O Deus das Moscas

O Deus das Moscas William Golding

Resenhas - O Deus das Moscas

Ribeiro 28/07/2021

Esse livro é um absurdo
Sério gente, que que foi esse livro?? Eu tô até agora em choque hahahaj (rindo de nervoso).
Essa leitura me deixou extremamente desconfortável, aflita e com medo toda vez que virava uma página. Os personagens são bem construídos e passam uma mensagem bem simbólica. Eu esperava um monstro que iria usar as crianças ou incentivá-las a fazer maldade, mas sinceramente, não existe monstro algum, apenas a mais pura maldade humana e a perda da inocência. Eu chorei com o final e com certeza aprendi muito...
Esse livro é um absurdo, e por isso é maravilhoso.

Ricardo.Silvestre 25/07/2022

O Deus das Moscas revelado?
Confesso que estava bastante curioso com a leitura deste livro. No entanto, e apesar dos excelentes comentários que fui lendo aqui e ali, não me ?deliciei? como achei que aconteceria.

A história aborda temas relacionados à condição e natureza humana. O mal, o medo e o desconhecido andam de mãos dadas com as personagens a todo o instante. A história desenvolve-se tendo em conta estas premissas e muito bem.

Porém, achei algumas partes demasiado repetitivas - as descrições feitas à ilha, ao pôr do sol, ao recife, às árvores da floresta, à praia e também às estrelas - e gostava de ter tido um pouco mais de informação acerca do porquê daquelas crianças terem ido ali parar, antes da queda do avião.

Contudo, continua a ser uma boa leitura. Faz-nos pensar sobre nós mesmos e sobre o que faríamos, ou não, em situações semelhantes.
Para além disso, trata-se de um dos grandes clássicos do século XX, vencedor do prémio nobel da literatura em 1983.