Pai Contra Mãe

Pai Contra Mãe Machado de Assis

Resenhas - Pai Contra Mãe

emileysz 18/04/2024

Achei o conto incrível e trata de tantas questões que eu acho que preciso de um tempo pra processar. não consigo parar de pensar desde que concluí a leitura.

ane 18/04/2024

Li no clube de leitura da faculdade gostei bastante, aborda uns assuntos que são importantíssimos no nosso cenário sociocultural atual por mais que faça ja um tempo desde sua publicação.

Daniela742 16/04/2024

Permanece completamente atual
Esse é um dos meus contos favoritos do Machado de Assis. Além de ter uma narrativa completamente vassaladora, eu particularmente consigo fazer um paralelo com o nosso atual problema de violência policial.
A polícia persegue a população negra da mesma maneira que os que perseguiam as pessoas escravizadas. Entretanto, no final do dia, tanto a polícia como a população negra, são apenas pessoas lutando para sobreviver. A polícia é um instrumento da elite, dos senhores de escravos.

Laura575 30/03/2024

Poucas páginas me causaram tanto impacto?
Bom pra analisarmos a sociedade do século XIX e a nossa também. Alguns traços- o princípio individualista- seguem fortes no nosso país.

bea.3 09/03/2024

?Nem todas as crianças vingam.?
Li por causa da escola mas realmente gostei, é bem triste e mostra a luta pela sobrevivência dos dois lados da história naquela época

24/02/2024

Os fins justificam os meios?
? Nem todas as crianças vingam, bateu-lhe o coração.

Meu primeiro contato com o Machado de Assis, e fico feliz de ter começado por esse conto. Foi uma experiência conflitante e emocionante.
A maneira como é descrito e as críticas que permeiam a história me deram um gostinho de quero mais, por isso pretendo ler em breve as demais obras dele.
Uma história sobre desigualdade, luta pela sobrevivência e racismo. Em diversos trechos me senti mal, pela realidade da época e por perceber que ainda persiste.

vvitoriaviana_ 22/02/2024

Machado e sua magnitude
Escrito séculos atrás, em um período do regime escravocrata, ?Pai contra mãe? é um conto que não foge da realidade atual. Representando a sociedade brasileira e colocando em sobreposição a realidade de duas vidas distintas: Cândido um homem branco e pobre, e Arminda, uma negra escrava fugitiva. Ambos querem a sobrevivência de seus filhos.

Luísa Moreira Campos 20/02/2024

?Era grotesca tal máscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcança sem o grotesco, e alguma vez o cruel?

Bernardo156 08/02/2024

Pesado.
Bom, eu vi gente falando desse conto e resolvi ler. ele vai se desenrolando bem rapidamente e tem um final extremamente pesado, em que vc sente até um mal estar. retrata a hipocrisia que existia na época da escravidão, e logicamente, o racismo. esse conto é bem perturbador, mas é sem sombra de dúvidas, muito bom.

Diogo 07/02/2024

Um conto que descobri por acaso.
Vi uma referência a esse conto no Instagram. Então, fui logo conferir, pois amo Machado e, que achado!!! Um texto muito duro que trata sobre escravidão, hipocrisia e racismo. Que nos destrói ao chegar ao final. Não entro em tantos detalhes, porque como não tive nenhum spoiler do que iria encontrar, não quero que ninguém tenha da minha parte. Recomendo.

fahfah1998 27/01/2024

Nem todas as crianças vingam
O último conto dos contos escolhidos por Tenfen de Machado de Assis. Havia lido no ensino médio, porém não me recordava da história com exatidão. Um dos contos mais tristes e reflexivos que já li em toda a minha vida, não meu favorito da coleção, porém o que mais me tocou. É a beleza da releitura. E é triste quando finalmente entendemos o título do conto, em suas passagens finais.

Ana Pereira 16/01/2024

Um conto escrito por Machado de Assis em 1906.
Nesse conto ele fez uma crítica social quanto à escravidão no Brasi, a opressão de um sistema capitalista escravocrata e a violência racial. O personagem principal, sofrendo com a fome, faz de tudo para manter seu filho recém-nascido consigo.

Ana Pereira 16/01/2024

Um conto escrito por Machado de Assis em 1906.