A Viagem do Peregrino da Alvorada

A Viagem do Peregrino da Alvorada C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada

karla 22/04/2021

? Está também em nosso mundo? ? perguntou Edmundo.
? Estou. Mas tenho outro nome. Têm de aprender a conhecer-me por esse nome. Foi por isso que os levei a Nárnia, para que, conhecendo-me um pouco, venham a conhecer-me melhor.

esse com certeza é um dos meus livros favoritos, principalmente pelo fato desse livro ter mais referências bíblicas que os demais, e isso só torna tudo mais interessante, é possível entender o peregrino como a vida comum de um cristão comum.

a narrativa é muito envolvente, a história é incrível, apesar de eu sempre ficar meio triste pelo fato da lucia e do edmundo não terem visto narnia pela última vez.

amei ver o lado adulto do caspian, como rei e ser humano. amei ver a evolução do eustaquio, de insuportável para uma pessoa mais amigável e que sabe ouvir principalmente. e em especial ao melhor personagem desse livro, o ripchip sempre me cativa quando leio esse livro, a sua coragem, bravura e lealdade me cativam.

o final dói muito, pelo fato de saber que o edmundo e a lucia não voltarão mais a narnia, e me deixou chateada ( espero que sempre ssjam lembrados, principalmente a lucia, pq nenhum dos quatro irmãos confiou, amou, e sempre esteve disposta a tudo por aslam como ela).

as referências bíblicas desse livro>>>

Marcos.Detanico 28/07/2021

A jornada, o amadurecimento e o fim do mundo
Uma excelente continuação, a narrativa tem um bom ritmo, repleta de reviravoltas e provações, que tem como principal objetivo retratar o amadurecimento de seus personagens, enquanto Susana e Pedro demostram isso através do fato de não retornarem para Nárnia, Lúcia e Edmundo precisam cumprir mais uma etapa para seu aprimoramento pessoal, enquanto Caspian busca apoio para se firmar como o rei que nasceu para ser, em várias passagens do livro ele precisa reafirmar sua liderança, mais para si mesmo do que para os outros.

Mas o melhor arco de personagem é do Eustáquio o que mais evolui, crescendo e se modificando a cada desafio até retornar irreconhecível para casa. Mais do que um volume fantástico, A Viagem do Peregrino da Alvorada é uma jornada de amadurecimento.

Meu arco favorito foi na casa do mágico e as descobertas de Lucia lendo o livro

“Para mim, todo o tempo é breve.” Aslan

A Viagem do Peregrino da Alvorada é legal porque eles viajam para fora de Nárnia e conhecem novos lugares, para mim esse é o livro mais cheio de aventuras. Minhas partes favoritas são as que eles encontram as terras com magia. É uma leitura leve e mais do que satisfatória

E aqui o simbolismo ganha forma:

– Em todos os mundo há um caminho para o meu país – falou o Cordeiro. E, enquanto ele falava, sua brancura de neve transformou-se em ouro quente, modificando-se também sua forma. E ali estava o próprio Aslam, erguendo-se acima deles e irradiando luz de sua juba
[...]
– Está também em nosso mundo? – perguntou Edmundo.
– Estou. Mas tenho outro nome. Têm de aprender a conhecer-me por esse nome. Foi por isso que os levei a Nárnia, para que, conhecendo-me um pouco, venham a conhecer-me melhor.

Renypsv 26/12/2020

Várias Aventuras
Achei um pouco fraco (gostei da adaptação do cinema, embora seja bastante diferente), tem várias aventuras todas ligadas mas com seus começos e fim.

Biggie 04/09/2023

A viagem do Peregrino da Alvorada
Nesta nova jornada somente Lúcia, Edmundo e seu primo insuportável Eustáquio vão a Nárnia e embarcam em uma viagem incrível de aventuras e descobertas a bordo do imponente navio Peregrino da Alvorada. Eles estão indo em direção às Ilhas Solitárias para encontrar os sete amigos desaparecidos do pai do rei Cáspian. Durante a viagem, eles encontram lugares e criaturas incríveis e aventuras memoráveis que mudarão suas vidas.

Emanuel 17/11/2023

Terminei um dos mais filosófos da vida, Deus presente foi fundamental na história, ver a trajetória dos irmão foi triunfante. Vou reler Nárnia até o dia que eu me enjoar, merece uma releitura urgente. Só posso dizer que vou sentir saudades. ???

naclaxvz 06/08/2022

LINDO! a fantasia da forma mais pura e bela, que livro incrível.
Através dele vivi aventuras maravilhosas, como sou grata pela companhia desses personagens durante alguns dias.
Os dois livros anteriores foram muito chatinhos, esse aqui simplesmente perfeito. Não consigo descrever a paz que senti lendo ele, a forma como que conectei com a histórias, as lágrimas que derramei nas últimas páginas. Foi uma daquelas experiências que a gente é transportado pra dento do livro, não sei nem citar o que eu gostei mais, absolutamente todos os momentos tiveram um ensinamento pra mim.

Yve 11/04/2021

Ótimo como sempre
Este volume das Crônicas de Nárnia traz a epopeica despedida final dos irmãos, com doses bem balanceadas de humor e aventura. Tem os ingredientes perfeitos para uma ótima fantasia pirata: Um navio elegante, monstros marinhos, dragões, tesouros, magos, monópodes e encantamentos. Tudo isso sem citar a atenção NECESSÁRIA que finalmente foi dada a Ripchip, um dos melhores personagens da trama. Estou chegando na reta final da coleção e já estou sentindo saudades.

estantedogabs 18/01/2022

O quinto volume é mais uma marca do amadurecimento da história e dos personagens. Já não temos a presença de Pedro e Susana que não são mais jovens o bastante para visitar Nárnia.

Apesar disso, Lúcia e Edmundo não vão sozinhos para o país. O primo Edmundo, de quem não gostei muito de primeira, se mostrou um personagem interessante e bem trabalhado. Foi uma grande adição às aventuras.

As descrições de Nárnia sempre foram muito bem feitas, mas as ilhas visitaras dessa vez foram INCRÍVEIS!

Indo agora para a reta final, os dois últimos livros, e muito curioso pra ver onde vamos chegar.

Camirota 23/11/2020

Incrível, a cada nova aventura e terra descoberta você quer continuar lendo para descobrir qual será a próxima e o que as personagens vão encontrar, gostei de todos os detalhes e fez ter vontade de estar ali navegando com eles!

Lore 26/09/2021

Simplesmente lindo???
Só não dou 5 estrelas inteiras porque me arrastei muito na leitura. Lewis me surpreendeu muito dessa vez porque o livro foi lindo, envolvente, cheio de aventuras e ensinamentos do início ao fim! Fiquei apaixonada por todos os cenários, ainda que alguns fossem muito difíceis de imaginar.
O final foi dureza! Ter que me despedir de personagens que eu amei tanto foi bem triste, mas necessário?. E sobre me arrastar na leitura, desde o segundo livro minha relação com as crônicas de Nárnia virou uma mistura de amor e desgosto, eu não consegui me prender em nenhum livro e nenhum eu achei tão bom quando o primeiro, o qual eu li rapidinho e me apaixonei completamente. Sendo assim, já cheguei na Viagem do Peregrino da Alvorada na expectativa de que seria só mais um livro paradão e isso me deixou molenga?. Mas não foi nada do que eu estava esperando! Até agora é o meu preferido e em segundo lugar vem O Sobrinho do Mago.
Enfim, foi ótimo e já quero ler novamente, esse livro está guardadinho no coração ???

Claire Scorzi 17/02/2009

Junto com "O leão, e feiticeira e o guarda-roupa" e "A última batalha", este livro está entre os meus top favoritos (porque todos são bons) da série Nárnia. O que me encanta neste: a imaginação rica de Lewis que nunca amordaça a fantasia e nunca abandona sua visão cristã do mundo, e essa mesma visão que é adorável por jamais irromper na história para 'pregar'. Se todos os escritores que se dizem cristãos tivessem o seu senso de medida...

Lu 12/12/2009minha estante
Pra mim esse é o melhor livro de todas as crônicas.

Recomendo!

maria.pic 15/06/2021

resenha as crónicas de nárnia e a viagem do peregrino da alvorada
MUITO bom é bem desenvolvida não tenho nenhuma reclamação :)
Rebequinha 15/06/2021minha estante
Meu preferidooo ??

- giu 08/03/2022

Incrível, um dos que eu mais gostei até agora, amei as aventuras, as descrições das ilhas e a história toda em si.
Tava com uma raiva do Eustáquio no começo mas ainda bem que ele teve um ótimo desenvolvimento.
Fiquei meio triste com o final mas valeu muito a pena ler!
Recomendo :)