O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Guilherme 25/06/2021

Ruim
Gosto de ler clássicos. Mas este livro não me agradou desde o início por que conta uma história sobre o mau, não pela história em si, ou pelas maldades, ou pelos desencontros, mas pela forma como é contada. Em minha opinião a história tem certos furos, ou simplesmente deixa a desejar... Ou talvez eu só tenha lido o livro de forma errada... Enfim não gostei, mas também não gosto de escrever um resenha ruim, na verdade só escrevo as resenhas por causa do desafio do Skoob. Mas em todo caso tenho que ser honesto comigo mesmo.
Fabi 25/06/2021minha estante
Estava esperando sua resenha. Não li, mas sei a história e tem muita gente q a critica. É uma história q quero passar longe.

Bru Na :) 25/06/2021minha estante
nossa eu estava muito afim de ler esse livro ?

Guilherme 25/06/2021minha estante
Eu li o livro até o final por dois motivos: primeiro não consigo abandonar nenhum livro que começo, e segundo fico sempre na esperança de que o final salve todo a história, sei lá... Mas longe de mim desencorajar alguém a não lê-lo, afinal muita gente gostou... Mas não funcionou pra mim, talvez eu tenha lido errado rsrs

Amanda2676 25/06/2021minha estante
Alguns dizem que a edição de algumas editoras são bem diferentes e isso pode prejudicar a experiência do leitor. Vou dar uma chance para esse livro por ser um clássico citado em "n" outras obras, mas confesso que não estou esperando muito do livro.

Flavissíma 25/06/2021minha estante
Eu li e também não gostei...

Luiza 27/06/2021minha estante
Li muito nova, e não prestei muita atenção, não lembro de nada... Quero reler, falam tão bem desse livro...
Talvez tente uma hora dessas de novo.

Celly 30/06/2021minha estante
Eu comecei a ler (e isso aconteceu 2x), porém não dei continuidade, acabei engatando em outro livro e isso já faz muito tempo. Mas tentarei ler ainda esse ano. Achei um pouco difícil a leitura. Já li sobre as críticas tbm, mas sempre tive curiosidade ?

Diessica 01/07/2021minha estante
Tive a mesma opinião ? passei o livro inteiro esperando o odioso morrer?

alice 23/01/2021

O MELHOR PIOR PERSONAGEM
Sem sombra de dúvidas, O Morro dos Ventos Uivantes foi um dos melhores que já explorei na minha vida como leitora.

Quando peguei esse livro pra ler, nunca passou pela minha cabeça que abordaria as temáticas que encontrei aqui. Eu lia sobre Emilly Brontë e sua timidez, a morte precoce e, muitas vezes, já ouvi de professores que esse livro era sensacional. Tinha expectativas sobre ele, é claro, porque já havia lido "A Inquilina de Wildfell Hall" da irmã de Emilly, Anne, e simplesmente me apaixonei pela fluidez da narrativa, pela dureza dos posicionamentos e pelas personagens grandiosas e complexas, mas o que encontrei em "O Morro dos Ventos Uivantes" atingiu um outro patamar. Que monstro essa autora guardava em baixo da pele introspectiva. Que escrita, que talento. Ela é inigualável.

O livro narra a história de Heathcliff, um menino sem nome propriamente dito, racializado e órfão. Ele é adotado por um aristocrata inglês, o senhor Earnshaw, e passa a viver com os outros dois filhos do homem em sua propriedade, O Morro dos Ventos Uivantes.

Logo de cara, ambos os filhos biológicos detestam o novo membro da família, assim como os empregados. A maioria, obviamente, por aversão ao fato de Heathcliff ter a pele escura. Um em especial, tanto por isso quanto por algo mais: Hindley, o filho mais velho e herdeiro do senhor Earnshaw, vê Heathcliff se tornar o favorito do patriarca e, por ciúmes e pelo racismo, abusava física e psicológicamente do menino às escondidas. Ele, por sua vez, nada dizia ao dono da propriedade sobre os constantes ataques, mesmo sabendo que possuía influência sobre ele. O que aparenta ser uma atitude passiva, na verdade, se descortina numa natureza vingativa, que acumula todas as infrações contra si para, posteriormente, se vingar.

Sob a descrição de Nelly, empregada da casa que narra quase toda a história dessa família macabra, Heathcliff é descrito como insensível, calado e odioso. Essa personalidade, segundo ela, só se abrandava no que dizia respeito a Cathy, irmã de Hindley e filha mais nova do senhor Earnshaw. Ele e a garota desenvolvem um forte laço durante os anos de convivência, e esse só vem a ser quebrado quando o pai dos garotos morre e Hindley assume o controle da família, empurrando Cathy para os braços da família vizinha. Vendo oportunidades vantajosas para a própria vida, Cathy se casa com o herdeiro dessa família, e isso vem a se tornar a gota d'água para Heathcliff, que foge na calada da noite sem dizer uma palavra (o irmão da Jane Eyre KKKK). Anos depois, ele volta, rico e com sede de vingança. E é assim que inicia mais um ciclo de abusos na história.

Não entrarei em mais detalhes sobre o plot em si, mas gostaria de dedicar algumas palavras a respeito das características morais de alguns personagens do livro: ninguém vale uma banda de um real. Mas, ao mesmo tempo, pelo menos em alguns casos, conseguimos entender a raiz de certas transgressões.

Cathy, por exemplo, narcisista ferrenha, pensa obviamente apenas nela e ama só a si mesma. Esse, alias, é o motivo pelo qual também ama Heathcliff: para ela, ambos são iguais - algo que, honestamente, não posso discordar. É daí que vem a famosa frase tão romantizada em livros contemporâneos de romance: "Seja qual for a matéria de que nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais [...]". Nesse trecho, a meu ver, o que é apresentado não é uma visão sobre amor romântico que Cathy ou Heathcliff sentem um pelo outro. O que enxergo aí é uma prova de que ela vê nele uma extensão de si e por isso o ama e nutre tanta admiração. No entanto, sabe que de nada lhe serviria uma união com Heathcliff por meio do casamento. Dessa forma, escolhe se casar com o herdeiro dos Linton, que a amava e era extremamente manipulável. A questão que isso deixa é: em seu lugar, como fazer algo diferente?

Heathcliff, da mesma forma, abre em nossa mente o tensionamento seguinte: "quão negativamente os abusos praticados por terceiros podem afetar nossa vida permanentemente?". Não estou tentando justificar o que ele faz durante o restante (e maior parte) da história, muito menos dizer que ele poderia ser outra pessoa. É impossível de dizer. O que pontuo aqui é que os feitos de Hindley, seu racismo, seu ciúmes, seu comportamento inadmissível, ajudaram a transformar Heathcliff numa pessoa tão cruel quanto ele próprio. Os Linton também possuem parcela de culpa nessa questão.

Outro ponto importante a respeito da conduta desse personagem tão cheio de camadas são os reflexos discursivos de certas posturas dele dentro da história. Como já dito inicialmente, Heathcliff é uma pessoa racializada. Sua etnia é uma incógnita, pois, suponho, Emilly Brontë precisou utilizar de recursos linguísticos para disfarçar esse fato tão evidente para nossos olhos modernos atualmente e evitar, é claro, censura. No entanto, lá está. A constante comparação de sua pele escura e de seus traços "diferentes", de sua língua "irreconhecível"... Em um momento bem específico, gosto sempre de ressaltar, Nelly conta como uma vez o comparou com um filho de uma rainha indiana. A partir disso, comecei a refletir sobre a maneira como essa informação relaciona-se com todo o resto. Se Heathcliff veio de um contexto de colonização, isso justificaria sua aversão à língua inglesa, por exemplo. Na maioria das vezes, ele a utilizava apenas para xingar, escarnecendo da dominação dos costumes ingleses na sua vida. Justifica também, sua postura calada. É provável que, orgulhoso como era, preferia ficar calado a usar a língua daqueles que sempre o desprezavam. Isso, para mim, é uma possível materialização de um espírito de resistência daqueles sob o jugo inglês. A figura de Heathcliff não representa apenas ele mesmo, mas é histórica.

No entanto, nem tudo são flores e Emilly também não é perfeita. Esta outra incógnita que encontrei no livro, não sei se proposital, apresentou-se como tal para mim e até hoje não sei resolvê-la: quando Heathcliff tinha seus acessos de raiva e agressividade, a narração sempre o descrevia como um monstro, uma fera bestial e de outra espécie, enquanto outros homens de condutas parecidas, Hindley por exemplo, eram descritos apenas como transgressões e problemáticos. Nunca bestializados. Me pergunto se isso era reflexo do racismo de Nelly, a narradora, e foi estrategicamente colocado, ou se reflete-se ironicamente no campo discursivo e demonstra que Brontë não conseguiu levar sua crítica a todos os âmbitos da própria vida também.

Por ultimo, voltando ao que se refere à relação de Heathcliff e Cathy, por que será que ele, que odiava a tudo e todos, abria exceções a Cathy? Creio que isso se deve ao narcisismo dela. Como? Bem, ninguém nunca tratava Heathcliff como um ser humano, como igual, à exceção de Cathy. Ela o respeitava porque via a si mesma nele. Suas almas, sua matéria, tudo neles correspondia à mesma coisa. Ele obviamente, nunca entrou na cabeça de Cathy como nós, leitores, por isso se apegou de maneira obsessiva e nunca percebeu que o amor e respeito dela também poderiam ser deturpados.

O desfecho é que nosso anti-herói não consegue se vingar da maneira específica que queria no final do livro - o que não significa que não tenha conseguido causar um grande estrago. Assim, ele direciona sua raiva para pessoas relacionadas a seus antagonistas. Esses novos personagens, no entanto, não dão continuidade ao ciclo macabro que essas famílias iniciaram. A educação os liberta, de certa maneira, dos comportamentos abusivos que poderiam gerar outros abusadores. Foi um final feliz, o que conteceu. Aqueceu meu coração e me deixou emocionada.

Em termos gerais, esse foi um dos livros mais viciantes que já li. O macabro presente em toda a história me horrorizava e me deixava mais vidrada ainda. As sensações são extremamente agridoces no que diz respeito à relação que o leitor tem com Heathcliff, ele tem uma personalidade horrível, mas é impossível abrandar o interesse em sua jornada.

Recomendo demais, especialmente pra quem quer começar a ler mais clássicos. O ritmo é esplêndido e te prende, a linguagem não é rebuscada e a história, explorando diversos elementos do gótico, é riquíssima.
Lucas 23/01/2021minha estante
Com certeza foi o melhor romance de época que li! Ótima resenha aliás

Thay'OSF 23/01/2021minha estante
Eu não conseguiria descrever melhor a maravilha que é essa obra... resenha perfeita.

alice 23/01/2021minha estante
muito obrigada aos dois! esse livro é maravilhoso demais.

Paula 14/08/2021

Eu não sabia nada sobre este livro antes de lê-lo, mas imaginava que fosse um romance semelhante aos de Jane Austen. Esse livro foi uma experiência chocante, assustadora, agoniante. Mas é uma história cativante, não me cansava nem por um segundo enquanto lia, e queria sempre ter mais tempo para ler. É de certa forma doentio, mas real.
Ellen 14/08/2021minha estante
Eu me senti da mesma forma

Ellen 14/08/2021minha estante
E eu já sabia de tudo do livro kkkk

Mari 09/04/2021

Não estou acostumada com livros de época e esse também não é bem o estilo de leitura que eu mais curto, mas até que consegui me entreter bem.
Eu fui ler achando que seria um livro de romance, mas percebi que o foco não era bem esse (pelo menos na minha percepção). Apesar de ter vários casais, e até um triângulo amoroso, acredito que essa história se trata de uma outra questão: o quanto uma vida cercada pelo ódio pode gerar uma bomba que vai atingir todo mundo que está em volta, inclusive aqueles que plantaram esse ódio. Além disso, essa história mostrou que muitas vezes a violência psicológica pode ser tão destrutiva quanto uma violência física.
Nesse livro, os personagens são complexos e não existem mocinhos, mas também não existe um vilão que surge do nada e faz maldades sem nenhuma causa aparente. Uma pessoa que foi criada sendo humilhada e violentada, se não tiver nenhuma ajuda ou apoio, vai provavelmente crescer agindo da mesma forma com aqueles a sua volta. Obviamente isso não justifica atitudes erradas, mas é algo que nos faz refletir.
Bia 09/04/2021minha estante
comprei esse, tô esperando chegar kkkkk

Priscilla 09/04/2021minha estante
É uma leitura bem sufocante!

Victoria (Vic) 08/12/2021

Esse livro é TUDO na minha carreira. Não achei que gostaria tanto! Não por ser uma ?história de amor?, mas pela complexidade dos personagens e pela história de vingança. Eu amei, devorei o livro e se tornou um dos meus favoritos da VIDA!
O ódio que senti dos personagens, a melancolia, a claustrofobia e o desespero não me fizeram gostar menos do livro; pelo contrário, admirei a Emily por construir personagens tão viscerais e uma história tão odiosa. Eu amei.

Luiza 27/06/2022

É um livro que divide muitas opiniões de fato, muita gente odeia e outros amam, e eu simplesmente não consigo entender quem não consegue gostar dessa obra, é o primeiro clássico que leio e no início estranhei a escrita enfeitada, mas conforme eu me encontrava absorta na leitura a escrita se tornou fácil e bem fluída.

Os perssonagens simplesmente são o retrato da sociedade inglesa da época, orgulhosos e individualistas, características atribuídas aos ingleses durante a história. Amo como os perssonagens são reais, a ponto de que cheguei a odiar cada perssonagem dessa trama (Com excessão do Haerenton) em algum momento, são cheios de defeitos e me fizeram refletir sobre meus próprios comportamentos, me levei a pensar que todos temos comportamentos e atitudes desagradáveis que mtas vezes nossa consciência n nos permite perceber.

Comecei a ler para passar o tempo pensando que fosse um romance, mas ao invés disso recebi uma trama sobre vingança e sofrimento, cheia de informações e muito bem construída.
Faynna 27/06/2022minha estante
Amoooo esse livro ?

Alex 28/06/2022minha estante
Eu não consegui finalizar. Mas um dia tento novamente.

Luiza 28/06/2022minha estante
Alex vale mto a pena, o final foi o que eu mais gostei no livro

Alex 28/06/2022minha estante
Ahhh, vi recentemente algumas pessoas aqui que finalizaram elogiando. Terei que dar uma nova chance. Não é possível que seja ruim.

Faynna 28/06/2022minha estante
Eu tentei uma vez e desisti, eu estava lendo uma edição que tava difícil pra ler pela maneira que estava escrita, mas depois dei mais uma chance e me surpreendi, amei aquele final ??

DANILÃO1505 29/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Mi Rubin 23/12/2020minha estante
Comecei lendo achando que seria um romance ?
Terminei traumatizada ????
Extremamente puxado e concordo com o sombrio. Altamente pesado!

Welliton.Moreira 23/12/2020minha estante
Siiimm eu também fui muito enganado com isso kkk eu fiquei analisando e pensando "Meus Deus, o que é isso?" Por mais pesado que seja é numa história que prende a atenção e você quer ler até o fim kkk

Mi Rubin 23/12/2020minha estante
Tu lê o fim, esperando a redenção e a leveza da coisa ?
???

Welliton.Moreira 23/12/2020minha estante
Kkkk exatamente ???

Victor Dantas 17/05/2020

UM RETRATO CRU DA NOSSA SOCIEDADE E DAS NOSSAS RELAÇÕES
O Morro dos Ventos Uivantes cola na mente.

É quase certo que você já tenha um conhecimento prévio dessa obra, sem mesmo ter lido, afinal estamos diante de um clássico, e, diga-se de passagem que, não é qualquer clássico. Mas em curtas palavras seria: a relação entre duas pessoas, que compartilham de um mesmo sentimento, o amor, e de um mesmo destino, um não final feliz, onde um é a ruína do outro.

Aliás, o que essa história não traz, é felicidade. Arrisco dizer, que o livro é mais uma tragédia gótica, do que um romance em si, e, isso se deve ao fato da genialidade da Emily Bronte, em reunir tantos elementos, tantas referências, que torna O Morro dos Ventos Uivantes um livro único. Não há livro que se assemelhe com a obra, e acredito que tão cedo irá existir.

É um livro que carrega uma certa aura sombria, uma certa negatividade, que deixa o leitor com uma sensação de angústia, e essa aura é refletida também nos protagonistas. Tanto a Catherine e o Heathcliff, possuem uma personalidade perversa, vingativa, manipuladora, e isso é expressado do início ao fim, nos diálogos, nas decisões, e principalmente, nos sentimentos de ambos. São personagens extremamente complexos, onde um é espelho do outro, o que faz com que o leitor odeie ou ame os dois.

A Emily, conseguiu equilibrar muito bem, tanto a representação feminina, quanto a masculina na história, o que é algo difícil de se vê nos romances atuais, onde sempre acaba pendendo para um ponto de vista. Isso também contribui para que a história, ela tenha uma dimensão maior, que vai além do romance entre a Catherine e Heathcliff, pois os personagens secundários, também assumem um protagonismo na trama, já que a relação dos dois teve muita influência das pessoas ao seu redor.

A narrativa da autora é uma coisa fora do comum, que prende o leitor já nos primeiros capítulos, a descrição da paisagem, a construção dos personagens, os diálogos, é tudo muito real, visual, o que é incrível. Há passagens que faz a gente perder o fôlego, nos causa repulsa, nos enoja, mas que não deixa a gente largar o livro, até terminar.

É uma obra nua e crua, que trata mais das relações interpessoais do que o próprio amor, afinal, não consideraria essa relação dos personagens como uma história de amor. Mas, não deixa de ser um sentimento doentio, que tem o poder de revelar o lado mais sombrio e violento do ser humano.

A autora insere a vingança, a usura, a possessividade sobre o outro, a violência doméstica, a ira, a depressão, a morte, a solidão, o egoísmo, e tudo isso, resulta no que conhecemos, e damos nome hoje de relacionamento abusivo.

Apesar de ter sido escrito no século XIX, O Morro dos Ventos Uivantes é mais do que atual, e diz muito da nossa geração, onde cada dia os relacionamentos abusivos tomam uma proporção muito grande, e que se desdobra em feminicídio, assassinatos, depressão, suicídio.

E talvez seja por esse motivo que, O Morro dos Ventos Uivantes, seja uma história que causa tanto incômodo. Isso só torna a obra a frente do seu tempo, e de extrema importância.
E que bom que incomoda!
Yaaahsr 17/05/2020minha estante
Que resenha boa, parabéns! Já coloquei o livro na minha lista de desejo de leitura de 2020!

Victor Dantas 17/05/2020minha estante
Oi, tudo bem? Obrigado :)
Não vai se arrepender, espero que goste muito. Desejo uma maravilhosa leitura :)

Xabriel 17/05/2020minha estante
Interessante sua resenha, fiquei interessado no livro agora.

Victor Dantas 17/05/2020minha estante
Que bom Gabriel que gostou.
Recomendo muito, é um livraço, acredito que vale a experiência :)

Xabriel 17/05/2020minha estante
????

leiturandressa 16/02/2023

Um dos favoritos da vida
Sabe quando você lê um livro não esperando nada e ele entrega tudo? Exatamente! Eu não esperava gostar tanto assim desse livro, mas quis ler por ser um clássico ?diferente? dos demais.

Emily Brontë foi totalmente genial. Eu pagaria milhões pra voltar no tempo e poder ter uma conversa com ela. Que mulher à frente de seu tempo.

Apesar de ser vendido como um romance, o livro narra a trajetória de Heathcliff, um cara que? meu Deus, que ódio desse cara. Tudo o que ele busca é vingança pelas coisas que passou, mas essa vingança vai chegando em pontos muito extremos, ao ponto de você ler com aquela sensação de ?chega, né? já deu?.

O que mais gostei foi o fato de ser narrado como uma grande fofoca, pois é a governanta que conta tudo o que aconteceu para um viajante curioso.

A história de amor desse livro é drástica, todos os personagens possuem MUITA personalidade. As críticas que a Emily fez aqui me fizeram a admirar demais, sério, que gênio de mulher. A forma como a vida de cada personagem se entrelaça é incrível, a jogada que ela fez com os nomes de cada um, fiquei em choque com a genialidade.

Essa edição da Antofágica possui textos de apoio no fim, feitos por mulheres que participaram da produção e tradução do livro. Confesso que as informações que elas deram me fizeram amar mais ainda o livro. Leiam nessa edição!!!

Esse vai ser mais um livro da minha lista de recomendações universais. É uma estória memorável e sinto que sempre vou lembrar dos detalhes e se eu não lembrar, irei reler.
Nicolas388 16/02/2023minha estante
Morro dos ventos Uivantes ? a melhor fofoca da história!!!!!
Esse livro é tudo de bom!!!

leiturandressa 16/02/2023minha estante
sim!!! a fofoqueira que habita em mim é eternamente grata a Emily Brontë

Kau 26/01/2022

Bem caótico ???
O Morro dos Ventos Uivantes não é um livro de "aquecer o coração", é um livro diferente, acredito que "sombrio" seria mais adequado.
A história é boa até certo ponto, mas depois fica massante..não pela escrita da autora, que é meio complicada mas é só questão de costume, mas sim pelos personagens. Pra ser sincera, não me apeguei a quase nenhum deles enquanto lia, pelo contrário, fui odiando a maioria cada vez mais com o passar dos capítulos.
Talvez porque não costumo ler livros assim, mas não foi um livro que me encantou. O final foi razoável e fiquei até feliz. Mas sinceramente, não vou reler esse livro tão cedo.
Recomendo esse livro para pessoas que gostam mais de livros "dark" e que estão acostumados com a escrita mais formal.
Sathy 26/01/2022minha estante
Tive as mesmas impressões.

Kau 26/01/2022minha estante
Nossa, juro que fiquei com vontade de abandonar esse livro, só que eu já tinha lido bastante e me deu dó de jogar minha leitura fora sem nem mesmo saber como acabaria (´-?-`?)

Sathy 26/01/2022minha estante
Eu parei na metade e só voltei uns 5 anos depois kkkkk

Eu que gosto de Dark, achei um livro monótono e personagens que são detestáveis. A história acaba ficando muito arrastada depois que aquela pessoa "vai embora".

Joana.Leal 26/01/2022minha estante
Kkkkkkk , é compreensível

Kau 26/01/2022minha estante
mds kkkkkkk mas realmente, é compreensível.

E sobre a pessoa ir embora, nossa sim, as coisas ficaram arrastadas mesmo, misericórdia.

28/08/2010

O que tanta gente vê nesse livro? É chato pra burro, povo mais doido! nào tenho nada contra personagens desajustados (geralmente eu amo), mas aqui não tem um que se salve. E a loucura é totalmente injustificada.
Iara 30/08/2010minha estante
Né! Concordo.

Tainara 08/09/2010minha estante
E a loucura é totalmente injustificada. /2

Ana 13/09/2010minha estante
Ufa! Achei que eu tinha algum problema por não ter gostado... rs
Ainda bem que não sou a única.

Thai Mafra 04/02/2011minha estante
Concordo com você! Já tinha tentado lê-lo há alguns anos e larguei, porque simplesmente achei chato demais. Aí com essa modinha agora (livro favorito de Bella e Edward...¬¬) resolvi ler de novo. E a loucura é totalmente injustificada [4]

cotonho72 10/03/2011minha estante
O livro é um clássico e acho que voçes estão habituados a lerem romances comerciais com historias com final feliz,o livro é excelente e considerado uma obra prima pela critica e por todos o que será que tanta gente vê nesse livro?Acho que a pergunta seria diferente,porque será que eu não consigo entender este livro...

Thabi.Almeida 24/04/2011minha estante
Concordo.
O livro é chato, acredito que as pessoas se encantem com tragédias e um leitura mais dificil.

Este livro tem seus momentos, mais não posso concordar que seja representado a verdadeira face humana, afinal existem tantas faces que seria complicado representar todas. Mais acredito na bondade e o livro não demostra essa face

Mila Wander 06/05/2012minha estante
Por que as pessoas acham que o simples fato de uma pessoa não gostar de um clássico, significa que ela não entendeu?

Não há nada de errado em não gostar de um clássico, não devemos ter vergonha disso.

Sim, eu entendi. Não, eu não gostei.
Respeite isso e leia o que lhe convier.

07/05/2012minha estante
Oi Mila!

Obrigada por me defender. Concordo, não é porqiue é clássico que tem que ser bom. E também não é porquie eu não entendi que eu não gostei. Não consegui chegar nem até a página 100, mas a história não vai a lugar nenhum, os personagens são horrorosos (só quem se salva é a empregada que conta a história). E não é porque eu gopsto de fantasia que sou burra, ou que não tenha opinião ou seja alienada. Aliás, acho que tenho a mente mais aberta que essa gente que não aceita que existe outro tipo de litertatura. E opinião cada um tem a sua, é preciso respeitar a dos outros. Eu não gostei do livro, mas eu sei que muita gente gosta. E não é que eu não goste de clássicos. É s´olhar na minha estante que você encontra vários, e que eu gosto, como Dom Casmurro, O retrato de Dorian Gray, Eça de Queiroz...E também não achpo que os personagens refletem a verdadeira natureza humana. Quem é que fica se maltratando mutuamente assim, sem motivo? E olha que eu gosto de personagens perturbados. Mas que tenham motivo, não gratuitamente.

Beijos!

Fernanda

Mila Wander 07/05/2012minha estante
Eu li o livro inteiro, até o final e confesso que fiquei curiosa em algumas partes, por isso que consegui terminar. Fiquei esperando alguma coisa acontecer ou algum personagem se salvar, mas foi tudo em vão.

Não gostei do livro e pronto, não é só porque a maioria gostou que eu vou ter a obrigação de gostar. Gosto de livros de fantasias e de livros ditos "mais reais", gosto de alguns clássicos e sou bem eclética quanto a livros.
O pessoal julga o gosto literário dos outros como se ler um clássico tornasse alguém mais inteligente do que uma pessoa que leia fantasias.
Eu costumo dizer que livro é livro. O objetivo deles é emocionar, é nos humanizar, é acrescentar algo de bom dentro de nós. Não importa se for romance, drama, policial, clássico, terror... Não interessa!
Acho que muita gente se esquece disso e outras não tem senso de humor o suficiente para perceber que o mundo dos livros é um mundo onde podemos ir aonde quisermos, sem limites! Eu prefiro continuar acreditando nisso!

Bjão Fê!

Dih 08/09/2012minha estante
Nossa achei que era só eu que não tinha gostado kkk' . Ainda bem que não fui a única ²

Marina 21/11/2012minha estante
Uma coisa aprendi no Skoob: nem todo mundo vai gostar do livro que vc ama, nem todo mundo vai odiar o livro que vc odeia. Eu amo esse livro, mas as pessoas tem direito de não gostar. Por que por ser clássico e não ser ''comercial'' ele tem que ser bom pra todo mundo? Mania besta das pessoas pensarem que todos os clássicos são bons - existem muitos clássicos que não gostei. Não existe livro bom e livro ruim. Existem pessoas com gostos diferentes.

Mih 26/10/2014minha estante
não gostei nenhum pouco desse livro,muito chato .
Personagens loucos,aff rsrsrss

Douglas 02/04/2015minha estante
Nota-se que a imensa maioria das pessoas que não gostaram do livro são leitores assíduos de Crepúsculo...

Miih.... 11/07/2020

O morro dos ventos uivantes
"ele nunca vai saber o quanto o amo....e isso não porque ele é bonito, Nelly, mas porque é mais eu mesma do que eu. Qualquer que seja a substância das almas, a minha e a dele são feitas da mesma coisa"

Michel 25/01/2021

Literatura clássica inglesa.
Não tinha ambição nenhum com esse livro. Li sem esperar muita coisa. Mas, felizmente foi uma grata surpresa.

Palmas, para escritora dona de um único livro, que escreveu tão bem.

Deve estar no sangue das Blontë.

Priscila Furtado 12/09/2021

O morro dos ventos uivantes - Emily Bontë
Já ouvi dizer que esse livro ou você ama, ou odeia. Eu sou do segundo grupo. Achei a história muito perturbadora.
Um amor doente, entre pessoas que certamente tinham sérios problema metais.
Pra mim foi um sacrifício Seguir até o final do livro.
roses in winter 12/09/2021minha estante
hmmm

Eu tbm não gostei...

Lana 12/09/2021minha estante
Nossa, eu amei esse livro. Já li umas 3x. Kkkkkkk

Priscilla 12/09/2021minha estante
É um dos livros mais abandonados de todos os tempos.

Priscilla 12/09/2021minha estante
Eu recomendo Jane Eyre. Meu favorito da vida!!!

Criss 12/09/2021minha estante
eu n passei do 1 capítulo

Priscila Furtado 12/09/2021minha estante
Vou procurar Jane Eyre. Obrigada pela dica.

Frozennn 12/09/2021minha estante
Eu gostei bastante. Ver o amor do Heatcliff se tornar uma obsessão, eu li com a perspectiva de que aquilo não deveria ser romantizado.