Insônia

Insônia Graciliano Ramos

Resenhas - Insônia

1 | 2 | 3 | 4

Ramon Diego 01/06/2022

Graciliano tem contos maravilhosos, no entanto, ainda prefiro sua prosa vertiginosa de grande impacto, que vai cozinhando a gente em um caldo de impressões e sentimentos, nos envolvendo de forma ímpar.

Seu livro "Insônia" é muito, muito interessante, mas é importante dizer que grande parte dos contos produzidos foram feitos durante a prisão do escritor (a partir de 1936), com pouco tempo disponível e atormentado pelos efeitos psicológicos da censura e da necessidade financeira.

Nesse sentido, alguns de seus contos terminam, por vezes, de forma abrupta, mas isso em nenhum aspecto torna o livro sem sentido ou desinteressante. A prosa de Graciliano aqui, tem pressa, a pressa dos sobreviventes, da vida que não dá trégua, dos desejos que tem de ser realizados antes que a morte nos assole. Isso por si só transforma esse conjunto de contos em um tratado sobre uma vida em constante estado de alerta e ameaça, funcionando como um importante registro histórico e literário das contravenções do estado Novo e das consequências humanas envolvidas no processo de modernização. Salve Graciliano!

franchu 23/03/2010

=)
Tem contos que eu achei bons demais, outros que nem entendi direito... mas gostei de ler esse livro !

1 | 2 | 3 | 4