O caso da vara

O caso da vara Machado de Assis

Resenhas - O caso da vara

Pablo.Hendrick 29/03/2018

O conto O Caso Da Vara se torna interessante por ser narrado em terceira pessoa . O conto conta a história e insatisfação Damião que não quer seguir a carreira de eclesiástica escolhida por seu pai e acaba fugindo pra não ser obrigado por seu pai a seguir a eclesiástica.
Sem saber pra onde ir vai até a casa de Rita , e explica o que estava acontecendo e Rita resolve ajuda-lo .
Um certo dia Rita percebe que a negrinha Lucrécia não está fazendo seus afazeres por que Damião fica distraindo ela . Então Rita pega uma vara e ameaça Lucrécia e Damião resolve proteger Lucrécia . Porém Rita envia um bilhete pedindo para que ele nunca mais volte a casa dela , ao anoitecer Lucrécia não havia terminado seus trabalhos e Rita Irada com a situação pede a vara a Damião que muda de ideia e resolve proteger a si mesmo e entrega a vara a rita .
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Rafaella.Borges 29/03/2018

É perceptível assim como em outros contos de Machado a temática dos extremos, devaneios , e naturezas da mente humana . Neste a manipulação. No inicio o protagonista parece coitado mas isso logo muda , antes o que tanto pedia ajuda não ajudou quem lhe pedia o mesmo na verdade , o implorava por ajuda . Logo vi que o protagonista é motivado por razoes egoístas ao longo do conto , algo bem atual e que surpreende ser escrito mais de 100 anos atras . Eu gostei bastante do conto .
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Muito bem! Um conto aetmporal, apesar do tema, que Ilustra as relações de dependências, favores e apadrinhamentos. Pobre Lucrécia, recebeu uma boa surra, apesar das promessas de Damião. Uma defesa fragilizada pelas relações sociais e de interesse.

Thamires 29/03/2018

Damião tem consciência que se interceder a favor da jovem escrava a salvará do desumano castigo imposto por Rita, contudo, não pode ir contra as convicções da senhora que estava lhe ajudando a sair do seminário. Por mais que haja comoção, dó e piedade em relação à Lucrécia, seu objetivo está acima de qualquer situação, o interesse subjetivo é somente o que importa. A mesquinhez do jovem é o reflexo de sua posição, tanto financeira quanto interior. Machado foi sensível às crueldades da escravidão, porém, declarou que o conto em questão não tratou da escravidão propriamente e sim da falta de princípios da classe social vigente perante perspectivas que visem apenas instâncias individuais. ?Não há outro episódio na literatura pré-abolicionista brasileira que dê tão bem e de modo tão flagrante a vida da criança urbana escrava?. A submissão do padrinho em relação aos caprichos da amante, juntamente com a ousadia e autoritarismo feminino para a época, são fatores também merecedores de relevante olhar.

Carol 29/03/2018

O Caso Da Vara
O conto fala sobre uma história de Damião, um fugitivo do seminário, que tem uma difícil escolha a fazer. Machado de Assis fala sobre um seminarista fugitivo, que tem um grande medo de voltar pra casa, pois o pai o velará de voltar ao seminário. Por isso, Damião foge e ficar escondido na casa de dona Sinhá Rita. Ela prometeu o ajuda-lo ele permaneceu lá. Porém ela tem uma escrava chamada Lucrécia, uma garota que é muita maltratada por ela, vendo ele a situação resolveu adotar Lucrécia, em um momento dona Sinhá quer castigar Lucrécia é pede a vara para Damião, ficando ele na duvida se dá ou não, liberou a vara.

João Brito 2 ano E 30/03/2018

O caso da var
Olha o conto me parece bem com o conto "teoria do medalhão " onde visa muito os valores pessoais.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Ysaa.Santtos 30/03/2018

maraisa santos
Esse livro falar sobre um seminarista chamado Damião que foge do seminário e tem medo de voltar para casa, pois sabe que seu pai o levara de volta, então sai desorientado por desconhecer as ruas e se esconde na casa de uma amiga chamada Sinhá Rita, que era a única que poderia convencer seu padrinho a ficar a seu favor. O menino conta a Rita todas as suas frustações que o seminário lhe deu e implora para que a moça o ajude.
Rita tem uma escrava de 11 anos, que Damião decide apadrinha-la, certo dia a menina dar risada de uma piada e Rita resolve castiga-la por estar se divertindo um pouco, então pede a Damião a vara e o garoto fica sem saber oque fazer pois prometeu apadrinhar a menininha, mas por conta do favor que ele queria que Rita fizesse o garoto pega a vara e entrega para a viúva.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Keila Montenegro 30/03/2018

Maravilhoso este conto! Neste narrativa o fato que mais me chamou a atenção foi que o ser humano é capaz de fazer tantas coisas que considera incorretas, simplesmente para se dar bem! Infelizmente!
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Um dos meus favoritos! Um texto atemporal e cheio de possibilidades.

Bruna Costa 2°C 30/03/2018

Um conto simples, porém com uma história que passa uma mensagem como assim são os contos de Machado. Onde Simão que estava fugindo do seu seminário consegue abrigo na casa de uma amiga sua, a sinhá Rita, porém ele acaba ficando incomodado com a situação que se encontra Lucrécia na casa da sinhá, Lucrécia era empregada de sinhá Rita e muito comovido em como a menina vivia, Simão decidi a apadrinha-la, porém ele não queria aparentar ser "ingrato" por estar retirando a empregada da sua amiga que o acolheu e o ajudou a fugir.

Renan.Passos 30/03/2018

O Caso da Vara
Este livro, é um dos contos mais famosos de Machado de Assis. O conto retrata a história de Damião, um fugitivo do seminário .
Ao fugir do seminário, Damião começa a pensar ,quem o poderia abriga-lo até o pai desistir de sua desistência do seminário.
O contexto do livro, eu não conseguir entender muito, achei muito chato o tema principal, ou seja ,não gostei nada deste livro. Poderia ter um pouco mas de dramatização das personagens e etc.

Beatriz.Santos 30/03/2018

Simples, interessante e espirituoso. Que traz uma mensagem interessante sobre nossas atitudes e pensamentos.
Carlos.Eduardo 30/03/2018minha estante
Boa

Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
É mesmo! Qual mensagem "interessante sobre nossas atitudes e pensamentos"?

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Resumo?

AkS 30/03/2018

O conto relata a fuga de Damião, um jovem seminarista que apresenta certo desgosto pela vida no Seminário. Ele buscava alguém que pudesse ajudá-lo a convencer seu pai de que o melhor a ser feito seria abandonar a carreira de padre, uma vez que lhe faltava vocação. Correu a pedir socorro a Sinhá Rita, uma viúva bastante querida de João Carneiro, seu padrinho. Sinhá Rita, após ouvir espantada e atentamente as súplicas de Damião, resolve ter com o padrinho deste para que ele converse com seu compadre.
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Através de Damião, Machado realizou uma profunda análise do caráter humano.