O caso da vara

O caso da vara Machado de Assis

Resenhas - O caso da vara

Raissa.Francine 31/03/2018

O caso da Vara- 2F
Temos a crítica explícita ao interesse e egoísmo reinante nas posições sociais, esse livro é narrado pela 3 pessoa e não tem a menor importância em focar piscologicamente os personagens.

Lorena.Goncalves 31/03/2018

No conto é possível identificar diversas características machadianas, principalmente em relação à personagem feminina. Machado apresenta-nos uma única célula dramática ao narrar à história de um seminarista, que sem a vocação ao sacerdócio, vê em Sinhá Rita a única chance de poder convencer o pai da ideia de não torná-lo padre.

Wesley.Figueiredo 31/03/2018

Esse cinto machadiano é bem interessante, ele mostra a perspectiva do individualismo, mostra evidentemente que os humanos pensam apenas em si. E essa é a intenção de machado ao escrever essa obra, alertar-nos a respeito de pensar apenas em si; fazer as coisas pensando no seu próprio bem, sabendo que estará trazendo mazelas para os outros. Mas é como dizem: "o direito de um só começa quando o do outro termina"; o direito de Damião só começou quando o de Lucrécia terminou, o direito que ela tinha de não ser maltratada foi transposto para ele.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Ilustra as relações de dependências, favores e apadrinhamentos. Pobre Lucrécia, recebeu uma boa surra, apesar das promessas de Damião. Uma defesa fragilizada pelas relações sociais e de interesse.

Brena.Santos 31/03/2018

Conto indicado pela professora Ana Paula Paim. Eu não gostei do conto O caso da Vara, porque não entendi.

Emilly.Costa 31/03/2018

ações egoístas
Conto bastante elaborado porquê fica muito claro as ações egoístas dos personagens mostrando o lado de alguém que se considera como o centro de tudo, também se torna interessante pelo fato de demonstrar por meio da historia até que ponto uma pessoa pode chegar para conquistar o seu bem próprio sem pensar nas outras pessoas.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Faz referência ao poder, as relações de dependências, favores e apadrinhamentos.

Herland.Augusto 31/03/2018

O conto é um pouco difícil de entender, pois é narrado em terceira pessoa, mais deu pra captar um pouco da história

Ana Beatriz 2G 31/03/2018

Egoísmo
Damião, um rapaz que queria fugir da profissão que era imposta por seu pai, com isso foi pedir ajuda a Sinhá Rita, que lhe ajuda, conheceu Lucrécia que era escrava de Rita, esse conto relata o egoímos do ser humano, o "pensar em sí", não no próximo, ele queria tanto fugir do seminário, não média esforços, que acabou traindo Lucrécia, quem ele prometeu ajudar. Isso persiste nos dias atuais, as pessoas passam por cima das outras para se salvar.

Elder.Silva 31/03/2018

O livro é uma leitura tranquila e com um tema que na concepção de algumas pode ser pesado, dizendo por debaixo dos panos verdades que na época poderia ser considerado um absurdo, porem se você não quiser levar o livro tao a serio pode ler a vontade, contem um clima agradável para leitura e principalmente para iniciantes nesse universo.

Brenda.Dias 31/03/2018

É um conto bem objetivo, a história tem o seu foco principal baseado na realidade, tratando da escravidão e da consulta moral de seus personagens. Machado destaca no conto valores éticos e morais.

Alice Vitória 2 F 31/03/2018

O Caso da Vara
Narrado em terceira pessoa com bastante formalidade é um pouco difícil de entender . Conta a história de Damião que no final da história mostra que para salvar a própria pele vale tudo ,até mesmo se outra pessoa se machuque por isso.

Leticia.Lima 31/03/2018

Confuso
Infelizmente não entendi muito bem o conto, mas entendi a relação do título com a história que é de uma escrava que precisava cumprir algumas tarefas até o final do dia ,porém não consegue e é ameaçada pela Sinhá Rita com uma vara , Lucrécia (escrava) cria uma amizade com Damião que promete protegê-la...

Gusta 30/03/2018

Se fosse o caso de concluir uma moral para a história, nesse conto Machado parece nos dizer que uma pessoa é muito mais do que aquilo que conhecemos dela, na relação que temos com ela.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Orientação para leitura do paradidático Contos: Machado de Assis

Autor: Universia Brasil
Artigo disponível em: < http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/16/994389/como-ler-e-analisar-um-classico-da-literatura.html> Acesso em: 04 jan. 2018

COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

Você consegue analisar um texto literário? Confira dicas para fazer isso bem e aproveitar melhor a sua leitura

Ler uma obra literária é formidável. Os textos literários têm, em geral, o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética.

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.

2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.

3. FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: O cortiço, de Aluizio Azevedo). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.

Bianca Magalhães 2G 30/03/2018

Neste conto, Machado relata sobre pais que decidem o futuro dos filhos e também sobre trabalho infantil, como ele já abordou em outras obras. Da pra perceber o “egoísmo” bem presente neste conto, enfim, um pouco complicado de compreender.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante

Ygor.Sardinha 30/03/2018

Resenha
O Casoa Vara é um conto narrado em terceira pessoa e tem como personagens, Damião e Sinhá Rita. É um conto bem elaborado porquê ficam muito perseptiveis as ações egocêntricas dos personagens , ou seja ,alguém que se considera como o centro de todo o interesse, mas também o fato de ele demonstrou por meio do conto até que ponto uma pessoa pode chegar para conquistar o se bem próprio.