Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

J R Corrêa 10/02/2019

O Príncipe Caspian
O Príncipe Caspian é o quarto de sete volumes que compõem a série «As Crónicas de Nárnia», um dos grandes clássicos da literatura infanto-juvenil Peter, Susan, Edmund e Lucy, os heróis e heroínas do segundo volume estão de volta para nos contar mais uma fantástica aventura.
A história começa quando estas quatro crianças são inesperadamente impelidas, por artes mágicas, de uma estação de caminhos-de-ferro em Londres para o maravilhoso mundo de Nárnia, onde o príncipe Caspian se encontra em apuros. O feliz reino de Nárnia, terra onde os animais falavam e havia pessoas simpáticas que viviam nos rios e nas árvores, chamadas Naíades e Dríades, e onde ressoavam os martelos dos Anões, estava agora ameaçada pelo controlo do perigoso e perverso rei Miraz.
Estes quatro jovens, conduzidos pelo magnífico leão Aslan, têm agora a importante missão de ajudar o príncipe Cáspian a recuperar o glorioso passado de Nárnia.
Será que vão conseguir?

Julia 20/11/2013

Porque os humanos chatos e feios sempre querem causar em Nárnia? ):
A quarta crônica escrita por C. S. Lewis conta a história do pequeno telmarino Príncipe Caspian, sobrinho do rei Miraz. Ele era o próximo na linha do trono (creio que seja essa a expressão) até então, mas certo dia a esposa do rei dá a luz a uma criança. Rei Miraz, querendo que seu filho seja o próximo rei, e não Caspian, arma um plano para assassinar-lo e parecer que tudo foi por acidente. O "professor particular" (por falta de termo melhor) de Caspian conta a ele seu plano e aconselha o garoto a fugir. E é isso o que ele faz.
O menino foge junto com seu cavalo a procura de um lugar acolhedor, mas sofre um acidente e acaba encontrando dois anões e um texugo falantes. Encantado por descobrir que todas as histórias sobre a antiga Nárnia eram verdadeiras, Caspian e os outros habitantes de Nárnia que estavam escondidos travam uma batalha com os telmarinos para ver quem governará Nárnia dali em diante.

Em relação às três crônicas anteriores, achei essa muito fraca. Não sei porque não me agradou tanto, mas gostei infinitamente mais das outras.

Viagem do Peregrino da Alvorada, aqui vamos nós!

Anderson Brito 17/09/2011

A velha e boa magia de Nárnia ganha mais doses de potência em Príncipe Caspian! O livro todo nos remete a uma saudade daquele clima e ambiente que conhecemos em “O leão, a feiticeira e o guarda – roupas”. É impressionante como o autor consegue empregar religião na ideologia de cada protagonista, falar de Deus e nos confortar com a bondade. Em fim, quanto mais avanço nos livros de As Crônicas de Nárnia, mas sou da opinião de que para se entender melhor, só lendo e apreciando a viagem que fazemos nas páginas que seguem...

mateus 11/08/2012

Considero este um dos livros mais fracos da série, mas, mesmo assim, ele está muito acima da média dos livros de fantasia em geral.

Sakaniwa 24/06/2014

Surpreendente.
Nárnia é, de fato, um mundo incrível. Tão incrível que em menos de uma semana terminada a leitura de um livro, já sinto saudades. Já fazia algum tempo que não lia nada que se passasse nesse mundo, mas dessa vez fui surpreendida.
Princípe Caspian conta a história que já conhecemos pelo filme, mas muito melhor explicada, muito mais detalhada, com cenas que deveriam se arrepender de não estar no filme. O mentor de Caspian (Doutor Cornelius) tem uma história muito mais legal do que simplesmente "aquele alguém que acorda Caspian no meio da noite em que seu primo nasce", por exemplo. Em alguns momentos eu lia os parágrafos e me arrepiava só de imaginar essa magia de Nárnia diante dos meus olhos de observadora passiva. Em outros eu pensava em como eu gosto mais e mais da Lúcia (não é a toa que ela é a irmã preferida de Pedro) e como seus pensamentos são tão simples e inocentes, mas que surpreendem a nós, aqueles que perderam essa simplicidade e inocência. Soltei até umas gargalhadas com os Lordes de Miraz.
E eu não sei se meus hormônios têm alguma parte nessa história, mas chorei um bocado com o fim. Só não chorei mais porque não tive tempo pra isso, mas que fim triste ein... me senti na pele dos Pevensie e foi horrível.
Vale muito a pena ler, é muito diferente do filme, muito melhor.

José 24/09/2014

Meio parado
O livro não traz muita ação. O Filme foi melhor adaptado, deixando a história mais envolvente. Não é, de longe, a minha Crônica favorita de Nárnia, mas é essencial para se conseguir entender as demais histórias.

Pedro Azevedo | @arquivos_pe 04/06/2017

As Crônicas de Nárnia #4 - Príncipe Caspian
Um ano se passou desde que Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia retornaram para nosso mundo após uma vida como governantes de Nárnia e sem esperar, através de magia eles retornam a terra que um dia reinaram mas em Nárnia se passaram cerca de 1300 anos e a terra tão conhecida dos irmãos foi invadida e conquistada pelos Telmarinos.

Os antigos reis se veêm no meio de uma conspiração para colocar no trono o jovem Príncipe Caspian, que é por direito atual rei de Nárnia mas que teve seu direito ao trono roubado por seu tio. Ele fugiu do castelo e encontrou com os verdadeiros habitantes de Nárnia, os animais e criaturas mágicas. Os telmarinos tem medo da floresta e dos narnianos e temem mais do que tudo um antigo mito sobre uma criatura poderosa, Aslam, o Leão. Caspian e os irmão começam um campanha para a retomar Nárnia e expulsar os invasores. O livro foi adaptado para o cinema logo após ‘’O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa’’ em um filme muito bom, mas que não supera o antecessor.

Recheado de aventura e chocantes mudanças nos personagens e na magia de Nárnia fazem o livro me parecer um divisor de águas entre uma as histórias, isso se dá devido a uma fala de Aslam no final do livro. Príncipe Caspian supera facilmente O Cavalo e Seu Menino em todos os aspectos, e só de ver os Pevensie voltarem a Nárnia já vale o livro todo. Estou bastante curioso com relação aos próximos volumes e toda vez que termino uma crônica eu tenho mais certeza de que um pouquinho mais de magia foi acrescentada a minha vida.

Diário de Leitura
Acho que o que eu mais gostei nesse livro foi ver a transformação de Nárnia em todos os aspectos, sociais, culturais, físicos. Em 1300 anos tanta coisa aconteceu e a própria terra parece contar isso.
Caspian é um personagem maravilhoso e quando o livro acabou eu praticamente considerava ele um dos Pevensie.
O plot de Lúcia ser a única que acredita que Aslam pode e vai voltar é lindo, a fé e a pureza da personagem continuam a surpreender e se elevar sob todos os personagens.

E que venha A Viagem do Peregrino da Alvorada!

site: https://www.conversaurbana.com/single-post/2017/05/31/As-Cr%C3%B4nicas-de-N%C3%A1rnia-4---Pr%C3%ADncipe-Caspian

Luna 05/02/2012

Sensacional, é a descrição perfeita para Príncipe Caspian! No segundo livro da ordem de publicação, e quarto da ordem cronológica C.S. Lewis nos assusta inicialmente pois começa a crônica de modo pacato e fraco comparado as outras crônicas, mas não se engane, a cereja do bolo ainda está por vir.

Passaram-se mil anos em Nárnia desde a última vez que os irmãos Pevensie reinaram em Nárnia, sendo assim o livro é uma continuação de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, mas uma continuação muito obtusa, pois tudo está diferente em nárnia agora. Telmarinos (humanos), invadiram a terra e os poucos nárnianos existem se escondem em uma floresta.

E é a essa Nárnia que somos levados, Príncipe Caspian o herdeiro legítimo do trono estava em perigo quando soa um tromba mágica que dizia a lenda seria capaz de trazer os antigos reis e rainhas de Nárnia de volta a terra, e é assim que Lúcia, Pedro, Susana e Edmundo são levados de volta a terra, para se juntar com o novo príncipe e organizar uma batalha para trazer de volta a paz e harmonia dos tempos antigos.

Leia mais (...)

gabriel 19/06/2014

Caspian se vê em perigo após o nascimento do filho do seu tio, agora Caspian não é o único na sucessão trono e sabendo do perigo que corre ele foge para a floresta onde encontra a trompa de Susana e toca pedindo ajuda.
Pedro, Susana, Edumundo e Lucia recebem o chamado e vão para Nárnia que agora está muito diferente com a chegada dos Telmarinos, os animais falantes e os seres da floresta quase extintos tiveram que se esconder para poder sobreviver. Mas o que foi um ano para os irmãos foi cem anos em Nárnia.
Quando eles chegam em Nárnia eles encontram um anão que vai mostrar como Nárnia está em ruinas e muito mais selvagem do que eles imaginavam, mas eles encontram o príncipe Caspian e logo começam a fazer um plano para derrubar o tio dele do poder e assim fazer Nárnia voltar aos tempos antigos.

E uma historia incrivel cheia de ação e aventura e temos também a volta dos irmãos pevensie e como todo livro das Crônicas de Nárnia temos Aslam que desta vez traz uma triste noticia para os irmãos.

site: http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

David 30/09/2013

Uma boa leitura para saciar a vontade de conhecer uma história legal e um livro cheio de fantasia e ação.

“Não seria medonho se um dia, no nosso mundo, os homens se transformassem por dentro em animais ferozes, como os daqui, e continuassem por fora parecendo homens, e a gente assim nunca soubesse distinguir uns dos outros?” – (Principe Caspian, pag 349)

Neste quarto volume, Pedro, Suzana, Edmundo e Lucia estão de volta a Narnia, após receber um estranho chamado. Mas as coisas mudaram durante o ano em que estiveram fora. Não só se passaram milhares de anos, como também, a antiga Narnia foi praticamente extinta e modificado. Os Telmarinos, invadiram e agora o atual rei, Miraz, quer matar o único empecilho que lhe impede de tomar o reino totalmente para si: seu sobrinho, Caspian X, príncipe e rei por direito ao trono. Agora, os reis e rainhas do passado vão se juntar com o rei do futuro para salvar Narnia e restabelecer a ordem e a paz.
Devo dizer que me encantei por este livro. Ele tem um charme pessoal. Desde que assisti ao filme, que tenho um carinho pessoal por ele. Não é de me espantar que tenha gostado tanto. É uma leitura boa e lenta, que relaxa e ao mesmo tempo te prende a todos os detalhes que C.S Lewis tenta nos transmitir.

“As coisas nunca acontecem duas vezes da mesma maneira.” – (Principe Caspian, pag 359)

No começo, as coisas iniciam-se devagar, no entanto, com o decorrer da leitura, a narrativa vai ficando mais acessível e menos tediosa. Outro ponto importante é sobre o enredo. Principe Caspian é o livro da série com o enredo mais chamativo que li até o momento. Não só mistura e puxa novas possibilidades, como nos explica muito mais do que se procedeu em Narnia, como se passasse de uma geração a outra, criando assim uma linha histórica.
Além disso, os personagens estão mais realistas e maduros, apesar de ainda não gostar da personalidade da Suzana, que é bem fútil. Tirando isto, Principe Caspian garante uma leitura confortável e leve, e te leva a terminá-lo antes que chegue a perceber.

site: http://olimpicoliterario.blogspot.com.br/

Polly @blogmadrugadaliteraria 19/01/2018

Um príncipe em apuros (#030)
Um ano se passou desde que Lúcia, Suzana, Pedro e Edmundo voltaram de Nárnia. De lá, eles só têm lembranças, mas nenhuma notícia. Certo dia, enquanto estão numa estação de trem, são transportados magicamente para as terras do país de Aslam, onde um dia já foram reis e rainhas. Quando lá chegam, é difícil de reconhecer o lugar. Seu castelo em Cair Paravel está em ruínas. Aparentemente, passaram-se séculos em Nárnia no um ano terrestre que estiveram ausentes.

E por falar em Nárnia, ela foi invadida e dominada por telmarinos. Os narnianos foram expulsos e tudo o que é mágico foi banido. Pra sobreviver, os narnianos precisam fingir que estão extintos. Entre os telmarinos, o rei de verdade é o jovem príncipe Caspian, mas quem governa mesmo é seu perverso tio Miraz. Depois que seu tio Miraz ganha um herdeiro para o trono usurpado, Caspian corre perigo de vida. Mas, ele contará com a ajuda inesperada do doutor Cornelius, um anão narniano disfarçado, para fugir. Doutor Cornelius o guiará até o esconderijo dos narnianos, onde ele irá se tornar o líder da resistência de Nárnia contra os telmarinos.

E é aí que a história dos antigos reis e rainhas se cruza com a do príncipe Caspian. Quando a luta contra os telmarinos ficar dura para os narnianos, Caspian tocará a concha de Suzana e é nesse ponto da história que os quatro meninos são transportados de volta pra Nárnia. Suzana, Lúcia, Edmundo e Pedro terão novamente a missão de salvar Nárnia da mão de um tirano usurpador de tronos.

O Príncipe Caspian, assim como os livros anteriores, traz a questão do relacionamento dos seres humanos com Deus, representado por Aslam, e a fé, sem faltar muita aventura e lutas de espadas, é claro! Recomendado!

site: https://madrugadaliterarialerevida.blogspot.com.br/2018/01/as-cronicas-de-narnia-o-principe.html

Psychobooks 09/05/2010

Príncipe Caspian viro filme, e vão por mim, o livro é mil vezes melhor. E sabe-se lá porque, os filmes já lançados, não seguem a ordem dos livros, já que a série de filmes, começou pelo livro 2 e depois já pulo pro livro 4.

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Mila 21/01/2013

Simples mas muito bom. A cada dia que se passa mais eu me apaixono por C.S Lews...ao livro até que tem algumas partes bem diferentes do filmes, algumas cenas a mais e personagens a mais. é sempre muito bom acompanhar as aventuras dos 4 irmãos,a maior surpresa foi na última página com Pedro e Susana...juro que meu coração ficou apertadinho de tão triste...mas vamos continuar com a aventura.