O morro dos ventos uivantes

O morro dos ventos uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Beatriz 28/03/2024

É muito difícil colocar em algumas poucas palavras a experiência que foi esse livro para mim. Nessa semana que eu li, ele poucas vezes saia da minha cabeça, e eu passei tanto tempo refletindo sobre o comportamento desses personagens que quase parece que os conheço agora.
Eu esperava muitas coisas antes mesmo de começar a ler O morro dos ventos uivantes, mas ainda assim foi uma experiência singular.
É desesperador, violento e terrível a relação dos personagens principais e como isso se desenvolve. Eles são como furacões, que vão passando e destruindo tudo por esse amor cruel que eles nutrem.
Quando eu via as pessoas falando sobre esse romance, eu não imaginava nem 1% do que encontrei. " É um livro antigo, não será tão arrebatador" mas um clássico ainda é um clássico.
Eu nunca imaginei me sentir tão envolvida por uma narração assim. É muito medida e tão real, que como eu disse, parece que conheço e interajo com os personagens ao longo da história kkkkakkaka. A Nelly, narra tudo que vê, que ouve, e você de certa forma, toma o partido dela, mas não consigo ver como um narrador manipulador ou algo assim.
Catherine e Heathcliff são até difíceis de descrever. Chega ser angustiante acompanhar a cadeia de destruição que eles tornam ao redor do livro, principalmente o Heacthcllif. Muitas vezes os descrevem como o demônio no livro, ele torna a vida de todo mundo ao redor dele o próprio inferno. A Catherine também não é nenhuma santa. Eu costumava imaginar antes de começar a leitura, como se teria feito um casal tão brutal e devastador. Mas ao longo da narrativa, percebe-se como eles são as mesmas pessoas. Como diz a Catherine em sua famosa frase, eles se merecem, porque se entendem e são um só. O livro me deixou ansiosa e pensativa quando terminei porque nem se eu escrevesse um livro só sobre todas dimensões que esse livro passa poderia descrever tudo. Porque é uma experiência particular e que vai te revoltando enquanto testemunha essa bagunça.
A escrita não tenho nada a dizer. Perfeita. Muitos diziam que a escrita era ainda pior que de Orgulho e Preconceito( apesar de ter a achado perfeita tbm) e eu acreditei kakakkaka. É tão envolvente que tem momentos que você não consegue nem se mover para não perder um detalhe. É ainda melhor do que muitos livros contemporâneos. Uma grande maravilha que é bom falar é essa edição, apesar de ter lido pelo KU não deixei de notar o quão bem feita é.
Essa resenha passa longe de tudo que eu poderia falar sobre essa história, me deixou muitíssimo encantada, nunca imaginei que teria uma experiência tão boa. É só ainda um pequeno comentário do calhamaço que minha cabeça produziu kakkakaak
"Você me amava? Então, que direito tinha de me deixar?"

murilo-1984 28/03/2024

Na mansão sombria de O Morro dos Ventos Uivantes, a única brisa é a do desespero, e o único lamento é o da alma atormentada.
A história de amor e vingança entre Heathcliff e Catherine se desenrola em meio a uma atmosfera sombria e opressiva, onde as emoções são tão selvagens e implacáveis quanto os ventos que uivam pela charneca.

Justsantoos 28/03/2024

Tô decepcionada.
Faz muito tempo que não escrevo uma resenha. Mas, mediante à minha insatisfação, me vejo quase que forçada a fazer isso. Que decepção.
Comecei esse livro com uma esperança enorme de que ia gostar. Mas não. Arrisco dizer que foi uma das piores leituras que já fiz.
A forma como a autora escreve não me cativou. Além disso, também foi cansativa num nível inacreditável, fora a dificuldade em compreender a história. E eu daria o braço a torcer se a culpa fosse da minha ?tolice?, mas obviamente, não é o caso. Já li outros livros clássicos, e os compreendi muito bem. Infelizmente, esse não foi um dos ditos cujos.
E vale ressaltar que todos os personagens são um completo porre. Não houve sequer um que se salvasse. Todos de uma petulância abominável.
Esperava muito mais, no geral.
larabritosnts 28/03/2024minha estante
Também li esse livro e me cansei bastante. Os personagens são extremamente chatos e inconvenientes mesmo. A história fica tão complexa por conta de tanto envolvimento parental. Mas eu achei uma história bem doidinha, acabei gostando até mais um pouco depois de ouvir pessoas falando sobre e esclarecendo coisas que não havia dado conta.

Hollow Gabriel 29/03/2024minha estante
Ótima resenha!

LetAcia1104 28/03/2024

Talvez o meu erro foi achar que seria um novo da Jane Austen
Eu não fazia ideia que eu poderia me decepcionar, talvez "decepção" não seria uma palavra correta para remeter a leitura.
Talvez eu coloquei minhas expectativas muito altas, e o meu erro foi achar que poderia ser, não no mesmo nível, mas em um patamar próximo ao Orgulho e Preconceito.
A palavra correta seria "raiva", não pela escrita, nem nada do tipo, mas MEU DEUS, que personagens insuportáveis. A passagem e a troca do tempo não me incomodou, mas não posso dizer o mesmo dos protagonistas e dos coadjuvantes em si.
Acredito que só não abandonei, porque a raiva foi me fomentando até acabar o livro.

Solidade. 28/03/2024

Não sei o que achei desse livro.

Demorei quase um mês para terminar, a história não me prendeu o suficiente.

Estou tentando me acostumar com a leitura de livros antigos, talvez por isso não tenha me adaptado tanto a leitura desse.

Não tenho muito o que falar por ter esquecido da maior parte do que aconteceu por conta da demora para terminar.

Só sei que me estressei muito. Não fui com a cara de nenhuma das duas Catherine. Algumas coisas me incomodaram muito nesse livro.

Recomendaria para quem gosta de livros de época.

Izadora 27/03/2024

Wuthering Heights
Muito surpreendente!
Provavelmente a história de amor mais maluca que eu conheci, muito intensa, e em alguns momentos, chocante
Recomendo

MiMoreli 27/03/2024

Nunca vi tanto personagem mal em um único livro. Não consegui sentir empatia por nenhum personagem assim como não consegui ver muita evolução em nenhum deles. De modo geral foi um livro fácil de ler mas não gostei da história.

Bruna 27/03/2024

Uma história que te suga
Fico imaginando qual foi a inspiração da Emily para criar essa história.
É o tipo de livro que você tem de ler numa sentada, porque é narrado como se você tivesse ouvindo uma história muito longa e cheia de reviravoltas de alguém, como quando você está ouvindo uma conversa sem querer e acaba querendo saber toda a história kkkk.
Muito bom, gostei bastante de ler. Tinha tentado ler antes, mas peguei uma tradução bem cansativa, essa da Penguin foi excelente.
A grande mensagem do livro para mim, foi como a forma como nós tratamos os outros importa a longo prazo. Jesus sempre teve razão: ame o próximo como a si mesmo.

Há momentos um tanto perturbadores na história, e tem uns personagens bem doidos e ensandecidos, faz você pensar sobre tantas, tantas coisas.

Gostei muito dos personagens (como eles foram construídos), da ambientação, da crescente da narrativa, do final, de tudo. É um bom livro.

Rosslv 27/03/2024

Péssimo
Pensa em um livrinho ruim,viu... Gente do céu! Foi um dos primeiros livros que comprei, me arrependo tantooo?

Caetano.Schuler 27/03/2024

Opinião geral de O Morro dos Ventos Uivantes
O Morro dos Ventos Uivantes é uma requintadissima obra literária, com uma expressividade sobre-humana que, soa até, em diversos momentos da trama, um tanto quanto intrusiva e desconfortável - o que de forma alguma torna a leitura arrastada ou "ruim" de se ler, pelo contrário, estas características apenas fazem com que O Morro dos Ventos Uivantes seja um texto extremamente persuasivo na hora de entregar suas ideias e histórias ricas em expressividade.
O mais intrigante de toda esta expressividade dentro do carro chefe de Emily Brontë, é que a autora do livro não sera alguém extremamente vivida e sociável, pelo contrário, vivia suas manhãs, tardes, noites e madrugadas praticamente dentro de sua casa, o que levanta a dúvida: de onde a autora tirara tanta profundidade poética que apresenta em seu livro?

Siqueira 26/03/2024

Trágico
Uma história pesada, triste, trágica. Lembra em partes a saga crepúsculo. Não é um romance que nos faz chorar, mas, nos faz pensar o quanto uma paixão pode destruir um homem.

Gabriela4075 26/03/2024

Simplesmente leiam "O morro dos ventos uivantes".
É um dos meus livros favoritos desde os 14 anos, li por causa da Bella de crepúsculo kkkk
E amei, recomendo demais.
O arco da história é um livro que tudo ocorre no tempo certo e você consegue entender demais.
Apenas, leiam !!!

readbyrosi0 26/03/2024

O morro dos ventos uivantes me surpreendeu!
Conheci esse livro em 'after' e amei tanto a frase "Seja qual for a substância da alma, a minha e a dele são a mesma" que adicionei ele na minha lista de leitura e agora após anos finalmente li e fui surpreendida porque imaginava outro enredo.

O morro dos ventos uivantes é uma obra que explora a natureza humana, nos faz refletir e questionar enquanto aborda temas como amor, ódio, vingança, classe social, orgulho, egoísmo, obsessão, rejeição e sofrimento.

A narrativa descreve os conflitos entre as famílias Earnshaw e Linton, que se estendem por gerações, e o impacto que isso teve nas vidas de Catherine e Heathcliff.

A ambientação é sombria e isolada, deixando os personagens e leitores tensos e melancólicos, os personagens são complexos, muitas vezes cruéis e repulsivos, provocando uma mistura de sentimentos e desconforto ao longo de toda a história.

Não me apeguei a nenhum personagem, mesmo achando marcantes, mas gostei bastante da leitura e recomendo.

Nota: 4/5?

Gabrielle 25/03/2024

Um clássico que fiquei com medo de ler e achar chato. Principalmente por ser um livro muito antigo. Me surpreendi. A história é cheia de reviravoltas e intrigas.