O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Carol 13/10/2021

Existem amores eternos?
Finalizei a leitura que fiz em conjunto com a minha melhor amiga deste clássico da literatura. Não fazia ideia de como seria a história, mas sempre tive muita curiosidade para ler uma das obras das irmãs Brontë. E posso dizer que comecei com o pé direito na escolha.

Essa história é muito envolvente e intrigante. Parece uma novela repleta de amores perdidos, desentendimentos familiares e drama, muito drama. Mas a narrativa seduz de um jeito tão bom, que é impossível largar até a última frase. Em "Morro dos Ventos Uivantes" conhecemos a história de duas famílias: os Earnshaw, moradores da casa cujo livro herda o nome, e os Linton, moradores da Granja Thrushcross. A história dessas famílias ganha um novo capítulo quando o jovem Heathcliff aparece na região, como o novo filho adotivo da família Earnshaw. Depois disso, todos os laços se cruzam e o resto virá muita história para contar. A Mrs. Dean que o diga, rs

Adorei a enredo e amei a escrita da Emily Brontë. Acho que ela soube desenvolver muito bem os personagens, principalmente os femininos, o que é um marco incrível em 1800, principalmente pela história pessoal da autora. Vale super a pena a leitura! 🥰📚
Dora 13/10/2021minha estante
Eu amo esse livro! As irmãs Brontë são incrivelmente maravilhosas!! Todos os livros delas são brilhantes

Priscila Furtado 12/09/2021

O morro dos ventos uivantes - Emily Bontë
Já ouvi dizer que esse livro ou você ama, ou odeia. Eu sou do segundo grupo. Achei a história muito perturbadora.
Um amor doente, entre pessoas que certamente tinham sérios problema metais.
Pra mim foi um sacrifício Seguir até o final do livro.
roses in winter 12/09/2021minha estante
hmmm

Eu tbm não gostei...

Lana 12/09/2021minha estante
Nossa, eu amei esse livro. Já li umas 3x. Kkkkkkk

Priscilla 12/09/2021minha estante
É um dos livros mais abandonados de todos os tempos.

Priscilla 12/09/2021minha estante
Eu recomendo Jane Eyre. Meu favorito da vida!!!

Criss 12/09/2021minha estante
eu n passei do 1 capítulo

Priscila Furtado 12/09/2021minha estante
Vou procurar Jane Eyre. Obrigada pela dica.

Frozennn 12/09/2021minha estante
Eu gostei bastante. Ver o amor do Heatcliff se tornar uma obsessão, eu li com a perspectiva de que aquilo não deveria ser romantizado.

Cinara... 22/11/2021

O tóxico aqui não é o Heathcliff...
"Que estranha maneira de matar! Mais do que aos poucos, de pedaço em pedaço, de fio de cabelo em fio de cabelo, ludibriando-me com um espectro de esperança, ao longo de dezoito anos!"

Já dizia Victor Hugo "O pecado comete-se no meio da escuridão que envolve as almas. O culpado não é o que peca, mas sim de quem produziu a sombra."
Aposto que as pessoas que não romantizam Cathy e Heathcliff são as mesmas pessoas que romantizam qualquer tipo de adoção!
Nenhuma criança abusada fisicamente e psicologicamente se tornará um adulto alecrim dourado!
Pelo menos hoje em dia qualquer gesto de violência e abuso uma mulher é incentivada a se separar do marido. Mas não vejo nenhuma criança ser incentivada a pedir divórcio de sua família. Isso não existe, só existe o seja grato, seja lá qual for a maneira que te tratem, aliás ninguém está muito interessado nisso.
Uma adoção vai além da aceitação dos pais, vai da aceitação da família, dos vizinhos e da sociedade em torno dessa criança.
Heathcliff é só resultado final de anos de abuso, tóxico pra mim não é ele, e sim as pessoas que acham que ele que tinha que ser grato por ter sido adotado fossem quais fossem a qualidade de vida que ele levava.
"Seja qual for a substância da alma, a minha e a dele são a mesma." A substância que toda criança adotada não querida têm!
Mais pessoal minha relação com esse livro não poderia ser. Pra sempre será meu favorito da vida!
Existe no coração de toda criança adotada e mal tratada um Heathcliff, mesmo que só adormecido ele sempre estará lá.
Ju 22/11/2021minha estante
esse livro é tudo pra mimmmmmmm

Ju 22/11/2021minha estante
?seja qual for a substância da alma, a minha e a dele são as mesmas? ??????????????? sdds quero reler

Cinara... 22/11/2021minha estante
Ju também é meu favorito da vida! Leio todo ano!! ?

Dani 22/11/2021minha estante
Gostei muito do seu ponto de vista!
Sim eu pensei em algum momento sobre isso durante a leitura, mas no final é como se eu tivesse esquecido esse ponto.

Ju 22/11/2021minha estante
eu achava que todo mundo romantizava cathy e heathcliff kkkkkk me doeu demais não terem ficado juntos.

Cinara... 22/11/2021minha estante
Ju pelo menos pós morte ficaram ?

Cinara... 22/11/2021minha estante
Dani é tanta coisa acontecendo que tem coisas que se esquece mesmo, me apego tanto por ter passado por coisas bem parecidas.

Dani 22/11/2021minha estante
Eu acabei de reler! E foi muito diferente da primeira!
Vi que vc Cinara lê todo ano! Acho q cada vez vem uma coisa nova no livro pelo jeito né

Cinara... 22/11/2021minha estante
Sim Dani, nessa releitura eu morri de rir com a bagunça que é o começo ??? pra mim nunca tinha sido tão engraçado!!

Alan (@coracaodeleitor) 02/12/2021

Olá literáriooooos!!!

Como vocês sabem eu amo clássicos, porém O morro dos ventos uivantes, era um que eu já tinha tentado ler mas não tinha funcionado tanto pra mim.

Porém esse final de ano eu resolvi tentar novamente pois achei que era o momento, e o início pode ter uma construção lenta mas ao final eu me vim muito envolvido.

Já começo dizendo que é um livro muito mais sombrio do que os demais da época, os personagens não são cativantes mas isso tudo funciona muito bem como forma de prender o leitor. Acho que por ser um livro com uma pegada diferente, já se torna mais chamativo.

Nelly conta uma história de gerações a um forasteiro, que narra gerações de duas famílias chegando até a história do órfão Heathcliff que se apaixona por Cathrine, uma moça nascida em família abastada.

Então, sendo impossível a união dos dois Catherine se casa com Linton, porém destinos trágicos aguardam nossos protagonistas e grandes reviravoltas também.

Posso dizer que é um drama clássico muito bem construído e detalhado. Acabou que terminei o livro conquistado pela obra e com vontade de ler mais obras das irmãs Brontë.

Essa edição linda de luxo é da @editoraexcelsior o que faz da leitura uma experiência incrível também.
wild at heart 02/12/2021minha estante
Ótima resenha! Me deixou mais interessada no livro

Loren Fernandes 02/12/2021minha estante
"Acho que cada livro tem sua época certa para ser lido e esse foi o meu tempo para ler esse clássico que é tão amado."

Eu concordo em número, gênero e grau, por mais incrível que pareça só descobri isso de uns tempos pra cá e justamente com esse livro, tenho certeza que se tivesse lido em qualquer outro momento da vida não teria gostado, mas também tenho certeza que não teria um momento melhor que o atual e nunca mais haverá.

Esther 24/07/2022

A interferência do ambiente no caráter
O morro dos ventos uivantes é uma obra escrita no século XIX e, portanto deve ser lida sem a visão anacrônica dos dias atuais. A história é um pouco confusa no início e, após uma familiarização com os personagens, torna-se mais agradável. Fica bem evidente a influência de um meio tóxico no comportamento do ser humano, e, dos sentimentos envolvidos, para mim, a rejeição foi o que mais colaborou para determinação de caráter desviado. Achei a leitura boa e o final um pouco decepcionante (as duas últimas páginas). Mas acho que vale a pena a leitura, por ser um clássico (mais uma vez, inglês) e por nos dar oportunidade de entendermos um pouco mais pensamentos e costumes daquela época.

MissMel 28/01/2023

A história com os personagens detestáveis
Queria muito ter gostado desse livro, mas após ler não vejo motivos para fazer. Claro que foi uma história intrigante em que me envolvi e não consegui largar quando cheguei na metade do livro, muitas vezes abandonei esse livro no comecinho por não conseguir engatar com a forma que a autora coloca o presente e o passado, sendo muito confuso na hora de distinguir também como ela mencionava algum personagem com o mesmo sobrenome como "earnshaw" e "linton".
Além disso, o morro dos ventos uivantes trouxe uma história envolvente que cada acontecimento que surgia eu ficava bastante surpresa e querendo saber mais e mais do aconteceria a seguir.
Mas tem uma coisa que me incomoda é tratar esse livro como romance, o que é inadmissível, pois aqui nessa história trata de como o Heathcliff faz de tudo pela Cathy obcecadamente, onde sua louca obsessão e sede de vingança, chega até nos filhos de Cathy e do Heathcliff que acabam por sofrer por isso, então não leia se for esperar um romance.
Giordano.Sereno 28/01/2023minha estante
Esse foi o único livro da Emily. Mas, se quiser, pode dar uma chance às irmãs dela. Jane Eyre de Charlotte Bronte e A Senhora de Wildfell Hall da Anne Bronte

MissMel 29/01/2023minha estante
Por mais que eu não tenha gostado desse livro da Emily, quero muito ler outros livros das irmãs bronte, principalmente Jane Eyre

bia_mota 06/04/2021

To meio obcecada
como diz a minha prima. morro is not a phase, it?s a lifestyle

e realmente é!! todo mundo deveria ler esse livro pra construção de caráter jskjdjdjsjaks sério. tenho nem palavras pra descrever o que esse livro me fez sentir.
bia_mota 06/04/2021minha estante
porém ainda quero reler em outra edição. ANTOFÁGICA ESTOU ESPERANDO VOCÊ SE PRONUNCIAR

Fê.Almeida 06/04/2021minha estante
Comprei essa edicao e tô doida para ler kkkkk comprei pelo preço

bia_mota 06/04/2021minha estante
simmmmm. eu comprei pelo preço e eu gostei da edição, mas eu acho que faltam algumas coisas e tem uns errinhos bestas de tradução

Fê.Almeida 06/04/2021minha estante
Entendi!!!! Vou ler em breve ??? mas quando o livro e bom sempre vale a pena ter uma edição especial né

bia_mota 06/04/2021minha estante
exatamente!!!! vai sair ele e orgulho e preconceito da antofágica esse mês pra pré-venda, nervosaaaaa

Fê.Almeida 06/04/2021minha estante
Socorrooooo, já vou colocar aviso HAHAHAH preciso de orgulho e preconceito

Naylla 10/02/2023

O amor deixou todos loucos
Mil sentimentos nesse livro, e muita confusão deles principalmente sobre o heathcliff. Uma tragédia romântica que me deixou perplexa muitas vezes. Um clássico que demorei tempo demais pra ler mas que não decepcionou.
Giu sccp 10/02/2023minha estante
Você é a primeira pessoa que eu vejo que gostou desse livro

Ylane.Santana 10/02/2023minha estante
livro maravilhoso!

Lorrainy 10/02/2023minha estante
Também estou demorando pra ler, mas por enquanto ainda não me decepcionou!

Regiane 14/09/2010

Amor, não! Paixão desmedida e doentia.

"Heathcliff diz a Catherine: - Não é fácil perdoar, olhar para esses olhos e agarrar essas mãos mirradas. Beija-me e não me deixes ver os teus olhos! Perdoo-te o mal que me fizeste. Eu amo quem me mata. Mas... como poderei perdoar quem te mata?"

Se alguém achar que encontrará um amor doce e puro ao ler esse livro, irá se enganar. Morro dos Ventos Uivantes trata-se de uma paixão obsessiva, acompanhada de ódio e orgulho. Uma história que não há limites para causar dor, não importa o quanto destrua ao redor, o prazer está na sede de vingança.

A história se intercala entre a narração do Sr. Lockwood e Nelly. As descrições da autora são perfeitas, melhor que isso, são impecáveis. Muito detalhado, onde o leitor consegue imaginar cada cena, cada momento, e com muita precisão, até mesmo os cheiros e climas.

Tudo começa quando o Mr. Earnshaw em uma de suas viagens trás para O Morro dos Ventos Uivantes uma criança que aparentemente parece ser um cigano, mas que ninguém sabe ao certo de onde veio. Seu nome é Heathcliff, o qual se tornou o filho preferido e digno de receber todas atenções do senhor daquele lugar. Isso acabou despertando ciúmes dos seus filhos legítimos, especialmente de Hindley. Heathcliff consegue porém conquistar a atenção de Catherine, irmã de Hindley. Tudo corre relativamente bem até que infelizmente o benfeitor morre, e com isso Heathcliff acaba ficando à mercê das maldades de Hindley, o que faz com que ele cresça “selvagem” – e daí que inicia-se o sentimento por vingança.

Sem modos e sem muita instrução, Heathcliff deixa de ser uma opção para Cathy como seu futuro marido, mesmo sendo apaixonada por ele. Com uma visão bastante fútil e gananciosa, apoiada pelo seu irmão Hindley, ela acaba ficando noiva de Edgar Linton - um excepcional cavalheiro e herdeiro da Granja dos Tordos - decepcionado com a escolha e com o abandono de Cathy, Heathcliff vai embora do Morro dos Ventos Uivantes.

Dois anos mais tarde - após Catherine já ter se casado com Edgar - Heathcliff retorna como um perfeito cavalheiro e misteriosamente rico. Nesse momento ele já se sente preparado para colocar em prática sua vingança contra aqueles que colaboraram pela separação dele e Cathy.

Heathcliff se torna cego e cruel em nome da vingança. Não se importando com nada, nem mesmo com aqueles que tem uma ligação com ele, prefere até mesmo tirar proveito disso, usando-os como instrumentos para suas ações diabólicas. Um personagem digno de ódio e repúdio por todas suas maldades absurdas, porém também é digno de pena, pois ser um homem só, que ninguém mais, além de Cathy o amaria.

Sinceramente eu estava sem esperanças de gostar desse livro, pois o começo é muito enrolado e monótono, mas conforme fui avançado eu comecei a gostar e fiquei muito ansiosa, assim como o Sr. Lockwood, para saber o desfecho da história de Cathy e Heathcliff, contado por Nelly - a governanta que acompanhou a vida do casal.

Depois de eu dar a chance de entender melhor os sentimentos dos personagens e de me envolver com a história, O Morro dos Ventos Uivantes se tornou um dos meus livros preferidos.
Virgínia 14/09/2010minha estante
Estou nas últimas páginas, mas concerteza ele vai para minha lista de favoritos, assim como pra vc!Ótima resenha!

Leo 30/09/2010minha estante
gostei do titulo.Isso nao é Amor...é paixao.

Jotagê 21/10/2010minha estante
Vou lê-lo depois que acabar "Sussurro".
Eu já vi várias referências boas sobre este livro.
Parabéns! Você é uma ótima resenhista.
Beijos!

Babi 26/10/2011minha estante
Adorei sua resenha!Com certeza,a frase "O livro favorito de Edward e Bella(...)" era alguma forma de vender mais.Assim,adolescentes iriam ser iludidos e dizer:"Até o Edward e a Bella leram 'Morro dos Ventos Uivantes'.Vale a pena ler 'Eclipse'".Histórinha vampiresca chata.O sucesso que faz não é devido a história,e sim por belos atores e atrizes."Crepúsculo" começou a fazer seu real sucesso após atores como "Robert Pattison" e "Taylor Lautner" viraram lobo e vampiro.Pobre pensamento...

Marina 21/11/2012minha estante
melhor resenha até agora

Aline 18/10/2013minha estante
Amei o livro. Heathcliff meu personagem favorito, sou fascinada com o misterio que existe sobre ele no livro.

Annanda 17/01/2021

Não tão bom quanto eu imaginava!
Não acredito que gostei do final deste livro (somente por um fato)!
A leitura do ?O Morro dos Ventos Uivantes? é muito densa, e toda a trama é a base da vingança e ódio(que horror), o que não favoreceu o meu prazer para lê-lo com mais afinco.
Juro que não consegui distinguir amor nesta história, para mim pareceu mais uma loucura!

Heathcliff contribuiu(e muito), por eu ter gostado muito pouco deste livro! ??
Andre.28 17/01/2021minha estante
Sim, super! É exaustiva a leitura. Nossa, sem falar dos comportamentos dos personagens ?

Annanda 17/01/2021minha estante
Exaustiva demaaaaais! Os personagens são péssimos!

Pan 18/01/2021minha estante
Eu considero um bom livro, mas de fato é pesado. Heathcliff ocupa a segunda posição na minha lista totalmente parcial de personagens mais odiaveis de todos os tempos, perde so pro Brownfield, mas é interessante ver a complexidade do personagem que msm sendo tão horrível é capaz de um amor absurdo. Vale atenção ao fato que não existe nenhum personagem bom ou mau no livro, todos são bem humanos executando de coisas boas e ruim

Pan 18/01/2021minha estante
Executando coisas boas e ruins durante a trama (cliquei em enviar sem querer)

Annanda 18/01/2021minha estante
Queria ter tido essa visão da trama, mas, infelizmente, achei uma leitura ruim.

clarinha 18/01/2021minha estante
Eu achei super pesado e cansativo! Único ânimo que tive lendo foi saber o final do Hareton! Uma linguagem cansativa e o comportamento dos personagens péssimo :/

Annanda 18/01/2021minha estante
Concordo plenamente com você, Clara!

Ananda.RevorAdo 23/01/2021minha estante
Tentei ler esse livro quando criança e foi só o desespero! hahahah

Marina.Caetano 19/03/2022minha estante
Concordo. Ainda estou no capítulo 10, mas não vi amor nenhum nisso. Nao acho que foram separados pelo destino, Para mim Catherine é narcisista, manipuladora e descontrolada, casou-se com Edgar Linton por vaidade e pq detestaria ser pobre com o rapaz sem futuro. Heathcliff é um psicopata, Hindley é um doido varrido e viciado, e os Linton foram vítimas de sua ingenuidade ao se misturar com gente tão instável.

Cris 10/07/2022minha estante
Se me permitem vou divergir de tudo opinado até o momento... hehe!
Eu vejo os personagens como pessoas que precisam de ajuda... e gosto de analisar o quando o comportamento de uma pessoa nos atinge de maneira positiva ou negativa.

No caso deste livro, o Heathcliff atinge as pessoas de forma negativa, então elas têm comportamentos negativos.

Eu poderia até certo ponto entender (porém sem concordar) com as atitudes de Heathcliff, vez que foi abandonado pelos pais, quando chegou na nova família não foi bem visto pela "nova" mãe e tão pouco pelo "novo" irmão.

Não fora bem aceito pela sociedade.

Sofria preconceito, por ter a pele mais escura, era chamado de ciganinho ...

A única pessoa q ele amou o trocou por outro...

Vamos concordar que a vida desse homem não foi um jardim de rosas ... o que não justifica suas atitudes, porém para mim, torna-as de certa maneira compreensíveis.

Marina.Caetano 21/07/2022minha estante
Gostei do seu ponto de vista! Faz todo sentido... a maioria deles precisava de ajuda, se a história fosse nos dias de hj provavelmente eles estariam fazendo terapia kkk. O que surpreende é que esse livro é vendido como uma história de amor eterno e profundo, mas quando lemos não parece amor, mas uma obsessão.

Laryssa.Rabelo 29/08/2020

Um livro que fala sobre gente chata
Se você está cansado de ler livros com personagens perfeitos e altruístas, te indico este aqui. Não sabia muito bem do que se tratava, para mim era mais um romance, mas que bom que estava enganada, o livro nos conta sobre como uma pessoa consegue ser egoísta e horrível para poder se vingar. Não vou negar que pensei muitas vezes abandonar a leitura porque fiquei um pouco cansada de todos os personagens e o quanto eles conseguem ser mimados. A Emily tem uma escrita muito boa e personagens bem construídos, tanto que acho que esse Heathcliff existiu sim em alguma época kkk. Enfim, foi uma experiência maravilhosa e fiquei satisfeita com o final

Jheinis.Duarte 22/07/2022

O MEU FAVORITO DO ANO
Por enquanto o meu favorito do ano. O Morro dos Ventos Uivantes é um romance gótico, um clássico, um livro mágico que você vai odiar e talvez amá-lo por isso. A mágia de um livro e te fazer sentir coisas, te fazer sentir que tudo aquilo é real, te aproxima da ficção, te faz sentir nela e com ela!!! Eu amo quando termino um livro e penso, como será que está fulano agora??? Hello??? Fulano não existe hahahah ai ai, eu amo essa magia, viajar com os livros é real. Você só precisa de uma história bem escrita!
Flávia Menezes 22/07/2022minha estante
Que bela nota!!! Emily pode não ser romântica como as irmãs, mas escreveu um livro e tanto! ??

Jheinis.Duarte 22/07/2022minha estante
Flávia, concordo amiga ?

Flávia Menezes 22/07/2022minha estante
Já fiquei com vontade de reler, amiga! ??

Dri 23/07/2022minha estante
Esse é inesquecível mesmo

Matheus Oliveira 28/07/2022minha estante
Jhe, me diz o que achou dessa edição, vale realmente a pena!?

Jheinis.Duarte 28/07/2022minha estante
Oie Matheus, a edição é ótima, tem uma boa tradução, uma boa diagramação, sem contar nas ilustrações, eu recomendo!!

Matheus Oliveira 28/07/2022minha estante
Pois é! Eu já tinha ouvido falar bem dessa edição, principalmente por causa das ilustrações! Obrigado viu! ????

Bradamante 12/08/2022minha estante
Isso aí esse livro é o melhor que eu já li. Eu esperava romance e acabei que gostei ainda mais por não ser nada fofo kkkk

Mayhara.Ferreira 07/06/2023minha estante
Queria reler mas não sei se tenho estrutura kkkk

Mayhara.Ferreira 07/06/2023minha estante
È um dos meus livros favoritos e como sofri lendo,chorei e tudo e ainda disse que o nome daquele livro que deveria ser chamado Os miseráveis??

Jheinis.Duarte 15/06/2023minha estante
Kklkkk tem q ter psicológico forte!! Q livro bem escrito ne, te faz ser um personagem e sentir tudo na história!!

Mayhara.Ferreira 16/06/2023minha estante
Sim, Jhe. Parece que somos um dos personagens porque sentimos tudo. Heathcliff é o meu personagem de livros favoritos
Eu estava no início da minha leitura anos atrás e me amei o personagem, sua complexidade me intrigava e intriga até hoje

Joy 30/12/2021

Jesus!
Nunca pensei que eu fosse gostar tanto desse livro. Não é incrível, mas é mt bom.
Achei extremamente violento.
Diálogos muito engraçados. Eu dei muita risada com esse livro.
Criei uma expectativa para o final, não aconteceu o que eu esperava, mas mesmo assim fiquei feliz.
Marcelle52 30/12/2021minha estante
amo demaaais esse livro, acho que mostra a vida como era, sem fantasiar

Joy 30/12/2021minha estante
Sim, é verdade.
Eu amei essa leitura

Cerqueira 30/12/2021minha estante
Eu tô lendo ele e estou me surpreendendo positivamente.

Lilidia 30/12/2021minha estante
vai ser uma das minhas primeiras leituras de 2022

Silvia410 30/12/2021minha estante
Um livro que, ou vc ama; ou odeia. Eu amei!

Bruelds 30/12/2021minha estante
A leitura é muita boa, e eu amo esse livro

Joy 30/12/2021minha estante
Eu comecei a ler esse livro sem nenhuma expectativa de gostar dele. E foi surpreendente. A forma como outros personagens vão surgindo e vc vai amando eles. Nossa! ?

Silvia410 30/12/2021minha estante
Podem me julgar. Mas eu amo Heatcliff...

Joy 04/01/2022minha estante
Hahahahahaah
Mds não acreditoooo ? vc num é malvada não né? Kkkkkk queria dar uma pisa no Heathcliff. Confesso que eu gostava dele no começo, mas do meio do livro pra frente comecei a detestar ele

Jessica_Vianelo 22/06/2021

História boa, mas passei raiva em vários momentos
No começo foi bem difícil distinguir os personagens, os nomes são bem diferentes. Mas na maior parte do livro, ou fiquei com raiva dos personagens ou triste. Um dos poucos momentos que fiquei feliz foi no final, pelo menos um momento de felicidade e esperança no Morro dos Ventos Uivantes. Eu não leria esse livro de novo, foi bom pela experiência, já que queria muito ler ele.