A Cadeira de Prata

A Cadeira de Prata C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata

naike.jordan 14/12/2023

Cadê a cadeira de prata? Kkkk
Livro bom, mas como coloquei no título, falta muito da cadeira de prata, ela aparece em duas páginas, e com certeza estou exagerando e some. Eu até entendo o simbolismo que ela trás para a história, mas falta um drama por cima, sobre isso foi muito simples, muito rápido. Mas a história em si é boa, e você se apega aos personagens. Mas o plot dessa também não foi muito boa, são coisas que você já esperava. 3,5 de estrelas acho que foi generoso ainda, mas como amo o gênero aventura, ainda assim é uma boa leitura.

naike.jordan 14/12/2023

Cadê a cadeira de prata? Kkkk

Luan.Moura 12/12/2023

Tudo novo e a mesma magia
A Cadeira de Prata é, pra mim, um novo marco sobre Nárnia. Sem a presença dos queridos 4 irmãos, percebemos que Nárnia não dependia deles para proporcionar grandes aventuras de tirar o fôlego, eles que precisavam de Nárnia (assim como nós).
É impactante e profundo (literalmente) é o livro que carrega uma das frases mais bonitas e famosas de toda a saga: ?ainda que não exista Nárnia, viverei como um Narniano.? E fica ainda melhor no contexto onde ela é dita.
Cheio de novas aventuras e descobertas.
É um livro muito bom e explora as boas construções do universo criado por Lewis, e como tudo o que ele escreveu, é muito recomendado!

Após um tempo desde que visitou Nárnia, Eustaquio volta ás terras mágicas levando uma amiga que nunca estivera lá antes, como participou a maior parte das explorações em alto mar, também foi uma grande descoberta para ele descobrir os territórios de Nárnia e arredores.
Assim que chegam, percebem o caos estabelecido devido ao sumiço do príncipe e são designados por Aslam a procurarem o jovem.
Juntos a uma grande figura, Brejero, enfrentam perigos e desafios de tirar o fôlego, até que enfrentam algo que para os Narnianos era tristemente familiar, a magia má.
Descobrindo lugares e vencendo obstáculos, esses novos aventureiros desvendam como será o novo tempo estabelecido em Nárnia.

Sobre a mudança de ares, que é o que mais percebemos nessa parte da história:

As aventuras que nos cativam por um bom tempo são alegres e doces em nossa memórias, mas não devem sabotar as aventuras que o novo tem a oferecer. Cada tempo trás sua alegria e não precisamos escolher essa ou aquela, poderemos desfrutar de todas e sermos plenamente felizes!

yasneryst 11/12/2023

Aslam mestre dos magos
Acho que esse é o que tem, até agora, o final mais bonito.
C. S. Lewis explora todas as possibilidades para Nárnia, sem ofender a suspenção da descrença.
No entanto, comentando apenas de passagem, acho muito estranho que A Viagem do Peregrino da Alvorada termine com o autor contando que Caspian e a filha da estrela foram pais e avós de grandes reis sem fazer nenhuma, mesmo que pequena, menção aos acontecimentos de A Cadeira de Prata, como acontece outras vezes nas obras da saga.
Sendo algo dificílimo de ser ignorado a metalinguagem habitual da obra ficou um pouquinho prejudicada.
No mais, eu amo esse livro, sinto que a interação com Aslam e o próprio envolvimento dele num todo está no auge. Gosto do distanciamento dele, do modo como dada a missão, nós (e os personagens) só podemos imaginar se ele está conduzindo se ele já sabia de tudo, se ele só estava assistindo e torcendo..., enfim.
Muito bom.

Gabriela.Girundi 09/12/2023

Uma história ótima, mas um livro ok...
A minha opinião continua a mesma dos livros anteriores. O livro tem bons ensinamentos, como os outros. PARA MIM foi uma leitura bem chata.
O universo de Nárnia tem um potencial tão grande... Mas, infelizmente, eu acho que o autor não soube explorar isso. Poderia ter desenvolvido bem mais os personagem, explorado mais os territórios... Uma vastidão de possibilidades não usadas...
Quando iniciei a saga de Nárnia, eu estava tão ansiosa, pois todos falam tão bem e de uma forma tão apaixonante que imaginei que as histórias seriam outra coisa. Apesar de a essência ser uma ótima história, poderia sem muito melhor.

Thay 07/12/2023

Talvez meu favorito desde O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa. O final é muito bom, principalmente sabendo do próximo e da importância do Aslan falar de quando eles voltarem.
Leiam As Crônicas de Nárnia!

alynevict 30/11/2023

Essa história é uma grande mistura entre aventura e fantasia, com eventos bastante significativos, principalmente para quem é do meio cristão e entendeu algumas referências a religião. É um livro bem cativante, acredito que um dos melhores até aqui

Rachel M. Mendes 28/11/2023

QUE LIVRO MARAVILHOSOOO????
A analogia bíblica é LINDA!
De verdade? É uma história bem mais madura que as outras crônicas de Nárnia e mais profunda também!
Eu amei! Personagens muito bem desenvolvidos e simplesmente emocionante!
rafamassagardi 05/12/2023minha estante
O melhor?

Rachel M. Mendes 05/12/2023minha estante
SIIIM

Natália 25/11/2023

Recomendo
Jill e Eustáquio estudam no Colégio Experimental. Jill sofre bullying e durante uma perseguição dos alunos malvados, Jill e Eustáquio encontram uma porta que dá acesso a um outro mundo. Eustáquio é primo dos irmãos Pevensie e foi apresentado ao leitor no livro anterior, A viagem do Peregrino da Alvorada. Muitos anos se passaram em Nárnia, local onde o tempo passa de maneira diferente do nosso mundo. O rei Caspian está muito velho e seu maior desejo é encontrar Rilian, seu único filho e herdeiro, que está desaparecido há anos. Convocados por Aslan para encontrarem o príncipe perdido, Jill e Eustáquio aceitam a missão e enfrentam perigos no fundo do mundo, juntamente com Brejeiro, um amigo que fazem no caminho.

Estou gostando bastante da série de livros. Falta eu ler apenas o último livro (A última batalha).

Alfeu.Silva 25/11/2023

O livro, que foi o penúltimo da série a ser lançado nos leva mais uma vez ao mundo ondem novamente de forma que alguns que leram e não descofiaram serem estórias repletas de referências ao cristianismo e a Bíblia. Mais uma vez indicou toda a série para você, cristão, que irá entender todos ponto ligados a nossa fé. Você irá se surpreender com a formal como Lewis demostrou no livro o contro da verdade e a dúvida.

Willpacheco 21/11/2023

Tão bom quanto os anteriores
Esse livro mostra a evolução da escrita ao mesmo tempo que continua um livro leve e fácil de se ler. Que história incrível assim como as anteriores.

i4zoya 19/11/2023

Chegando ao fim...
Esse livro é um dos melhores da saga, na minha opinião! Toda a história voltada ao desaparecimento do príncipe Rilian, a volta do Eustáquio a Nárnia e a introdução da Jill, os novos lugares que são descobertos! Eu amei a história e os personagens.

aelinxf 14/11/2023

O Melhor da Saga
Definitivamente o que faltou nos últimos livros Lewis colocou aqui.

Personagens profundos, fim de arcos importantes, complexidade e um toque de melancolia.