Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

Diego Lima 18/09/2021

Um ano após voltarem de Nárnia para seu mundo; Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, estão em uma estação de trem indo para seu primeiro dia de aula, quando o ambiente ao seu redor começa a mudar de forma, os prédios somem, o solo se transforma e deparam-se com um novo mundo. Enquanto vão explorando descobrem estar em uma Nárnia completamente diferente da época deles.

Não nos é informado quanto tempo se passou desde a última vez em que as crianças reinaram por lá. Encontraram com um Anão o qual os atualizará dos acontecimentos do mundo, sobre o líder usurpador do qual tenta apagar por completo a história de Aslan, Nárnia e dos filhos e filhas de Adão e Eva. E logo resolvem ajudar a colocar tudo em ordem, devolvendo o trono para Caspian X, descendente de Caspian, primeiro rei após a saída dos dois Reis e das duas Rainhas.

Quarto livro das crônicas na ordem cronológica; a narrativa tem aspectos favoráveis, mostra quão bom era C.S. Lewis, todavia, não tem sido uma experiência excelente, pela falta de profundidade, talvez se eu tivesse lido mais novo teria outro sentimento pelo enredo, entretanto, coloquei como meta conhecer essas crônicas enaltecida por muitos, vamos até o final.

Gustavo.leão.3D2Y 12/08/2020

Surpreendido
Eu pensava que o livro não ia se distanciar tanto do filme, mas eu estava completamente enganado.
Isso foi muito bom mesmo, pois fez eu ficar com aquela saldade de Nárnia e fez eu ter uma experiência completamente diferente.
Mesmo sendo uma crônica e consequentemente curto, os personagens foram desenvolvidos com reviravoltas e não foi aquela coisa que o autor joga um monte de informação sem pé nem cabeça.
Ele desenvolveu bem as informações e no final me deixou com um gostinho de quero mais.
Bpo 20/08/2020minha estante
Realmente é bem diferente do filme!!! Mais tanto a crônica quanto o filme são muito bons (na minha opinião)

Gustavo.leão.3D2Y 21/10/2020minha estante
Sim, mesmo tomando rumos diferentes os dois continuam sendo bom

bloodinthewine 25/06/2021

Bom mas poderia melhorar!
Fiquei um pouco decepcionada com esse livro pois a escrita poderia ser bem melhor, mais fluida e mais detalhada. Não deixa de ser bom, mas algumas vezes me vi entediada lendo. Na minha opinião, o filme é bem melhor do que o livro!

Lia 10/06/2021

Não sei o que pensar
Ao mesmo tempo que a leitura se arrastou ela conseguiu ser rápida, é uma leitura fácil mas com muitos detalhes desnecessários. Gostei e não gostei, não é o meu favorito mas contem presença de um dos meus personagens favoritos como o Caspian, que nunca desistiu e nunca deixou de acreditar numa Nárnia livre.

Nerd00F 16/06/2021minha estante
É uma boa saga, li todos os livros

Abel 16/06/2021minha estante
Estou lendo o segundo livro, que vontade de ler seu spoiler.

Letícia 16/06/2021minha estante
A série vale muito a pena, mas segura o spoiler kkkkkkk

Miih.... 01/07/2021

Príncipe Caspian
" Não seria medonho se um dia, no nosso mundo, os homens se transformasse por dentro em animais ferozes, como os daqui, e continuassem por fora parecendo homens, e a gente assim nunca soubesse distinguir uns dos outros?"

Uma releitura tão gostosa dessas. Quero sempre....
Senti Deus falando comigo em alguns trechos! ??

"À medida que você for crescendo, eu parecerei maior a seus olhos" #Aslam??

Carol Matsuoka 30/03/2021

Principe Caspian
De toda a coleção acho que este quarto volume é o que menos me agrada. Mas, vamos com calma! O livro em si não perde nada em qualidade, os personagens, o enredo, o desenvolvimento de Caspian são muito bem construídos assim como no restante da obra, por isso é possível que você aprecie o volume mais do que eu.

Nesta nova aventura um ano já se passou em nosso mundo desde que os irmãos Pedro, Susana, Edmundo e Lucia foram coroados reis e rainhas, porém milhares de anos se passaram em Nárnia e suas terras já não são mais as mesmas e tampouco seus habitantes. Um povo estrangeiro conquistou e se assentou e Narnia, os telmarinos, e diferentemente do livro anterior em que a cultura e o contexto dos calormanos os tornam interessantes e uma parte relevante da história nesse livro eu simplesmente não gosto dos telmarinos.

Claramente eles possuem um papel relevante, uma vez que os antigos narnianos (as criaturas mágicas e falantes que a gente adora) vivem se escondendo no exílio das florestas e Caspian se ve obrigado a combater seu tio usurpador, uma vez que ele é o legítimo herdeiro ao trono. Penso que meu desagrado com esse volume vem dessa inquietação de uma Narnia inteiramente nova em que mesmo os cenarios que já conhecemos parecem estranhos e distantes dos "Anos de Ouro" do reinado dos quatro irmãos.

Ainda assim, não posso deixar de citar a maestria com que Lewis faz referencias bíblicas ao longo da história, elas não só fazem muito sentido como (em minha opinião) demonstra a força e pureza de fé de Lúcia e como isso a leva a ajudar os outros personagens, inclusive Caspian que apesar de nomear o livro fica um pouco ofuscado pela ação de Pedro.Como ele se alia aos narnianos e recebe ajuda dos quatro reis eu deixo para voces descobrirem com a leitura.

Marcos.Detanico 26/07/2021

Uma prova de fé
De longe o melhor livro dentre os sete da saga, uma história poética, cheia de simbolismos que proporciona muitas reflexões, simplesmente fantástica.

Quando os irmãos vão parar em Nárnia eles se deparam com uma grande transformação: o universo Narniano, já não é mais o mesmo. Os animais não falam, a maior parte dos habitantes originais de Nárnia estavam extintos e Cair Paravel está em ruínas e quase irreconhecível.

"Muitas vezes perdi a esperança, mas sempre acontece algo que nos faz ter esperança de novo."

Todo esse destroço em Nárnia, foi resultado da invasão Telmarina. No entanto, o Príncipe Caspian, junto com outros habitantes originais de Nárnia, vão emplacar uma guerra com o atual rei de Telmar que domina Nárnia, Miraz (que é tio de Caspian) a fim de tentarem retomar Nárnia e torná-la como nos tempos dourados (os tempos em que reinaram Pedro, Susana, Lúcia e Edmundo).

Essa crônica, Príncipe Caspian, foi incrível e cheia de aventuras do começo ao fim, além disso conhecemos novos personagens inclusive um rato cheio de coragem chamado Ripchip. Também amei o príncipe Caspian, pois ele tinha a alma justa e corajosa.

”Mas as coisas nunca acontecem duas vezes da mesma maneira.”

Algo que achei espetacular foi o simbolismo da fé e da falta dela, após um ano para os irmãos e mais de um século para Nárnia e sem Aslan começam a desacreditar na existência dele, tem uma frase do Nietzsche que diz “Quando você olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você”, pois até mesmo os irmão que acostumados a sua realidade ao voltar para Nárnia já não são mais os mesmos e suas crenças abaladas, somente Lucia a mais corajosa e destemida que nunca perdeu a fé em Nárnia e em Aslan

Carol 27/01/2023

Em Nárnia outra vez!
Estava com bastante expectativa para esse livro (porque o filme é o meu preferido de todos) porém fiquei um pouco decepcionada. O início é muito bem elaborado e descrito mas depois fica tudo muito confuso, as lutas, os acontecimentos, o vocabulário? li duas vezes o penúltimo capítulo e não entendi muito bem. E achei que a Susana iria aparecer mais ela é uma das minhas personagens favoritas.
@lilianloietes 08/02/2023minha estante

Kailliane 12/07/2022

Ótimo.
Me apaixonei de uma forma muito boa por crônicas de Nárnia, podem considerar livros besta mas eu adoro eles.

Li apenas dois dos maravilhosos outros livros que existem e eu não me canso de dizer: melhores leituras da minha vida, eu indico SUPER.

Diego VF 01/05/2021

Uma grande aventura
É uma aventura vista por dois grupos diferentes que se unem do final, e isso ficou muito legal. Os personagens são muito bem escritos, principalmente o próprio Caspian. A volta dos grandes reis também é uma bela pitada de sal.

Pelo que vejo, todos os livros de Nárnia são incríveis. Então leiam :)

4,5/5

Isabella 19/03/2021

Nárnia e sua capacidade de me destruir por inteiro.
A trama é maravilhosa. O desenvolvimento dos personagens ao decorrer do livro é o que mais me surpreende.

Eles mostram que nunca se esqueceram do aprendizado adquirido em o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, crescem novamente como em o Cavalo e seu Menino, enquanto as verdadeiras origens de Nárnia são recuperadas, como em o Sobrinho do Mago.

Aslam insiste em me cutucar todas as vezes! Tantas foram as lições que recebi na leitura desses quatro livros que mal sei contar.

RECOMENDO MUITOOOO
Principalmente se quiser se emocionar, senti como se eu mesma estivesse recebendo a notícia que não poderia mais voltar à Nárnia. Acho que nunca superaria, sinceramente

percyfeliz 20/01/2023

mto bom (msm q tenha melhores)
sinceramente, eu gostei bastante... o começo não me interessou mto e eu demorei uns bons capítulos até pegar o ritmo da história. mas quando eu consegui engajar bem, passou a ficar muito bom. o meio e o final me interessaram bastante e eu amei estar de volta nesse universo, mesmo que tenha sido difícil no começo!

(porém eu ainda prefiro os dois primeiros)

Aline Russo 28/01/2021

Livro bom
Demorei pra terminar por motivos pessoais, mas é muito lindo. A leitura é fácil e bem gostosa. Recomendo.