A paciente silenciosa

A paciente silenciosa Alex Michaelides

Resenhas -

alouiise 23/04/2022

PERFEITO ????????
o melhor livro da vida, quem gosta de suspense e um ótimo plot twist super recomendo ????
vai pra minha lista de livros favoritos
Duda linda 06/11/2022minha estante
que raiva véi, ele tinha tudo pra ser perfeito, mas achei o final tão raso?

alouiise 18/11/2022minha estante
o final é perfeito, eu nunca imaginei aquilo kkkkkk

Kety 15/12/2022minha estante
Moça onde que aperta pra ler?

Kety 15/12/2022minha estante
Me ajuda por favor

alouiise 18/12/2022minha estante
não tem como ler aqui, só falar qual livros está lendo ou quer ler e comentar sobre os livros. Espero ter ajudado ?

izzyyx 09/12/2023minha estante
que final foi esse???? eu amei!!!!

Jessica1248 20/02/2024minha estante
Livro perfeito! Devorei em uma semana e o final? ainda estou processando tudo haha

Jessica1248 15/04/2024minha estante
Li esse livro em 2 dias, que plot foi esse ???

Mimi Macedo 19/12/2023minha estante
Siiimmmm

SabrinaVitor 19/12/2023minha estante
Eu favoritei esse esse ano!!!

Nara.Carriel 19/12/2023minha estante
Ele é meu favorito do ano e da vida!!

charlotte_ 19/12/2023minha estante
esse é simplesmente perfeito!!
a leitura foi tão fluida e q plot foi esse...

amamjx 19/12/2023minha estante
Favoritei esse. Muito bom!

Giovanna1935 19/12/2023minha estante
esse livro é foda

mimi ! 27/03/2024

Diferenciado
O livro em si é cheio de detalhes meticulosos que nos fazem acreditar apenas em alguma coisa ao longo da história... até chegarmos no fim e percebermos que na verdade não acreditávamos em coisa alguma. surpreendente!

Ivan 22/08/2022

Thriller psicológico
Alex Michaelides é um autor e roteirista, nascido no Chipre, que atualmente mora em Londres. Seu primeiro livro, "A paciente silenciosa", teve os direitos de publicação vendidos para mais de 50 países.

A Paciente Silenciosa é um thriller psicológico que envolve o leitor em várias situações que vão sendo reveladas ao longo da leitura. É uma trama tensa, que já começa com um grande suspense.

Alicia Berenson, a personagem principal, tinha uma ótima vida. Era uma pintora famosa, casada com um fotógrafo bem-sucedido e morava numa área nobre de Londres. Mas, aos 33 anos, matou seu marido com cinco tiros. E, depois disso, nunca mais disse uma palavra. Não confessou o crime, nem mesmo se defendeu. Ela é a paciente silenciosa. Após ser internada no Grove, um hospital psiquiátrico, os terapeutas tentaram fazê-la voltar a falar e contar o que aconteceu na noite em que Gabriel foi morto, mas todos eles falharam.

Theo Faber é um psicoterapeuta forense que teve uma infância violenta, com um convívio familiar complicado. Ele ingressou no hospital, convicto de ser o único capaz de tratar Alicia. Ele passa a encontrá-la com frequência na sala de consulta. E, conforme investiga mais sobre a vida de Alícia, percebe que ambos têm muita coisa em comum. Alicia também teve um passado traumatizante, no entanto, nada do que ele descobre justifica o silêncio ou o assassinato do marido. É preciso ir mais a fundo para desvendar o mistério.

Qual o motivo do silêncio de Alicia? O que teria acontecido naquela noite para deixá-la assim? Por que matou o marido? Foi mesmo Alicia quem o matou? São muitas perguntas , mas Theo está disposto a fazer de tudo encontrar as respostas.

Alicia escreve um diário sobre sua vida. Assim, além do livro ser narrado em primeira pessoa por Theo, temos alternância de capítulos com o diário dela.

O autor trabalha vários pontos de vistas. Temos a perspectiva da cena do crime e do silêncio de Alicia no julgamento, que levou a interpretações e análises jurídicas e psicológicas, consideradas para sua condenação e a escolha de sua pena. Mas também temos uma perspectiva bem diferente, desse mesmo silêncio, durante o período em que ela fica internada.

Os leitores se tornam detetives desta investigação junto com Theo, para tentar descobrir o que realmente aconteceu. O livro tem um bom enredo, evoluindo a cada capítulo, deixando o leitor focado em cada trecho do texto, na expectativa de encontrar pistas para as suas suspeitas.

Apesar de não ser uma obra cheia de ação, é um livro fácil de ler, com uma escrita muito bem estruturada e envolvente. As cenas rápidas e os diálogos simples fazem a leitura ser bem rápida. A história em si e seus personagens são bem construídos. Interessante a maneira como os segredos e mistérios são, aos poucos, apresentados. Além de um final bem diferente!

A paciente silenciosa tem um grande poder: prender nossa atenção. É um livro que vale a pena ser lido, cuja leitura vai te prender do início ao fim.

ð¯ðð 04/10/2023

Ótimo, me explodi a cabeça lendo
QUE FINAL MEU AMORES, QUE FINAL. Alicia sua linda vc é louca mas eu te amo, li o livro em 2 dias, fiquei viciada, não conseguia largar, a todo momento eu pensava nesse livro, e mds, me explodi, que coisa ótima, eu imaginei td menos esse final. A escrita é ótima, a história é criativa, é td incrível, q satisfação de ter lido isso!!!
nemesizx 04/10/2023minha estante
NOSSA SIMMMMMM ???

Kauan219 04/10/2023minha estante
SIMMMM

alynebz 04/07/2023

"Acredito que somos todos loucos, mas de maneiras diferentes."
Alicia Berenson, uma mulher que matou o marido com cinco tiros e desde então nunca mais disse uma palavra. Theo Faber, um psicoterapêutico convencido de que pode tratar Alicia mesmo depois de todos falharem. Será ele é capaz de fazê-la contar toda a verdade sobre o assassinato?

Que livro intrigante meus amigos, não tenho palavras para descrever pois ainda me pego pensando sobre esse plot no final. Eu passei o livro todo duvidando de tudo e todos, e a verdade estava bem ali na minha frente. Foram tantas as reviravoltas que me senti enganada até pelos personagens!

Recomendo muito, a escrita do autor é muito fluida, me prendeu do início ao fim. E por isso, me recuso a acreditar que tenha alguém em algum lugar que não gostou desse livro, porque para mim ele é muito bom. Já separei uma listinha para leituras futuras com outros livros do autor! :)

Jujuba ;) 22/08/2022

Um livro previsivelmente INCRÍVEL
🤬 #$%!& mano, eu queria escrever aqui uma resenha para pessoas que não leram poder ler, mas esse livro é tão ? que não é possível alguém não querer escrever sobre o que sentiu, pensou e achou.
Então vou tentar separar o que é spoiler do que não é:

Sem spoiler:
A paciente silenciosa é um livro MUITO interessante, eu acho psicologia e neurociencia simplesmente incrível. Todos os detalhesinhos que se encaixam, é um livro realmente muito bem pensado, a escrita é ótima, e o quanto você se joga na história e é levado de um lado para o outro como se estivesse no mar sendo levado pra lá e pra cá. Acho que todas as pessoas que gostam de ler deveriam ler esse livro, é uma perspectiva, uma história, um envolvimento diferente. Sério, é F0D4.
Quando eu li os últimos capítulos eu senti uma sensação que nunca tinha sentindo lendo um livro, mesmo q eu já tivesse pensado no final, foi um choque, uma queimação no peito gostosa kahjak
Somente, leiam!

Com spoiler:
MANO EU TO SURTANTO INTERIORMENTE.
Primeiro queria dizer que achei os dois últimos capítulos um pouco desnecessários. Claro que é legal saber o que aconteceu depois, mas amenizou um pouco o choque de toda a cena do capítulo 1.
Eu não fiquei com total ódio do Theo, me desculpem. O Theo é louco sim, mas o Theo ele é diferente, ele deveria ser estudado não preso, o quão esse homem é interessante não está escrito.
Todo mundo nessa 🤬 #$%!& é louco, essa história usou e abusou de loucuras e traumas de um jeito muito f0d4. Eu amaria se tivesse usado mais de problemas psicológicos, como toc, transtornos mentais em geral, bipolaridade, esquizofrenia e afins.
Eu amei que esse livro quis mostrar como um trauma de infância que vem de abusos, mentais, psicológicos ou físicos podem fud3r com a vida de muita gente, que afetam outras vidas tbm.
Cara, eu meio q adivinhem o final, mas acho que NGM imaginou que os capítulos eram de épocas diferentes, que ia e voltava do presente pro passado, pqp
Eu amei esse livro.

Agora posso dormir em paz ?
Lu Cardoso 22/08/2022minha estante
simmmmmmmmm, maravilhoso

Jojô 22/08/2022minha estante
Nossa me deu ainda mais vontade de ler ???

Guilherme Rosa 22/08/2022minha estante
Nossa, confesso que sua resenha me despertou o interesse em ler esse livro! Por isso até pulei pulei a parte com spoiler kk

FALEI QUE VC IA TERMINAR HJ

carai quanto like hitou

keren :) 23/08/2022minha estante
oq vc disse sobre a sensação dele ser completamente diferente de tudo que eu já senti é muito real serio

lana!¡ 12/08/2023

"Confiança, uma vez perdida, é difícil de ser recuperada."
Eu posso dizer que realmente fiquei MUITO viciada nesse livro visto que eu terminei ele em um dia, é a primeira vez que eu entro em contato com esse autor e posso dizer que quero ler mais qualquer thriller psicológico que ele escrever no futuro. Eu entrei tanto na narrativa que eu mesma estava começando a surtar atrás de respostas, o jeito que a história anda é tão envolvente que é praticamente impossível desgrudar os olhos, a forma que tudo foi desenrolando foi sensacional e agora eu entendo pq as pessoas que já leram sempre falam que o plot twist desse livro é de ficar de boca aberta, pq de fato ELE É e agora eu sou uma dessas pessoas que diz com toda convicção: ler que vale a pena, você não vai se arrepender. eu só tirei uma meia estrela pq não me agrada coisas abertas, na MINHA opinião toda história tem que ter um fim definitivo e não aberto, mas enfim, isso não tira o mérito incrível que A Paciente Silenciosa é, parabéns Alex Michaelides.
emily 12/08/2023minha estante
É perfeito né??? Eu também terminei em 1 dia não conseguia largar por nada na vida

lana!¡ 12/08/2023minha estante
simplesmente maravilhoso eu fiquei parecida com o coringa lendo o plot twist ??? surtando muito

leiturandressa 12/08/2023minha estante
lenda de livro!!! fiquei doida quando todas as peças se encaixaram no final

lana!¡ 13/08/2023minha estante
@andressa nossa sim eu coringuei kkkkkkk o cara é psicopata dos pés a cabeça meu deus

Iavinia 14/08/2023minha estante
esse livro me ensinou a nunca confiar em thriller narrado em primeira pessoa

lana!¡ 14/08/2023minha estante
@lavinia menina... verdade visse misericórdia

Agatha 20/02/2024

??Um livro que te prende do começo ao fim, trazendo grandes emoções ,ótimo livro de suspense com grandes reviravoltas , dando vários pontos para várias teorias.??
10/10
Gabixbooks 20/02/2024minha estante
Esse livro é muito bom!!

Viviane 20/02/2024minha estante
Tá na minha lista

Malu 28/12/2022

Eu já tinha pegado spoiler do plot, mas acabei esquecendo. Me chocou bastante o final, mas podia ter tido um pouco mais de desenvolvimento, pois tudo aconteceu rápido demais. Fora isso vale muito a pena
Lana186 28/12/2022minha estante
siim, também achei que no final correu muito no plot

Francielma 28/12/2022minha estante
Oi alguém pode me explicar como faço para começar a ler um dos livros, não estou conseguindo ler...?

arilopes 13/02/2023

A paciente silenciosa
Em princípio, e partindo do pressuposto que é inadmissível não ressaltar tal fato, a escrita de Michaelides é um espetáculo, um verdadeiro deleite de vocábulos e premissas sobre os traumas vivenciados na infância que perduram e adubam o nosso processo de crescimento. Michaelides não mede esforços para construir uma teia de acontecimentos em cada capítulo que culminam para um plot twist muito bem construído e aterrador, digno de insultar nossa capacidade intelectual ? embora não tenha sido pego desprevenido, é inegável que a elaboração e execução são impecáveis. Capaz de deixá-lo mudo, em um silêncio atordoante.

Ademais, é preciso fazer um adendo aos capítulos curtinhos que foram o combustível voraz para que minha curiosidade aguda descobrisse o motivo de Alicia Berenson ter ficado em um silêncio perpétuo após ter matado seu marido, Gabriel Berenson. Eu os amo tanto, tanto, tanto!

Além disso, Michaelides é magnífico ao explorar a mitologia grega nessa obra. Alceste é uma parábola mística e profundamente reflexiva, confesso que acabei conhecendo-a através da história de Alicia Berenson e antes de conhecer o desfecho deste livro ainda não tinha entendido a lição, isto é, ler sobre a metáfora de Alicia foi o que me fez perceber o que realmente a lenda grega quis transmitir. Às vezes, o amor é só uma ilusão. Se decompondo paulatinamente.

Um ponto importante sobre essa resenha é que não quero comentar sobre o plot twist, mas há algo que me incomoda, um ínfimo átomo. Ainda não consegui descobrir, porém acredito que tem muito haver com a forma que ele foi apresentado. Não é a elaboração. É a apresentação. De certo modo, tenho uma familiaridade recente. Apesar disso, garanto que ele não irá decepcioná-lo.

Em resumo, A paciente silenciosa é um entusiasmante thriller psicológico, e com isso quero dizer que estou com medo de tomar gosto pela coisa, estava até com vontade de ler Raphael Montes ? sou muito cagã0 para esses gêneros literários. Michaelides explora a abstração de personagens ? atenção ao plural ? significativamente imensos em danos inconscientes. Alceste ou Alicia e Theo foram uma alegoria emblemática dos traumas que, convenientemente, não recordamos, todavia pertencem à nossa primeira infância.

"Eu acredito que somos todos loucos, apenas de formas diferentes."

"Emoções não expressadas jamais morrem. Elas são enterradas vivas e voltarão mais tarde, mais feias."

"Você sabe, Theo, que uma das coisas mais difíceis de admitir é que não fomos amados quando mais precisávamos. É um sentimento terrível, a dor de não ser amado."

"O objetivo da terapia não é consertar o passado, mas permitir que o paciente enfrente sua própria história e sinta sua dor."
Carol Tiezerin 13/02/2023minha estante
eu amo esse livro! E te recomendo a ler 'Uma mulher na janela' do Raphael Montes pq é um dos livros mais "leves" dele! Foi por esse que comecei a ler os livros desse autor e entender melhor sobre a construção dele!

arilopes 13/02/2023minha estante
obrigado pela dica Carol, mas não seria Uma mulher no escuro, não?! hahaha

Carol Tiezerin 13/02/2023minha estante
Sim kkkk MEU DEUS!!! Me confundi!!!!

arilopes 13/02/2023minha estante
hahaha darei uma conferida, obrigado ?

iampablo 27/02/2023minha estante
Este aqui eu vou ler so pela sua resenha, é isso bjs

arilopes 27/02/2023minha estante
pablo >>>>>> ari

iampablo 28/02/2023minha estante
Inverta, agora

Heloana1 13/10/2023

Que leitura!
Confesso que no começo, a narrativa foi me deixando com preguiça de ler, mas depois que você pega o embalo da leitura vale muito a pena, uma história com um final um tanto previsível para quem prestar atenção nas dicas, mas mesmo assim, maravilhoso! Não anula o fator do "como aconteceu", devorei em 2 dias e meio e a leitura valeu super a pena, no fim, todos são loucos shaushaushau.
Mimi Macedo 13/10/2023minha estante
Esse livro é surreal

Evellyn.Mariah 13/10/2023minha estante
O melhor livro que já li

luisa 13/10/2023minha estante
acabei de ver no stories da malufca

Claudinha 13/10/2023minha estante
Esse livro é muito bom!
Leia "As Musas" ... não é continuação do livro, mas eles estão ligados.

Lay 13/10/2023minha estante
Deixa que ela tá famosa

lolo :) 18/07/2022

Com certeza um dos melhores livros q li esse ano. Me prendeu do começo ao fim. Ótima escrita. Me conectei com os personagens e duvidei de todos ao mesmo tempo. Não sou de ler livros de suspense, mas esse me surpreendeu. Amo livros com plots. Recomendo essa leitura para todos que gostam de ser surpreendidos.
Jardim de histórias 23/08/2022minha estante
Talvez a história mais surpreendente que eu já li

juju :) 19/12/2022

"Acredito que somos todos loucos mas de maneira diferente."
Demorei um pouco para fazer a resenha, mas decidi deixar alguns dias para não levar a minha nota na emoção do momento.

Estou ainda sem palavras para o final, por ser algo totalmente inesperado para mim, e por isso sem sombra de dúvidas esse livro é incrível, pois em nenhum momento você desconfia disso.

A Alicia é uma personagem muito complexa com muitos problemas no passado, na minha visão alguém que sempre esteve sozinha sem ninguém verdadeiramente do seu lado, e sinto pena pois a única pessoa que ela achava que estava com ela na verdade não estava.

A situação dos personagens em volta de toda a trama é muito delicada, porque cada um influência em algo diferente ao todo, e mostra que a falta de cuidado psicológico afeta muito as pessoas.

Não tenho muito o que falar sem contas algum spoiler, mas indico esse livro para todas as pessoas possíveis você não vai se arrepender, e a estória vai te surpreender, os personagens vão te deixar com um misto de emoções desde pena a raiva, e no final você só vai ter uma reflexão de como a vida é injusta e que seus atos influenciam outras pessoas.
Dominique 19/12/2022minha estante
Já me convenceu a ler!

Jaqueline 04/07/2023

Sem palavras para descrever o plot twist desse livro, ainda estou em choque.
Ainda não tinha lido nenhum livro com suspense/mistério, mas esse é muito bom e super indico.
Confesso que no início ele é bem parado e sem graça, mas depois começa a ficar muito interessante. Amei, amei!
madu - 05/07/2023minha estante
o plot desse livro me surpreendeu de um jeito

Jaqueline 05/07/2023minha estante
Eu tive que parar de ler pra absorver a informação

Mii 06/07/2023minha estante
Agora gostou? Kkkkk