Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

UltimoNarrador 19/04/2024

Uma divisão
Este livro é um ótimo romance, mas sinto que foi muito curto, embora claro maior que o filme em relatos.

Acontece que ali senti que Lewis foi deixando as coisas passarem, ele não toca em assuntos antigos e muito menos trás personagens de volta, se não a pequena Lucia, que já esta crescida.
A historia tomou um rumo diferente do que foi iniciado, se antes tínhamos um tio malvado, lagos infinitos e anéis de poder, hoje temos um mundo vazio e com menos do Leão, do Armário e da Bruxa, essa ultima em pequeno desfecho.

Confesso que não me alegrei muito com este livro, mas terminei de ler, embora tambem não lembre de nada muito marcante.
Isso não tira o brilho da obra, leria tudo novamente, pois Lewis me ensinou muitas coisas durante a leitura de sua obra.

Psychobooks 09/05/2010

Príncipe Caspian viro filme, e vão por mim, o livro é mil vezes melhor. E sabe-se lá porque, os filmes já lançados, não seguem a ordem dos livros, já que a série de filmes, começou pelo livro 2 e depois já pulo pro livro 4.

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Anderson Brito 17/09/2011

A velha e boa magia de Nárnia ganha mais doses de potência em Príncipe Caspian! O livro todo nos remete a uma saudade daquele clima e ambiente que conhecemos em “O leão, a feiticeira e o guarda – roupas”. É impressionante como o autor consegue empregar religião na ideologia de cada protagonista, falar de Deus e nos confortar com a bondade. Em fim, quanto mais avanço nos livros de As Crônicas de Nárnia, mas sou da opinião de que para se entender melhor, só lendo e apreciando a viagem que fazemos nas páginas que seguem...

Gabriel 19/06/2011

Brilhanteeeeeeeeeeee ',
Ultra-Super-Hiper-Sensacional, Divertido, Interessante. Assim com todas as outras 6 Crônicas. Indicadíssimo ...

Fábio 24/01/2011

O que se aplica ao volume único,aplica-se aqui é apenas bom.

Jéssica Sanoli 21/02/2012

Um motivo para as quatro estrelas?
Ao aproximar-me do fim do livro, me pus a pensar porque eu o conceituaria com 4 estrelas (já estava praticamente decidida a isto), se não sabia nem ao menos declarar convincentemente um motivo para tal. Por que não conceituá-lo com as brilhantes 5 estrelas? Já que me é tão difícil apontar um defeito no livro, vou me deter inicialmente aos seus pontos fortes.

O começo do livro é cativante, um verdadeiro motivo para se ler por horas, até a madrugada, quando seus olhos não aguentarem mais e implorarem misericórdia. É a parte do livro com menos ação e mais destaque à história do que houve com Nárnia nessas últimas centenas de anos em que os antigos reis e rainhas estiveram ausentes. Na verdade, nos 3 primeiros capítulos não há quase informação alguma, apenas uma atmosfera de incertezas e curiosidade sobre o que ocorreu com a Nárnia da idade do Ouro. Já no 4° capítulo, meu preferido, num ambiente belo e tenso, conta-se parte da história de Caspian, do reinado dos Telmarinos e das histórias da antiga Nárnia, cuja vericidade é posta em dúvida por muitos.Daí por diante, Caspian descobrirá ser verdade as histórias mais fantásticas que ouviu desde criança.

Penso que a partir da metade do livro meu ânimo começou a decrescer. Como disse, o início do livro foi excelente. E acredito fielmente que ele não tenha regredido em qualidade a partir da metade, apenas houve uma troca de foco: antes, a história de Caspian e dos antigos narnianos estava em primeiro plano, depois o foco passou a ser o desenrolar de acontecimentos para salvar Nárnia. Naturalmente, há muito mais ação nesta segunda parte do livro, em detrimento das narrações sobre a história narniana. E, sem dúvidas, prefiro história.

Já ao final do livro, última página, meus olhos ficaram molhados. Quase chorei, aquele papo sobre Pedro e Suzana é bem melancólico. Só não chorei a valer porque Lewis não deu uma grande descrição do momento de despedida entre Aslam e os meninos. Quem sabe ele sentiu pena de seus leitores, porque se fizesse uma descrição, aposto que eu e a maioria desandaríamos a chorar.

Cheguei ao fim e não apontei nenhum ponto fraco na obra, não é mesmo?
Simplesmente porque as quatro estrelas conferidas a este volume são por "questão de gosto", não por defeito de obra. Eu preferiria menos capítulos dedicados à ação, enquanto que alguns cortariam alguns capítulos justamente para chegar mais rápido até ela! Vá entender... São os gostos! Há ainda alguns que criticam o final, dizendo que C.S.Lewis poderia explicar melhor algumas coisas ditas por Aslam na última cena. Mas, acredito que o que devia ser dito foi dito e o que ficou no ar, devia mesmo ter ficado no ar. Lewis devia saber muito bem o que escrevia.

Jéssica Sanoli.

Isabella 17/10/2011

O filme não tem nada ave com o livro primeiramente porqueo diretor do filme mudou a ordem dos acontecimentos(ficou uma bosta) o livro e muito mas realista tudo bem que e fantasia o tema do livro! mas pelo amor de deus no filme você não tem a menor noção de tempo(em todos os sentidos)
. E a pior parte dessa confussão toda e que ate a historia foi modificada no livro os irmãos pevensie ficam a maior pate do tmpo perdidos na floresta e so acham o exercito do caspian com ajuda do aslan o que no filme acontece de outra forma nada ave com a a original narnia e um classico e tem que ser manido ao pé da letra.

Alan 20/11/2013

Fanstástico
Estou lendo as Crônicas de Nárnia em ordem de publicação, sendo assim, seguindo a imaginação do autor.

Li primeiro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa e logo depois li Príncipe Caspian. O livro é ótimo e na minha opinião melhor que o primeiro, C.S. Lewis acrescentou tudo aquilo que senti falta e deixou a desejar no primeiro livro, por exemplo, a batalha entre o Rei Pedro e Miraz, foi fantástica.

O livro também passa uma mensagem muito bacana, uma espécie de história bíblica infantil.

MENINALY 16/03/2012

inicio bom e final tedioso
Como proprio titulo diz o inicio foi otimo com ritmo maravilhoso porem no decorrer da leitura isto muda....muita enrola¢Ao e fim chato.

mateus 11/08/2012

Considero este um dos livros mais fracos da série, mas, mesmo assim, ele está muito acima da média dos livros de fantasia em geral.

Milena Cecília 18/09/2012

Essa historia “descentraliza” o poder dos irmãos Pevensie e acrescenta um novo poder pelo principie Caspian. É um momento em que Nárnia foi tomada pelos Telmarinos, que baniram toda a magia do país, obrigando os narnianos a viverem no exílio. No entanto principie Caspian, filho do Falecido rei foi criado por amas e professores que lhe ensinaram todos os valores de Nárnia antes da invasão. A historia realmente começa quando o tio de Caspian consegue ter um filho e o professor ajuda o principie a fugir da morte certa. Pela narração do livro os acontecimentos ocorrem um pouco diferente do livro. Caspian parece ser muito mais jovem que no filme e é realmente apaixonado por toda a Nárnia antiga, conectando-se rapidamente com os castores, anões, faunos dentre outros seres e passando a chefiar uma rebelião. Um fato interessante é que no filme a Corneta de Suzana é tocada no primeiro momento ao passo que no livro muitos acontecimentos se desdobram antes de Caspian tomar essa decisão. E também não existe uma “briga de poderes” entre ele e o Grande Rei assim como não existe nenhuma relação romântica com a Rainha Suzana. As cenas de combate são muito similares ao livro. Nesse livro o foco é acima de tudo sobre a esperança e a fé. Lucia, por ser a mais nova ( e nesse caso a mais pura) dos irmãos Pevensie é a primeira a ver Aslam e no decorrer da crônica fica claro que essa relação é justamente por ela ser a mais otimista e por nunca ter acreditado que ele pudesse ter abandonado Nárnia. É também um ponto de vista com relação aos narnianos que já perderam qualquer fé em Aslam e já nem se lembram mais dos tempos de ouro. Nessa crônica fica estabelecido que Pedro e Suzana já não voltarão a Nárnia pela idade deles de forma que não haverá outra oportunidade de aprender com essas experiências.

Jully Divulga Livros 11/11/2012

Milena Karla - Mika 29/01/2013

Meu blog sobre livros: http://my-magic-library.blogspot.com.br/

O primeiro livro foi emocionante, perfeito, eu amei muuuuuito. Mas esse, o segundo, cara, fala sério.

Eu pensei que ia ter todas aquelas reviravoltas e tals, mas foi meio parado o livro quase inteiro.
Mas não foi de todo chato. O livro pode até ser meio parado e etc, maaaaas, tem um tempero especial.

Eu gostei muito dele, mas não ao ponto de ser excelente. Achei muito legal o início, o meio e o fim também.
Talvez eu não tenha gostado tanto por já ter visto o filme, que eu acho que também segue um ritmo meio parado por um longo tempo num estilo assim; luta ou não luta, vai ou não vai?

É assim, sempre parece que vai acontecer algo que vai abalar as estruturas mas demora de acontecer.

Gostei muito da parte que Lúcia vê Aslam, que ela olha nos olhos dele e se acalma... Muito lindo! Aliás eu amo isso nos livros, a expressão do olhar, a cor dos olhos, tudo isso é muito importante!
No geral amei muito o livro, mas é meio parado quando eu na verdade esperava aventura.

Mas eu recomendo, ele é muito bom!

Helena Menezes 28/04/2013

O livro “Príncipe Caspian” foi publicado em 1951. Ele é o quarto na ordem cronológica de Nárnia, o segundo escrito por C. S. Lewis e conta a história do retorno de Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia a Nárnia.

Vocês vão se lembrar que, ao final de “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, os quatro irmãos retornam ao mundo de onde vieram pelo mesmo guarda-roupa o qual haviam chegado.

Um ano depois, eles estão retornando para a escola após as férias de verão e se sentem tristes, pois os meninos frequentariam uma escola e as meninas outra. Quando, de repente, os quatro são novamente transportados para outro mundo.

Eles percebem que estão nas ruínas de seu antigo castelo em Cair Paravel: milhares de anos haviam se passado em Nárnia desde a última vez que estiveram lá. O mundo adquirira um aspecto totalmente diferente: há muitas gerações, um povo das terras conhecidas como Telmar (a oeste de Nárnia), havia chegado e conquistado o país, impondo aos verdadeiros narnianos uma vida clandestina.

O príncipe Caspian é filho do rei Caspian IX, que morrera quando ele era criança e o deixara sob os cuidados de seu tio, Miraz. O jovem príncipe se interessava enormemente pelo passado de Nárnia, mas era proibido de estudá-lo.

Sua sorte muda quando a esposa de seu tio dá à luz a um menino. Querendo que o filho se tornasse o herdeiro do trono, Miraz manda assassinar Caspian, que foge com a ajuda de seu mentor e se encontra com os últimos animais falantes de Nárnia, preparando um ataque à Miraz.

Qual é a relação entre a chegada dos quatro irmãos Pevensie e a história Caspian? Não direi para não estragar a leitura de quem ainda não teve a oportunidade de conhecer essa história.

Samara 09/06/2013

Susana, Pedro, Edmundo e Lúcia estavam a espera do trem para ir ao colégio interno quando são levados a Nárnia aonde viveram por muitos anos mas que tornou-se apenas horas em nosso mundo.
Então retornam a Nárnia, mas encontram seu castelo em ruínas e descobrem que se passaram mil anos, acham suas roupas e armas e aos poucos vão se lembrando de coisas que haviam esquecido, também notam que muitos animais falantes se tornaram selvagens e os que restaram estão escondido, pois havia muitas pessoas más em Nárnia.
Eles encontram um anão que leva eles ao encontro do príncipe Caspian, o príncipe que os chamou, pois durante a fuga do castelo para que seu tio não o mata-se ele acabou tocando a trompa de Susana e os chamou a Nárnia.
Depois de derrotarem os Telmarianos com ajudados animais e de Aslam que reaparece e faz com que as arvores vivam.
Susana e Pedro descobrem que não vou mais voltar a Nárnia, pois já aprenderam tudo que deveriam. Eles e outras pessoas resolvem voltar a terra.
E de repente ali estão os quatro irmãos esperando o trem para o colégio.
Este livro como o do leão a feiticeiro e oguarda-roupa tem o filme.