O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

eloisagroshevis 09/04/2024

Nheee, nao me cativou muito
E sim, eu sei que nenhum dos personagens estão lá para serem cativantes, afinal é uma história de vingança do começo ao fim.

Poréeeem, me irritou demais toda a repetição de ódio. Sabe quando você não compra muito as motivações do personagem? Foi muito disso, então em 60 por cento eu ja tava "TA BOM HEATHCLIFF JA ENTENDIIIIIIII".

Gostei do final, mas toda a leitura foi meio arrastada pra mim. Apesar disso, quero muito ver o filme Emily - que conta mais sobre a própria Emily Bronte - pq é sabido que partes do livro podem estar relacionados a acontecimentos da vida da autora.

Enfim, é xingamento pra la e pra ca por 460 páginas. Se for sua vibe, acho que vai gostar.
Mas se gostar de algo mais intimo e sofrido pega Jane Eyre que é beem melhor (na minha opinião, sei que eles são muito diferentes para comparar).

utasaan 08/04/2024

Revive Emily
Me interessei por causa da capa e a sinopse vaga, edição da principis. Eu simplesmente amei. Não esperava nada, até porque a sinopse era tão vaga, falando sobre a arquitetura da propriedade que dá nome ao livro, que eu poderia imaginar qualquer coisa.
A história de vingança de Heathcliff me cativou do início ao fim. A forma como arquitetou tudo me deixava com raiva as vezes, no sentido bo. ja que ele é antagonista. Nelly como narradora era incrível, nos raros momentos que ela sai desse posto eu senti muita falta.
Recomendo demais a leitura e fico muito triste desse ser o único livro de Emily Brontë, talvez me aventure nos livros de suas irmãs mais novas, apesar que não sou muito fã de poesia.
Evelyn.Vilela 12/04/2024minha estante
Espere até ler Jane Eyre!

Agatha.Lanorce 06/04/2024

Melhor leitura ??
" Seja lá do que nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais ."
"Me seria mais fácil esquecer de minha própria vida do que esquecer você ."
Essas são uma das frases mais tocantes do livro, a leitura me abriu uma porta para o mundo dos clássicos de romance gótico, esse livro nos aproxima da brutalidade e do amor que somos capazes de sentir.
A narrativa traz personagens realmente vivos, que te fazem sentir diversos sentimentos ao longo da história, me emocionou profundamente.
Nota 10/10

Ps: Quero ler os livros das outras irmãs Bronte.

null 06/04/2024

De início, achei difícil a leitura, não conseguia render por nada, estava chato!
É mais um livro de vingança do que de romance. Retrata muito bem até que ponto alguém pode ir para poder se vingar, Heathcliff conseguiu ir muito longe e alcançar muitas coisas apenas para se vingar de um amor de infância.

DannySousahh 05/04/2024

Não consegui me conectar
Não tenho muito oque falar desse livro? só que pra mim foi quase um sacrifício terminá-lo. não julgo de forma algum quem diz que o ama, até pq temos o livre arbítrio para isso.

Giaquelli 05/04/2024

O polêmico dos clássicos
Se existisse o programa "Casos de família" em 1847, essa família seria a principal da temporada com recorde de audiência.

Não existe meio termo: ou você ama ou você odeia esse livro. Personagens cheios de defeitos, complexos e com uma profundidade acima da média, eu aconselho pegar esse livro e ler sem nenhum tipo pré conceitos sobre qualquer um deles, e acima de tudo analisar bem seus personagens. Longe de ser a receita básica de um livro clichê onde mocinho é mocinho e vilão é vilão, nós deparamos com pessoas que apresentam seus dois lados, e em sua maioria, o pior lado nos é apresentado durante a história. Talvez por isso muitas pessoas não gostem dele, já que, podemos dizer, o que falta neles é carisma.

Se vale o conselho dessa leitora, cada página pra mim valeu a pena, a complexidade da história, da vida de cada um deles e os motivos que fizeram cada um trilhar seu caminho por consequência de pequenos ou grandes atos, me fez refletir muito sobre como é nossa vida.

Boa leitura

Alessandra.Jungblu 04/04/2024

Angústia
Para mim, ler O Morro dos Ventos Uivantes foi uma experiência diferente e sofrida, que me tirou completamente da zona de conforto. Angústia do início ao fim é o que define minha leitura, uma imensa vontade de abandonar a história e ao mesmo tempo a ânsia por saber até onde poderia ir toda a loucura. Me senti tão presa quanto aquelas pessoas. Passei por vários momentos: procurei os mocinhos, pensei ter achado, caí na decepção... tive simpatia por Heathcliff, achei Nelly tão desnecessária às vezes, e mesmo quando parecia um final feliz, já era tarde para se ter alguma esperança. Aqui não se torce por ninguém. Um romance repleto de crueldade, sentimentos violentos, amores intensos, ressentimentos e injustiças. Em meio ao isolamento desse lugar inóspito e triste, ninguém se salva. Talvez os fantasmas encontrem a paz...

Milena 04/04/2024

Uma história de obsessão e ódio que desperta no leitor sentimentos e sensações únicas.

Apesar de demorar a engatar a leitura não consegui soltar até descobrir o que acontecia. A autora é maravilhosa e escreve de maneira envolvente e criou personagens verdadeiramente complexos.

Ps: vou ter que assistir crepúsculo de novo e analisar o triângulo amoroso na perspectiva da Bella que amava esse livro

Emilly227 04/04/2024

Gostei??
Bem, não estou muito no mood de fazer uma resenha tão elaborada pra esse livro, ainda mais por ter sido um no qual não me apaixonei tanto.
A escrita é maravilhosa, nisso não posso negar, porém a história acabou não me agradando tanto quanto pensei que iria, entretanto isso é algo mais relacionado ao meu próprio gosto do que ao livro em si, portanto, caso você seja uma pessoa que goste de romances problemáticos, com tramas de "vingança" e algumas reviravoltas, recomendo!! Mas não vai pra minha lista de favoritos kkkk

Clarinha 03/04/2024

O morro dos ventos uivantes
Em resumo, O morro dos ventos uivantes é um ótimo livro, extremamente fluído, sobre um monte de gente insuportável e detestável.

O romance retrata uma trágica história de amor e obsessão entre Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo, Heathcliff. Grosseiro, humilhado e rejeitado, ele guarda rancor no coração, mas tem com Catherine um relacionamento marcado por amor e ódio.

É, sem dúvidas, um livro intenso, e que mexe muito com o leitor e seu senso de justiça e compaixão. É um livro que provoca, de certa forma, uma experimentação estética no leitor. Nos indignamos com as personagens, suas atitudes e nos questionamos perante sua complexidade. Houveram momentos mais para o final em que quis achá-lo cansativo pelo fato de não aguentar mais os personagens, mas valeu a pena concluir e continuar lendo. Um clássico é um clássico, e esse livro faz jus a fama.

milenda 03/04/2024

o morro dos ventos uivantes
Não sei exatamente o que dizer sobre essa minha leitura. é um livro totalmente fora da minha zona de conforto, mas eu até que gostei? claro que eu tinha de ler cada parágrafo umas duas vezes pra entender (e às vezes mesmo assim não entendia)

no começo eu pensei que seria alguma história do sr. lockwood, depois suspeitei de algo meio sobrenatural de fantasmas e tal, mas no final era uma grande fofoca da família dona da granja q o lock tava "alugando" (dona nelly mt fofoqueira slk)

os personagens são bem peculiares kkkkjk num momento você pensa "ai coitado" e daqui a pouco você tá "mereceu mano, some daqui" e dificilmente você vai gostar de algum deles. e ainda achei q foi um ponto positivo do livro saca? mostrar q todos nós somos falhos e imperfeitos e chatos e insuportáveis as vezes, porém tem gente desse livro que é ruim de natureza mesmo, pelo amor de Deus

mas é isso, foi uma ótima arriscada num novo gênero literário !

Juliana 02/04/2024

Eu sou bastante apaixonada por esse livro e posso dizer isso com convicção, porque li a primeira vez lá na adolescência e peguei para ler de novo com um filtro mais adulto.

Logicamente não consigo dizer que é um livro sobre amor, é mais sobre obsessão e pessoas que tem muito tempo livre pra poder mergulhar em sua própria loucura. Acho que o interior da Inglaterra, o clima mais obscuro de ultrarromantismo, tudo isso colabora para dar uma temperada especial no livro.

Da primeira vez fiquei um pouco cismada e agora ainda mais como também é um livro com marcas de racismo, porque toda a loucura do Heathcliff que eles chamam de má índole é relacionada com o fato de ele não ser um homem branco, de ele sempre ter ficado à margem.

Me envolvi demais e como foi bom ler esse livro, sempre fico com vontade de ler mais coisa dessa pegada

Mayara.Martins 02/04/2024

Certamente não foi o que eu esperava.
Óia, eu fui ler esse livro com uma visão bem errada dele, eu tinha lido a sinopse e pensei "hmm, um enemy to lovers de época" e bem....não, não foi isso que o livro entregou.
Para quem não sabe do que se trata, essa obra traz uma estória que é contada por uma empregada chamada Nelly ao novo empregador, um homem que "alugou" uma casa do senhor Heathcliff, e é justamente desse último que a Nelly fala, contando como ele, um órfão, foi levado à casa dos Earnshaw e lá sofreu muito pelas mãos do filho do casal Earnshaw, mas também encontrou lá sua alma gêmea, a senhorita Catherine, que também amava ele. Só que Heathcliff era um homem muito maldoso e vingativo e as coisas começam a desandar de um jeito que argh. Não quero dar spoiler, mas o livro é só desgraça, parece que nada dá certo na vida dos personagens. Daí nas últimas 3 páginas algo de bom acontece, e é isso, kkkkk. Mas dê uma chance ao livro, porque embora triste, foi um livro difícil de largar.