Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

mirianbezerra 07/12/2023

"As coisas nunca acontecem duas vezes da mesma maneira."
É sempre maravilhoso voltar a Nárnia e revisitar este universo incrível que o Lewis criou.
Nesta crônica, acompanhamos mais uma aventura dos quatro irmãos: Susana, Pedro, Lúcia e Edmundo. O meu amor por estes personagens cresce cada vez mais! Juntamente declaro o meu total amor ao príncipe Caspian, que é um personagem incrível! Ripchip também ganhou meu coração, mesmo não tendo muitas falas.
Foi lindo ver a união e a perseverança dos personagens em busca de superação em meio as adversidades. Durante a leitura aprendemos sobre ter fé e acreditar, mesmo quando tudo parece perdido ou impossível.
Fico impressionada com a maestria do Lewis ao criar em quatro livros histórias incríveis sobre Nárnia, que não são repetitivas e que ficam cada vez melhores.
Foi uma leitura maravilhosa e uma despedida perfeita para Pedro e Susana, que não voltarão mais para Nárnia. Lúcia e Edmundo terão mais protagonismo nas próximas crônicas, espero que sejam tão incríveis quanto esta!

Carine 17/11/2020

Leitura de Príncipe Caspian
Como os demais livros, adorei essa crônica.
Tão bom ver meus queridos e amados reis de Nárnia em suas aventuras.
Tenho um carinho muito especial por Pedro, Edmundo, Susana, Lúcia e Caspian.

1001 Páginas 23/02/2022

Dentre todos os livros até agora, este foi o único que não me chamou tanta a atenção e foi o que eu menos curti. Porém não deixa de ser ruim, já que o universo criado pelo autor é simplesmente incrível.
Mimi 23/02/2022minha estante
Na minha opinião >nesse caso< o filme ficou melhor que o livro, achei que deveria ter mais interação com os outros personagens :/

1001 Páginas 24/02/2022minha estante
Concordo plenamente!

Vê Lemes 25/04/2021

Uma nova aventura
Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia são convocados à Nárnia para uma nova missão: ajudar o príncipe Caspian a assumir seu lugar no reinado de Nárnia e devolver o poder aos narnianos.
Traições e muitas aventuras esperam eles e seus amigos nessa nova viagem.

Juliana2813 12/09/2021

O Príncipe Caspian segue no mesmo ritmo de aventura que O Cavalo e Seu Menino, na minha opinião foi tão bom quanto. Me surpreendo cada vez mais com C. S. Lewis. Não deixa a desejar em nada, amei ???

Talita.Tczorney 21/04/2023

Que história magnífica, amo como todas as histórias se ligam, os personagens são tão marcantes. Amo as aparições de Aslam.
Roberta.Carrara 21/04/2023minha estante
Esse livrinhos são mt legais

Deyzelena.Moreira 21/04/2023minha estante
Ah eu amo as crônicas de Nárnia

Erik [@sonhosdeumleitor_] 19/06/2020

Impossível não amar
Já estava com saudades desses protagonistas em nárnia, o quanto eles evoluiram, a volta de Aslam, a sensação gostosa e relaxante que o livro trás, as referências ao cristianismo, é tudo tão lindo e tão imersivo. É impossível você ler sem se emocionar, ou não querer viver em Nárnia.
O final teve cada surpresa, e nos revela algumas coisas que irão acontecer e esclarece também outras já abordadas nas outras crônicas. SIMPLESMENTE MARAVILHOSO, A ESCRITA, O AMBIENTE, A BATALHA. SEM DEFEITOS.

site: https://www.instagram.com/sonhosdeumleitor_/?hl=pt-br

karla 26/03/2021

Esse é um dos que eu menos gosto, mas estava com saudades de ler narnia, saudades da minha menina lucia e o quanto esses livros me passam uma vibe de aconchego, toda vez que leio eles me sinto assim, é impossível explicar.

Caroline.Grossl 14/04/2021

Resenha: As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian
A resenha de hoje é sobre o livro "Príncipe Caspian", quarto volume da ordem cronológica da série "As Crônicas de Nárnia" do autor britânico C. S. Lewis. Publicado originalmente em 1951, essa história é dividida em 15 capítulos e contém 107 páginas. Essa obra também foi adaptada para o cinema, mas não foi tão fiel ao livro, mas apesar de haver bastante modificações, o filme também é muito bom.

Nesse volume, a história ocorre um ano depois (no tempo do nosso mundo), que Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie abriram a porta de um guarda-roupa mágico e passaram por grandes aventuras em um país chamado Nárnia, lugar este onde se tornaram reis e rainhas.

Agora os irmãos Pevensie se encontram em uma estação de trem, esperando a hora de ir ao colégio, mas por força de magia, os quatro irmãos são levados para uma ilha deserta. Após longa caminhada pelos arredores eles encontraram um castelo em ruínas muito parecido com Cair Paravel (castelo onde eles moravam quando eram reis e rainhas), mas para eles isso não fazia sentido já que eles estavam apenas um ano fora de Nárnia e aquele castelo estava abandonado a muitos anos, até que se lembraram que o tempo em Nárnia passa diferente do nosso mundo. Conferindo a sala de tesouro do castelo em ruínas, eles encontram os presentes que ganharam de Aslam (exceto a trompa de Susana, que quando tocada traz auxilio de algum lugar, mas logo eles se lembraram de que tinha perdido), e assim, confirmaram que estavam em seu antigo castelo.

No dia seguinte, ao chegar em um rio, os Pevensie encontram dois soldados que estavam prestes a jogar um anão na água, assim eles salvam Trumpkin e através dele conhecemos a história de Caspian X, um jovem telmarino, herdeiro do trono de Nárnia.

A muito tempo atrás, Nárnia foi invadida pelos telmarinos que vieram das terras de Teimar, e assim, esse povo fez com que quase todas as criaturas mágicas que habitavam Nárnia, se tornassem praticamente extintos, fazendo com que muitas das histórias de Nárnia, fossem se perdendo e não se passando nada mais do que lendas, inclusive a existência de Aslam. Nos dias atuais, Nárnia está sendo governada pelo tio de Caspian, Miraz, o príncipe regente deixaria que seu sobrinho se tornasse herdeiro do trono, mas quando sua esposa dá luz a uma criança, a vida do príncipe Caspian entra em perigo e ele é aconselhado a fugir.

Quando o menino finalmente encontra na floresta o antigo povo narniano, ele fica maravilhado, pois sua crença estava certa, aqueles seres eram reais, não apenas lendas. Caspian então decide ajudar esse povo que sempre foram maltratados pelos telmarinos, mas para isso, eles precisam tentar retirar o usurpador do poder, para assim, restaurar a paz no país podendo retornar aos tempos dourados. Entretanto, para conseguir isso, Caspian faz soar a trompa da rainha Susana com a intensão de receber ajuda dos antigos reis e rainhas da Idade de Ouro, ou do próprio Aslam.

No decorrer das páginas, conhecemos novos personagens, como por exemplo, um valente ratinho chamado Ripchip e seu pequeno exército, o texugo Caça-Trufas, também tem a inserção de seres da mitologia greco-romana, como Baco, Sileno e Áries. Vemos os duelos e a emocionante batalha acontecer, o despertar das árvores e do rio que fornecem ajuda ao exército narniano.

Temos a explicação de Aslam, que para ser o verdadeiro rei de Nárnia, deve ser filho de Adão e Eva. Descobrimos a origem dos telmarinos, que são do mundo dos homens, daqui do nosso mundo e como que povoaram Telmar até chegarem em Nárnia. O porque dos telmarinos ter medo da floresta e do mar, achando que fossem mal-assombrados.

"É honra suficientemente grande para que o mendigo mais miserável possa andar de cabeça erguida, e também vergonha suficientemente grande para fazer vergar os ombros do maior imperador da Terra."

Enfim, é uma história emocionante, envolvente e cheia de detalhes, com uma leitura fluida, sou até suspeita para falar ^.^

Bom, espero que tenham gostado da resenha!

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com

Patricia.Sales 22/08/2021

Como é bom voltar a Nárnia com Pedro,Edmundo,Susana e Lúcia. Parece que eles têm um imã para aventuras empolgantes. O que foi a cena da batalha??? Incrível!!! Interessante também foi saber a origem de Caspian.

Rudiely 26/12/2021

Príncipe Caspian, ou o retorno dos Reis de Nárnia?
Nesse livro, Nárnia está sendo reinada por um rei ilegítimo e usurpador enquanto o verdadeiro rei (por direito) é apenas um príncipe e vive de "favor" no castelo.
Por outro lado, os quatro irmãos estão em uma estação enquanto uma magia a puxá-los para uma ilha misteriosa.
Posteriormente descobrem se tratar de Nárnia, anos e anos após seu reinado.
Mais uma vez existe a mistura de fantasia com política que eu achi incrível por ser um livro e uma saga infantil. Aqui certa parte do livro é contada na perspectiva de um anão aliado.
O título da resenha se dá porque não senti protagonismo no personagem Caspian, ele não brilhou, não me pareceu merecer o título do livro e tão pouco o título que recebeu posteriormente na história. É mais uma aventura dos quatro maiores nomes da saga para novamente salvar Nárnia juntamente com o Grande Aslan.

Rauany 15/12/2020

Vou acabar favoritando todos os livros de Nárnia, não é possível...
Esse livro é totalmente surpreendente e não é igual o filme.

Poly 06/08/2020

Diferente
O primeiro filme foi bem fiel ao livro e por isso to bem surpresa por descobrir que príncipe caspian é bem diferente do livro em si, literalmente 90% do filme é diferente e olha que é meu favorito! O livro foi realmente bom mas esperava um pouquinho mais dele, apesar de tudo adorei, tem tantos personagens novos ótimos e uma trama legal que se fez uma leitura bem gostosa e tranquila.