A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir

A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir Rubem Alves

Resenhas - A Escola Com Que Sempre Sonhei Sem Imaginar Que Pudesse Existir

Valéria 27/01/2024

Utópico e real.
Soube da existência da Escola da Ponte ainda na graduação, e saber que existe uma escola assim me motivou ainda mais a seguir no mundo educacional.

Rubem Alves nunca decepciona, e ter o privilégio de ler a sua percepção diante de uma escola tão utópica (até mesmo para ele, tão sonhador) e tão real, foi algo magnífico.

O livro é necessário para educadores e principalmente gestores. Leitura rápida e gostosa.

Louislene0 30/04/2023

Maravilhoso
Leitura incrível que realizei por indicação da professora Mônica (que posteriormente me orientou no tcc também) durante a faculdade de pedagogia no IFB.

ClaudiaMF 13/12/2022

Um livro para esperançar a educação
O coração do livro é a coletânea de cinco crônicas escritas por Rubem Alves ao ser impactado pela visita à Escola da Ponte, em Portugal. Não é uma utopia, pois é real - como diz um dos seus idealizadores José Pacheco, um sonho que então já existia havia 25 anos.

Só dispensaria o capítulo do Pedro Albuquerque, vacilante, um balde de gelo na elegia ao sonho possível.

Podemos sonhar com a solidariedade. Ela é real, pelo menos na Escola da Ponte.

Alan.Nina 05/07/2022

A escola da ponte e suas limitações
Sem dúvida alguma é um livro inspirador para professores, educadores, amantes do conhecimento, a todos que, de alguma forma, acreditam na educação. Rubem Alves é genial, sua escrita, seu dislumbre com uma escola não convencional (de currículo flexível, sem salas de aula separada em turmas hierárquicas, com uma gestão participativa e democrática etc) é de fato tocante, e pode ser sentido em suas palavras poéticas e líricas.
Contudo, é preciso dizer que o livro não é apenas de Rubem Alves, há outros que contribuem para a obra. Particularmente, achei que o capítulo no qual ocorrem perguntas a situações práticas da escola (avaliações, questões disciplinares, o histórico de transformação daquele lugar) foi tudo dado com respostas vagas. Além disso, não sabemos nada do perfil social dos alunos ou das famílias dos alunos que frequentam a escola, ou do bairro, o perfil econômico, ou simplesmente ver uma opinião de quem já passou por ela, hoje adulto. Tivemos a opinião de uma mãe (educadora) e de uma menina de nove anos, cujas respostas são apenas elogios, quase mecânicos. Os demais adultos, todos de alguma forma ligados ao projeto.
Como se dá a preparação dos professores? Ou sua seleção? Como se dá medição do conhecimento? Quais exatamente os projetos que os alunos desenvolviam? qual o impacto desse modelo educacional na vida adulta de quem aprendeu por lá? Nada. Nada. Não houve sequer uma citação do tipo "os alunos aqui estavam desenvolvendo um projeto de x". Tudo vago. Parecia que estava navegando na superfície, e veja, não digo que a escola não seja supreendente, ela, por si, tem um mar de exemplos maravilhosos a serem explorados, mas é como se, pra mim, fosse mal aproveitado (ao menos nesse livro).
Olha, que me desculpem os sonhadores, mas eu sou muito cético quanto a paraísos terrenos. Obviamente, não há porque desmerecer a escola, sem dúvidas é um local fantástico!! Mas achei o livro parcial demais para um julgamento mais sólido, fiquei com a sensação de ler uma propaganda de uma instituição de ensino. Precisava de algo mais material, mais concreto. Talvez eu esteja apenas reproduzindo o modelo tradicional de pensar a educação. Mas se é pra fazer tocar realidades outras, que comece pelo básico: pela sinceridade prática de sua aplicabilidade e por pontos de vista que vão além da mera exposição midiática de pessoas ligadas ao projeto.

Jackson 18/10/2021

E a utopia se realiza!
Que livro gostoso de se ler! Rubem Alves é um gênio, uma escrita fluida que desperta o interesse, cheio de poesia nas palavras muito bem escolhidas. Esse livro foi um presente

Vanessa 31/08/2021

A escola da ponte é a escola dos sonhos. A escola dos sonhos existe. Infelizmente observamos que está cada vez mais longe da realidade brasileira.

Lirieudo 29/12/2020

Esqueça tudo que já sabe sobre educação
Li este livro pra faculdade mas vou levar pra vida. A Escola da Ponte representa uma nova visão sobre a educação e é algo que me faz acreditar em um mundo melhor. Conheci o José Pacheco em uma palestra e vejo o quão importante o pensamento dele é para uma educação que leve no seu íntimo o elemento fundamental: o aluno. Texto muito bom que todos deveriam ler, inclusive os que não trabalham com educação.

Abreu24 06/09/2020

Lendo este livro um sentimento senti... Esperança. Esperança de que um dia nossas escolas tornem-se parecidas com a mencionada no texto.

Leda R. Jankoski 05/08/2020

O título diz tudo
Quem é educador vai entender a utopia linda que esse livro busca retratar. Amei ler sobre esse lugar incrível que é o sonho de todo professor, mas não pude deixar de ter uma visão crítica sobre a viabilidade de um projeto parecido no Brasil (como o projeto Âncora). Ainda estou investigando as possibilidade de estruturas não convencionais de instituições de ensino e aprendizagem, mas sem dúvida este é um livro muito inspirador!

Recomendo!

Quero aproveitar para fazer um agradecimento especial para minha tia. Uma educadora excepcional e muito amada que transformou muitas vidas e a quem esse livro pertencia. Você sempre fará falta no coração de muitos, sobre tudo no meu!

Renata 28/05/2020

Rubem Alves
Não tenho palavras para descrever a experiência de ler e se inspirar por esse grande educador. Rubem Alves é uma leitura que faz carinho nas convicções pedagógicas da gente.

OgaiT 10/08/2019

Para o ministro da Educação
Essa, na minha opinião é uma obra que todos os educadores deveriam ler. Com uma linguagem simples, poética, Rubem descreve a escola do Porto, um ambiente totalmente diferente de qualquer escola vista antes: sem turmas, com leis determinadas por do consenso feito pelos próprios alunos; os conteúdos abordados nas aulas, são outra iniciativa dos alunos, visto que é eles que determinam os demais acerca dos quais, possuem curiosidade.

Muito além de descutir os métodos de Paulo Freire, Rubem Alves complementa com outras visões acerca do ensino para a melhoria desse campo no Brasil. Essa é uma cartilha, necessária para os professores, em especial, os educadores em formação, assim como eu.
A educação precisa ser revista, aulas expositivas estão destruindo o carater formador dos centros educacionais, o aluno precisa ter voz ativa, e sobretudo, ter a sua curiosidade aguçada.

Volnei 03/12/2017

A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
"Esta é uma obra voltada para pedagogos que tem seu principal foco dentro das salas de aula com a intenção de melhorar o trabalho pedagógico das salas de aula

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Edu Ribeiro 07/09/2014

A escola que eu também sonho
Este livro é uma composição de crônicas do Rubem Alves com escritos de outros autores que estão envolvidos na experiência de ensino da Escola da Ponte em Portugal.

As crônicas de Rubem Alves, como sempre, são fantásticas, gostosas de ler e muito interessantes. Os outros capítulos variam de muito bons a um pouco cansativos.

Mas isso não diminui o interesse pelo livro porque só as crônicas já valeriam a leitura.

Fantástica também é a Escola da Ponte cuja história todos deveriam conhecer. Virei fã!

Peterson.Silva 20/08/2014

A ideia é favorita
A ideia e a exposição que o livro traz é muito maior que o livro em si, que não favoritei porque não tem, sobre si, nada demais. É básico, simples, um apunhado pequeno de textos... Portanto enquanto livro não tem nada de extraordinário - extraordinária é a ideia maravilhosa, magnífica, absolutamente brilhante e inspiradora a que ele dá acesso. Leitura recomendadíssima. Necessária. Norteadora.