O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Sttefani 11/04/2024

Um bom livro, com personagens insuportáveis
Ansiosa pra ler esse livro de novo daqui 10 anos e finalmente gostar dele como eu esperava gostar na primeira lida

sinceramente é apenas uma grande quantidade de desgraçados e 3 pessoas minimamente sãs, não senti nem uma pontinha do tal romance infelizmente

Taciane13 11/04/2024

A paixão na sua forma mais pura, crua e nua. Não consigo vê o amor como algo lindo ou com sua delicadeza que a maioria das histórias de romance mostra, pelo motivo mais simples "somos humanos". A beleza e a crueldade está entrelaçado a nos não tem como algo vindo de nos ser limpo.
E esses é um dos primeiros livros que leio, que mostrar a paixão na sua forma mais pura. Apenas humanos amando humano.

huntzbergf 10/04/2024

Ouvi esse livro em audiobook e foi uma baita experiência. Primeiro porque foi meu primeiro contato com audiobook, e segundo porque senti como se estivessem me contando uma grande fofoca por conta da narração da Nelly.

Achei o início super fofo e envolvente, depois foi ficando meio sombrio e muito triste. Confesso que entendi os motivos para o Heathcliff querer vingança, mas tinha hora que eu ficava "meu bem, meu bem... dois anos... para... vai viver".

Achei o final ótimo, o teor sobrenatural foi super interessante. Outra coisa que me chamou atenção também foi a carga poética nos versos do livro, achei lindo demais, toca bem no fundo da alma, sabe? Uma pena que a Emily não tenha tido o reconhecimento que merecia em vida e que não tenha publicado outros romances.

Obs: quando cheguei no fim da história entendi o porque dessa capa e de outras edições em que há dois personagens debaixo de uma árvore. Achei perfeito. Casou certinho com a lenda que os moradores da região inventaram.

Travonrodfer 10/04/2024

Meia estrela é muito
Eu morro que esse livro é extremamente amado por muitos e gosto é algo de fato engraçado. Eu li querendo muito gostar e só fui me arrastando, sendo que não é o tipo literário que me agrada. Do contrário, nele está aglutinado tudo que me dá preguiça. A cada novo moribundo que aparecia, suplicava para que morresse logo pra alguma emoção acontecer. So tem personagem amargurado e chato, contado por uma coitada numa ambientação chata, velha e fria.

Valentyne.Strozzia 09/04/2024

O Morro dos Ventos Uivantes
Procrastinei muito pra escrever a resenha sobre esse porque eu sinto que me falta sensibilidade pra falar sobre esse livro, no sentido de que talvez eu seja limitada pra entender de fatos as nuances desse livro.
Eu peguei esse livro sem saber nada sobre ele além de que se tratava de um romance (nunca tinha visto o filme e nem ninguém tinha me contado sobre a história) então eu formulei uma ideia do que ele seria na minha cabeça (algo parecido com outros romances de época que eu já li) e eu não podia estar mais longe do que realmente foi esse livro.
Um dos aspectos que eu mais gostei da história foi a escolha narrativa, a autora faz um trabalho tão bom em te colocar dentro da história que se não fosse pelas menções aqui e ali do Lockwood você esqueceria totalmente dele porque parece que a Nelly está contando aquela grande fofoca pra você e livros com narrados que não são 100% confiáveis pra mim é sempre uma aventura ler porque no final do livro eu me vi tendo muitas das mesmas opiniões da Nelly que eu não sei dizer que se eu as teria se ela não fosse a narradora. Em alguns outros momentos também tem outros pontos de vistas narrativos (consideravelmente mais curtos) mas que são igualmente desconfortáveis e eu adorei essa dinâmica do livro. Outro aspecto que eu gostaria de destacar é o quanto esse livro é hilário, não aquele tipo de engraçado que te faz soltar um arzinho pela boca, eu gargalhei diversas vezes lendo esse livro e isso pra mim é incrível.
Sobre a história em geral, existe muito sofrimento do começo ao fim desse livro, se bem que se pode argumentar que no final do livro existe uma certa felicidade, mas esse livro é muito marcado pelo sofrimento de vários personagens diferentes, sofrimentos de cunho social, sofrimentos por conta de hierarquia, sofrimento por conta de religião e até mesmo sofrimentos psíquicos. Todos os personagens são de alguma forma afetados por alguma forma de sofrimento e a maioria deles é sofredor mas também causador de sofrimento no outro, esse livro não te mostra as "mocinhas" e "mocinhos" de romance que muitas outras obras mostras, os personagens podem ser bons mas eles porém também ser egoístas, cruéis, vingativos, invejosos e covardes.
O romance do Heathcliff e da Catherine que é o tema central do livro é um amor muito forte e intenso mas ao mesmo tempo é mesquinho, obsessivo, possessivo e cruel, mas isso tudo é um reflexo também de como eles foram criados antes e depois da morte dos pais dele, é uma relação que te move a querer torcer por eles pela quantidade de amor visível e pela história dos dois juntos mas que no final (eu pelo menos) não consegui me ver apoiando com o desenvolvimento dos dois. Por uma série de mal-entendidos, situações passadas e por escolhas de vários personagens nasce no interior de Heathcliff o desejo de se vingar de Catherine, do seu marido, da irmã dele, da filha e de todo mundo que tivesse qualquer envolvimento com a família Linton. E todos eles tem seus erros, o que pesa na balança é a quantidade e é uma leitura que me fez questionar em muitos momentos porque o Heathcliff foi se tornando uma pessoa cada vez mais asquerosa mas ao mesmo tempo ele também foi uma das pessoas que foi mais vítima durante a história, então ninguém que é apenas bom e apenas mal (mas chegou um momento da história também que eu larguei a mão do Heathcliff).
Sobre os personagens, Hindley pra mim era um dos piores do começo ao fim ele não teve uma qualidade que o redimisse, Joseph também. Nelly pra mim era uma das personagens mais interessantes porque ela se portava como a que conhecia tudo, muito sábia, aquele tipo de sabedoria de alguém mais de idade, mas a idade dela não era tão maior do que as dos outros personagens mas por conta da sua posição social e a necessidade de trabalhar cedo ela teve que amadurecer muito cedo e criar crianças mesmo sendo ela mesmo uma. Catherine Earnshaw é também muito interessante, ela é descrita como muito bela mas com um gênio muito forte e com o passar dos anos ela entra num sofrimento psíquico tão grande que isso é o que acaba levando a sua morte. Edgar Linton, não tenho muita opinião sobre ele além de sentir um pouco de pena e sentimentos de conflito, ele amava muito a Catherine mas em muitas vezes me questionei se esse amor era tão altruísta ja que ele nunca teve intenção de deixá-la para ir com ela verdadeiramente amava (ele era a opção mais segura mas quem era ele pra decidir isso) mas tirando suas transgressões quando criança ele era um dos personagens mais gentis e foi um excelente pai também. Isabella Linton, ingênua e é a única palavra que eu tenho pra ela. Linton Heathcliff, insuportável. Catherine Linton, filha de Catherine e Edgar, umas das vítimas de Heathcliff, é uma das personagens que mais amadurece na história e que também mostra mais coragem diante Heathcliff. Hareton Earnshaw, precioso demais, meu personagem preferido, merecia tudo de bom, mesmo sendo limitado por Heathcliff ele ainda cresceu bem (menos tendencioso que isso impossível) e eu gostei muito do final dele com a Catherine (tive que fazer um esforço enorme pra lembrar que era Inglaterra do sec 19 e ignorar o fato deles serem primos). Por fim o Heathcliff, eu não me permito amar ele mas não consigo odiar ele, ele é vilão e herói da própria história sua vida foi trazer sofrimento pros outros e mesmo ele dizendo que aquilo o satisfazia eu duvido muito e ele entregou umas das suplicas mais arrepiantes e bonitas que eu já vi quando ele implorou pra que Catherine o assombrasse depois da morte para que ele pudesse vê-la de novo.
No geral eu me diverti muito quebrando a cabeça com esse livro e com certeza lerei de novo e espero que quando o fizer eu consiga escrever uma resenha melhor.
Jhomic 09/04/2024minha estante
Maior e mais atenciosa resenha que encontrei nesse aplicativo até agora. Ansioso por outras assim! ??

Verityfran 09/04/2024minha estante
Uau! Resenha maravilhosa. Eu li esse livro há uns dois anos e gostei, mas assim como você não sabia nada sobre ele no início e confesso que não absorvi tudo que ele oferece. Foi uma leitura maravilhosa, mas que com certeza quando eu reler, vou aproveitar muito mais.

beatriz 09/04/2024

Catherine earnshaw que se casa e se torna catherine linton tem uma filha chamada catherine linton que se casa e se torna catherine heathcliff que se casa e se torna catherine earnshaw.
Laura 09/04/2024minha estante
Siiim KKKKKKKK

Cinthya 09/04/2024minha estante
A criatividade da família mandou lembranças hahaha

Cris Peixoto 09/04/2024minha estante
Detestei esse livro. Muita imaturidade, mas entendo que na época em que foi lançado fazia sentido.

eloisagroshevis 09/04/2024

Nheee, nao me cativou muito
E sim, eu sei que nenhum dos personagens estão lá para serem cativantes, afinal é uma história de vingança do começo ao fim.

Poréeeem, me irritou demais toda a repetição de ódio. Sabe quando você não compra muito as motivações do personagem? Foi muito disso, então em 60 por cento eu ja tava "TA BOM HEATHCLIFF JA ENTENDIIIIIIII".

Gostei do final, mas toda a leitura foi meio arrastada pra mim. Apesar disso, quero muito ver o filme Emily - que conta mais sobre a própria Emily Bronte - pq é sabido que partes do livro podem estar relacionados a acontecimentos da vida da autora.

Enfim, é xingamento pra la e pra ca por 460 páginas. Se for sua vibe, acho que vai gostar.
Mas se gostar de algo mais intimo e sofrido pega Jane Eyre que é beem melhor (na minha opinião, sei que eles são muito diferentes para comparar).

utasaan 08/04/2024

Revive Emily
Me interessei por causa da capa e a sinopse vaga, edição da principis. Eu simplesmente amei. Não esperava nada, até porque a sinopse era tão vaga, falando sobre a arquitetura da propriedade que dá nome ao livro, que eu poderia imaginar qualquer coisa.
A história de vingança de Heathcliff me cativou do início ao fim. A forma como arquitetou tudo me deixava com raiva as vezes, no sentido bo. ja que ele é antagonista. Nelly como narradora era incrível, nos raros momentos que ela sai desse posto eu senti muita falta.
Recomendo demais a leitura e fico muito triste desse ser o único livro de Emily Brontë, talvez me aventure nos livros de suas irmãs mais novas, apesar que não sou muito fã de poesia.
Evelyn.Vilela 12/04/2024minha estante
Espere até ler Jane Eyre!

Agatha.Lanorce 06/04/2024

Melhor leitura ??
" Seja lá do que nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais ."
"Me seria mais fácil esquecer de minha própria vida do que esquecer você ."
Essas são uma das frases mais tocantes do livro, a leitura me abriu uma porta para o mundo dos clássicos de romance gótico, esse livro nos aproxima da brutalidade e do amor que somos capazes de sentir.
A narrativa traz personagens realmente vivos, que te fazem sentir diversos sentimentos ao longo da história, me emocionou profundamente.
Nota 10/10

Ps: Quero ler os livros das outras irmãs Bronte.

null 06/04/2024

De início, achei difícil a leitura, não conseguia render por nada, estava chato!
É mais um livro de vingança do que de romance. Retrata muito bem até que ponto alguém pode ir para poder se vingar, Heathcliff conseguiu ir muito longe e alcançar muitas coisas apenas para se vingar de um amor de infância.

DannySousahh 05/04/2024

Não consegui me conectar
Não tenho muito oque falar desse livro? só que pra mim foi quase um sacrifício terminá-lo. não julgo de forma algum quem diz que o ama, até pq temos o livre arbítrio para isso.

Giaquelli 05/04/2024

O polêmico dos clássicos
Se existisse o programa "Casos de família" em 1847, essa família seria a principal da temporada com recorde de audiência.

Não existe meio termo: ou você ama ou você odeia esse livro. Personagens cheios de defeitos, complexos e com uma profundidade acima da média, eu aconselho pegar esse livro e ler sem nenhum tipo pré conceitos sobre qualquer um deles, e acima de tudo analisar bem seus personagens. Longe de ser a receita básica de um livro clichê onde mocinho é mocinho e vilão é vilão, nós deparamos com pessoas que apresentam seus dois lados, e em sua maioria, o pior lado nos é apresentado durante a história. Talvez por isso muitas pessoas não gostem dele, já que, podemos dizer, o que falta neles é carisma.

Se vale o conselho dessa leitora, cada página pra mim valeu a pena, a complexidade da história, da vida de cada um deles e os motivos que fizeram cada um trilhar seu caminho por consequência de pequenos ou grandes atos, me fez refletir muito sobre como é nossa vida.

Boa leitura

Alessandra.Jungblu 04/04/2024

Angústia
Para mim, ler O Morro dos Ventos Uivantes foi uma experiência diferente e sofrida, que me tirou completamente da zona de conforto. Angústia do início ao fim é o que define minha leitura, uma imensa vontade de abandonar a história e ao mesmo tempo a ânsia por saber até onde poderia ir toda a loucura. Me senti tão presa quanto aquelas pessoas. Passei por vários momentos: procurei os mocinhos, pensei ter achado, caí na decepção... tive simpatia por Heathcliff, achei Nelly tão desnecessária às vezes, e mesmo quando parecia um final feliz, já era tarde para se ter alguma esperança. Aqui não se torce por ninguém. Um romance repleto de crueldade, sentimentos violentos, amores intensos, ressentimentos e injustiças. Em meio ao isolamento desse lugar inóspito e triste, ninguém se salva. Talvez os fantasmas encontrem a paz...