sobre ele no tiktok que me deu vontade de dar uma segunda chance,então comecei de novo.
Achei bem mais dinâmico do que me lembrava de ter achado da primeira vez,todos os questionamentos e lacunas de memória da Guinevere são instigantes e te deixam curioso na medida certa,além de toda a ambientação de Camelot,que é muito bem feita e faz até quem não teve muito contato com a história do rei Arthur (tipo eu) se apaixonar pelo reino e se sentir dentro daquele mundo medieval.
Falando nele,eu preciso dizer que eu amei o Arthur (o que foi bem novo pra mim,depois de toda a raiva que já passei com ele em fanfics de Escola do Bem e do Mal ksksk), a bondade e nobreza inabaláveis dele que o tornavam tão amável e admirável combinados com seus momentos de vulnerabilidade e a sua lealdade a Camelot,que as vezes beirava a frieza para com os outros, o tornaram um personagem que ao mesmo tempo é realista e traz o ar de herói épico/garoto de ouro. O relacionamento dele com a Guinevere foi escrito de maneira muito realista, e me fez torcer e sofrer muito por esse é casal que é encantador e fadado a sempre deixar a desejar um para o outro.
Sobre a Guinevere,eu gostei muito da narração dela,ela é uma protagonista bem ativa na história,ainda que a maioria de seus esforços se mostrem inúteis no fim,dando uma sensação de que ela passou o livro todo correndo atrás do próprio rabo. Também senti falta de uma personalidade mais definida pra ela,mas isso se justifica por ela estar tão perdida.
Os plots foram bons,cheguei a desconfiar do que aconteceria no final mas não esperava que fosse realmente acontecer. Achei que como todos os triângulos amorosos,esse foi irritante,ainda mais por envolver uma traição mas pelo menos foi um pouco mais compreensível pela situação em que a Guinevere estava e a eterna falta de disponibilidade do Arthur.
No fim,foi um livro bom,que me prendeu e fez eu me apaixonar um pouco mais por todo esse universo de Camelot,apesar de parecer uma grande introdução para os próximos,e me deixou animada pra continuar essa série. (No próximo eu espero mais respostas. E mais Merlin)

Mariana113 16/11/2023

Eles lhe ofereciam esperança e beleza em troca de uma farça
Esse livro me prendeu do começo ao fim. Ele é muito bem escrito e te causa uma curiosidade que te leva a última página em dias! Porém, não gostei do fato de não ter uma mapa, devia ser uma lei todos os livros de fantasia terem mapa, por conta disso fiquei muito perdida nas narrações, mas é algo que dá para relevar.

Enfim... tem mais dois livros da saga para ler e estou muito ansiosa para os plots, espero que me pegue de surpresa como esse livro.

Livs 19/09/2023

Gostei
Eu curti a construção de todo universo, os personagens, mas não me surpreendi com o plot final e nem com o "vilão". Achei em diversos momentos a protagonista chata com a indecisão dela, pq eram coisas meio óbvias e só ela não enxergava. Mas espero que nos próximos volumes a história melhore cada vez mais

Radja.Teixeira 08/09/2023

Acho que não sei
Estava tão animada para ler esse livro e que talvez meu excesso de animação acabou tornando o livro decepcionante.

Toda a atmosfera da história é legal, interessante, mas a personagem principal deixou um pouco a desejar. Não senti tanto protagonismo nela quanto estava esperando.

Como já conhecia a lenda, nada foi exatamente uma grande surpresa (acho, na verdade, que qualquer um que preste bastante atenção, consegue perceber o que vai acontecer sem precisar conhecer a lenda do Rei Arthur e etc).

Não sei se estou tão animada para ler os outros dois livros? admito que demorou um tempo para conseguir pegar no tranco a história e, sendo sincera, li apenas para chegar logo ao fim.

Talvez leia o segundo, mas acho que não.
Não sei.

Lanny 15/08/2023

Estragou...
Eu estava amando o início do livro. Mas eu e minha mania de catar spoilers descobri algo do final da trilogia que me fez perder o gosto até por esse livro aqui.

No início tava muito bom, mas com o desenrolar da história... Pra mim, foi perdendo a graça.

A inversão de gênero de Lancelot não me agradou. Esse Mordred também não me agradou. O Arthur poderia ser bem melhor se ele aparecesse mais, mas achei que ficou muita coisa "no ar". Ao invés dele conversar e explicar o que pensa e tudo mais, fica aquela coisa meio incerta.

Ele quer Guinevere como rainha de verdade de fato e de direito ou está satisfeito com o arranjo? Se não fosse a história de Elaine com ele, eu acharia que ele casou pra disfarçar um caso com um dos cavaleiros. O que não é um pensamento muito fora da casinha com essa autora.

Eu tô imaginando que a Dama do Lago é a mãe de Guinevere. Só não tenho certeza se o pai é mesmo Merlin ou se ele roubou a menina da Dama por algum motivo. Mas isso é especulação minha, não é spoiler. Eu só acho.

Porém, eu preferia que os motivos pelos quais ela foi levada até o palácio fossem verdadeiros. A mudança no plot não foi boa, ao meu ver. Meio que deixou a personagem sem o que fazer.

Tô triste, queria tanto ter gostado, mas as alterações que ela fez na história e algumas decisões que ela tomou pra o rumo dela, realmente não me agradaram. ?

Nati Gaiewski 24/07/2023

Instigante
Me fascina a lenda do Rei Arthur porque acredito que nunca a escutei fidedignamente mas ela tem tanta repercussão que é muito presente na cultura popular. O meu conhecimento mais sólido sobre o assunto veio a partir da leitura dos quatro livros de "As Brumas de Avalon", que eu sei que também é uma releitura do original e relatado de forma problemática, porém é rico em detalhes da história do rei cristão e místico.
"A Farsa de Guinevere" foi uma leitura bem divertida já que me manteve sempre entretida com várias reviravoltas, estratégias, mentiras e aventuras. Gostei do ritmo da leitura, fluido e instigante, que me mantia presa à narrativa e encantada pelos personagens e cenário. Eu realmente adorei as desventuras constantes que acometiam a protagonista que, além de promover empatia para com ela, tornava a história emocionante. Contudo, estava quase repetitivo e tedioso os acontecimentos que tinham como único alvo Guinevere, apesar de interessantes e lógicos.
A autora escreveu muito bem e desenvolveu todos os elementos essenciais aos livros, como os personagens e a ambientação. A nota que dei à essa obra foi um tanto baixa comparada aos elogios que fiz porém é completamente justificada a partir da ausência de conexão que tive com o livro. Ele me agradou muito, contudo não me provocou nenhum sentimento acentuadamente positivo que o fizesse memorável.

Kah 23/07/2023

Morno demais
Não tenho muito o que comentar, eu tinha expectativas justificativeis pra essa leitura, especialmente por que eu tenho grande interesse nas crônicas de Arthur e afins.

Mas eu simplesmente senti que esse livro poderia ter 200 páginas que não faria diferença nenhuma, é muita enrolação e plots desconexos sendo apresentados a todo momento. A autora não desenvolve nenhum personagem além da Guinevere e até compreendo mas é uma personagem muitas vezes chata durante a narrativa. Havia capítulos que eu simplesmente torcia pra acabar logo.

O final foi bom, promete coisas boas para o próximo livro mas irei diminuir minhas expectativas.

lua.sph 21/07/2023

???
Eu estou COMPLETAMENTE encantada com esse livro. Acho que "A Farsa de Guinevere" é um dos primeiros livros de fantasia que eu leio na vida (não tenho certeza se é mesmo).

Para ser sincera, eu esperava bem menos desse livro, sabe? Ele tava na minha lista a MUITO tempo e eu só enrolava e enrolava... e acabava não lendo... Agora que li, e definitivamente me apaixonei por tudo no livro, estou extremamente ansiosa para ler os outros dois (A traição de Camelot e A maldição de Excalibur).

O único pequeno defeito que vi, foi que com a Guinevere e o Arthur, quase 400 páginas e não NENHUM beijo desses queridos, fiquei decepcionada.

ARTHUR PELO AMOR DE DEUS, ENXERGA ESSE TESOURO QUE VOCÊ TEM CONTIGO, POR FAVOR!!!

Eu também adorei que a Guinevere simplesmente tem química com TODO mundo (e olha que não sou de shippar a mocinha com ninguém mais além do nosso protagonista). Sério gente.. Brangien, Mordred, Lancelot, Arthur... SE EU FOSSE ELA NÃO PERDIA TEMPO EM!

Enfim... Eu amei DEMAIS, vai ser adicionado aos favoritos COM CERTEZA e não vejo a outra de ler os outros.