A Cadeira de Prata

A Cadeira de Prata C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata

Naty Alves 27/08/2020

Uma jornada no submundo..
Nessa crônica Eustáquio está outra vez em Nárnia, na companhia de sua colega de colégio Jill, com á missão encontrar um príncipe perdido.

Em Nárnia, já se passaram muitos anos, ( Em nosso mundo alguns). Lá nos encontraremos logo de cara, com um personagem querido.
Porém essa com certeza é a crônica com ares mais sombrios até aqui.

Uma aventura cheia de perigos, gigantes anões, e uma nova feiticeira, com um plano maquiavélico em mente, uma serpente, um feitiço, e uma vingança, tudo em um mundo em ruinas, e repleto de escuridão.

A cadeira de prata têm todos os elementos já vistos em outras crônicas, repletas de ensinamentos, e provas de coragem e amizade.

Aqui o destaque vai para o paulama brejeiro, um novo personagem, que será o guia, e muitas vezes a consciência das crianças, que estará com elas a frente, enfrentando perigos, e lutando bravamente.

O final ê de fato inesperado, afinal daremos adeus a um grande personagem das crônicas, e isso irá anteceder à outros acontecimentos, ainda mais difíceis da última crônica. Porém no final ainda teremos uma lição bonita, que dará esperança.

flavinhaa.domingos 20/10/2020

Ahh que sensação boa senti ao finalizar esse livro! Que aventura, quantas emoções crônicas de Narnia tem me trazido! Em meio a pandemia, trancada em casa nada melhor que viajar para outro mundo e se sentir nessa história! aaaa tô amando toda a série, esperando acabar pra dizer que é minha favorita 😍 20/10

Matheus 05/08/2023

É impressionante como todos os livros dessa série são incríveis. É um prazer ainda maior reler essas histórias e perceber que a admiração e o encanto por Nárnia continuam os mesmos. Estou perto de terminar essa releitura de todas as crônicas e já estou com saudades. Iniciarei a minha crônica favorita, A Última Batalha, mas antes farei uma breve análise de A Cadeira de Prata.

Neste livro, os personagens principais, Eustáquio e sua amiga Jill, são chamados a Nárnia para cumprir uma missão dada por Aslan. A história apresenta uma aventura emocionante enquanto eles buscam resgatar o príncipe Rilian, filho do rei Caspian, que desapareceu sob circunstâncias misteriosas. A trama aborda temas como coragem, amizade e a luta entre o bem e o mal.

A Cadeira de Prata explora a jornada dos protagonistas por terras desconhecidas, encontros com criaturas fantásticas e desafios que testam suas virtudes. A narrativa também introduz o mundo subterrâneo de Nárnia, adicionando novas dimensões à mitologia do universo criado por Lewis.

A história aborda questões sobre confiança, escolhas morais e a importância de seguir os princípios. Ela também explora a ideia de maturidade e crescimento pessoal, à medida que Eustáquio e Jill aprendem lições valiosas ao longo de sua jornada.

No geral, A Cadeira de Prata é uma adição cativante à série, oferecendo uma combinação de aventura, reflexão moral e elementos mágicos que caracterizam as Crônicas de Nárnia.
Joemy 05/08/2023minha estante
Sua análise reacendeu meu desejo de reler As Crônicas de Nárnia.

Matheus 05/08/2023minha estante
Releia, porque vale muito a pena!

Um livro na minha casa por Ariane 28/03/2020

Uma crônica melhor q a outra, cada vez q termino uma acho q essa foi a melhor, pensando bem o q faz ser tão bom é o conjunto da obra!

Lauriete09 23/01/2022

A Cadeira de Prata
Incrível! Li em um dia, uma leitura bem fluida, a Jill é muito fofa, e o Eustáquio teve uma melhora drástica! Indico muito
Rousa 23/01/2022minha estante
Mds eu amo As crônicas de Nárnia to doida pra reler esses livros

marsilva 07/02/2022

senti falta dos irmãos, mas embarcar nessa aventura com Jill, Eustáquio e Brejeiro em busca do príncipe perdido, filho de caspian, foi incrível! sério, que livro maravilhoso. acho que virou meu favorito.

nunca vou cansar de elogiar a escrita do C. S. Lewis, sério. ela é maravilhosa e cativante, é incrível ler um livro dele.

Raquel.Lacerda 08/11/2022

Dessa saga de Crônicas de Nárnia, os livros que não possuem a adaptação de filme são os que mais me atraíram atenção, justamente por serem histórias novas as quais não conhecia.

A cadeira de prata tem uma boa história, que no início é meio parada, mas do meio pro final fica até interessante. Gostei de ver mais sobre Eustáquio, as aventuras no decorrer do livro me prenderam bastante, porém, o final foi muito corrido, sem despedidas, tudo muito apressado para terminar logo. Poderia ter detalhado mais certos momentos.

Mas em geral é um livro bom, vale a pena a leitura.

Kaua.Nicanor 17/07/2023

....
Eu não gostei tanto desse quando os últimos que li mas ele é bom e o final é reconfortante demais
? estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. quero viver como um Narniano , mesmo que narnia não exista. ?

Eduardha 30/11/2020

Como todos os livros de As Crônicas de Nárnia o livro é acalentador e extremamente significativo. Gostei muito da história e de como foi abordada. Não é um dos melhores livros da saga, mas mesmo assim é muito bom.

Diego VF 02/05/2021

Tenso
Os outros livros de Nárnia eram tipo "ah, tenho um problema. Opa, problema resolvido", mas aqui tá mais pra "ah, tenho um problema. Opa, piorou". Tá, eles resolvem no final também, mas caramba, ele é bem mais maduro que os outros livros de Nárnia. Mas a leitura continua maravilhosa, por causa da escrita do Lewis, que é muito perfeitinha e gostosa de ler. Os personagens recebem um up no carisma (I believe in Brejeiro supremacy) e conhecemos bem mais do mundo de Nárnia. Até o momento, a maioria das coisas utilizadas na história já haviam sido apresentadas nos dois primeiros livros, mas agora sabemos muito mais dessa terra mágica. Não consigo acreditar que agora só tem mais um livro da saga pra ler... Eu não quero me despedir de Nárnia ;-;
Pela juba do Leão, por que os livros tinha que ser tão curtinhos? E só 7...

Enfim, leiam, em nome do Grande Rei Pedro.

4,5/5

Ítalo Victor 26/03/2022

Cadeira de prata para um berço de ouro
Cadeira de prata apresenta novamente Eustáquio, agora com uma nova companheira chamada Jill, vemos como eles terão o dever de resgatar um principe perdido e desaparecido há anos, Jill deve atentar para os sinais enquanto prossegue essa jornada com Eustáquio e um novo amigo, o paulama brejeiro.

O livro é interessante, mas até agora na saga é que menos conseguiu me chamar a atenção.

Rafaella Moreira 30/01/2023

Aslam
Sinceramente esse livro e incrível, mas sinto que sempre continuarei presa a trilogia "principal" o leão a feiticeira e o guarda roupa é e sempre será meu favorito, e detentor de todos os meus maiores e melhores elogios.

Larisse 10/04/2021

C.S. Lewis é um gênio
No sexto livro das Crônicas de Nárnia, Eustáquio e sua colega Jill, são chamados por Aslam em uma terra próxima à Nárnia. Chegando lá, eles são separados e Jill recebe as instruções da missão pela qual eles foram chamados: encontrar o filho do rei Caspian, o príncipe Rilian, que desapareceu há 10 anos.
Para encontrar o príncipe, eles são acompanhados pelo Brejeiro, que apesar de ser extremamente pessimista, foi essencial para que eles conseguissem cumprir a missão.
Achei o final bem triste, mas amei muito o livro, algumas decisões da Jill não fogem muito das minhas na vida real (o que é um pouco triste kk), e sim, me identifiquei mais do que queria com o jeito pessimista do Brejeiro.

"Vamos supor então que esta fossa, este seu reino, seja o único mundo existente. Pois para mim, o seu mundo não basta. E vale muito pouco. [...]. Eu estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista."