Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

Gustavo.leão.3D2Y 12/08/2020

Surpreendido
Eu pensava que o livro não ia se distanciar tanto do filme, mas eu estava completamente enganado.
Isso foi muito bom mesmo, pois fez eu ficar com aquela saldade de Nárnia e fez eu ter uma experiência completamente diferente.
Mesmo sendo uma crônica e consequentemente curto, os personagens foram desenvolvidos com reviravoltas e não foi aquela coisa que o autor joga um monte de informação sem pé nem cabeça.
Ele desenvolveu bem as informações e no final me deixou com um gostinho de quero mais.
Tata 20/08/2020minha estante
Realmente é bem diferente do filme!!! Mais tanto a crônica quanto o filme são muito bons (na minha opinião)

Gustavo.leão.3D2Y 21/10/2020minha estante
Sim, mesmo tomando rumos diferentes os dois continuam sendo bom

Lia 10/06/2021

Não sei o que pensar
Ao mesmo tempo que a leitura se arrastou ela conseguiu ser rápida, é uma leitura fácil mas com muitos detalhes desnecessários. Gostei e não gostei, não é o meu favorito mas contem presença de um dos meus personagens favoritos como o Caspian, que nunca desistiu e nunca deixou de acreditar numa Nárnia livre.

Carol Matsuoka 30/03/2021

Principe Caspian
De toda a coleção acho que este quarto volume é o que menos me agrada. Mas, vamos com calma! O livro em si não perde nada em qualidade, os personagens, o enredo, o desenvolvimento de Caspian são muito bem construídos assim como no restante da obra, por isso é possível que você aprecie o volume mais do que eu.

Nesta nova aventura um ano já se passou em nosso mundo desde que os irmãos Pedro, Susana, Edmundo e Lucia foram coroados reis e rainhas, porém milhares de anos se passaram em Nárnia e suas terras já não são mais as mesmas e tampouco seus habitantes. Um povo estrangeiro conquistou e se assentou e Narnia, os telmarinos, e diferentemente do livro anterior em que a cultura e o contexto dos calormanos os tornam interessantes e uma parte relevante da história nesse livro eu simplesmente não gosto dos telmarinos.

Claramente eles possuem um papel relevante, uma vez que os antigos narnianos (as criaturas mágicas e falantes que a gente adora) vivem se escondendo no exílio das florestas e Caspian se ve obrigado a combater seu tio usurpador, uma vez que ele é o legítimo herdeiro ao trono. Penso que meu desagrado com esse volume vem dessa inquietação de uma Narnia inteiramente nova em que mesmo os cenarios que já conhecemos parecem estranhos e distantes dos "Anos de Ouro" do reinado dos quatro irmãos.

Ainda assim, não posso deixar de citar a maestria com que Lewis faz referencias bíblicas ao longo da história, elas não só fazem muito sentido como (em minha opinião) demonstra a força e pureza de fé de Lúcia e como isso a leva a ajudar os outros personagens, inclusive Caspian que apesar de nomear o livro fica um pouco ofuscado pela ação de Pedro.Como ele se alia aos narnianos e recebe ajuda dos quatro reis eu deixo para voces descobrirem com a leitura.

Nerd00F 16/06/2021minha estante
É uma boa saga, li todos os livros

Abel 16/06/2021minha estante
Estou lendo o segundo livro, que vontade de ler seu spoiler.

Letícia 16/06/2021minha estante
A série vale muito a pena, mas segura o spoiler kkkkkkk

Diego VF 01/05/2021

Uma grande aventura
É uma aventura vista por dois grupos diferentes que se unem do final, e isso ficou muito legal. Os personagens são muito bem escritos, principalmente o próprio Caspian. A volta dos grandes reis também é uma bela pitada de sal.

Pelo que vejo, todos os livros de Nárnia são incríveis. Então leiam :)

4,5/5

daryaa 19/03/2021

Nárnia e sua capacidade de me destruir por inteiro.
A trama é maravilhosa. O desenvolvimento dos personagens ao decorrer do livro é o que mais me surpreende.

Eles mostram que nunca se esqueceram do aprendizado adquirido em o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, crescem novamente como em o Cavalo e seu Menino, enquanto as verdadeiras origens de Nárnia são recuperadas, como em o Sobrinho do Mago.

Aslam insiste em me cutucar todas as vezes! Tantas foram as lições que recebi na leitura desses quatro livros que mal sei contar.

RECOMENDO MUITOOOO
Principalmente se quiser se emocionar, senti como se eu mesma estivesse recebendo a notícia que não poderia mais voltar à Nárnia. Acho que nunca superaria, sinceramente

Aline Russo 28/01/2021

Livro bom
Demorei pra terminar por motivos pessoais, mas é muito lindo. A leitura é fácil e bem gostosa. Recomendo.

Ana 17/03/2021

Superou expectativas
a aventura perfeita, no começo das crônicas fiquei meio desapontada, mas já passou, os livros estão magníficos, quero muito saber o que vem por aí...

Lia 09/06/2021

bom, mas não é o melhor da série.
de todos os livros da saga, esse foi o que menos gostei, mas não é que não tenha gostado.
o Caspian dos filmes conseguiu ser mais cativante que o dos livros (uma das poucas vezes que vi isso acontecer) e como a história gira em torno dele, acaba sendo um pouco mais cansativa a leitura.
mas em geral, todos os livros lidos da saga de Nárnia até agora valem a pena, assim como esse! todos acrescentam algo para esse universo gigante e brilhante. há muitos personagens que são apresentados aqui e são realmente bons e detalhes do reino que achei interessante. a história é boa e pronto!

Carine.Barreto 17/11/2020

Leitura de Príncipe Caspian
Como os demais livros, adorei essa crônica.
Tão bom ver meus queridos e amados reis de Nárnia em suas aventuras.
Tenho um carinho muito especial por Pedro, Edmundo, Susana, Lúcia e Caspian.

Caroline.Grossl 14/04/2021

Resenha: As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian
A resenha de hoje é sobre o livro "Príncipe Caspian", quarto volume da ordem cronológica da série "As Crônicas de Nárnia" do autor britânico C. S. Lewis. Publicado originalmente em 1951, essa história é dividida em 15 capítulos e contém 107 páginas. Essa obra também foi adaptada para o cinema, mas não foi tão fiel ao livro, mas apesar de haver bastante modificações, o filme também é muito bom.

Nesse volume, a história ocorre um ano depois (no tempo do nosso mundo), que Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie abriram a porta de um guarda-roupa mágico e passaram por grandes aventuras em um país chamado Nárnia, lugar este onde se tornaram reis e rainhas.

Agora os irmãos Pevensie se encontram em uma estação de trem, esperando a hora de ir ao colégio, mas por força de magia, os quatro irmãos são levados para uma ilha deserta. Após longa caminhada pelos arredores eles encontraram um castelo em ruínas muito parecido com Cair Paravel (castelo onde eles moravam quando eram reis e rainhas), mas para eles isso não fazia sentido já que eles estavam apenas um ano fora de Nárnia e aquele castelo estava abandonado a muitos anos, até que se lembraram que o tempo em Nárnia passa diferente do nosso mundo. Conferindo a sala de tesouro do castelo em ruínas, eles encontram os presentes que ganharam de Aslam (exceto a trompa de Susana, que quando tocada traz auxilio de algum lugar, mas logo eles se lembraram de que tinha perdido), e assim, confirmaram que estavam em seu antigo castelo.

No dia seguinte, ao chegar em um rio, os Pevensie encontram dois soldados que estavam prestes a jogar um anão na água, assim eles salvam Trumpkin e através dele conhecemos a história de Caspian X, um jovem telmarino, herdeiro do trono de Nárnia.

A muito tempo atrás, Nárnia foi invadida pelos telmarinos que vieram das terras de Teimar, e assim, esse povo fez com que quase todas as criaturas mágicas que habitavam Nárnia, se tornassem praticamente extintos, fazendo com que muitas das histórias de Nárnia, fossem se perdendo e não se passando nada mais do que lendas, inclusive a existência de Aslam. Nos dias atuais, Nárnia está sendo governada pelo tio de Caspian, Miraz, o príncipe regente deixaria que seu sobrinho se tornasse herdeiro do trono, mas quando sua esposa dá luz a uma criança, a vida do príncipe Caspian entra em perigo e ele é aconselhado a fugir.

Quando o menino finalmente encontra na floresta o antigo povo narniano, ele fica maravilhado, pois sua crença estava certa, aqueles seres eram reais, não apenas lendas. Caspian então decide ajudar esse povo que sempre foram maltratados pelos telmarinos, mas para isso, eles precisam tentar retirar o usurpador do poder, para assim, restaurar a paz no país podendo retornar aos tempos dourados. Entretanto, para conseguir isso, Caspian faz soar a trompa da rainha Susana com a intensão de receber ajuda dos antigos reis e rainhas da Idade de Ouro, ou do próprio Aslam.

No decorrer das páginas, conhecemos novos personagens, como por exemplo, um valente ratinho chamado Ripchip e seu pequeno exército, o texugo Caça-Trufas, também tem a inserção de seres da mitologia greco-romana, como Baco, Sileno e Áries. Vemos os duelos e a emocionante batalha acontecer, o despertar das árvores e do rio que fornecem ajuda ao exército narniano.

Temos a explicação de Aslam, que para ser o verdadeiro rei de Nárnia, deve ser filho de Adão e Eva. Descobrimos a origem dos telmarinos, que são do mundo dos homens, daqui do nosso mundo e como que povoaram Telmar até chegarem em Nárnia. O porque dos telmarinos ter medo da floresta e do mar, achando que fossem mal-assombrados.

"É honra suficientemente grande para que o mendigo mais miserável possa andar de cabeça erguida, e também vergonha suficientemente grande para fazer vergar os ombros do maior imperador da Terra."

Enfim, é uma história emocionante, envolvente e cheia de detalhes, com uma leitura fluida, sou até suspeita para falar ^.^

Bom, espero que tenham gostado da resenha!

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com

Rauany 15/12/2020

Vou acabar favoritando todos os livros de Nárnia, não é possível...
Esse livro é totalmente surpreendente e não é igual o filme.

Erik [@sonhosdeumleitor_] 19/06/2020

Impossível não amar
Já estava com saudades desses protagonistas em nárnia, o quanto eles evoluiram, a volta de Aslam, a sensação gostosa e relaxante que o livro trás, as referências ao cristianismo, é tudo tão lindo e tão imersivo. É impossível você ler sem se emocionar, ou não querer viver em Nárnia.
O final teve cada surpresa, e nos revela algumas coisas que irão acontecer e esclarece também outras já abordadas nas outras crônicas. SIMPLESMENTE MARAVILHOSO, A ESCRITA, O AMBIENTE, A BATALHA. SEM DEFEITOS.

site: https://www.instagram.com/sonhosdeumleitor_/?hl=pt-br