O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Daniaquarela 24/04/2024

História entediante
Comecei a ler pois é considerado um clássico e estava curiosa para saber sobre o que se tratava, mesmo não gostando desse gênero literário, porém me arrependi muito kkkk.
O problema da história não está na escrita, Emily Brontë é uma escritora muito talentosa e usa um repertório muito rico, o problema mesmo é a história que é devagar e parece não ter um objetivo claro durante todo o livro.
Os personagens são todos desprezíveis e mostram o egoísmo e orgulho em sua forma mais pura. Em muitos momentos me senti desmotivada para ler pois não consegui gostar de nenhum deles, talvez só um pouco do Hareton, que foi uma das maiores vítimas dessa história.
Não recomendo a leitura.

josepedr0.0 24/04/2024

PRIME LITERATURE!!
Escrita ótima, com 0 erros nesta edição. Personagens cativantes e que te prendem, como a história em si. Recimendo D++ a leitura pois é uma obra prima. Tudo aqui é intenso, forte e profundo.???

Vanessa 24/04/2024

Angustiosamente Maravilhoso
"O Morro dos Ventos Uivantes" entrou não apenas para a lista dos meus livros favoritos, como, também, para a lista daquelas obras que mais me surpreenderam. Positivamente.
Antes eu dava nada para esse livro, Digo, ele é famoso. É. Mas eu tinha um ranço por sua fama, e um pré-conceito ferrenho de que seria um daqueles clássicos difíceis de ler, recheado de páginas com sentimentos opacos, narrativa arrastada e entroncada... E esse pré-conceito estúpido só me fez perder muito tempo que eu poderia ter lido esse livro.
A minha surpresa foi gigantesca ao me deparar com uma estória ridiculamente angustiante, uma leitura imersiva, que fisga o leitor nas páginas em uma ambientação maravilhosa e repleta de drama.
Esse livro é simplesmente emoção pura.
É amor, é ódio, é rancor, é mágoa, é inveja, é solidão, é cumplicidade, é amizade, é desesperança, mas é também esperança. É pertencimento, saudade, angústia... é muito visceral, principalmente por ser muito humano. Uma humanidade sem filtros bonitinhos, somente personagens movidos por emoção e egoísmo.
Eu simplesmente amo esse tipo de drama sofrido, essas estórias cheias de anti-heróis, ou, cheia simplesmente de pessoas reais.
Vou roubar a fala de Edward Cullen: essa não é uma história de amor, é uma história de ódio.
E é boa demais.
DIzem que esse livro só melhora com releituras. E isso, eu, definitivamente, vou pagar para ver..

Lipe2512 24/04/2024

Eu já sabia que era espetacular
O Morro dos Ventos uivantes é incrível, a história tem uma ótima ordem cronológica, você vai do amor ao ódio e vice versa pelos personagens rapidamente, a ambientação é perfeita e eu amo a profundidade dos personagens e principalmente como o livro mostra o caráter belo e odioso dos personagens

Abelhuda 24/04/2024

O Morro...
Esse livro já estava na minha estante um tempo, mas a música da Kate Bush foi minha inspiração para começar a leitura, e a música me seguiu capítulo após capítulo até o final.

Então éramos 3 Katy's, eu, a Kate e a Cathy. Isso tbm fez despertar meu interesse, somos todas "Catherines", cada uma do seu jeito, no seu tempo, há sua maneira.

Divagações há parte, o livro me despertou várias sensações, do horror, para finalmente poder sorrir ao término. Uma intrigante experiência que com toda certeza vai ficar muito tempo na minha memória.

Dâmares Liberato 24/04/2024

Finalmente terminei, parecia que nunca ia acabar... rsrs
Achei uma leitura cansativa e ao mesmo tempo que a história é boa também é chata, entretanto achei que vale a pena insistir e concluir o livro.

Esdras 23/04/2024

Amor x Obsessão
O Morro dos Ventos Uivantes foi a leitura mais intrigante com a qual me deparei ao longo desses longos anos como leitor.
Engana-se quem embarca nessa história imaginando ser uma linda história de amor que ultrapassou inclusive as fronteiras da morte. Entretanto, este livro mostra se perturbador e como uma obsessão louca entre dois indivíduos, confundida com amor, pode trazer tantas desgraças a duas gerações das famílias Earshaw e Linton.
Heathcliff, nas palavras da Sra Dean, é o próprio Satanás que mesmo causando tanto mal a tantas pessoas, não se arrepende de suas barbáries, por infligir a seus sobrinhos e filho, tanto sofrimento para vingar se de seus antepassados.
Foi uma leitura pesada, mas que causou muitas reflexões sobre até onde um amor obsessivo pode chegar. Emily Brontë, conseguiu perpetuar dois personagens icônicos, mas carregados das maiores misérias humanas.
Ao meu ver, esse é o tipo de livro que lemos apenas uma vez, e assim será, minha primeira e única leitura.

Lelê 23/04/2024

O morro dos ventos uivantes não narra uma história de um romance clichê. E sim uma história conturbada, e cheia de reviravoltas do início ao fim.

Quase todos os personagens são expostos a alguma forma de sofrimento: vivênciam a inveja, o ciúme, a rejeição, a brutalidade e a morte.

Apesar da leitura e da narrativa serem um tanto complexas, é absolutamente envolvente.

Ruana 23/04/2024

Avassalador!
Atemporal, nos faz mergulhar em mundo de paixão intensa, vingança e tragédia. Ambientado na sombria paisagem das charnecas de Yorkshire, somos transportados para um mundo de paixões avassaladoras e vinganças implacáveis.

A história de amor entre Heathcliff e Catherine é tão intensa quanto destrutiva, revelando como a obsessão pode consumir e distorcer até mesmo os mais profundos laços afetivos. É um lembrete poderoso de como o amor pode se transformar em algo sombrio quando alimentado pelo ressentimento e pela dor.

Um dos meus romances psicológicos favoritos!

Ju_junina 22/04/2024

Heathcliff, it?s me, i?m Cathy??
Clássico da literatura inglesa, uma história que não fala só de amor, fala de obsessão, ódio, vingança e inveja entre Heathcliff, Catherine e a família Linton. A leitura não foi tão fluida, mas eu gostei. É difícil você gostar dos personagens pela forma que a autora os descreve. É bem famoso e tem até música: Whuthering Heights da Kate Bush. Curiosamente, é o único livro escrito pela autora antes dela falecer, e só fez sucesso após sua morte. Tem vários filmes sobre o livro, porém só um retrata o Heathcliff como ele é descrito: de pele escura. Ansiosa para assistir.

Geise @leiturasdageh 22/04/2024

Mais que favorito
O morro dos ventos uivantes sempre será um livro que terá uma grande importância para mim. Primeiro porque foi o primeiro livro clássico que eu li na vida por livre e espontânea vontade. E foi o primeiro livro clássico estrangeiro que eu amei. E que me fez perceber que eu amo uma história melancólica, dramática, sombria.

E que bom que eu fiz essa releitura exatamente agora. Consegui me aprofundar na história e perceber coisas que na primeira leitura eu não dei atenção. E o que já era favorito, se tornou mais favorito ainda.

Nessa história vamos conhecer Heathcliff, um dos personagens mais detestáveis da literatura. Ele entra na história com 7/8 anos, quando é adotado pele Sr Earnshaw, pai de Hindley(14 anos) e Catherine (6 anos). E nessa primeira parte, sofre muito preconceito, é muito desprezado. O único que o trata bem é o homem que o adotou e após sua morte, a vida de Heathcliff se torna pior ainda. Até que ele foge e ninguém tem notícias suas por 3 anos. E sem ninguém mais esperar ele retorna.Totalmente diferente e com muita sede de vingança.

Eu li tentando compreender e justificar as atitudes de Heathcliff após esse retorno. Mas a cada coisa que ele fazia ficava impossível ter compaixão por ele. Ele fez uma escolha, e decidiu ser uma pessoa má. Destruiu a vida de muitas pessoas. E fez muita coisa horrível e sem remorso. Porém, ele é um personagem muito interessante. Mas não foi o que eu mais quis entender.

O personagem que mais me interessou e que ganhou, além da minha atenção, meu coração, foi Hareton. Filho de Hindley e Frances, conhecemos ele desde bebê. E com ele percebemos o quanto o meio que a criança está inserida pode influenciar no seu caráter. Mas que não pode corromper totalmente seu coração. O caminho de fazer o bem e fazer o mal é uma escolha que fazemos consciente, a partir do momento que temos esse entendimento.

Ainda quero fazer um post trazendo curiosidades e falando um pouco sobre cada personagem. Há muito coisa para falar sobre esse livro. Mas já deixo aqui minha indicação para quem curte uma história sombria e que nos proporciona grandes análises sobre o ser humano.

Já leu O morro dos ventos uivantes? Tem vontade de ler?

silva579 22/04/2024

O morro dos ventos uivantes
Uma das maiores obsessões e selvagerias literárias que já li, quase como uma perseguição faminta e sombria por amor, fome, obsessão, orgulho e morte. A história é como uma volta ao inferno, uma melancolia e um caos inexplicáveis, a história narra uma relação conturbada entre Heathcliff e sua amada. Eu tenho extrema vontade de reler esse livro com a mentalidade que tenho agora e com certeza é algo que eu vou fazer. Se você gosta de loucura, amor, melancolia e obsessão, esse livro com certeza é pra você. Super recomendado e merece todo o reconhecimento que tem.

Ana Clara 22/04/2024

A partir da leitura deste livro, tenho uma dupla sensação. Ao mesmo tempo que não gostava muito, queria ler e saber o restante da história.

Ao princípio não entendi muito bem o que acontecia e para onde aquela história ia. No entanto, a construção temporal da autora é muito bem feita e de certa forma cativante, nos levando ao final por querer entender os primeiros capítulos.

Não achei a narrativa em si tão interessante, como outros clássicos ingleses que temos por aí. Também me confundi com os nomes dos personagens.

Gostar ou não varia muito de acordo com os gostos pessoais de cada um. Mas vale a pena a leitura para conhecer esse clássico.

DAbora277 22/04/2024

?Heathcliff, it's me, I'm Cathy, I've come home??
Se ainda não leu, leia, mas prepare-se para sentir raiva, ódio, ranço, enfim? mas vale a pena, a autora nos prende no livro, a gente se sente parte da história e enquanto não termina não conseguimos parar de ler.