O caso da vara Machado de Assis

Resenhas - O caso da vara

Gabriela.Nascimento 25/03/2018

O caso da vara
Damião estava desesperado, pois, não aguentava mais os seminários. Resolveu fugir e, na rua, não sabia para onde ir. Para a casa de seu pai não voltaria, pois, era um homem rígido e que certamente o mandaria de volta para o seminário. Também duvidava de seu padrinho, mas lembro da viúva Sinhá Rita com quem ele, João Carneiro mantinha relação não entendidas por Damião. Rita pede explicações do moço, fica comovida e resolve ajudá-lo. Por isso manda chamar João Caneiro de modo a que ele intercedesse junto ao pai de Damião. Em pouco tempo, o rapaz, está à vontade, contando histórias que animam Lucrécia, a empregada de Rita. Chateada, ela diz que até anoitecer quer ver tudo pronto, senão levará uma surra de vara. Quando chega a noite, Rita vê que ela não acabou e pede a vara a Damião. Ele com coração partido pensa em interferir, mas dá a vara, pois, também precisa de ajuda.

Aluna: Gabriela nascimento
Turma: 2°J

Jean.Souza 24/03/2018

O caso da Vara
O Caso da Vara é um conto narrado em terceira pessoa e tem como personagens, Damião e Sinhá Rita. O moço Damião foge do seminário por não querer seguir carreira eclesiástica. Esta havia sido escolhida por seu pai. Sem saber a quem recorrer, refugia-se na casa de Sinhá Rita, viúva com quem seu padrinho, João Carneiro mantinha relações não entendidas por Damião. Ao explicar seu desgosto pelo seminário, Sinhá Rita resolve ajudá-lo. Por isso, manda chamar João Carneiro a fim de que ele intercedesse junto ao pai de Damião. O rapaz em pouco tempo, está à vontade, contando anedotas que animam a negrinha Lucrécia, criada da casa. Sinhá Rita, percebendo a destenção da menina com seus afazeres ameaça Lucrécia com uma vara. Isso significava que se ela não terminasse suas tarefas até à noite seria punida. Damião resolve que a protegeria, aso sinhá Rita resolvesse surrá-la com a vara. João Carneiro é colocado a par da situação e envia um bilhete, dizendo à sinhá Rita que o pai do rapaz resistia a idéia de vê-lo fora do seminário. Ao bilhete sinhá Rita responde que ele salve o moço ou nunca mais vai vê-la. À noite, quando era hora de recolher os trablhos, Lucrécia não tinha terminado o seu. Sinhá Rita, irada, pega a menina pela orelha e pede a Damião a vara. Ele vacila, mas decide proteger-se a si mesmo e, apesar das súplicas de Lucrécia, ele alcança a vara.

Aluno: Jean
Sala: 2 ano J
Professora: Grace

Grace 06/04/2018minha estante

Maria 24/03/2018

Maria Alice 2j
O caso da vara conta a história de Damião,que ao fugir de um seminário ficou desesperado sem saber pra onde ir,com medo de voltar pra casa e receber um sermão de seu pai e seria devolvido aos padres.Lembrou de sinhá Rita,que era a única que poderia convencer seu padrinho a não lhe entregar ao seu pai.Ao chegar na casa da viúva,está lhe recebeu de bom agrado,ele lhe contou tudo que havia acontecido, após receber algumas visitas,sinhá Rita incentivou para que o menino contasse suas piadas.Furiosa com Lucrécia,por não ter terminado o bordado,sinhá Rita pegou -a pela orelha e pediu que Damião lhe passasse a vara,o menino ficará frio naquele instante,tinha jurado ajudar aquela menina, entretanto precisava também da ajuda de sinhá Rita,e acabou lhe passando a vara um mesmo com dor no coração.

Ester 2º C 19/03/2018

O caso da vara
O conto de machado de Assis que traz uma reflexão bem interessante ao leitor. O caso da vara conta resumidamente a história de um menino que está insatisfeito com a vida que tem, trabalhando no que não quer e seguindo as ordens do seu pai, até que ele resolve fugir. Disso se encareta outras séries de acontecementos ao longo do conto. Fiquei satisfeita com a leitura do conto, não é um conto cansativo ou entediante.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Mais um texto denso e com final inesperado. Ilustra as relações de dependências, favores e apadrinhamentos. Pobre Lucrécia, recebeu uma boa surra, apesar das promessas de Damião. Uma defesa fragilizada pelas relações sociais e de interesse.

Cunha 24/03/2018

O conto “o caso da vara” de machado de Assis criado em 1891. O conto fala sobre a historia de Damião que foge de um seminário, espantado, medroso e desorientado, na área de eclesiástica que por sinal tinha sido seu pai que havia escolhido para ele. Já que não podia voltar para casa lembrou-se de uma pessoa que poderia o ajudar e então foi se abrigar na casa de Sinhá Rita, viúva, com quem seu padrinho mantinha uma relação. Ao explicar o que aconteceu ela resolveu ajuda-lo e pediu para que seu padrinho o ajuda-se a se entender com seu pai. Nesse tempo, eles conversaram Damião lhe contou uma piada e então umas das criadas parou o que estava fazendo para olha-los e rir, imediatamente Rita a ameaçou com uma vara. O padrinho chega em casa se assusta ao ver seu afilhado e o ameaça, Rita logo então o interrompe falando que era para ele o ajuda-lo a falar com o pai dele, ele atordoado com a situação sai para o encontro do seu compadre. Com a chegada da noite e a demora do padrinho, Damião já estava desanimado um tempo depois um escravo do padrinho veio trazer uma carta afirmando que o negócio ainda não estava indo bem, que o pai tinha ficado enfurecido e encaminharia novamente o rebelde para o seminário. E Rita rapidamente respondeu dizendo eu ou ele ajudava o menino ou nunca mais iriam se ver. Na hora da inspeção Lucrecia (a escrava de mais cedo) não havia terminado tudo que Rita tinha pedido e pediu para Damião a vara para punir a moça, ele a entregou com pena mas necessitando da ajuda dela.
Diferente de outros contos do mesmo autor, este tem uma linguagem mais nova, mais utilizada atualmente. A ideia do autor no texto é mostrar a escravidão, o poder paterno, o egoísmo do jovem por não proteger uma moça que estava sofrendo indevidamente por que precisava de um favor da senhora que ia bater na moça. E a submissão do padrinho pela Sinhá Rita.

Ana Beatriz 24/03/2018

O caso da Vara
Temos aqui a crítica explícita ao interesse e egoísmo reinante nas posições sociais. Damião tem consciência que se interceder a favor da jovem escrava a salvará do desumano castigo imposto por Rita, contudo, não pode ir contra as convicções da senhora que estava lhe ajudando a sair do seminário.
Machado foi sensível às crueldades da escravidão, porém, declarou que o conto em questão não tratou da escravidão propriamente e sim da falta de princípios da classe social vigente perante perspectivas que visem apenas instâncias individuais.

Davi 24/03/2018

Desleal
O conto fez com que eu, mais uma vez, pudesse perceber a falta de amor ao próximo que permeia o ser humano. Machado de Assis exprimiu bastante esse sentimento neste conto. O Damião mesmo tornando-se amigo da Lucrécia não interferiu no momento em que ela seria penalizada, Pois, queria livrar a própria pele.
A falta de lealdade sempre esteve no caráter humano.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Isso mesmo! Ilustra as relações de dependências, favores e apadrinhamentos. Pobre Lucrécia, recebeu uma boa surra, apesar das promessas de Damião. Uma defesa fragilizada pelas relações sociais e de interesse.

Guedes 24/03/2018

O caso da vara
No conto é possível observar no personagem Damião a condição de interesse pessoal, que é relevante aos dias atuais onde o homem é extremamente egoísta, fatos que se relaciona com a ambição e a omissão de Damião ao perceber que poderia perder o apoio de Sinhá Rita, por resolver abrir mão da sua palavra e o desejo de apadrinhar Lucrécia é substituído pelo desejo de se livrar do seminário. Retrata o caso da escravidão, em que a ironia é extremamente relevante para observar as questões narradas por ele, que questiona a postura servil de Lucrécia, diante da escravidão de Damião que logo encontra uma forma de conseguir sua liberdade, sair do seminário.

Amanda Macedo 24/03/2018

Amanda Macedo 2M
Damião é um jovem que fugira do seu seminário por não querer seguir a carreira religiosa imposta pelo pai e ficou com medo de voltar pra casa porque sabia que seu pai ia te colocar de volta com os padres. Lembrou de Sinhá Rita que era a única que poderia convencer a seu padrinho a não contar para seu pai. Ao chegar na casa da viuva foi bem recebido e lhe contou o que tinha acontecido. Rita furiosa por Lucrécia que era uma das suas criadas por não ter terminado o seu bordado pegou-a Pamela orelha e pediu para que Damião passasse a sua cara, Damião com dó no coração resolveu o impasse e deu a vara pra sinha Rita porque ela tinha hospedado ele.

Juniorr.Santana 24/03/2018

O caso da Vara Aluno: Josailson Junior 2¤J
Esse é um conto narrado em terceira pessoa e tem como personagens, Damião e Sinhá Rita. O moço Damião foge do seminário por não querer seguir carreira eclesiástica. Esta havia sido escolhida por seu pai. Sem saber a quem recorrer, refugia-se na casa de Sinhá Rita, viúva com quem seu padrinho, João Carneiro mantinha relações não entendidas por Damião. Ao explicar seu desgosto pelo seminário, Sinhá Rita resolve ajudá-lo. Po isso, manda chamar João Carneiro a fim de que ele intercedesse junto ao pai de Damião. O rapaz em pouco tempo, está à vontade, contando anedotas que animam a negrinha Lucrécia, criada da casa. Sinhá Rita, percebendo a destenção da menina com seus afazeres ameaça Lucrécia com uma vara. Isso significava que se ela não terminasse suas tarefas até à noite seria punida.

Gleice Santos 24/03/2018

O caso da vara
O conto faz uma crítica contra a escravidão e nos faz refletir sobre a crueldade. O conto trata-se de um seminarista fugitivo, Damião foge do seminário por não querer a carreira de Eclesiástica. Portanto Damião foge para a casa de Sinhá Rita. Ela promete ajudá-lo, Sinhá Rita tem uma escrava chamada Lucrécia. Lucrécia esta distraída das suas tarefas de casa e Sinhá Rita ameaçou castigala com uma vara caso não fizesse tudo ate a noite. Damião promete cuidar de Lucrécia, só que com medo da sinhá Rita para de ajudá-lo ele mesmo entrega a vara para Sinhá Rita castiga a escrava. Lucrécia chega a implora para que Damião a ajudasse..

Henrique 22/03/2018

Achei esse conto um tanto que ''verdadeiro'' porque traz algumas coisas que descrevem bem como as coisas acontecem no mundo em que vivemos de que a maioria (se não todos) sempre colocam suas necessidades em primeiro lugar, contudo, a interpretação pode variar de pessoa em pessoa.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Excelente análise!

Fernanda 2°C 25/03/2018

Pensando em si próprio
Um dos contos mais interessantes de Machado de Assis. É sobre Damião, o qual foge do seminário, já que não tem vocação para ser padre, e vai trás de Sinhá Rita em busca de ajuda.

Só entendemos o real sentido do título do conto, no final da história, onde Damião promete a Lucrécia, escrava de Sinhá Rita, que iria protege-la do castigo, a qual iria sofrer por sua dona usando uma vara.

Esse conto mostra o egoísmo humano, o pensar em si mesmo, já que Damião não ajudou a escrava ao lembrar que Sinhá Rita estava ajudando-o. Porém, é um livro bem interessante, gostei muito.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.