O caso da vara

O caso da vara Machado de Assis

Resenhas - O caso da vara

Ana_pwe 09/03/2023

Leitura obrigatória pra vestibular
Te tanto falarem achei que a escrita de Machado de Assis seria um pouco mais complicada mas talvez por ser um conto bem curto, não houve grandes dificuldades. O Caso da Vara faz uma reflexão interessante sobre o bem pessoal e a moral. Como é bem curtinho, vale a pena dar uma lida.

Nalaura 18/02/2023

Esse foi o melhorzinho dos 3 contos que eu li.
O final mais uma vez mostra o egoísmo do homem .
Ainda esperando o Landim e a Nilce desvendarem esses mistérios pra mim.

Lucas Mart1m 03/02/2023

Dilema
Por audiobook:
Machado de Assis sempre bom inclusive nos seus contos que nesse apresenta um ótimo dilema moral entre a obediência a um poder superior ou seguir em liberdade com os próprios desejos.

kemble 02/02/2023

a vara
conto pequenino com uma lição de moral no final. a realidade é que todos nós acabamos preferindo nos salvar.

djenifer.schneider 02/11/2022

O Egoísmo humano.
O autor revela em sua obra as condições mais obscuras da alma humana. No conto analisado, é possível observar no personagem Damião, a condição de interesse pessoal, que é relevante aos dias atuais, o homem contemporâneo é extremamente egoísta, fatos que se relaciona com a ambição e a omissão de Damião, ao perceber que poderia perder o apoio de Sinhá Rita, por resolver abrir mão da sua palavra e o desejo de apadrinhar Lucrecia é substituído pelo desejo de se livrar do seminário.

A história é bem realista pois retrata intensamente como nós, humanos, priorizamos o próprio desejo - mesmo que as vezes tenhamos que ignorar o que seria certo.

Machado de Assis nunca erra.

Mateus.fariadc 21/07/2022

Excelente conto que traz um grande dilema moral, e que crítica o comportamento humano de beneficiar a se próprio, e prejudicar o próximo.

Karina252 22/06/2022

Quanta realidade...
Esse conto consegue entrar na mente e fazer o leitor ficar atordoado com o acontecimento.
De fato, é o retrato de uma sociedade, não só do tempo do Machado, mas da sociedade que independente do tempo, deseja seu bem estar acima de qualquer outro. E isso não é diferente com Damião e suas escolhas.

@quixotandocomadani 07/06/2022

Lucrécia e Damião, ambos de certa forma privados de sua liberdade. Se Damião escolher a atitude correta, ajudará Lucrécia e prejudicará a si mesmo. Qual será a sua decisão?

Todos temos um pouco de Damião em nós. Por isso somos imperfeitos, egoístas, ainda estamos na infância do nosso desenvolvimento.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/

Ana Eliza 15/05/2022

Genial
Um paralelo entre dois personagens que se encontram em situações similares. De um lado Damião, adolescente que é obrigado pelo pai a ser padre, sujeito a castigos físicos caso se oponha, conforme crianças antigamente eram tratadas. Do outro lado, Lucrécia, criança escravizada obrigada a costurar para Sinhá Rita. Ambos privados de sua liberdade, cada um de uma forma.

A participação de Lucrécia parece um pano de fundo da história de Damião, talvez como forma de mostrar como fazia-se pouco caso da situação dos escravizados. No entanto, Lucrécia é essencial para a trama, como falado anteriormente, ela é colocada em paralelo com Damião.

O conto nos leva refletir e questionar as noções de liberdade individual que crescia na época através de um belo dilema moral que Damião encontra no final do texto, que termina com extrema secura.

Também há várias sutilezas que Machado usa para descrever a ambientação, as personagens e interações sociais. É preciso um olhar atento para notá-las.

akame7 20/04/2022

Genial
Parecido com outro conto de Machado, o "Pai contra mãe", este conto retrata um dilema moral de um personagem diante de uma época escravista.

Tendo fugido do seminário, que lhe foi obrigado pelo pai e pelo padrinho, Damião vai à casa de Sinhá Rita, amiga de seu padrinho, em busca de apoio e acolhimento. Assim o consegue. Mas dentro da casa da mulher, presencia e observa a crueldade e a perversão da escravidão.

//SPOILER//
Por mais que Sinhá Rita o estivesse ajudando, Damião não se sentia bem ao ver Lucrécia, uma africana de 11 anos, apanhar por não ter completado o trabalho do dia. Ainda mais depois de ver as marcas no corpo da criança e ver a ameaça que havia sofrido por rir de uma piada que ele contara à Rita.

Na hora do castigo, Damião se encontra na posição decisiva, a de pegar a vara para que Sinhá Rita batesse em Lucrécia. Se negasse, perderia o único e forte apoio que estava tendo da senhora. Esta, estava decidida a não deixar mais que Damião fosse obrigado a voltar ao seminário. Pressionava fortemente o padrinho de Damião para que ele convencesse o pai zangado do afilhado.

Por outro lado, o seminarista sentia culpa de ser um agente contribuinte para a tortura da menina. Pois ela irá sofrer por ter rido de sua piada e pela vara que ele pegará.

Damião, em seu conflito moral e desespero, cede à Sinhá. Assim como em "Pai contra mãe", a situação social dos protagonistas era desfavorável e complicada, o que os fez pensar em si e em seus interesses, perpetuando o sistema escravista e fazendo o leitor pensar nos dois lados da mesma moeda. A moeda da moral.

Se Damião tivesse apadrinhado a menina, como havia prometido a si mesmo fazer caso ela não terminasse o trabalho e tivesse que sofrer os castigos, a livraria da condição imposta a ela, a da escravidão. Mas ao mesmo tempo, ele negaria a si mesmo a única chance que tinha de se libertar da condição que foi imposta a ele, a de ser padre.

Um excelente conto para refletir.