O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Marchetti1 19/04/2024

Pensei que não ia terminar, mas cá estamos
"Não fique com essa cara de vira-lata agressivo, que parece saber que os pontapés que toma são sua sina, e que detesta todo mundo como detesta quem desfere os pontapés."
"? Mas, Nelly, eu poderia derrubá-lo vinte vezes, que ele não ficaria mais feio, ou eu, mais bonito. Quem me dera ter cabelo claro e pele clara, e me vestir e me portar bem, e ter a chance de ser tão rico quanto ele ainda vai ser!"
"Pároco nenhum no mundo jamais imaginou o paraíso de modo tão belo quanto elas, em sua conversa inocente, e enquanto eu soluçava e entreouvia, não pude deixar de desejar que estivéssemos todos lá, juntos e a salvo."
"Sempre levou jeito para pregar sermões, e assim conseguiu causar uma forte impressão no sr. Earnshaw; e quanto mais frágil ficava o patrão, mais influência ele ganhava."

Eu não tô acostumado com livro com essa linguagem, no meu caso foi um pouco complicado, mas com a ajuda do dicionário do Kindle, nada é impossível. Eu me perdi muuuuuito nos nomes, na árvore genealógica, idade e ponto de vista, então indico, se for ler esse livro e se considerar alguém esquecido, ANOTE TUDO!!! Acabou que eu gostei, foi um bom livro, eu costumo ler em uma parte específica do meu dia, mas faltava menos de 10% e eu tava curioso então acabei matando o livro, acabou que não me arrependo.
biaandradezz 19/04/2024minha estante
Tô aqui na fé que vou conseguir terminar, mas não tenho certeza, é muito cansativo

Carla 19/04/2024

"O Morro dos Ventos Uivantes" é um livro cheio de drama e paixão. Conta a história de Heathcliff e Catherine, que têm um amor complicado e cheio de reviravoltas. É daqueles que você não consegue largar, porque os personagens são intensos e a história é cheia de emoção.

Mandi lu 19/04/2024

"Pois não foi a miséria, nem a degradação, nem a morte, nem algo que Deus ou Satanás pudessem enviar, que nos separou. Foste tu, de livre vontade, que o fizeste. Não fui eu que despedacei teu coração, foste tu própria. E, ao despedaçares o teu, despedaçaste o meu também"

alefrocha 19/04/2024minha estante
Reli esse livro numa tradução mais digerível e fiquei me perguntando se eu fui uma adolescente normal, porque fazer essa edição ai, uma das leituras favoritas certamente não é.

Gabriel Abib 18/04/2024

Somente grosserias não sustentam enredos
Amor e ódio definem minha experiência, é até um pouco embaraçoso vir aqui e tecer críticas a uma história que em determinados momentos me fisgou tanto, mas ao mesmo tempo, verdades necessitam ser ditas e não posso mentir para mim mesmo, terminei o livro já não aguentando mais!
O melhor para mim foi a escrita, gostei muito da criação dos personagens e dialogos por parte da autora, é de uma sagacidade, ironia, e deboche impar, todos com suas heterogeneas almas malignas, fantástico. Entretanto, o problema é que sob isso não temos uma história nada emocionante, as picuinhas entre as famílias podem ter sido amendrontadoras nos morros uivantes, mas para o leitor, parece tudo um eterno exagero, além disso, não temos romance, mistério, terror, é uma história morna. Em minha visão um dos principais problemas reside no antagonista, apesar da inegável sagacidade e obstinação, sua onisciência é profundamente irritante, tudo ocorre de acordo com seus planos, esses muitas vezes descobertos pelos rivais, todavia, ninguém faz nada, eternas vitimas. E a raiz disso? Um amor enlouquecedor, honestamente, considero impossível conceber tanta gente enervada assim, que adoecem e tramam vinganças de décadas, uma família inteira de emocionados em demasia, ta louco! Não obstante, com a morte de Cathy (personagem abominável) e Edgar (o passivo coitado, típico dos matrimônios nos livros da época que já me cansaram) a história piora 100%, nem o Sr Heathcliff ou a carismática Nelly tornam a infame Cathy Jr e Linton tragáveis.
Adorei o estilo da autora, odiei a história.

Obs: que final tosco...

valadão 18/04/2024

Sente a paz desse lugar
Um livro que é confuso e denso, precisa de muita paciência pra terminar, mas no tempo certo se torna uma grande novela mexicana e as ultimas 100 paginas prendem o leitor e mal te deixam piscar
uma história sobre a parte doentia do amor, e como amar pode enlouquecer uma pessoa

eiller 18/04/2024

Fofoca? Aceito!
Eu demorei pra escrever a resenha desse livro porque precisei ?rumina-lo?. Foi a minha primeira experiência, tanto em livros clássicos quanto em audiolivro. E reconheço que apesar do início ser um pouco confuso, com personagens nem um pouco carismáticos e problemáticas no que tange a relacionamentos, foi uma leitura excelente.

No inicio tinha dado apenas 3 estrelas, hoje ja mudo minha avaliação para 4. É muito curioso e muito interessante ao mesmo tempo saber que uma escrita tão densa quanto essa tenha vindo de uma jovem que nunca sequer se relacionou amorosamente com ninguém.

Para aqueles que querem sair um pouco da zona de conforto, recomendo bastante.

foolsluna 18/04/2024

Morro dos Ventos Uivantes é daqueles livros que despertam emoções extremas - ou você o ama, ou o odeia (no meu caso, eu amei).
Aqui, você não encontra o típico romance romântico como os clássicos de Jane Austen. Emily Brontë criou uma obra-prima que mostra o lado sombrio do amor, deixando de lado os aspectos fantasiosos desse sentimento. O livro é repleto de paixão, amor, ódio, rancor, egoísmo e vingança.

A obra é narrada em dois períodos temporais: passado e presente, onde os personagens são habilmente desenvolvidos, refletindo comportamentos terríveis resultantes de suas criações.
A crueldade humana é explorada de forma intensa, até mesmo os animais retratados no livro exibem comportamentos cruéis, refletindo o ambiente violento em que vivem.
Na segunda geração, os descendentes carregam traços violentos, mas são muito mais diferentes da primeira, mostrando uma consciência de suas próprias falhas e uma dualidade entre a reflexão de sua forma de criação e a bondade.

O interessante é que Emily Brontë ambientou o livro sempre no inverno ou outono, com breves passagens de primavera/verão, o que reflete muito na personalidade de alguns personagens, sendo pessoas frias.

Tem uma fala no livro de Catherine que diz: ?Seja qual for a matéria de que nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais?. Catherine amava Heathcliff, mas tinha um comportamento problemático, violento e egoísta, assim como ele. Os dois realmente se completavam, mas, como disse no começo, nem de longe o amor deles é romântico.

Este livro é um clássico, ricamente detalhado, oferecendo também críticas sociais do século XIX, de maneira sutil e habilmente descrita. Pessoalmente, fiquei muito envolvido na trama e nunca senti tanto ódio por um personagem como senti por Heathcliff. Suas ações me deixavam com tanta raiva que cheguei a chorar de ódio dele.

Milenna.Pessoa 17/04/2024

A leitura é um pouco difícil, por ser um romance de época, mas depois a leitura fica tranquila, não achei a história tão maravilhosa.

Li - Line - Aline 17/04/2024

Não indico por ser arrastado
Eu li até o capítulo 9 e simplesmente não me prendeu, nem a narrativa, nem os personagens.
Achei uma leitura muito arrastada. Eu passei o olho pro capítulo 25 e ainda era a mesma coisa, a "criada" contando sobre a senhora da casa. Então me desculpe, num quero mais rs

beatss.biazz 17/04/2024

It's me, I'm Cathy, I've come home
Não há palavras pra descrever o que esse livro é. Me apaixonei enquanto lia, e senti tudo junto com eles: a paixão, o ódio, a vergonha, a revolta, mas principalmente, senti empatia pela situação de cada um (depois de odiar eles em certos momentos com toda a força do meu ser, é claro). Todo mundo ali tinha seus motivos pra ser da maneira que era, e no fim, tenho a impressão que Catherine, Heathcliff e Edgar jamais foram felizes. Viveram e morreram sem conhecer o que eles tanto buscaram. Pelo menos, no final, temos um vislumbre (muito merecido) de felicidade com a Cathy e o Hareton. Pra mim, esse livro é pura arte. É a vida como ela é. Não existem mocinhos, não existem pessoas totalmente boas ou totalmente más. Somos todos um misto de cada uma dessas forças, e só nós sabemos nossos porquês. Vou ser obcecada pelo Morro dos Ventos Uivantes pra sempre.
livroselabirintos 17/04/2024minha estante
Melhor história de vingança que já li! ??

Fabielly2 17/04/2024

Não conseguia imaginar um FINAL FELIZ!
SIMPLESMENTE INCRIVEL!
Somente essas palavras resumem o livro para mim, só de lembrar sinto saudades de ler. Por mais que os personagens fossem complicados, todos me cativaram com seus jeitos autênticos de agirem.
Esse livro foi indicação de uma amiga, e no começo estava receosa e a leitura se arrastou, mas depois que me envolvi não consegui parar. E agora sinto um aperto no peito pela saudade que o livro deixou HAHAHA num futuro voltarei a ler, com toda CERTEZA!
Obrigada Ha!

23/03 - 16/04

Beatriz.Arruda 16/04/2024

Quando comecei a ler esse livro, tinha uma ideia totalmente diferente do que seria. E realmente, me surpreendeu demais. Por mais complexo e denso que esse livro seja, é bem notável quão genial foi a escrita da Emily Brontë, ela explora o ser humano como ele de fato é. O morro dos ventos uivantes não é um livro que vai classificar quem é bom e quem é mal, todos eles, no final, são humanos. Vemos isso durante o livro todo, pela perspectiva da Nelly, como, pra alguns, certos personagens são vistos como pessoas boas, e outras o oposto. E além disso, temos a história de amor da Cathy e do Heathcliff, que por mais deturpada que seja, é tão intensa que atravessa todos os tipos de barreiras.

16/04/2024

O morro dos ventos uivantes conta a história de Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo, Heathcliff. Ela, uma garota autêntica e intempestiva. Ele, um menino rústico, cuja capacidade de odiar foi moldada pela crueldade humana. Juntos, porém, Cathy e Heathcliff desenvolvem uma relação única, que nos faz questionar: pode a mesma alma habitar dois corpos diferentes?

Diferente do que muitos leitores imaginam, O morro dos ventos uivantes não narra uma história de amor. Ou, pelo menos, já se trata de um amor que foi transfigurado em obsessão, ressentimento, raiva e vingança. Talvez por isso o clássico divida tanto as opiniões. No entanto, quando enxergamos a obra por sua verdadeira proposta, passamos a compreender o verdadeiro objetivo de Emily Brontë.

A atmosfera gótica criada de O morro dos ventos uivantes é simplesmente impecável! As charnecas do norte da Inglaterra, onde a autora passou os seus 30 anos de vida, foram a inspiração para as paisagens descritas no livro. E é incrível como o cenário, úmido, naturalmente sombrio e inóspito, parece emular os sentimentos que permeiam a história que acompanhamos.