Poemas escolhidos Gregório de Matos

Resenhas - Poemas escolhidos de Gregório de Matos

annabeabussolari 15/02/2024

Leitura super diferente da que estou acostumada, mas é bom sair um pouco do normal! alguns poemas me chamaram mais a atencao e gostei bastante!

nicorobin 07/01/2024

Primeiro do ano!!!
"? ???? ????? ?? ?????? ???????????,
??? ??? ???? ???????? ?????? ? ?????,
???? ????? ???????? ??? ???????
? ????? ???????? ? ????? ???????."

Enfim li o "Boca do Inferno", confesso que a reputação do autor foi o fator que me prendeu à obra mais do que qualquer outra coisa. Sim, a leitura foi difícil e um tanto entediante (me fez lembrar o motivo de eu odiar as aulas de literatura), mas agregou, agora posso dizer que li "bons poemas". Brincadeiras à parte, apesar de difícil, também achei as críticas do Gregório bem coerentes e, muitas delas, atuais. Foi interessante também ter lido os poemas dele (que usava sua arte para tecer críticas sociais) logo após ler uma obra do Oscar Wilde (que acreditava que o objetivo da arte era puramente estético), me dá a sensação de que cada leitura é única e que todas elas se complementam no fim (e acho que na realidade é exatamente isso que ocorre).

Recomendo a quem tem paciência e disposição.

MauroEdu 14/12/2023

Não dá para levar as críticas dessa rede a sério - Gregório é fodástico!
Como um grande apreciador da literatura brasileira que sou, não posso deixar de me revoltar com as resenhas injustas e as avaliações descabidas que o público aqui dá aos livros dos nossos autores brasileiros. Li comentários absurdos sobre Gregório e me prontifiquei a defendê-lo. Primeiro: Gregório de Matos é um dos maiores poetas do Barroco no Brasil. Viveu no século XVII, em uma época de transição, onde o Brasil ainda era colônia de Portugal, e isso se reflete em sua obra. Ele tinha uma habilidade incrível de capturar a essência do Brasil colonial, misturando sátira, religiosidade e um olhar crítico sobre a sociedade da época.

Gregório de Matos era conhecido como "Boca do Inferno" por sua língua afiada (deve ter incomodado muito gente e continua incomodando, inclusive aqui no Skoob), especialmente em seus poemas satíricos. Ele não poupava ninguém com sua crítica mordaz: políticos corruptos, o clero, a sociedade baiana... todos eram alvos de sua pena. Por exemplo, em um de seus poemas, ele diz: "A cada canto um grande conselheiro, / Que nos quer governar cabana e vinha, / Não sabem governar sua cozinha, / E podem governar o mundo inteiro". É uma crítica direta à incompetência e hipocrisia dos governantes e conselheiros da época. E atual até os dias de hoje!

Mas não era só de críticas que sua obra era feita. Gregório também tinha um lado lírico, explorando temas como o amor, a fugacidade da vida e a busca por Deus. Seus poemas religiosos e amorosos são carregados de emoção e reflexão sobre a condição humana, tipicamente barrocos, com aquela dualidade entre o céu e a terra, o espiritual e o carnal.

O mais fascinante em Gregório de Matos é como sua obra é um retrato vívido do Brasil de seu tempo. Ele conseguiu capturar a essência de uma sociedade em transformação, dominada pela exploração colonial, desigualdades sociais e conflitos morais. Seus escritos são um tesouro para a literatura brasileira, não só pelo valor artístico, mas também como documento histórico e social do Brasil colonial.

Em resumo, a obra de Gregório de Matos é essencial para entendermos não apenas o Barroco brasileiro, mas também a própria formação social e cultural do Brasil. Suas críticas, sua poesia lírica e a maneira como ele articulava suas observações fazem dele um dos poetas mais importantes e influentes da nossa história literária.

site: literatura nacional, boca do inferno, gregório de matos

Dark Lady 04/12/2023

Poemas escolhidos, de Gregório de Matos
Depois de ler todos os poemas de Gregório de Matos, (ou Boca do Inferno, como ele era chamado), eu percebo que só perdi meu tempo. Não entendi nada.

Euelivros 13/10/2023

A paciência é uma virtude
A obra tem grande importância na literatura e isso é reconhecível, mas entre toda via e pensamento é de saber e sentir que a um tédio em diversos momentos que atrapalham a fluidez que as vezes acontece.
Mas teve poemas que me fizeram pensar e amo frases, poemas, palavras que me fazem questionar e entra em uma imensidão de pensamento sobre significado e interpretações, então valeu a pena.

spotter 26/07/2023

Poemas escolhidos
Mais um da série de leitura obrigatória do SSA1, não entendi quase nada do livro, por sorte tinha assistido o filme antes e entendi algumas coisas

mariana 06/07/2023

Poemas escolhidos - Gregório de Matos
- Chamado de boca do inferno
- Período barroco
- poemas refletiam todos os dilemas da sociedade da época
- Poemas lírico amorosa (fala sobre o amor como um sentimento bonito)
- Poesia satírica
- Poesia emcomisastica (elogio)
- Poesia religiosa
- Poesia erótica
- o poema satírico de Gregório de Matos é marcado por essa ?briga? entre uma sociedade ?normal? ? que é a do homem bem nascido? ? e outra ?absurda? ? que é composta por pessoas oportunistas
- duas Bahia: uma ?normal?, que é vista com ar nostálgico, e outra ?absurda? e amaldiçoada.
- expõe e critica sem nenhum pudor a sociedade da época

Fellipe 05/06/2023

"Todo este mundo é prisão, todo pena e agonias"
Apesar de ser um dos livros mais difíceis que já li, também foi um de meus favoritos. Amei todas as críticas em tom irônico, amei o tom romântico em algumas poesias e até mesmo as poesias religiosas, que achei que seriam as mais chatas de ler. Marquei muitas coisas, e amo livros que tem coisas legais para marcar! Fiquei o tempo inteiro lendo e grifando, fazendo a leitura, mesmo que difícil, não ficar cansativa. Amei demais!

Ju 07/04/2023

O mais brabo e polêmico do século xvii
Imagina ser expulso do seu próprio país porque escreveu sobre políticos e sobre a igreja? admirável.

Paulo 12/03/2023

O Boca do Inferno, melhores hits
Existem uns poemas preciosíssimos nessa coleção, o que já faz ela valer a pena. Bem, ela é dividida em 4 (eu ignoro uma que não sei definir) partes principais: a satírica cheia de ódio, a amorosa fofa e a amorosa irônica, e a religiosa cheia de culpa; francamente, são as duas últimas que ele mais brilha

MorganWatson 02/03/2023

Interessante mas sem tanta conexão
Gregório é um caso complicado para mim. Embora eu tenha gostado de ler seus poemas, a sensação que persiste é a de que poucos realmente me cativaram. Acredito que isso se deve, em grande parte, ao fato de que muitos de seus poemas foram escritos especificamente para sua época e contexto cotidiano, o que faz com que sua obra seja excelente como um estudo de época, mas não se conecte tão bem comigo pessoalmente.

Embora haja alguns poemas que gosto muito e que até mesmo anotei, no geral, considero sua obra mediana quando retiramos o fator "estudo".

legarcia 16/02/2023

O sol não dura mais que um dia
Gregório de Matos nos apresenta certos desafios quando tratamos de sua literatura. O primeiro deles é o fato de até hoje não haver certeza de que as obras atribuídas a ele são realmente de sua autoria, um dos motivos dessa dificuldade é o costume da época de declamar as poesias e muitas das que estão presentes nessa antologia foram escritos por supostos ouvintes de Gregório. Entretanto, é inegável a influência e popularidade que o poeta detinha no século XVII.

Penso que uma grande riqueza vinda do estudo do autor, sua obra e sua biografia é o maior entendimento sobre o Brasil e as pessoas daquele tempo. Gregório nasce na Bahia, descendente de imigrantes portugueses que enriqueceram pelo cultivo e venda de açúcar. Só que algo muito importante para compreender melhor sua obra é saber que após um bom tempo em Portugal, Gregório retorna a Bahia e percebe a decadência de sua classe aristocrata, que perdia espaço para os burgueses em ascensão.

Tendo isso em vista, outro desafio de ler Gregório de Matos é que se há de ter certa cautela ao ir aos textos, uma vez que o autor utiliza muitas vezes da sátira para reafirmar o ideal moral da época, que provou-se ser muito problemático. Então, Gregório em diversos momentos, ou quase todos, demonstra seu grande preconceito contra os negros e choque ao ver aquela Bahia tão diferente da que guardava em sua memória.

Assim, Gregório ataca ?os mulatos que querem ser branco?, os comerciantes e os brancos que não seguiam a moral vigente. Podemos notar nitidamente esse defesa da manutenção do status quo e o apego as tradições. Qualquer um que fugisse do que era imposto pela sua posição de nascimento ou do que se era tido como certo era alvo de duras críticas. Era como se ele não quisesse as mudanças, para que não causassem problema na ordem da sociedade em que ele era tão privilegiado.

Fica muito claro a diferença de quando o poeta trata da mulata e de quando trata da branca aristocrata. É como se a forma se adequasse ao conteúdo e para ele, falar da mulata em uma poesia lírica e bela fosse absurdo.

Todavia, para mim os poemas mais belos do autor são os religiosos. São neles que Gregório apresenta-se como um homem barroco no conflito entre a carne e o espírito. Ele admite e percebe o pecado, mas não consegue ser diferente; aceita sua fraqueza e intercede a Deus por misericórdia. São poemas realmente excelente, há um que conquistou um espaço especial em mim o qual ele argumenta com Deus para ser salvo mesmo pequeno e cheio de pecados, é realmente sensacional!

Desse modo, penso que a leitura dos textos de Gregório é bastante agregadora tanto para para perceber uma excelente produção técnica de poemas quanto por belas poesias. Contudo não há como deixar de fazer muitas ressalvas e ler com o entendimento que diversos aspectos da obra contém preconceitos e que ela está de acordo com as estruturas de poder da época.

Tori 01/02/2023

"A cada canto um conselheiro, que nos quer governar a cabana, e vinha, não sabem governar sua cozinha, e podem governar o mundo inteiro."
Os poemas de Gregório de Matos focam principalmente em dualidades. Apesar de serem de diversos estilos de poesia como amorosa, erótica, satírica, religiosa e lírica, todas elas tem temas característicos.

Mesmo sendo uma compilação de poemas, a leitura é muito densa e não é fácil de ler. O vocabulário é extenso, principalmente ao considerar a época em que foi escrito.

Não gosto muito de livros de poesias, mas não foi a pior leitura que eu já fiz. Então, recomendo para quem gosta de poesias históricas.

Carolina1969 09/01/2023

Poemas Escolhidos de Gregório de Matos.
Diga-se de passagem que não sou uma grande fã de Gregório, mas foi interessante ter me identificado em alguns de seus versos.

Soph 29/12/2022

Poemas escolhidos
É, não é bom, mas n é horrível, é Mt diferente do livro q costumo ler e gostar então deve ser por isso.
Mt longo pra nada mds.

Não recomendo
JoAo.Pedro 30/12/2022minha estante
ai como eu odeio esse cara

Soph 31/12/2022minha estante
Eu tbm