A Viagem do Peregrino da Alvorada

A Viagem do Peregrino da Alvorada C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada

Flavio - @geekcorp303 09/01/2024

Lindo
C. S. Lewis sabe contar uma boa história, e mds, como ele nos encanta aqui!! Amei cada minuto que passei dentro desse livro!

Roberto Soares 09/01/2024

Na terceira das suas sete crônicas C.S. Lewis expandiu seu Universo criativo para além das terras de Nárnia, amadurecendo sua narrativa juntamente com suas personagens. Aqui ele se voltou para o mar, o que contribuiu para tornar esse o meu livro favorito da série até agora.

Ainda temos a participação dos dois irmãos Pevensie mais jovens, Lúcia e Edmundo, que dessa vez serão acompanhados por um primo que é de longe o personagem mais interessante da história: Eustáquio. É em volta dele que os acontecimentos mais transformadores irão se desenrolar.

As crianças participarão, ao lado do agora rei Caspian X, em uma busca por sete fidalgos que se perderam em uma missão para o leste do mundo, onde existem apenas águas não mapeadas nas quais ninguém nunca teve coragem de se aventurar.

Mas lá vão eles, atracando em terras estranhas e desconhecidas, nessa espécie de ?A Odisséia? narniana onde cada parada significa uma nova aventura e uma nova descoberta.

Em alguns locais encontrarão acolhimento e respostas, e em outros ameaças e perigos. Mas cada uma dessas experiências, por mais diversas que sejam, irão seguir um único fio narrativo, onde entra em cena a grande alegoria cristã que é a obra de C.S. Lewis: a jornada espiritual rumo a um propósito superior.

Os personagens passam por várias provações, nenhuma desprovida de sentido simbólico, sejam elas tempestades, dragões, serpentes marinhas, águas mortais e, principalmente, uma terra de sombras onde seus desejos mais íntimos e inconscientes se tornam reais.

Foi nessa última que percebi algo que pra mim foi uma chave de interpretação dessa crônica. Para além das espadas e arcos, cada um usava uma arma muito mais significativa para superar aquela dificuldade: uma virtude, como a coragem ou a fé inabalável no poder superior.

Seriam os sete fidalgos perdidos uma representação das sete virtudes cristãs, que ao serem encontradas (ou conquistadas), uma a uma, através de experiências vividas em momentos bons e ruins, finalmente permitem que seu ?portador? alcance o reino divino superior, aqui representado pelo país de Aslam, ponto final da jornada dos personagens?

O Crowler 07/01/2024

Nárnia Sempre me Deixa Muito Interessado...
Sempre é bom um livro junto dos Pevensie, principalmente com a Lúcia nele. Não posso mentir que sempre fico bastante curioso com todas as simbologias, metáforas e opiniões implícitas do autor, e tivemos uma ou outra coisa muito interessante a respeito do psicológico da Lúcia, enfim, uma pena não termos mais os dois Pevensies até a chegada do último livro. Agora vou lendo sabendo que cada vez mais estou mais próximo do fim.

books.ana 06/01/2024

Nárnia.
"? Nosso mundo é Nárnia." mds eu acabei esse livro agora e estou ME ACABANDO DE CHORAR, mds que livro lindo lindo, simplesmente me apaixonei pelos personagens e pensar que eles não vão aparecer mais em Nárnia pq essa foi a última vez deles me faz querer chorar igual um bebê

amandinha 03/01/2024

Entre os defeitos da saga, este livro supera expectativas
Sou muito fã das saga dos filmes de Nárnia, este é um universo que sempre teve muita influência na minha infância e vivi na esperança de existir um mundo como em Nárnia. Entre os três filmes, A Viagem do Peregrino da Alvorada é um que nunca tive grande entusiasmo para assistir, até porque lançou em 2010 e já estava mais crescidinha.

Ao revisitar esse universo pela fonte aka os livros, tive a grande surpresa de gostar muito do quinto volume das Crônicas de Nárnia, sendo possivelmente o meu favorito até agora. Embarcados na navegação guiada por Caspian, o universo se abre para milhares de possibilidades dentro da magia do país de Nárnia.

A minha única tristeza é realmente o racismo velado ao caracterizar os Calormanos, que são conhecidos como rudes, violentos e gananciosos, como equivalentes ao povo muçulmano. Este racismo já perdura desde O Cavalo e seu Menino, que retrata mais de perto o povo Calormano (de forma bem cristã, eu diria, o bem contra um mal abominável). Gostaria de ir atrás de outros livros de fantasia mais politizados e contemporâneos... aceito sugestões!

leaoliterario 31/12/2023

?Coisas extraordinárias só acontecem com pessoas extraordinárias.? .

mari1464 29/12/2023

A viagem do peregrino da alvorada
As histórias de Narnia são bem fáceis de ler, mesmo tendo uma escrita mais rebuscada, digamos assim. Sobre o enredo, o livro começa meio chatinho, depois fica legal no meio, e mais pro final fica chato kkkk
Mas o plot desse livro até q é interessante, com a questão da viagem no barco e tals, mas meio chato mesmo assim.

Lolô 29/12/2023

Nostalgia e genialidade
Como tem sido maravilhoso reler minha saga favorita da infância. Esse livro especificamente gosto mais do que a adaptação, e é um estilo bem diferente pro Lewis. A maior parte do livro é contada dentro do navio, entre uma aventura e outra, no qual a missão é encontrar os sete fidalgos exilados, amigos do pai de Caspian, e trazê-los de volta a Nárnia. Durante a viagem, os personagens encontram ilhas misteriosas, enfrentam desafios e lidam com criaturas mágicas. Pela primeira vez Lewis escreve (de um jeito muito irônico e gostoso de ler) trechos em primeira pessoa, narrados pelos personagens. O tema central do livro é a busca pela verdade e o desejo de alcançar algo além do conhecido. Cada personagem embarca em sua própria jornada de autodescoberta, enfrentando seus medos e limitações. O ritmo do livro é bom, sempre tendo uma descoberta no final do capítulo e a narrativa segue cheia de simbolismo, imaginação e lições sobre coragem, fé e amizade. Continua sendo um clássico atemporal eu to muito animada pra terminar a saga!

site: https://www.instagram.com/tantopraler/

Manoel 26/12/2023

Creio que comparado aos anteriores, esse não tem um grande plot ou uma trama geral mais interessante. Mas ainda é um bom livro.

Sophi 24/12/2023

Demorei mas acabei
O livro eu vou dizer que pra mim foi diferente...

Não sei se é a dinâmica de não ter mais os quero irmãos, mas ele me pareceu mais lento, arrastado, msm q ao msm tempo td mudava MT rápido.

Como o livro é uma viagem e TD h eles chegavam em lugares diferentes, TD o cenário mudava, aí acrescentava e tirava personagem, n sei isso me cansou

Devo acrescentar q ripichip ( n sei se escrevi certo) , amo vc ?

E fiquei com medo dos próximos livros, a fala final do Aslan fez eu ficar ? (sobre a situação de Lúcia e Edmundo)

AiedailGuine 24/12/2023

Peregrinos da Alvorada, a caminho do Leste absoluto
"Onde o céu e o mar se encontram,
Onde as ondas se adoçam,
Não duvide, Ripchip,
Que no Leste absoluto está
Tudo o que procura encontrar."

Pra mim esteve no cheirinho dessas páginas ?

Lillyt 22/12/2023

Percebi como adaptações de livros são ruins, no filme eles estragaram o desenvolvimento do personagem mas no livro felizmente isso não aconteceu