A Cadeira de Prata

A Cadeira de Prata C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata

San 26/03/2024

Um forte concorrente...
"A Cadeira de Prata", de C.S. Lewis, é um dos volumes mais discutidos dentro da série "As Crônicas de Nárnia", conforme minha visão crítica. Este quarto ou sexto volume, dependendo da ordem de leitura adotada, é considerado por mim como o ponto mais fraco da série, mesmo quando comparado com "O Cavalo e Seu Menino", que se apresenta como um forte concorrente.

Uma peculiaridade que notei na escrita de Lewis é a alternância entre momentos em que a narrativa parece desgastada ou desinteressada e outros em que se perde em descrições detalhadas e irrelevantes para o desenvolvimento da trama.

Apesar de alguns aspectos positivos, como passagens de beleza singular e a presença do intrigante personagem Brejeiro, sinto que a narrativa é prejudicada por segmentos considerados dispensáveis, como o envolvimento com os gigantes, que não contribuem significativamente para a história.

Essa falta de coesão e propósito sugere, em minha opinião, uma falha na concepção da série como um todo, conforme evidenciado em "A Cadeira de Prata". Parece que a série não foi planejada como uma narrativa contínua e coesa desde o início.

No entanto, apesar das minhas críticas, "A Cadeira de Prata" ainda mantém seu lugar dentro do vasto universo de Nárnia, oferecendo aos leitores momentos de encantamento e reflexão, embora não atinja o mesmo nível de excelência encontrado em outros volumes da série.

Dessa forma, com uma avaliação ponderada e crítica, concedo a "A Cadeira de Prata" uma nota de 2 de 5, refletindo minha decepção com sua execução em relação ao potencial da série como um todo.

Juliiia23 25/03/2024

É muito legal,mas acho que devia ter mais enredo e conflitos,meio que eles descobrem "rápido" na minha opinião mas não deixa de ser bom

LAvia 25/03/2024

Realmente não sei o que comentar sobre o livro.
Foi uma leitura que fluiu muito,não conseguia parar de ler,essa história te prende demais!!
Super vale a pena ler.

O Crowler 15/03/2024

Uma aventura bem legal
Achei que não gostaria muito desse livro mas na realidade ele é bem acima da média de vários outros de Nárnia pra mim. É definitivamente uma aventura, e o secundário Poçaflito é carismático e a vilã é simplesmente muito boa.

Thayna283 11/03/2024

Considero esse um dos melhores livros da saga. A história é muito envolvente e viciante, uma aventura muito boa de ler.

isa 11/03/2024

Um dos meus favs
Amei a história e a forma como ela se desenvolve. por mais que eu ame, geralmente acho a leitura dos livros de narnia um pouco arrastada, mas essa senti bem mais fluida por ser uma trama bem envolvente, com altos e baixos o tempo todo.

amei o desenvolvimento dos personagens, principalmente do eustáquio, em relação ao último livro.

mas o que mais me ganha sempre é o sub-texto cristão que está sempre ali presente e me faz ter reflexões profundas e necessárias sobre a minha fé e a minha vida.

amei demais. seguindo para o próximo e último!!!

Mihh 10/03/2024

No começo pensei que não fosse gostar, mas eu amei!!!
É sempre um choque ver a diferença do tempo, e esse livro foi o maior de todos, quando o Eustáquio não reconheceu Cassian pois estava velho...
Amei cada adição de personagem, e as referências da feiticeira à Feiticeira Branca, e a aventura encantadora que foi.
Sou muito apegada aos 4 irmãos, e apesar de gostar do Eustáquio, não sabia que ele seria capaz de sustentar um livro...Mas foi, amei ter acompanhado a evolução dele e o quanto ele criou afeição por Nárnia, mesmo sendo uma pessoa racional.
E a Jill é definitivamente uma de minhas personagens favoritas!!

samersr 09/03/2024

Muita aventura
Essa crônica evidencia muito uma característica do C. S. Lewis que eu admiro muito; a perspicácia. Quem conhece um pouco das ideias que Lewis apresenta em outros livros escritos por ele, vai notar que as histórias são embrenhadas com ideias particulares dele, críticas pessoais, pontos de vista, e a forma como ele expressa tudo isso em um livro de fantasia, eu acho incrível! Nárnia é mais do que aparenta ser, e sou fã demais da mente por trás disso.

SArgio47 05/03/2024

O melhor livro da série Nárnia. O anterior " o peregrino da alvorada, achei bom mas fora da curva em relação a todos os outros, justamente porque não tinha tanto mistério, e nem um vilão, nem uma motivação tão plausível para a aventura. Diferente dos outros livros de Nárnia.

Agora retomamos a aventura com uma motivação dos mocinhos, uma vilã a lá feiticeira branca, e o leve mistério que eu gosto.

Esse me instigou a ler do começo ao fim. Ansioso para terminar essa saga com o último livro.
Thay262 21/03/2024minha estante
Preciso reler Nárnia, sua resenha me fez perceber que mal lembro do enredo para além do básico, recordo que esse tem uma feiticeira verde, mas não lembro qual a finalidade da narrativa em relação a ela, porque o livro na infância. E essa edição parece maravilhosa. Parabéns pela aquisição e pela leitura??

SArgio47 28/03/2024minha estante
Releia mesmo, foi a primeira vez que li, e achei fascinante. O final então é ótimo.

Mila105 04/03/2024

Se lembra de quem és?
"Chorar ajuda por um tempo, mas depois é preciso parar de chorar e tomar uma decisão".

Eustáquio consola Jill após ela está magoada com a socialização na escola e convida ela para o mundo de Nárnia.
Mostrando uma evolução de Eustáquio comparado ao livro anterior e só tende a melhorar.

Ao chegar em Nárnia eles tem uma missão: achar o Príncipe que estava perdido.
A mesma não segue como esperado, pois Nárnia está muitas décadas a frente de quando Eustáquio esteve lá.

Então, encontram uma companhia diferenciada que é a de Brejero. Em que ele não promete nada, mas no final entrega tudo!!
Passam por muitas emboscadas.

E quando finalmente encontram o príncipe perdido, é perceptível que ele está enfeitiçado
Mas o detalhe é que ele não se lembra da origem dele e nem da identidade.
Me lembrou muito um aprendizado meu, que quando tentam te derrubar, primeiro eles tiram sua identidade.

Se você não tiver firme isso, já era!!!

Como a mãe do príncipe morreu muito cedo ele acabou se distanciando da sua identidade e se esquecendo de quem era.
Demorando até para cumprir o que ele foi chamado para fazer: Governar Nárnia.

João.Gonçalves 04/03/2024

A cadeira de prata.
Muito joia! O plot é meio óbvio, mas o livro é destinado para crianças, então faz sentido. Acho que é um dos meus favoritos junto com "Príncipe Caspian". Eu achei ele meio rápido demais, mas é coisa do autor.

booksdalaus 02/03/2024

A Cadeira de Prata
Reinos mágicos, criaturas inesquecíveis e batalhas épicas entre o bem e o mal: essas histórias são narradas em As Crônicas de Nárnia ? uma série de sete livros que acompanha crianças curiosas e suas aventuras entre o nosso mundo e outros universos mágicos e que, por décadas, encanta leitores de todas as idades.

Em A Cadeira de Prata, anos se passaram em Nárnia. O Rei Caspian X já está bem velho, e o Príncipe Rilian, seu único filho e herdeiro, está desaparecido. Para desvendar esse mistério, Aslan convoca Eustáquio, o primo dos irmãos Pevensie, e Giu, a amiga de escola que já o escutou falar muito a respeito desse mundo mágico.

Guiados por Poçaflito, um narniano extremamente pessimista e preocupado, eles vão embarcar em uma jornada muito perigosa que os levará até o fundo do mundo.

Juliana1390 02/03/2024

CS Lewis, pq essa montanha russa?
As crônicas de Nárnia e seus altos e baixos. Achava que o Cavalo e seu menino já era suficiente e veio a Cadeira de Prata. Um livro simples com personagens que não sou apegada, não gostei. Apesar de gostar de Eustáquio no livro anterior, nesse só o vi como coadjuvante de Giu. O final foi esquisito e nem o teor cômico salvou mas CS Lewis tem crédito ainda, kkkk. Enfim, sigo firme para o último livro da saga.

Marina Ribeiro 29/02/2024

A graciosidade de não saber mas, mesmo assim confiar. A grandeza de saber que O Maior está sob controle. A maneira mágica de ilustrar confiança e coragem.

Clariar 27/02/2024

Amei
Não tinha nenhuma expectativa e nenhum spoiler sobre o livro e acabou sendo meu favorito!
Achei que foi a crônica mais madura, triste e pesada.
Os personagens são super envolventes.