O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Mariana 12/08/2023

Não estava dando nada e olha só
Mas que história de gente pavorosa. Mas é tanta maldade, Tanya vingança destinada a terceiros que é um absurdo! Um absurdo que impossível parar de ler para ir para o próximo acontecimento pavoroso. É uma drama do início ao fim, em muitos pontos sendo quase poético, o sofrimento sentido ao máximo, o amor ao máximo, a vingança e tudo mais! Gostei da história.

lorena 17/08/2021

eu entendo o apelo. mas é todo mundo muito chato, enquanto eles brigam eu só consigo torcer pra que todos morram igualmente. a unica carismática é a nelly dean, o resto por mim pode ir tudo pro saco. ah, que nao sei quem ama nao sei quem. olha pra minha cara de quem liga. por favor.
nanda 17/08/2021minha estante
Me representou kkkkkk esse livro é muito ruim

Nat 17/08/2021minha estante
Eu sei que é errado, mas tô rindo muuuito!!

AnaaVeiga 17/08/2021minha estante
Nunca me senti tão representada kkkkkk morri com o "olha minha cara de quem liga"

leticiadelrey 17/08/2021minha estante
so true queen

Oldcat 17/08/2021minha estante
Simpatizo demais! Li arrastando achando que alguma hora o romance ia aparecer ,mas acabou ficando como uma novela ruim .

Raquel448 05/01/2022

Simplesmente um dos livros mais tediosos e insuportáveis que eu já li na vida. Incapaz de me conectar a qualquer personagem, são todos retardados da cabeça. Enfim, fico feliz por ter terminado.
Dhany.Reis 05/01/2022minha estante
Kkkkkk

Ksksksksksksks sem condições

AragAo 05/01/2022minha estante
Eu tô criando coragem pra voltar a ler ??

Raquel448 05/01/2022minha estante
Precisa criar coragem n, abandona de uma vez ksksksksks

Isabela1024 05/01/2022minha estante
Eu que tava doida pra ler ?????

Sharma. 05/01/2022minha estante
Eu comecei a lê e até hoje não consegui terminar kkk

Raquel448 05/01/2022minha estante
Amg n plmdds ksksksks a n ser q vc curta clássicos

nina 05/01/2022minha estante
aff tenho na estante e tava pensando em ler esse ano

Putzz, boa sorte ksksksk

malu 05/01/2022minha estante
Depois dessa crítica eu tô com medo de ler kkkkk

Raquel448 05/01/2022minha estante
Ai sla kskksksks o livro so nao desceu pra mim e me deu uma ressaca absurda

Fernanda1258 07/01/2022minha estante
nossa eu tô quase chegando na metade mas cada vez que pego esse livro é uma preguiça? é bem tedioso mesmo

Raquel448 07/01/2022minha estante
Simmm kakakakaka da vontade de nem ler quando encosta nele

stephany :) 02/05/2021

"O mundo inteiro é uma terrível coleção de memórias de que, de fato, ela existiu, e de que eu a perdi!" (pág 293)

Esse livro conta uma história de amor obsessivo, ódio, vingança e devastação, a maioria dos personagens tiveram atitudes desprezíveis no decorrer da história e eu passei muita raiva lendo que muitas vezes tive que parar, e ler contos pra aliviar minha raiva.

É uma história que mostra como ódio e ressentimento pode atingir gerações, mostra como o sofrimento e o abuso podem deteriorar o caráter, essa história na minha opinião passou longe de ser romântica, o romance em si se tornou problemático e doentio.

Catherine e Heathcliff eram obcecados um pelo outro e isso acabou com a vida e o caráter de ambos.

"Seja qual for a matéria de que nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais;" (pág 74)

Leticia.Carica 20/10/2021

Esse livro é um dos favoritos da Bella e eu li pois eu amo crepúsculo, e nesse caso tenho q concordar com o Edward infelizmente é mais uma história de morte do q de Romance, no entanto eu recomendo muito para todos
Bárbara 20/10/2021minha estante
Li por conta da Bella, ha mais de des anos. Mas odiei com toda minha força

Thiago.Leite 20/10/2021minha estante
Li tem uns dez anos tb? E é aqueles livros que vc não quer ler novamente nunca mais? Leitura densa, carregada demais.. É mais um livro de morte do que um romance!!?

alexiamc 18/01/2021

Perpetuação da violência
Eu tinha lido em algum lugar que esse livro era um romance. O incômodo que ele me causou me fez pará-lo no meio e dar um tempo.
Passei quase um ano sem pegar nesse clássico, até que li uma resenha dizendo que ele se tratava de um livro sobre a perpetuação da violência. A partir daí, tudo fez sentido.
Assim, a leitura é bem monótona, principalmente no meio do livro. Em nenhum momento me deu vontade de saber o que tinha acontecido, ou ia acontecer. É um livro que causa um incômodo horrível, principalmente se você o vê por uma lente de "romance". Não há muito amor verdadeiro nesse livro, e sim, abuso, por isso eu só consegui termina-lo quando mudei a minha perspectiva.
sophie 18/01/2021minha estante
concordo! fiz uma resenha também sobre esse livro mas, dei 5 estrelas por razões de, a Emily Brontë escrevera desta forma justamente para nos conscientizarmos. esse é meu ponto de vista

alexiamc 18/01/2021minha estante
Sophie, eu dei poucas estrelas porque eu tive que parar no meio e pesquisar mais, e achei várias partes maçantes, mas a temática é muito interessante, e dá para entender a razão de ele ser um clássico, afinal, não existiam muitas mulheres falando sobre abuso no século XIX

sophie 18/01/2021minha estante
compreendo

Helô 18/01/2021minha estante
Está na minha lista de leitura. Sempre deixo para depois.

Guilherme Tonon 18/01/2021minha estante
Acho que é Romance como formato literário, não como sinônimo de "história de amor".

alexiamc 18/01/2021minha estante
Guilherme, eu li inicialmente algumas resenhas que disseram que era um romance como "história de amor". Por isso o livro me incomodou tanto!

Guilherme Tonon 18/01/2021minha estante
Puxa. Entendi, Alexia!

alexiamc 18/01/2021minha estante
Guilherme, achei preocupante que até hoje existem pessoas que veem esse livro como um romance!

Lais 11/01/2022

intrigante
a história desse livro é diferente de tudo que já li, um romance intrigante que vai do amor ao ódio,
no começo o livro foi bastante cansativo e de difícil compreensão, mas dps eu fiquei fascinada pela história e pela construção e personalidade dos personagens..
adorei a forma como a história foi narrada, imaginei claramente a cena de Nelly narrando a história para o senhor Lockwood, enfim gostei bastante do livro, porém é um livro que exige uma certa paciência para se envolver na história
Arodasi0 11/01/2022minha estante
Esse romance é muito original! Amei como Emily viu a obsessão nesse livro e moldou a história.

Ju Santos 11/01/2022minha estante
Exige a Paciencia q eu n tive

Ju Santos 11/01/2022minha estante
Vcs q leram, vcs foram procurando todas as palavras q n sabiam no dicionario ou deixavam passar??

Arodasi0 11/01/2022minha estante
Resposta para Ju Santos: Bom, as palavras que nak consegui compreender o significado, o que eu faço sempre é pegar um pedaço de papel e deixar do meu lado para eu anotar e depois pesquisar o significado no dicionário. ;)

não* perdão pelo erro.

Ju Santos 11/01/2022minha estante
Entendi Citrouille, é pra caso eu tente ler de novo, obrigada ?

Ana 12/09/2021

"Seja qual for a matéria de que nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais."

Essa frase me marcou muito, fiquei relembrando ela ao longo da leitura.
Eu amei o livro, a forma de escrita da autora me prendeu, mesmo eu não gostando (pra valer) de nenhum persongem. Achei isso incrível, a capacidade que a Emily tem de fazer personagens imperfeitos, que não foram pensados pra cativar o leitor. A preocupação da autora é contar uma história, fica claro que a prioridade não é agradar quem lê.
A história é extremamente bem narrada, com os detalhes necessários. E o fato da história passar por duas gerações é incrível pra mim.
Enfim, eu amei muito
Lip | @phillip.pinheiro 12/09/2021minha estante
Perfeita resenha Ana, parabéns! ??????????

Ana 12/09/2021minha estante
Obrigada!!

Daniel.Tschiedel 13/09/2021minha estante
Essa é a resenha que eu gostaria de ter escrito, mas não soube me expressar.

Muito boa!

Ana 14/09/2021minha estante
Obrigada :)

Rafaela 16/01/2021

O morro dos ventos uivantes
Sabe aquele livro que você começa a ler e gostar, depois percebe que todos os personagens são odiosos e no final você acha que entendeu o motivo de tudo??? É com essa mistura de sensações que estou ao final esse livro.
Jessica.Mendes 16/01/2021minha estante
exatamente o que eu senti!!! odiar os personagens e ainda sim amar o livro foi uma das experiências mais loucas que já tive como leitora ahsuahsu

Rafaela.Andrade 25/11/2021minha estante
Comecei algumas páginas e fiquei cansada de tanto detalhamento, decidi parar se não iria ficar presa meses, depois de ler algo mais fluido vou voltar pra ele

Vih 25/11/2021minha estante
Eu amei! Acho que os detalhes pode ser um pouco cansativo mesmo, mas a natureza da história prende o leitor.

kiwtty_z 25/11/2021minha estante
nossa, eu amo tanto esse livro, foi um dos clássicos mais rápidos que eu já li, acho que eu li tudo uma semana, e adorei a história

Paula 25/11/2021minha estante
Amo esse livro! Virei a madrugada lendo! Gostei do livro porque ele não é um romance óbvio, nunca tinha sentido tanta raiva das personagens principais, e isso me surpreendeu!

Vih 25/11/2021minha estante
Kkkkk sim!!! Eu senti a mesma coisa, é uma reviravolta demais. Tem atitudes dos personagens principais que você abomina, aí cap depois você já considera bom. Também é um dos meus clássicos favoritos e uns dos primeiro a ler rápido.

Loren Fernandes 04/12/2021minha estante
Sério que vocês acharam que o livro tem muitos detalhamento? Experimentem Machado de Assis então kkkkkk

Leila de Carvalho e Gonçalves 24/05/2021

?O Amor Nunca Morre?
Publicado em 1847, sob o pseudônimo masculino de Ellis Bell, O Morro dos Ventos Uivantes é o único romance da escritora britânica Emily Brontë. Considerado um clássico da cânone ocidental, por ocasião de seu lançamento, recebeu severas críticas, sendo acusado de sombrio, mórbido e violento. Curiosamente, são esses características que mais despertam o interesse pela obra hoje em dia.

Com forte apelo sobrenatural, sua linha mestra é o amor proibido entre Heathcliff e Catherine, tendo como cenário uma fazenda isolada e fustigada pelo vento que dá título à obra. Irmãos de criação ou até meios-irmãos, essa sugestão paira no ar, o envolvimento entre eles deixará rastros de dor e sofrimento ao longo de toda narrativa.

Seu protagonista é o retrato cabal do anti-herói, uma novidade para a época. Um homem fascinante capaz de amar e odiar com uma intensidade, aliás, uma intensidade que só é menor do que a sede de vingança. Em nome desse sentimento, ele é capaz de destruir o mundo ao seu redor mesmo que lhe custe a solidão.

Apresentando inúmeras adaptações para o cinema e a televisão, esse romance é uma excelente oportunidade para se aventurar pela literatura vitoriana. A bem da verdade, sua trama envolvente consegue arrebatar corações de todas as idades, ao abordar um amor que ultrapassa a morte e faz temer pelos atos que decidem nossa existência.

O poeta italiano Gabriel Rossetti (1828 - 1882) afirma que essa história acontece no Inferno, só que os lugares e as pessoas têm nomes ingleses... A definição é curiosa e faz justiça ao talento de Brontë, uma luterana praticante, solteira e solitária cujo profundo conhecimento da alma humana parece ter nascido de uma intuição quase selvagem aliada proximidade com os livros desde muito pequena.

Quanto a edição, as grotescas ilustrações em branco e preto de Janaína Tokitana exibem uma aura fantasmagórica em perfeita harmonia com a narrativa. Coincidentemente, a tradução de Stephanie Fernandes também está irretocável, assim como o texto que ela assina, ?Deixe-Me Entrar?, no qual comenta a dedicação e as dificuldades ultrapassadas para levar adiante seu trabalho. Como ela mesma afirma: ?Na minha perambulação tradutória pela obra, experimentei encarar o breu até acostumar a vista e, qual morcego, captar ecos para divisar contornos. Assim espero ter traçado algum sentido, mas não muito. Cada leitor que invoque seus próprios fantasmas.?

Por sinal, a Fortuna Crítica da edição mais uma vez redimensiona o olhar do leitor para o romance. Em ?O Piso Limpo E O Olhar Do Gato?, Sofia Nestrovski esmiúça a vida de Emily Brontë, tratada como ?um burro de carga do lar, sempre de prontidão para realizar qualquer tarefa?, portanto ?ninguém descansa nessa história. Ninguém dorme e, ao mesmo tempo, o romance todo é uma espécie de pesadelo. A insônia teimosa das noites produz um desajuste nos dias. Parece mesmo que estamos sonhando de olhos abertos: as leis que governam a vigília ficaram suspensas.?

Já Daise Fonseca Dias em ?O Morro dos Ventos Uivantes: Um Romance de Formação Feminino?, discute a questão étnica ? ?a pele escura? ? de Heatchcliff, o modelo de inglesidade como parâmetro do comportamento adequado e de como o o livro ao se aproximar, também se ?afasta dos paradigmas de um romance de formação, especialmente porque não se debruça sobre jovens em busca de aperfeiçoamento intelectual e pessoal, mas volta-se para indivíduos em conflito diante de escolhas pessoais que são, de igual sorte, políticas. O eco da obra de Brontë ressoaria pouco mais de um século depois, em teorias feministas dos anos 1970: o pessoal é político.?

Para finalizar, fico com Juliana Cirqueira, responsável pela Apresentação do romance: ?Ao leitor que decidir, por sua conta e risco, adentrar essa história, deixo aqui o meu aviso: o que você tem em mãos é uma preciosidade sem igual. Deixe que ela te perturbe, te desafie e te leve por caminhos inesperados. Boa leitura!?
Débora 24/05/2021minha estante
Leila, adoro suas resenhas!!!

Leila de Carvalho e Gonçalves 24/05/2021minha estante
Grata, Débora. Fico muito feliz. Abraços!

Débora 24/05/2021minha estante
Já li vários livros, ou os coloquei em minha lista de leitura, após "visitar" suas resenhas. Muito obrigada!!! Abraços!

Danilo Parente 23/04/2022

"Seja qual for a substância da alma, a minha e a dele são a mesma."

Quando comecei a ler esse livro, fiquei um pouco assustado com o ódio que estava impregnado na maioria dos personagens. Eram falas e atitudes extremamente pesadas num ambiente nada hospitaleiro. Assim era a casa do Morro dos Ventos Uivantes e a vida dos que ali habitavam.

Toda a história de ódio e vingança começa com a chegada de Heathcliff ao Morro, uma criança de pele negra que provocou uma certa repulsa aos brancos que ali viviam. O fato da família Earshaw não aceitar a presença de Heathcliff, principalmente por parte de Hindley, filho do dono da casa do Morro, fez com que esse ódio atingisse outra geração, provocando sofrimentos e desgraças.

A Casa do Morro dos Ventos Uivantes é a prova de que um ambiente inóspito pode contaminar qualquer pessoa, exemplo do que vem a acontecer com a Catherine da segunda geração.

Há muitas discussões sobre esse livro ser ou não um romance, tendo em vista a abusividade dos relacionamentos que ali ocorrem. No momento em que eu estava lendo, só conseguia enxergar o lado tóxico e não vi nada de amor ali. Porém, relendo algumas frases grifadas, cheguei a conclusão que era sim um romance, mas que foi maculado pelo preconceito e pelo ódio dos homens.

Uma parte muito interessante de observar nesse livro é a transformação de Hareton. Ele era aquele personagem grotesco e que com o aprendizado da leitura foi evoluindo como ser humano. Essa foi uma das mensagens deixadas por Emily Bronte, que a leitura transforma.

Tenho certeza que quando eu fizer uma releitura dessa obra, terei outras interpretações, pois esse livro é daqueles em que se dá pra enxergar uma infinidade de possibilidades e de sentimentos.

gabi 25/01/2021

um verdadeiro clássico
as minhas expectativas estavam meio baixas em relação a esse livro, pois sempre olho opiniões muito divididas sobre ele, mas amei muito! a escrita da emily brontë é incrível, e apesar dos personagens serem extremamente detestáveis e os acontecimentos serem bem assustadores, a leitura vale muito a pena, é um livro incrível! me deixou muito instigada durante a leitura (no meio foi um pouco mais lenta) e ficará marcado para sempre :)