O Farol de Fisher

O Farol de Fisher Tara Sivec

Resenhas - O Farol de Fisher

Monica 24/11/2020

Mesmo sendo um assunto sensível e difícil, gosto de ler livros assim. Gostei muito dos personagens mesmo as vezes não entendendo bem certar atitudes. O livro é maravilhoso.

@caixas_e_livros 24/06/2022

O Farol de Fisher
Lucy e Fisher namoram desde o ensino médio e acabaram se casando, mas Fisher passou mais tempo em Convocações do Exército do que morando com Lucy. Toda vez que ele voltava estava pior, cada vez menos parecido com o homem com quem Lucy se casou e ela não sabe mais o que fazer para ajudá-lo.

Fisher começou a sofrer de Estresse pós-traumático, mas não sabia disso na época em que decidiu afastar Lucy por medo de machucá-la. Ele decide então seguir um plano para que ela o odiasse e não voltasse atrás em deixá-lo.

?Você sempre disse que encontraria o caminho de volta para mim. De todas as mentiras que você me contou, essa é a que mais dói.?

Apesar do livro apresentar uma trama intensa e um assunto muito relevante não consegui me conectar com ele, achei os personagens com os esteriótipos muito forçados e nem um pouco firmes em suas decisões.

No quesito familiar entendemos como a Guerra pode afetar seus combatentes psicologicamente, e como pode afetar também seus amigos e família, nessa parte a autora acertou muito, ela consegue descrever em suas cenas toda dor e sofrimento que essas pessoas passam.

Os capítulos do livro vão se intercalando entre passado e presente e os diários de adolescência e terapia de Fisher, os diários de terapia foram os capítulos que mais gostei, neles eu sentia que a história ficava um pouco mais intensa e mais real.

O Farol de Fisher não fluiu bem para mim, acabei arrastando muito a leitura dele e não simpatizei com seus personagens, mas gostei muito de alguns outros pontos dessa história. É um livro que fala muito sobre família, amor, traumas e apoio, vale a pena dar uma chance.

Katia Góes 19/07/2022

O amor é paciente...
Olá pessoal, tudo bem?! Chagando aqui com uma resenha e o tema de hoje é sobre segundas chances nos relacionamentos.

Em Farol de Fisher, a autora Tara Sivec, nos apresenta um casal que passa por altos e baixos e precisa decidir como seguir em frente, se juntos ou não. Lucy e Fisher, são moradores da Ilha Fisher. A família dele foi quem fundou a ilha e é dona dos maiores empreendimentos locais. Ainda adolescente, Lucy se muda para a ilha junto com seus pais para cuidarem da pousada que os avós dela administravam. Eles se conhecem, se apaixonam e logo se tornam inseparáveis. Será, mesmo?!

A história é bem envolvente, principalmente por se tratar de uma guerra fictícia que acontece logo após da queda das torres gêmeas, em 11 de setembro de 2001. E é nesse possível cenário que Tara constrói os maiores temores de Fisher.

??A mente é uma coisa grandiosa e poderosa, dividida em corredores de escuridão e cantos de luz.

Lucy amadurece durante a história, ela sabe se impor sem magoar ninguém, apenas sendo ela. Fisher por outro lado, você acompanha toda a dor e os demônios da guerra que vivem o atormentando.
Não posso deixar de citar sobre os personagens secundários... Para mim, um bom livro é aquele que possui personagens secundários tão bons que renderiam os seus próprios livros e, aqui estamos cheios deles.

A leitura também proporciona uma viagem sobre temas diversos, como o machismo e a submissão, sororidade, TEPT (Transtorno do Estresse Pós-Traumático) e, muitos outros gatilhos, que o leitor vai detectando ao longo do enredo.

??Eu tinha a prova do seu amor bem na minha frente esse tempo todo e me recusei a acreditar. Quando se é ferido uma vez, é muito difícil se libertar e não ter medo de ser machucado novamente.?

Por fim, ?O farol de Fisher? é um livro sobre amor e perdão, família e amigos que nos apoiam, é sobre se reconstruir e encontrar um novo sentido para a vida. É isso, espero que leiam e curtam!!!

Ju 04/09/2022

Linda história de amor, superação, um drama romântico emocionante. Amei a história de Lucy e Fisher. Um amor de adolescência que cresceu e fortaleceu na vida adulta, mas a guerra com seus traumas quase acabou com tudo. Então eles tiveram que voltar ao início de tudo, das doces lembranças para reatarem e construírem um novo futuro. Gostei muito, leitura viciante embora em alguns trechos tive vontade de dar uns tapas no Fisher e na Lucy.

Isabella.Wenderros 20/05/2022

“Para chegar ao bem, às vezes você tem que viver o mal”.
Lucy e Fisher dividem uma vida quase perfeita: estão juntos desde o ensino médio e a relação de 14 anos é marcada por um amor devotado e intenso. A única sombra em seu conto de fadas são os meses que passam distantes – o protagonista é Fuzileiro Naval e precisa partir constantemente para as guerras no Oriente Médio. Ela sabe que quando o marido volta para casa, não é o mesmo homem que partiu – ele chega traumatizado com as coisas que viu e fez –, mas nunca deixaram de cumprir a promessa feita no dia do casamento: eles sempre encontram o caminho de volta um para o outro. Porém, quando Fisher é dispensado definitivamente por conta de um machucado, as coisas azedam de maneira brusca. Depois de semanas de silêncio, ele explode, termina a união de forma cruel e inesperada, ataca pessoas com quem conviveu por toda a vida e só é impedido quando ele próprio é agredido pelo melhor amigo, que o leva até o Centro de Reabilitação de Veteranos. É apenas depois de 1 ano de acompanhamento que Fisher fica pronto para voltar e tentar recuperar tudo o que perdeu.

Peguei no Kindle Unlimited sem nenhuma expectativa e me vi fisgada desde o 1º capítulo! É um livro sobre amor, perda, esperança e confiança. Quando Fisher surta e despeja todas aquelas coisas horríveis sobre a esposa, confesso que senti o peso das palavras em mim. Era nítido que ele estava apenas tentando afastar a mulher – nem ela acredita em tudo o que fala –, mas existe um limite de coisas que alguém pode ouvir sem desabar.

Gostei que a protagonista não ficou prostrada depois do divórcio, mesmo sofrendo pelo fim surpreendente de seu casamento. Quando Fisher finalmente voltou para cidade, eu fiquei ansiosa para ver como seria a dinâmica entre eles – até porque ela estava entrando em outro relacionamento e ele estava determinado a reconquistá-la. Foi nesse ponto que fiquei um pouco desanimada: Lucy não sentia nada pelo Stanford, mas mesmo assim insistia em tentar se convencer de que estava apaixonada, ou, no mínimo, poderia se apaixonar. Entendo que ela queria seguir em frente e apagar as mágoas deixadas pelas coisas que ouviu do marido, mas eu acredito que teria gostado um pouco mais se ela estivesse nesse processo sozinha.

Tirando essa questão do namorado, a leitura foi excelente. Adorei a forma como a autora trabalhou o estresse pós-traumático do Fisher: não vai simplesmente sumir, é parte intrínseca da sua vida. Ela também mostra a importância de uma rede apoio para lidar com situações como essa e como a comunicação é essencial numa relação. Os personagens secundários são ótimos – principalmente Trip! Que velhinho sensacional! Eu fiquei apaixonada por ele.

Terminei com o coração quentinho e acredito que é um excelente livro para curar uma ressaca. Recomendo!
Sandra99 23/05/2022minha estante
Isa , já leu um que chama luz entre oceanos ?

Isabella.Wenderros 23/05/2022minha estante
Não, mas já vi a capa. Bom?

Sandra99 23/05/2022minha estante
Eu gostei muito,sofri mas gostei , tem filme

Isabella.Wenderros 23/05/2022minha estante
Já vi o cartaz do filme e vou procurar mais sobre o livro :)

Ve 19/06/2020

"Espero que um dia você encontre o caminho de volta pra cá. Se fizer isso, eu te encontro no farol."

Carla 12/05/2020

"Não posso arrancar essas lembranças porque elas estão marcadas a ferro em seu cérebro e em sua alma."
Lucy e Fisher se conheceram quando ainda eram adolescentes mas no dia em que se conheceram Fisher tinha acabado de se alistar para os fuzileiros navais. Ele é completamente apaixonado e dedicado à sua profissão e sempre precisa deixar Lucy. Até que todas as suas experiências mais horrorosas com a guerra acaba revelando o seu pior e os traumas o destroem por dentro e ele não vê outra saída... precisa afastar Lucy dele para “protege-la”. Ele vai embora. E agora que voltou, precisa convencer Lucy de que nunca deixou de amá-la.

Fisher está super quebrado quando a história se inicia e a proposta é a sua redenção. Ele precisa provar para Lucy e para o leitor de que tudo que fez foi por estar fora do seu controle emocional e temia o pior. A narrativa mescla entre passado e presente, (também) através de cartas e escritos em diário.

Eu apostei todas as minhas fichas nessa história, de que ela me traria um drama bem sensível, uma história de amor, de redenção e recomeço. E realmente aborda esses assuntos, mas de uma forma menos “poética” do que eu imaginei. Lucy é uma personagem que, para mim, foi muito duvidosa porque a vi mudar muitas vezes de personalidade ao longo da história. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A relação dos dois, assim como o relacionamento é muito baseado na tensão sexual, e dos seus desejos, além de suas frustrações. O que pra mim não foi muito legal. Não curti em como ele foi totalmente direcionado para esse quesito, podendo ter abordado de forma mais madura. Me incomodou demais as cenas sensuais (cheguei a pular capítulos inteiros porque do nada TCHAM tensão sexual.

É uma história de amor, sem dúvida, muito bonita. Um amor que sobreviveu a tanto tempo e a tanto caos. A escrita da autora também colabora muito para que você leia em um piscar de olhos porque é bem envolvente. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Enfim, para os que curtem esse tipo de romance, provavelmente essa vai ser uma ótima leitura! Para mim foi boa, mas queria que tivesse sido excelente!

site: @sharingbooks2

Renata 17/07/2022

Bem mediano 2,5 estrelas
O plot é bem interessante e logo no começo vc acredita q vai ser um livro forte e bem desenvolvido. Infelizmente não é isso q acontece. Traumas, dramas e soluções são bem superficiais, nenhum aspecto do livro é bem desenvolvido e tbm achei q faltou uma melhor construção dos personagens. A Lucy é insossa, submissa. Fisher vai pra guerra e cada vez q volta esta pior, mas sei lá, os traumas e situações foram muito mal construídos e não te convence. Não é um livro ruim, a leitura na maior parte até q flui bem, apesar de em muitos momentos ser repetitiva e encher um pouco o saco. Só não consegui me afeiçoar aos personagens.

Pati 19/08/2023

Os dois lados do amor
Ao terminar a leitura entendi porque levei tantos dias lendo, estava tão envolvida com Fisher e Lucy que não queria que a história acabasse.
O final foi surpreendente, porque a história não acabou, apenas estava começando.
É uma linda história de amor, que vale a pena ser lida, pois retrata a realidade que no amor sempre haverá altos e baixos e que o ódio em certos momentos também faz parte do amor.
Que talvez, ódio e amor, não existam um sem o outro e que um relacionamento só existe quando as duas pessoas estão dispostas a viver com intensidade os dois lados do amor.

Bia | @psicosedelivros 28/02/2020

um livro sobre reencontro e superação
—“ Você não pode parar de lutar, Lucy. Você nunca pode parar de lutar por uma coisa que ama e na qual acredita.

Lucy e Fisher se conheceram no último ano do ensino médio, e estão juntos há 14 anos desde então, são quatorze anos de história, de sorrisos e lágrimas. Juntos, eles criaram uma rotina, Lucy ficaria na Ilha na qual vivem, cuidando da pousada dos pais, e Fisher iria servir ao país, como membro dos fuzileiros navais.

A cada retorno, Fisher voltava diferente, pesadelos o assombravam e o marido que antes era amoroso e sorridente, se tornou frio e distante, mas como mudar essa situação? Como ajudar alguém que tem tantos traumas e passou por momentos tão difíceis? Será que o amor será capaz de restaurar essa relação que está passando por tantas turbulências?

O Farol de Fisher é uma história sobre traumas e sobre casamento, e como os anos vão mudando e transformando a relação dos dois. Quando adolescentes, eles achavam que o amor venceria todas as barreiras, mas um trauma tão profundo pode mudar drasticamente a vida e mexer com os sentimentos de ambos.

Lucy é uma pessoa extremamente passiva, que vive a espera do marido, que tenta da melhor forma atenuar os momentos de dificuldade, sempre lutando pelo amor do marido, o que as vezes me fez pensar que esse sentimento era unilateral. Já Fisher, se fechou totalmente e permitiu que os horrores que viu na guerra ditasse sua vida, até que chegou a um ponto que nenhum dos dois conseguiu suportar a situação.
A dinâmica do casal muda bastante ao longo dos quatorze anos juntos, a diferença é clara e drástica.

Narrado pelo ponto de vista de ambos e intercalando presente e passado, o livro fala sobre relacionamento, casamento, abandono, sobre o amor e a dificuldade de expressar a verdade e os sentimentos. É um tanto doloroso e por vezes também frustante, pois algumas situações são compreensíveis, mas outras são bem difíceis de lidar e compreender.

Tava Sivec construiu um enredo muito bom, e a história tinha um grande potencial para ser um drama romântico perfeito, se não fosse pelas cenas de sexo explícitas e incoerente com o drama proposto, isso tirava o foco de questões que ao meu ver eram mais importantes para o enredo. As atitudes por vezes infantis de ambos os personagens me frustraram um pouco, esses foram pontos que realmente me incomodaram, mas acredito que outros leitores possam ter outra perspectiva.

O livro traz questões e reflexões importantes a cerca de um casamento, e como muitas vezes é difícil lidar com o desconhecido. Lucy e Fisher planejaram uma vida perfeita, onde sempre iriam encontrar o caminho de volta um para o outro, mas a grande revelação é: a vida é cheia de altos e baixos, e as vezes precisamos nos perder para nos reencontrarmos. O caminho será cheio de obstáculos, e o amor é sim importante, mas o amor próprio também é, e deve sempre existir um equilíbrio.

O Farol de Fisher é um livro verdadeiro e real, e as vezes a realidade pode ser um tanto cruel.
3.5/5.0 ★

site: https://www.instagram.com/psicosedelivros/

alinenotalien 25/03/2021

Chorei e sofri demais lendo esse livro. Gostei. 5 estrelas.
Enrolei a leitura de O Farol de Fisher há muito tempo, porque eu sabia que este livro iria me destruir. E como ele realmente me destruiu! Mas também entrou pra minha lista de favoritos de toda a vida, então ok, Tara Sivec, eu te perdoo por me causar tantas lágrimas.

Lucy e Fisher são um casal desde o ensino médio. Enquanto ela é responsável pela pousada, que está com a família Butler desde sempre, Fisher é um Fuzileiro Naval. Em meio há tantas convocações para a guerra, o relacionamento entre os dois começa a desmoronar aos poucos, até que Fisher simplesmente decide acabar com tudo para manter Lucy livre e protegida.

O livro é narrado por Lucy e Fisher, dividido entre o passado e o presente de ambos, assim como contem passagens dos diários do próprio Fisher. Eu me apaixonei logo de cara pela escrita fluída e sensível da Tara Sivec, pelo modo como ela desenvolveu os personagens e conduziu a história desses dois.

O Farol de Fisher é um livro incrível! Não há outra forma de descrever esse livro sem ser com essas palavras. O modo como a autora mostrou como é a vida de quem é convocado para a guerra e todos os traumas que acompanham esses homens e mulheres é muito real e nota-se o quanto ela pesquisou sobre o assunto. Além disso, adorei o modo como Sivec mostra a vida daqueles que ficam pra trás, aguardando a volta dos convocados, e como é dura e difícil, repleta de sofrimento, saudade e incertezas.

Eu amei o desenvolvimento de Lucy e Fisher. Adorei ver as mudanças dos dois a cada nova convocação de Fisher, como ambos foram endurecidos pela vida devido as circunstâncias. Adorei acompanhar a jornada para que ambos encontrassem o caminho de volta um para o outro, ver que o amor entre eles não foi destruído pela guerra.

O Farol de Fisher definitivamente foi uma surpresa pra mim, pois eu não esperava gostar tanto do livro (principalmente por conta do meu hype, porque as vezes o hype é uma cadela). Não esperava me emocionar tanto com a história de Lucy e Fisher, não esperava sofrer e torcer tanto por esses dois. Foi um dos melhores livros que tive o prazer de ler e, com certeza, vai entrar pra minha listinha de favoritos.
Adriana.Costa 25/03/2021minha estante
???

felps 25/03/2021minha estante
preciso ler esse livro logo ?

alinenotalien 25/03/2021minha estante
Eu já te agradeci hoje por indicar essa perfeição de livro, Adriana? hahahah

alinenotalien 25/03/2021minha estante
Felps, leia! Você não vai se arrepender, o livro é maravilhoso demais AAAAA

@leiturasdabah 30/03/2022

"AMAR VOCÊ SIGNICA AMAR CADA PARTE DE VOCÊ. A BOA E A RUIM, A FÁCIL E A DIFICIL"
Lucy e Fisher se conheceram no Ensino Médio e a atração foi imediata. No mesmo dia que trocaram olhares, foi quando ele realizou a inscrição para os fuzileiros navais.

Há cada nova convocação, Fisher volta diferente, mas sempre consegue encontrar o caminho até amada, como prometido. Após cinco convocações, quatorze anos juntos e. diversos traumas causados durante a guerra, Fisher opta pelo divórcio e afastamento brusco de Lucy, assim destruindo o coração dela 😭

Treze meses depois, com o auxilio de muito tratamento psicológico, Fisher retorna a cidade natal em busca de reconquistar a ex esposa e a voltar a ter sua confiança, mesmo sabendo o quão será difícil, por conta de tantas mágoas e decepções envolvidas entre eles.

"O Farol de Fisher" (18+) foi uma maravilhosa surpresa, que me surpreendeu e emocionou altamente.

Foi uma leitura extremamente fluída, envolvente, comovente e muito singular. A autora não romantiza o sofrimento dos protagonistas, ao contrário, com muita responsabilidade, é tratado sobre estresse pós traumático e salientado claramente que quando não se está saudável, é impossível manter um relacionamento saudável, expondo a importância de tratamentos psicológicos adequados.

Com flashbacks inteligentes e tocantes narrados durante a história, acompanhamos o crescimento dos personagens, as motivações por trás das falhas condenáveis e vivenciamos como um amor intenso, verdadeiro e pungente pode encontrar lugar para recomeçar.

Os secundários são bem explorados, tanto que complementam a história grandemente bem. Os protagonistas são super bem trabalhados, trazem dramas familiares reais e palpáveis, que conseguem transmitir proximidade conosco.

Você irá sofrer, sorrir, chorar, relembrar feridas abertas e se sensibilizar juntamente com Fisher e Lucy 🤧

O romance me arrebatou de todas as maneiras possíveis, me ensinou muitíssimo e engrandeceu ainda mais o meu coração de empatia, amor e misericórdia, se tornando um dos meus livros favoritos da vida 🥰

site: https://www.instagram.com/p/CbvvqBZLDTv/

juliana.cunha 07/05/2020

Decepcionante
Não sei o que eu esperava deste livro, mas não era isso. Sinto que a história da Lucy e do Fisher é boa, porém o modo como foi apresentada ficou aquém do potencial.

Lucy e Fisher são aquele casal do para sempre e eles sabiam disso desde o início. Foram quatorze anos lutando para que seu relacionamento desse certo, apesar da distância.

Fisher nunca teve nada a ver com seu pai, o rei da Ilha Fisher. Ele não dava a mínima para os negócios milionários da família e depois dos ataques do 11 de setembro, ficou claro que serviria em missão pela América.

Ao longo dos anos, Lucy se conformou que sua vida seria esperar pela volta de Fisher. Ela se manteve na Ilha se preocupando com o marido e cuidando da pousada que esteve na sua família há algumas gerações. Quando Fisher é dispensado do serviço, as coisas desandam totalmente e eles terminam de forma dura.

A história se passa no presente e passado pelo ponto de vista dos dois, então vemos como ambos se sentiram com o casamento indo ladeira abaixo por conta da instabilidade psicológica de Fisher.

Gostaria que a autora tivesse investido mais no passado deles, porque só com algumas passagens não temos a dimensão real do que aconteceu para que o relacionamento acabasse daquela forma.

Me incomodou também a falta de maturidade dos dois. Foram vários dramas gerados por falta de confiança e ciúme. Sinceramente, não pareceu em nenhum momento que eles tinham 30 anos.

Não achei um casal carismático, porque não consegui me conectar com eles. A Lucy não tinha uma vida e Fisher colocou seu serviço sobre sua esposa. Queria mais detalhes sobre os anos que passaram juntos, sinto que ficou uma vazio na história.

Um ponto positivo foi a Ilha Fisher, parece um paraíso.

Bruna 07/05/2022

Cartas e diários
Gostei desse livro porque ele tem transcrições de cartas e diários no seu enredo e acho que isso torna a leitura mais fluida, pelo menos pra mim.

Adriana.Gonzalez 04/05/2022

Amor e ódio conviveram comigo nessa leitura
Por que a mulher deve ser sempre submissa ao homem, aceitar tanta coisa, e um pedido de desculpa ali, outro aqui, ela deve perdoar e a mulher esquece tudo que o homem fez?
Os próprios leitores deste livro que dão mais estrelas parecem que esquecem 13 anos de sofrimento dessa mulher em troca de um ano de arrependimento desse homem.
E diga-se de passagem ele só voltou para ela porque o braço estava inutilizado e a guerra não quis mais ele, o dispensando.
Aí eu como leitora no final do livro porque ele rasteja, se humilha, ama... acho que a protagonista deve aceitá-lo de volta?
Ele tinha traumas obsessivos com a guerra.
Após ficar debilitado e não poder voltar para guerra as mesmas obsessões só que agora pelo amor da protagonista.
Ou seja, ele tem espírito obsessivo, ele não ama ninguém... Ele ama a si.
Outro ponto negativo que achei no livro foi o excesso de palavrões... achei bastante desnecessários. Cada palavrão dos personagens parecia um bom dia, um boa tarde, um boa noite.
Outro ponto que deve ser ressaltado é que é um livro altamente picante ...bastante picante mesmo, então quem for ler não sinta-se enganado achando que é um livro Amor/ drama ele não é só isso. O sexo explícito a flora. Me incomoda? Não.
As três estrelas que eu dei foi pela escrita da autora. É sim um livro muito bem escrito.