Pai contra mãe Machado de Assis

Resenhas - Pai Contra Mãe

Sininha 18/08/2021

triste realidade
mores, esse conto é bem triste. são poucas as partes que se tem um "alivio"; talvez só no casamento. tudo giram em torno do baby que esta por vir, este tem um pai folgado, preguiçoso e instável, sabe aquela pessoa que faz de tudo, mas faz muito ruim? então, Cândido Neves é esta pessoa, além disso é pobre, por causa isso, a tia sugere que a criança seja dada. vivem eles na época da escravidão, o que temos com isso? Cândido ganha dinheiro devolvendo os escravos fugitivos para seus "donos" em troca de dinheiro. enfim, a história termina de forma já prevista como sempre nos contos de machado.

um trecho do final do livro

"Nem todas as crianças vingam, bateu-lhe o coração"

rafa! 16/08/2021

pai contra mãe. um pai que tinha como fonte de renda capturar escravos fugidos, e quando se vê sem dinheiro, captura uma escrava fugida que estava para se tornar mãe, levando-a a abortar. machado de assis traz uma abordagem nada leve sobre a escravidão e o sofrimento de arminda ao ser capturada em apenas poucas páginas. mesmo sendo um conto de 1906, é de fácil compreensão e antes da narrativa, traz um informativo sobre como era o trabalho daqueles que "caçavam" outros seres humanos por dinheiro. a história, mesmo que curta, ainda te leva a refletir muito sobre o passado do brasil e como ele reflete no nosso país hoje em dia.

clarinha 05/08/2021

surreal!!
foi um choque para mim ler esse conto. por se tratar de uma obra realista carregada de verossimilhança, o peso das palavras de machado realmente foi forte, ver a concepção do ser humano nessa época da escravidão (economia agrária), a luta de uma família pobre e sem estabilidade e de uma escrava violentada brutalmente que perde seu bebê, realmente muito profundo e intenso.
alice 05/08/2021minha estante
rodrigo lenda so recomenda os maiores!

clarinha 05/08/2021minha estante
ele eh tao king alice avisa

estercleite 27/07/2021

Machado, como sempre, trazendo situações reais, que nas entrelinhas dizem mais do que está exposto.

Jan... 06/07/2021

Pai contra mãe é um conto surpreendente do Machado de Assis. Escrito em 1906 , o texto começa com uma introdução "didática" bem irônica sobre a história da escravidão, que havia "acabado" poucos anos antes . E depois passa a contar a história de Cândido NEVES, um homem branco e pobre, que por necessidade, vai se tornar um captor de escravos.E também se casa com CLARA ( altas doses de ironia do autor para identificar a cor da pele dos personagens).

?Machado faz uma crítica a sociedade baseada na escravidão e a pobreza que desumaniza as pessoas. Ele mostra a luta do mais forte contra o mais fraco pela sobrevivência. E o escravo visto como objeto, fonte de renda.
O desenrolar da história é muito chocante. Me trouxe diversas reflexões éticas que são válidas até hoje, mesmo em outras situações. Fora que é uma história contada por alguém que presenciou a escravidão. Assim acaba sendo bem real e mostra a crueldade daquela sociedade.

Aline Zuim 26/06/2021

Machado e os escravos
Mais um conto de Machado mostrando a triste realidade dos escravos no Brasil. Eram tratados como lixo, pior que animais.

Ana Be 05/06/2021

Gostei da forma com que o autor abordou o tema tentando parecer um pouco mais leve do que realmente era. O conto nos faz refletir sobre a opinião final do protagonista.

Giovana.Lagranha 30/05/2021

O bom de ler Machado de Assis é que, finalizada a obra, o leitor consegue ficar contemplando o nada, com o único objetivo de refletir sobre o cada frase lida, pensando em como uma pessoa, em um período tão remoto, conseguiu escrever sobre temas tão importantes para a sociedade, ainda hoje.
A partir daí, reflito: seria Machado de Assis uma pessoa tão à frente do seu tempo ou nós que estamos retrocedendo cada vez mais?

tacizera 21/05/2021

O conto trata de uma forma bem realista a vida de uma pessoa pobre da época, e é realmente impossível não solidarizar com os conflitos vividos por todos

Apenas um leitor 27/03/2021

Pesado e reflexivo!
O livro te faz pensar. Pensar se cândido fez a escolha certa, se ele deveria mesmo ter feito o que fez! O ponto principal na minha opinião, é que o Machado mostra os dois lados da situação! Assim o leitor pode tirar suas próprias conclusões sobre a decisão do protagonista. Uma história interessante...

Babi 20/03/2021

Pai contra mãe
Vou dizer que este é um conto que fui obrigada a ler pra uma das minhas aulas, não entendi metade dele porque simplesmente não entendo nada do que foi escrito na época de 1900, e sinceramente, também nunca gostei de Machado. Só posso dizer que o conto se trata de uma família pobre, beirando a miséria, resolveu ter um filho e o pai é um vagabundo que não consegue parar em trabalho nenhum e caça escravos pra ganhar dinheiro. Agora onde isso faz sentido com o título do conto, eu não sei dizer

Wes 08/03/2021

Pai contra mãe é a história de um pai que, ao passar por uma crise financeira, decide trabalhar caçando escravizados e entregando-os aos seus donos. Para salvar seu filho da fome, acaba tendo que caçar uma escravizada grávida. Mesmo implorando por clemência e já sabendo o que aconteceria caso fosse restituída ao patrão, a mulher é entregue a seu dono que inflige-a castigos que acabam por matar seu bebê.

Fernandrops 03/02/2021

Pai contra mãe
Um conto de Machado de Assis, que apesar de breve, foi suficiente para explicitar uma de suas grandes características de escrita: a ironia.
Em Pai Contra Mãe, Machado faz uma crítica ao sistema da escravatura, junto à uma questão comportamental do ser humano, algo que na filosofia estaria dentro do campo da Ética. Tal questão é observada já nos acontecimentos finais, entre o protagonista, Cândido Neves, e a mulata fujona. Aliás, esse conto me fez recordar do Dilema do Bonde, discutido na Ética. Apesar de curto, é um bom conto; possui uma linguagem característica da época, contudo, tranquila; bom para quem quer conhecer - em partes - o trabalho desse grande escritor. Fica a indicação.

Gabriela.Wouters 25/01/2021

Nem todas as crianças vingam, bateu-lhe o coração.
Li Machado pela primeira vez na escola. Acho que tinha 14 ou 15. Não odiei, mas também não acho que tenha aprendido tanto.
Li de novo na faculdade de Letras, na disciplina de Introdução aos Estudos Literários, e esse conto me surgiu e se materializou como um tapa na cara.
Não há forma melhor de retratar a história do que por meio de quem viveu a mesma com olhos críticos, como fez Machado de Assis.
Digo isso com frequência: tem que ser muito triste pra não admirar o legado desse homem incrível.

fev 13/01/2021

Meu coração está em pedaços com essa última cena da escrava. Que coisa mais triste e violenta. O homem consegue ser pior que o diabo.