Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

Erik.Christopher 19/06/2020

Impossível não amar
Já estava com saudades desses protagonistas em nárnia, o quanto eles evoluiram, a volta de Aslam, a sensação gostosa e relaxante que o livro trás, as referências ao cristianismo, é tudo tão lindo e tão imersivo. É impossível você ler sem se emocionar, ou não querer viver em Nárnia.
O final teve cada surpresa, e nos revela algumas coisas que irão acontecer e esclarece também outras já abordadas nas outras crônicas. SIMPLESMENTE MARAVILHOSO, A ESCRITA, O AMBIENTE, A BATALHA. SEM DEFEITOS.

site: https://www.instagram.com/sonhosdeumleitor_/?hl=pt-br

Fanny 10/01/2010

Quando você começa Principe Caspian, a estória parece franca, se comparada com as outras crônicas.
Mas é aos poucos que ela vai te conquistnado ao demonstrar em cada página a coragem dos personagens.
A história começa com os irmãos Pedro, Susie, Edmundo e Lucy esperando o trem para irem para o colégio interno, para quem leu "o menino e o cavalo" sabe o quanto as crianças se adaptaram a vida em Nárnia viveram por muitos anos, mas que significou apenas um instante no tempo da Terra.
Eles são "chamados" a Nárnia ainda nessa mesma estação, e retornam a sua amada terra, o que eles não esperavam é que havia passado 1000 anos em Nárnia e nesse tempo muita coisa mudou, e eles decobrem que Nárnia se tornou um lugar selvagem e que seus habitantes hoje são obrigados a se esconderem na floresta para não serem caçados. E que muitos animais antes inteligentes e falantes,agora se tornaram selvagens.
Em minha passagem favorita Lucy diz:
"Não seria medonho se um dia, no nosso mundo, os homens se transformassem por dentro em animais ferozes, como os daqui,e continuassem por fora parecendo homens, e a gente assim nunca soubesse distinguir uns dos outros?"

Depois de encontrarem com um anão, eles vão ao encontro do Princípe Caspian, um jovem principe que tem que fugir do seu tio para não ser morto.
Com a ajuda dos habitantes restantes de Nária ( centauros, anões e um valente bando de ratinhos- inclusive o adorado Ripchip) eles vão lutar pela liberdade do povo narniano.
Para quem só viu o filme, se prepare por que não há romance entre Caspian e Susie, e nem disputa de egos entre Caspian e Pedro.
Ao contrário aqui cada um conhece o seu lugar e luta pelo bem de todos.
Ao final o choro é inevitável, principalmente para aqueles que como eu nunca gostaria de abandonar uma terra como Nárnia. Aslam comunica a Pedro e Susie, que eles não voltaram mais porque já aprenderam tudo o que podiam em terras narnianas.
Pessoalmente, eu ficaria arrasada, e por isso quando li o final chorei muito com o destino dos dois.
No mais, é um ótimo livro que faz juz aos seus companheiros de crônicas....mais uma obra-prima de Lewis, que surpreende sempre.

Carolina 25/04/2020

Nesta crônica podemos ver os 4 personagens principais de volta a Nárnia, e o país se encontra de um forma que jamais teríamos imaginado no livro anterior. Acredito que a minha leitura tenha sido um pouco prejudicada por já ter visto o filme antes (que é bastante fiel ao livro), então não me surpreendi com o enredo. Porém, ainda é uma das minhas crônicas favoritas.

Matheus 30/04/2020

Bom :D
Achei, bom o livro, confesso que esperava mais, até por que o primeiro livro das crônicas de Nárnia (o Leão, a feiticeira e o guarda roupa) me surpreendeu (tenho a resenha dele aqui no skoob). Então sobre o Príncipe Caspian, é uma história boa, mais não achei tão cativante, teve algumas partes que achei muito parado, mais ao passar das páginas fica bom.

É isso, veja as resenhas que postei, e me siga para ver mais resenhas aqui no skoob?

Stef 24/06/2020

Gostei bastante mas não tanto quanto gostei dos anteriores. Ainda assim é incrível está de volta no maravilhoso universo de Nárnia.

Yara 23/06/2020

Príncipe Caspian
Livro 4 de as Crônicas de Nárnia.
Lúcia, Edmundo, Susana e Pedro são chamados novamente a voltarem a Nárnia para ajudar Caspian em uma batalha contra os telmarinos.

Jules 24/02/2020

Divertido
Assim como O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, queria que fosse mais longo e que tivesse explorado com mais detalhes os acontecimentos. Mas isso não impediu que eu aproveitasse cada parágrafo dessa aventura.

PTK 08/04/2020

Bom
Achei um pouco lenta, mas no geral foi boa

Lary Nunes 11/06/2020

De Volta a Nárnia!
O retorno dos Grandes Reis e Rainhas de Nárnia, em uma nova aventura... O começo parecer ser bem parado, porém conforme as palavras vão passando, a história vai fluindo...
O que pude perceber com a leitura é que o ser humano, é muito ridículo (sério, ainda acho que não deveríamos existir, enfim...), se apossam de Terras e se intitulam Reis! E com isso; temos o Príncipe Caspian e futuro Rei X como protagonista da história...com os acontecimentos da sua vida, acaba por ter uma aventura de vida e morte e acaba invocando os antigos protagonistas... Achei que os quatro irmãos teriam mais participação, mas mesmo assim é um ótimo livro.
Só fiquei pensativa com o final, pois no meu caso eu não iria querer deixar Nárnia, principalmente se fosse para voltar para esse Mundo (que está morrendo e só tem tristeza), então okay, recomendo.

Pierri 13/05/2020

Um bom livro, tenho entrado nas histórias cada vez mais, a cada livro da série. Nesse, vemos um novo personagem chave, o retorno de outros e uma trama bem desenvolvida, com um final esperado, porém entusiasmante!! Indíco essa famosa série de livros a todos os amantes da fantasia!!

Amanda 27/05/2020

Um resgate de Nárnia
A história é linda e repleta de significados, pelo retorno dos 4 em um resgate de Nárnia. Mesmo tendo momentos previsíveis, vale muito a leitura.

Gabriel 19/06/2011

Brilhanteeeeeeeeeeee ',
Ultra-Super-Hiper-Sensacional, Divertido, Interessante. Assim com todas as outras 6 Crônicas. Indicadíssimo ...

Thaisa 27/04/2020

De um lado, temos o príncipe Caspian X, um telmarino que descobre ser o verdadeiro rei de Nárnia, e que passa a ser um fugitivo de seu próprio tio, Miraz, que quer ser o regente daquele mundo a qualquer custo.
Do outro, Pedro, Susana, Edmundo e Lucia Pevensie, um ano após retornarem do universo mágico de Nárnia para o nosso mundo, se encontram em uma estação de trem prestes a voltar para escola, quando são sugados novamente para o local de seu antigo reinado, e juntarão forças com Caspian afim de trazer justiça para todos os narnianos.
Esta quarta crônica aparece como uma sequência de "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", mostrando o retorno dos irmãos Pevensie e do próprio Aslam, enquanto apresenta novos personagens que darão continuidade às próximas aventuras.
Como os capítulos geralmente são alternados entre os dois grupos de heróis, muitas vezes o ritmo da história é truncado, sem manter um ritmo crescente. Isso torna esta trama menos dinâmica, apesar dos embates.
É gostoso voltar para esse mundo com protagonistas que nos são caros, e essa nostalgia talvez seja o ponto alto desse enredo - e o combate entre e o bem e o mal, tão presente na fantasia, não decepciona.
Aqui, mais uma vez, C. S. Lewis escreve um personagem negro, um anão, Nikabrik, como um vilão da história, que tenta matar o príncipe e se perde na "magia negra" - depois de "O Cavalo e Seu Menino", já estamos familiarizados com o racismo de Lewis.
A verdade é que eu gosto muito de "O Sobrinho do Mago", mas quanto mais o tempo passa e mais eu leio as crônicas, mais me distancio desse universo.

"Muitas vezes perdi a esperança, mas sempre acontece algo que nos faz ter esperança de novo."

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros