Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

Flavinha 14/09/2020

Até agora esse livro foi o que eu menos gostei das crônicas... achei muito bacana o início mas ao longo da história foi ficando um pouquinho confuso, não consegui pegar muito o que o autor queria passar como nos outros, mas ainda continua sendo um livro muito bom! Só não entendi muito bem

Maria Clara Machado 17/08/2020

O príncipe Caspian
Pense em uma história boa, cativante e fácil de ler... É esta! Eu preciso realmente confessar que agora gosto bem mais do Caspian do que dos próprios protagonistas Hahaha.

O Caspian tem uma linda história, é alguém cheio de justiça, amor e respeito dentro de si para dar aos outros. Todos os capítulos em que o anão narra a história foram muito gostosos de se ler pra saber mais sobre este príncipe. Fora o Doutor que é simplesmente um anjo.

As cenas de combate foram rápidas, não deu pra desfrutar muito, mas tenho que levar em conta que é um livro infantojuvenil.

O livro não deixa nadinha a desejar e me peguei vendo o Aslam como o próprio Jesus até agora em situações que exigem fé, não sei se faz sentido hahah.

Recomendo muito!

stef. 24/06/2020

Gostei bastante mas não tanto quanto gostei dos anteriores. Ainda assim é incrível está de volta no maravilhoso universo de Nárnia.

avie 04/09/2020

heart's been broken so many times...
sempre fico de coração partido quando pedro diz que ja se conformou com o fato de que não voltaria para narnia (não tão cedo pelo menos) kkkkkkkkk

como é de costume, eu sempre choro quando termino um livro de narnia, não importa quantas vezes eu já o tenha lido. eu entro tão profundamente neste mundo, fico tão imersa nessas águas que me tiram da minha realidade, que quando acabam meu coração fica vazio mais de novo. esse é o poder de narnia, e tambem sua maldição. quanto mais você ler, melhor vai se sentir, vai ser como mergulhar num mundo de paz e harmonia, num mundo infinitas vezes melhor que o nosso. mas ai, é só o livro acabar que essa falsa sensação de segurança e paz é quebrada e você vai se lembrar que vive num mundo terrível e que nada daquilo era verdade. é um ciclo vicioso um tanto quanto triste e auto destrutivo, eu diria.

Yara 23/06/2020

Príncipe Caspian
Livro 4 de as Crônicas de Nárnia.
Lúcia, Edmundo, Susana e Pedro são chamados novamente a voltarem a Nárnia para ajudar Caspian em uma batalha contra os telmarinos.

Jules 24/02/2020

Divertido
Assim como O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, queria que fosse mais longo e que tivesse explorado com mais detalhes os acontecimentos. Mas isso não impediu que eu aproveitasse cada parágrafo dessa aventura.

Binha 07/10/2020

São tempos sombrios em Nárnia. Os dias de paz e a liberdade dos Narnianos foram tirados.
Eis que o príncipe Caspian, herdeiro legítimo do trono, sopra a trompa da da rainha Susana e trás de volta os quatro reis do passado.
Juntos eles vão lutar para restaurar a paz e trazer de volta os dias de felicidade em Nárnia, livrando a terra do Rei Miraz.

Esse é o meu segundo livro preferido. Apesar de se passar em um cenário totalmente diferente dos outros, não deixou a essência dos demais.

Gabriel 19/06/2011

Brilhanteeeeeeeeeeee ',
Ultra-Super-Hiper-Sensacional, Divertido, Interessante. Assim com todas as outras 6 Crônicas. Indicadíssimo ...

Le @le.leituras 08/08/2020

Príncipe Caspian
Um ano depois das aventuras vividas em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia são teletransportados de maneira inesperada para Nárnia.?
?
Assim que chegaram, não reconheceram nada, tudo estava diferente. Até descobrirem que, em Nárnia, já se passaram milhares de anos desde a última vez que estiveram lá. Os animais falantes sumiram, eles próprios viraram lendas e até Aslam estava desaparecido há séculos!?
?
Nárnia vive tempos difíceis. Os dias de paz e liberdade, quando os animais falantes, anões, árvores e todas as criaturas mágicas viviam em absoluta harmonia tinham acabado. A guerra civil dividia o reino, que agora era governado pelos telmarinos. Os poucos narnianos remanescentes tinham que viver escondidos para sobreviver.?
?
Príncipe Caspian, herdeiro legítimo do trono, decide lutar, com o apoio dos antigos e lendários narnianos, para retomar o trono que lhe é de direito e devolver a paz e a glória do passado a Nárnia. Contando com a ajuda dos nossos já conhecidos e queridos irmãos Pevensie.?
?
Esta crônica, assim como as outras, é repleta de grandes aventuras. A luta entre o bem e o mal, traições, lealdade e fé estão presentes em todas as páginas. Além de apresentar novos personagens incríveis, como Ripchip - um ratinho falante pra lá de corajoso.?

Quote: Não seria medonho se um dia, no nosso mundo, os homens se transformassem por dentro em animais ferozes, como os daqui, e continuassem por fora parecendo homens, e a gente assim nunca soubesse distinguir uns dos outros?

Thamiris | @frasedeumlivroo 12/10/2020

Amei!
Nesse livro, Nárnia é governada pelo tirano Miraz, príncipe regente que assumiu o papel em nome de seu sobrinho, Caspian. No entanto, com o nascimento de seu filho, ele precisa que Caspian desapareça e que o trono seja de fato seu.

Com a ajuda de seu tutor, Caspian descobrirá o plano de seu tio e poderá escapar para as terras distantes que, segundo as lendas, foram o lar dos grandes reis da época de ouro de Nárnia, em Cair Paravel.

Se passaram centenas de anos desde que Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia voltaram para a Inglaterra, para eles só se passou um ano, mas quando foram chamados pela trompa de Susana viram que muita coisa mudou. Em primeiro lugar, como reinaram há muito tempo, muitos não acreditam que eles ou mesmo Aslam existiram, acham que não passam de lendas que nem deviam ser repetidas.

Em segundo lugar, muitos dos animais falantes deixaram de existir, assim como os espíritos das árvores, rios e lagos hibernaram em suas formas básicas. A verdade é que os narnianos tiveram que se esconder para sobreviver. A invasão do Telmarino significou que os verdadeiros narnianos tiveram que se esconder, mas agora Caspian, o resto dos narnianos Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia lutarão para tirar Miraz de seu trono e dar a Nárnia a glória do passado.

Nárnia é o meu mundo de fantasia favorito e essa crônica não me decepcionou em praticamente nada. Recomendo pra todos, eu sempre leio as crônicas em um dia, pois são leves e envolventes, personagens cativantes e maravilhoso, agora eu quero muito ver a adaptação.

site: https://www.instagram.com/p/CGSG_yqDKU-/

Amanda 27/05/2020

Um resgate de Nárnia
A história é linda e repleta de significados, pelo retorno dos 4 em um resgate de Nárnia. Mesmo tendo momentos previsíveis, vale muito a leitura.

Lary Nunes 11/06/2020

De Volta a Nárnia!
O retorno dos Grandes Reis e Rainhas de Nárnia, em uma nova aventura... O começo parecer ser bem parado, porém conforme as palavras vão passando, a história vai fluindo...
O que pude perceber com a leitura é que o ser humano, é muito ridículo (sério, ainda acho que não deveríamos existir, enfim...), se apossam de Terras e se intitulam Reis! E com isso; temos o Príncipe Caspian e futuro Rei X como protagonista da história...com os acontecimentos da sua vida, acaba por ter uma aventura de vida e morte e acaba invocando os antigos protagonistas... Achei que os quatro irmãos teriam mais participação, mas mesmo assim é um ótimo livro.
Só fiquei pensativa com o final, pois no meu caso eu não iria querer deixar Nárnia, principalmente se fosse para voltar para esse Mundo (que está morrendo e só tem tristeza), então okay, recomendo.

Jéssica Sanoli 21/02/2012

Um motivo para as quatro estrelas?
Ao aproximar-me do fim do livro, me pus a pensar porque eu o conceituaria com 4 estrelas (já estava praticamente decidida a isto), se não sabia nem ao menos declarar convincentemente um motivo para tal. Por que não conceituá-lo com as brilhantes 5 estrelas? Já que me é tão difícil apontar um defeito no livro, vou me deter inicialmente aos seus pontos fortes.

O começo do livro é cativante, um verdadeiro motivo para se ler por horas, até a madrugada, quando seus olhos não aguentarem mais e implorarem misericórdia. É a parte do livro com menos ação e mais destaque à história do que houve com Nárnia nessas últimas centenas de anos em que os antigos reis e rainhas estiveram ausentes. Na verdade, nos 3 primeiros capítulos não há quase informação alguma, apenas uma atmosfera de incertezas e curiosidade sobre o que ocorreu com a Nárnia da idade do Ouro. Já no 4° capítulo, meu preferido, num ambiente belo e tenso, conta-se parte da história de Caspian, do reinado dos Telmarinos e das histórias da antiga Nárnia, cuja vericidade é posta em dúvida por muitos.Daí por diante, Caspian descobrirá ser verdade as histórias mais fantásticas que ouviu desde criança.

Penso que a partir da metade do livro meu ânimo começou a decrescer. Como disse, o início do livro foi excelente. E acredito fielmente que ele não tenha regredido em qualidade a partir da metade, apenas houve uma troca de foco: antes, a história de Caspian e dos antigos narnianos estava em primeiro plano, depois o foco passou a ser o desenrolar de acontecimentos para salvar Nárnia. Naturalmente, há muito mais ação nesta segunda parte do livro, em detrimento das narrações sobre a história narniana. E, sem dúvidas, prefiro história.

Já ao final do livro, última página, meus olhos ficaram molhados. Quase chorei, aquele papo sobre Pedro e Suzana é bem melancólico. Só não chorei a valer porque Lewis não deu uma grande descrição do momento de despedida entre Aslam e os meninos. Quem sabe ele sentiu pena de seus leitores, porque se fizesse uma descrição, aposto que eu e a maioria desandaríamos a chorar.

Cheguei ao fim e não apontei nenhum ponto fraco na obra, não é mesmo?
Simplesmente porque as quatro estrelas conferidas a este volume são por "questão de gosto", não por defeito de obra. Eu preferiria menos capítulos dedicados à ação, enquanto que alguns cortariam alguns capítulos justamente para chegar mais rápido até ela! Vá entender... São os gostos! Há ainda alguns que criticam o final, dizendo que C.S.Lewis poderia explicar melhor algumas coisas ditas por Aslam na última cena. Mas, acredito que o que devia ser dito foi dito e o que ficou no ar, devia mesmo ter ficado no ar. Lewis devia saber muito bem o que escrevia.

Jéssica Sanoli.