Sem Perdão

Sem Perdão Frederick Forsyth

Resenhas - Sem Perdão

@tigloko 31/03/2022

Histórias de vingança e conflito
São 10 contos no total, geralmente com os seus protagonistas em situação de aflição ou em busca de uma vingança, por exemplo. Gostei muito da maioria deles. Principalmente desses contos com o tema de vingança. A leitura é bem fluida, com descrições longas de forma pontual. Não conhecia o autor mas já gostei do que li.

De destaque fico com:

Não há cobras na Irlanda: Conta a história de um estudante indiano de medicina, que para cobrir seus gastos, faz um bico temporário em uma obra. A medida que vão acontecendo humilhações( geralmente racistas) durante o trabalho, ele elabora um plano de vingança.

Privilégio: Um empresário é caluniado por um jornal local e faz de tudo para restaurar sua reputação, com qualquer meio necessário.

Um homem cuidadoso: Depois do diagnóstico de câncer terminal, um senhor decide fazer seu testamento. Tendo parentes que detesta, começa a pensar no que fazer com sua riqueza.
Juliane.Kuster 04/01/2024minha estante
Um homem cuidadoso é muito bom mesmo

@tigloko 06/01/2024minha estante
Realmente, um conto bem interessante

Cristine 03/03/2010

Sem Perdão
Nestes dez contos , Frederick Forsyth nos oferece histórias interessantes, cujos personagens variam de magnatas poderosos a velhos que perderam tudo, de pessoas comuns que decidem mudar sua vida a trapaceiros que tiveram um dia daqueles

Os contos são muito bem escritos, com o estilo característico de Forsyth, que preza pelos detalhes minuciosos, resultado de muita pesquisa, com uma escrita ágil e envolvente, e gostosa de ler. Uma característica peculiar destes contos são os finais surpreendentes, com reviravoltas na trama ou surpresas reveladas que nos farão sorrir ou parar, estupefatos.

A visão moral de seus livros é cruel: o mundo é composto de predadores e presas, e apenas os fortes sobrevivem. Como nestes contos, em geral há uma reviravolta na trama no final do romance, revelando surpresas que o leitor não suspeitava, e que explicam motivos e fatos.

Alguns contos de Sem Perdão (No Comebacks, 1982, com tradução excelente de Pinheiro de Lemos) se passam na Irlanda, onde o autor vivia na época em que escreveu o livro. Apesar de bem diferentes entre si, as histórias têm em comum o cuidado com os detalhes, um certo tom moralista e o final surpreendente. É um livro para se ler e saborear, com histórias que ficarão na memória. Uma ótima sugestão de leitura!

(trecho de artigo publicado no blog Rato de Biblioteca)

Bruno T. 18/05/2010

Um mestre do suspense
Li na década de 80, por ocasião do lançamento, e reli recentemente, apenas para comprovar a grande habilidade do mestre Forsyth em contar uma história.
São dez contos curtos, todos elegantemente escritos e extremamente originais. Imperdível.

cammealves 07/01/2024

Contos cativantes para se apaixonar pela leitura
Contos inteligentes, criativos e que prendem a atenção do começo ao fim, arrancando risadas e deixando boquiaberto com as reviravoltas desenvolvidas pelo autor.

Ainda não conhecia a escrita de Frederick Forsyth, e desde o primeiro conto desse livro já estou encantada querendo ler mais obras dele.

Uma narrativa cativante e envolvente, em que deixa rastros das intenções apenas para surpreender o leitor com finais inimagináveis.

Juliane.Kuster 04/01/2024

Meu pai me deu o livro de presente, e pela aparência e idade do livro, confesso que pensei ser chato.
Mas pra minha surpresa e alegria, os contos são muito bem escritos e prendem a atenção do início ao fim.
Só acho que o estilo dele, em que deixa o final da maioria dos 10 contos sob a interpretação do leitor, não me agrada tanto pois em alguns fiquei em dúvida se realmente tinha entendido.

Recomendo a leitura.

Tina 25/01/2010

Imaginamos com esse título, um livro pesado e cheio de crimes. Mas não é. É um livro divertido e trata da personalidade humana

Vinicius 09/02/2014

Um conjunto de ótimas histórias
Os contos contidos neste livro não são do maior nível cultural e enriquecedor, é verdade, mas com absoluta certeza vale a pena perder algum tempo com ele. Os desfechos são surpreendes, que lhe fazem rir e pensar mais um pouco sobre a estupidez humana.
Realmente, Forsyth tem uma capacidade única de escrever.

Joy 11/01/2016

Contos surpreendentes e cheios de reviravoltas. Nada é o que parece, e fiquei o tempo todo com a respiração em suspenso.

Alcione13 24/06/2017

Para serem saboreados
Contos com todo o talento de Forsyth.De tirar o folego.Muito bom.Recomendo o do cientista aposentado...eu amei!!

Ruan.Mendonca 04/11/2017

Ótimos Contos
Adorei esses contos de Forsyth, todos são realmente impactantes, te fazem pensar e acabam com um final surpreendente. Eu não havia depositado muita fé ao receber o livro, contudo, ao lê-lo felizmente percebi que estava totalmente errado!
Só fiquei sem entender o final de "Usado como prova." Alguém para me explicar?? :c

Leila de Carvalho e Gonçalves 13/04/2019

Entretenimento Garantido
Lançado em 1982 e hoje em dia restrito a sebos, ?Sem Perdão? é uma seleção de dez histórias curtas do escritor inglês Frederick Forsyth.

Em linhas gerais, histórias que se distinguem pelos desfechos surpreendentes, entretanto, também têm em comum protagonistas masculinos encurralados contra a parede, isto é, tendo de tomar decisões difíceis que nem sempre resultam nos resultados previstos.

Decido relê-lo após 35 anos e como esperava, encontrei meu exemplar com as folhas amareladas pelo tempo mas também marcado pelas sucessivas leituras de amigos e familiares que o tomaram emprestado em virtude do seu sucesso por ocasião do lançamento.

Resumidamente, o livro é capaz de agradar até mesmo quem ainda não desenvolveu o gosto pela leitura ou não não tem o conto entre suas preferências literárias. O motivo é muito simples: Forsyth sabe como tramar e apresentar uma boa história, por sinal, ainda me recordava de boa parte, sendo que quatro estão entre minhas preferidas:
* ?Sem Perdão?: Max Sanderson é rico, poderoso e apaixonado por uma mulher que não pode ter, ou melhor, aparentemente não pode ter. Ele sabe como trazê-la para seus braços, mas precisa aguardar o momento certo.
* ?Não Há Cobras na Irlanda?: Harkisam Ram Lal é um estudante hindu que precisa arrumar dinheiro para concluir seu curso de medicina na Irlanda e está disposto a correr qualquer risco para tornar seu diploma uma realidade.
* ?O Imperador?: Roger Murgatroyd é um gerente de banco, vivendo uma vida insípida ao lado de uma mulher insatisfeita e dominadora, entretanto, uma viagem inesperada pode ser uma boa oportunidade para virar o jogo.
* ?Um Homem Cuidadoso?: Timothy Hanson é um homem rico e solitário, com o diagnóstico de uma doença incurável. Restando poucos meses de vida, seu maior desafio é decidir qual destino dará para sua fortuna.

Enfim, ?Sem Perdão? é uma boa opção opção de entretenimento, capaz de trazer alguma nostalgia, se você passou dos 50 e curtiu o início dos anos 80.

Neto 02/11/2010

Suspense policial
Adoro esse cara. Tensão e mistério. Vou ler mais livros dele

Marct 05/02/2011

Forsyth em conta-gotas
O autor de livros de espionagem se revela um bom contista. Muita criatividade neste gênero caracterizado pela concisão. Gostei.