O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Ruana 23/04/2024

Avassalador!
Atemporal, nos faz mergulhar em mundo de paixão intensa, vingança e tragédia. Ambientado na sombria paisagem das charnecas de Yorkshire, somos transportados para um mundo de paixões avassaladoras e vinganças implacáveis.

A história de amor entre Heathcliff e Catherine é tão intensa quanto destrutiva, revelando como a obsessão pode consumir e distorcer até mesmo os mais profundos laços afetivos. É um lembrete poderoso de como o amor pode se transformar em algo sombrio quando alimentado pelo ressentimento e pela dor.

Um dos meus romances psicológicos favoritos!

Ju_junina 22/04/2024

Heathcliff, it?s me, i?m Cathy??
Clássico da literatura inglesa, uma história que não fala só de amor, fala de obsessão, ódio, vingança e inveja entre Heathcliff, Catherine e a família Linton. A leitura não foi tão fluida, mas eu gostei. É difícil você gostar dos personagens pela forma que a autora os descreve. É bem famoso e tem até música: Whuthering Heights da Kate Bush. Curiosamente, é o único livro escrito pela autora antes dela falecer, e só fez sucesso após sua morte. Tem vários filmes sobre o livro, porém só um retrata o Heathcliff como ele é descrito: de pele escura. Ansiosa para assistir.

Geise @leiturasdageh 22/04/2024

Mais que favorito
O morro dos ventos uivantes sempre será um livro que terá uma grande importância para mim. Primeiro porque foi o primeiro livro clássico que eu li na vida por livre e espontânea vontade. E foi o primeiro livro clássico estrangeiro que eu amei. E que me fez perceber que eu amo uma história melancólica, dramática, sombria.

E que bom que eu fiz essa releitura exatamente agora. Consegui me aprofundar na história e perceber coisas que na primeira leitura eu não dei atenção. E o que já era favorito, se tornou mais favorito ainda.

Nessa história vamos conhecer Heathcliff, um dos personagens mais detestáveis da literatura. Ele entra na história com 7/8 anos, quando é adotado pele Sr Earnshaw, pai de Hindley(14 anos) e Catherine (6 anos). E nessa primeira parte, sofre muito preconceito, é muito desprezado. O único que o trata bem é o homem que o adotou e após sua morte, a vida de Heathcliff se torna pior ainda. Até que ele foge e ninguém tem notícias suas por 3 anos. E sem ninguém mais esperar ele retorna.Totalmente diferente e com muita sede de vingança.

Eu li tentando compreender e justificar as atitudes de Heathcliff após esse retorno. Mas a cada coisa que ele fazia ficava impossível ter compaixão por ele. Ele fez uma escolha, e decidiu ser uma pessoa má. Destruiu a vida de muitas pessoas. E fez muita coisa horrível e sem remorso. Porém, ele é um personagem muito interessante. Mas não foi o que eu mais quis entender.

O personagem que mais me interessou e que ganhou, além da minha atenção, meu coração, foi Hareton. Filho de Hindley e Frances, conhecemos ele desde bebê. E com ele percebemos o quanto o meio que a criança está inserida pode influenciar no seu caráter. Mas que não pode corromper totalmente seu coração. O caminho de fazer o bem e fazer o mal é uma escolha que fazemos consciente, a partir do momento que temos esse entendimento.

Ainda quero fazer um post trazendo curiosidades e falando um pouco sobre cada personagem. Há muito coisa para falar sobre esse livro. Mas já deixo aqui minha indicação para quem curte uma história sombria e que nos proporciona grandes análises sobre o ser humano.

Já leu O morro dos ventos uivantes? Tem vontade de ler?

silva579 22/04/2024

O morro dos ventos uivantes
Uma das maiores obsessões e selvagerias literárias que já li, quase como uma perseguição faminta e sombria por amor, fome, obsessão, orgulho e morte. A história é como uma volta ao inferno, uma melancolia e um caos inexplicáveis, a história narra uma relação conturbada entre Heathcliff e sua amada. Eu tenho extrema vontade de reler esse livro com a mentalidade que tenho agora e com certeza é algo que eu vou fazer. Se você gosta de loucura, amor, melancolia e obsessão, esse livro com certeza é pra você. Super recomendado e merece todo o reconhecimento que tem.

Ana Clara 22/04/2024

A partir da leitura deste livro, tenho uma dupla sensação. Ao mesmo tempo que não gostava muito, queria ler e saber o restante da história.

Ao princípio não entendi muito bem o que acontecia e para onde aquela história ia. No entanto, a construção temporal da autora é muito bem feita e de certa forma cativante, nos levando ao final por querer entender os primeiros capítulos.

Não achei a narrativa em si tão interessante, como outros clássicos ingleses que temos por aí. Também me confundi com os nomes dos personagens.

Gostar ou não varia muito de acordo com os gostos pessoais de cada um. Mas vale a pena a leitura para conhecer esse clássico.

DAbora277 22/04/2024

?Heathcliff, it's me, I'm Cathy, I've come home??
Se ainda não leu, leia, mas prepare-se para sentir raiva, ódio, ranço, enfim? mas vale a pena, a autora nos prende no livro, a gente se sente parte da história e enquanto não termina não conseguimos parar de ler.

Kathmelo22 21/04/2024

O morro dos ventos uivantes
O morro dos ventos uivantes é um livro que conta sobre as vidas dos moradores do vilarejo que por acaso eram pessoas desprezáveis, com casamento arranjado e caso amorosos a história mostra esse drama.

Achei a história um pouco chata, livro bem cansativo.

Daniely2 21/04/2024

O morro dos ventos uivantes
Eu gosto muito da escrita de clássicos, esse por exemplo é uma delicia de ser ler, apesar de ser meio difícil entender algumas partes, achei o fim bem poético, terminou da forma que era pra ser no começo, me questionei varias vezes durante esse livro, questionamentos diferentes, mas o mais recorrente foi: o homem nasce mal ou a sociedade o torna? Enfim, gostei bastante!

Juliana2496 21/04/2024

Um novelao no bom sentido
Adorei, quase como um novelao da globo hahaha, ngm aqui é santo e bom, os personagens me irritaram muito, mas é isso, é um ótimo livro.
smellofbooks 21/04/2024minha estante
Babadeiro, né? Já leu Jane Eyre da Charlotte Brontë? Muito perfeito também!

Juliana2496 21/04/2024minha estante
Naoo, vou atrás

Raylla 21/04/2024

O morro dos ventos uivantes
Coloquei muita expectativa nesse livro, e ele acabou me desapontando um pouco. È uma história que só tem ódio e raiva. O protagonista se vinga de todo mundo, e todo mundo paga por isso. Só lá no finalzinho quando ele morre é que os última personagem tem um momento de paz. Então, não é um livro que eu recomendo muito.

helyzx 20/04/2024

ESPLÊNDIDO!
Que livro maravilhoso, sinceramente, acho que nunca tinha lido um livro tão atraente, que me chamasse tanto pra história assim!
Me senti um personagem lendo, uma parte da família. Senti junto com os personagens o carinho, a inveja, o ódio e a vontade de vingança por várias coisas. Chorei, me alegrei, fiz de tudo.
O morro dos ventos uivantes é um romance não muito carinhoso, mostra o lado ruim de vários personagens, o ódio contínuo de Heathcliff.
Mesmo Heathcliff sendo um homem muito amargurado, e tendo me feito odiá-lo em vários momentos, ele mostrou um amor imensurável pela Catherine, que mesmo depois de anos da sua morte, não se passou, acho isso lindo, lindo mesmo.
Peguei um carinho muito grande por vários personagens da história, e é muito interessante eu pensar neles, tendo uma visão de como se eu tivesse crescido mesmo com eles, sabe? saber a história deles, mesmo que bem resumida.
Recomendaria, demais! Muito mesmo, se tiverem a oportunidade de ler, leiam. Não vão se arrepender!

Roberta.Santtos 20/04/2024

Bom.
A história retratada no livro é boa. O jeito como a história foi contada, as falas, e os protagonistas não me envolveram muito. Amei a Nelly, uma senhora íntegra acredito que ela foi a melhor personagem do livro. Por vezes se tornou uma leitura entediante, mas resolvi terminar. Para quem gosta de um romance conturbado, vale a pena ler.

Bia Franzoi 20/04/2024

Razoável
As pessoas dizem que este é um livro para amar ou odiar. Mas não amei nem odiei, foi apenas neutro, para mim.

Não teve nada de muito marcante, na minha opinião. É interessante ler para conhecer a obra.

Praticamente nenhuma personagem é cativante, só despertaram sentimentos ruins em mim, com exceção de Nelly.

Marchetti1 19/04/2024

Pensei que não ia terminar, mas cá estamos
"Não fique com essa cara de vira-lata agressivo, que parece saber que os pontapés que toma são sua sina, e que detesta todo mundo como detesta quem desfere os pontapés."
"? Mas, Nelly, eu poderia derrubá-lo vinte vezes, que ele não ficaria mais feio, ou eu, mais bonito. Quem me dera ter cabelo claro e pele clara, e me vestir e me portar bem, e ter a chance de ser tão rico quanto ele ainda vai ser!"
"Pároco nenhum no mundo jamais imaginou o paraíso de modo tão belo quanto elas, em sua conversa inocente, e enquanto eu soluçava e entreouvia, não pude deixar de desejar que estivéssemos todos lá, juntos e a salvo."
"Sempre levou jeito para pregar sermões, e assim conseguiu causar uma forte impressão no sr. Earnshaw; e quanto mais frágil ficava o patrão, mais influência ele ganhava."

Eu não tô acostumado com livro com essa linguagem, no meu caso foi um pouco complicado, mas com a ajuda do dicionário do Kindle, nada é impossível. Eu me perdi muuuuuito nos nomes, na árvore genealógica, idade e ponto de vista, então indico, se for ler esse livro e se considerar alguém esquecido, ANOTE TUDO!!! Acabou que eu gostei, foi um bom livro, eu costumo ler em uma parte específica do meu dia, mas faltava menos de 10% e eu tava curioso então acabei matando o livro, acabou que não me arrependo.
biaandradezz 19/04/2024minha estante
Tô aqui na fé que vou conseguir terminar, mas não tenho certeza, é muito cansativo

Dâmares Liberato 23/04/2024minha estante
Estou na luta também pra terminar, a história é boa e cansativa ao mesmo tempo.. rs

Carla 19/04/2024

"O Morro dos Ventos Uivantes" é um livro cheio de drama e paixão. Conta a história de Heathcliff e Catherine, que têm um amor complicado e cheio de reviravoltas. É daqueles que você não consegue largar, porque os personagens são intensos e a história é cheia de emoção.