Afetos em ruínas

Afetos em ruínas Elizza Barreto

Resenhas - Afeto em ruínas

Peleteiro 18/03/2020

Uma jornada de autoconhecimento
É preciso coragem para se expor num livro de poemas, sobretudo de maneira tão pessoal que Elizza se expõe em ?Afetos em ruínas?, onde, diversas vezes, coloca o seu próprio nome nos poemas.

Ao utilizar a poesia como uma espécie de terapia, a autora deixa aqui o seu coração, trazendo em sua obra a sua verdade, assim como os grandes escritores, e presenteando os leitores com um interessante livro!

Barbara.Luiza 27/03/2020

Uma poesia de formação sobre nossos afetos em ruínas
Afetos em ruínas, de Elizza Barreto. Livro de poesias publicado pela Editora Penalux. Para ler essa resenha escute: Me curar de mim, Flaira Ferro.

Elizza é uma jovem baiana e poeta, fica claro desde o começo que os poemas nos trarão experiências da autora. Curioso é como ela faz de um livro de poesias, quase um romance de formação. Talvez uma poesia de formação.

É claro, você pode folhear, escolher um poema ao acaso e ler, mas a construção de Elizza faz com que cada poema continue a história do anterior, assim vamos acompanhando o crescimento emocional dessa mulher que aprende tirar a expectativa do amor do outro, e colocá-la no amor por si mesma, para só então poder ser amada.

Os poemas são divididos em sessões, muito bem demarcadas, e no primeiro poema de cada uma delas temos a indicação de uma música para ouvir enquanto lemos, uma música que nos da a vibe do que nos espera nas próximas páginas.

Esse livro entra para a minha lista de livros de poesia para quem acha que não gosta de poesia, isso porque as musicas e as referências escolhidas (um show do Los Hermanos e assistir High School Musical, por exemplo) quebram bastante a ideia que muitos de nós temos de que a poesia necessita de uma erudição inalcançável para existir.

Para além disso, a autora captura o sentimento dessa geração que primeiro se abriu a ir, de maneira mais ampla, para consultórios, fazer terapia, descobrir quem se é e o que pode ou não esperar do outro. Amor, auto-cuidado, aceitação do próprio corpo, existem debates mais antigos, porém só recentemente debatidos, como esses?

site: https://www.instagram.com/p/B9l9VWODa_7/

Laris 06/04/2020

Afetos em construção
A Lizz conseguiu trazer um livro que nos faz sentir íntima dela, ver todas suas camadas e nos sentir em cada linha. Cada palavra.
É um livro que a gente se identifica, é como se olhar no espelho e dói, mas também é renovador.
Já disse e repito, é um livro lindo que nos deixa com um quentinho no coração.

Chatifora 20/04/2020

Super leitura, escrita impecável.
A obra é repleta de delicadeza e emoções sinceras, tão reais que nos fazem viajar pela imensidão da vida de quem o escreveu, Elizza Barreto é sem dúvida uma das autoras que mais admiro, sua singularidade é tão única que a torna comum diante das situações as quais vive todos os dias. Sua escrita é delicada, atenciosa e torna o cotidiano extraordinário. Uma leitura que vale a pena, mais do que isso, ela é necessária.

n2012 27/03/2020

O grito de Elizza, em Afetos em Ruínas, nos faz ver como é possível reunir os nossos "cacos" e, com isso, construirmos a nossa fortaleza, alicerçada no amor próprio, em nós mesmos.
Já havia lido versão anterior à publicação. E não sou suspeita para falar, porque me surpreendi com a beleza do livro físico, como quem ainda não havia tido contado com a poesia da autora.
Eu amei! E super recomendo!

Ana Clara Clareou 27/03/2020

O caminho de volta pra casa...
Esse é aquele tipo de livro que você quer degustar cada página e se prepara para ler um pouquinho por dia, só para fazer o livro durar mais... Mas não é o que acontece. Você começa a ler e as palavras te prendem e você não consegue parar mais. Seu coração acelera e sua garganta vai virando um nó à medida que você vai percebendo que as palavras de Elizza são suas também e vai entendendo que alguém no mundo vivenciou coisas tão reais e colocou em palavras para que você pudesse sentir que não está só nos seus sentimentos. Elizza vomitou essas palavras de dentro dela, de mim e de tantas outras pessoas que vão se encontrar por essas páginas... Obrigada por colocá-las no papel.

Maria Anna Martins 02/07/2020

Um livro para revirar seus sentimentos. @elizzabarreto também autora de "Cappuccino de Chocolate com Creme", fala sobre a solidão, o amor e o eu. São temas comuns, muito explorados na literatura, mas nas mãos de Elizza ganharam mais um rosto distinto. As ruínas da autora podem ser as ruínas de muitos de nós.

Talvez pelo meu momento de vida, eu tenha me emocionado demais ao ler o livro, mas as palavras de Elizza foram tão bem colocadas que em diversos momentos senti como se falassem diretamente comigo.

O mais bonito do livro é perceber o encontro da autora consigo. Ela se abraça e depois lhe abraça.
Cheguei a dizer a Elizza que a achei corajosa. Isso porque, apesar de sentimentos que todos nós temos em diferentes nunances, Elizza abriu suas próprias ruínas para visitação. E elas podem até lhe parecer comuns, mas são dela. Quantos de nós tem a coragem de revelar nossas ruínas?
📚
Não é um livro inovador, mas, nem sempre precisamos de inovação, às vezes precisamos apenas olhar para nossos afetos, sentir, aprender que somos o que há de mais importante para nós, a nos amarmos e, principalmente, respeitarmos nossos momentos. Afetos em Ruínas proporciona essa experiência.

Elizza escolheu uma trilha sonora para o seu livro, e nos pede para escutar lendo. Pessoalmente, raramente escuto música enquanto leio, apesar de saber que muitos fazem isso e em várias histórias há esse recursso. Experimentei e, de fato, com a música os poemas emocionam ainda mais. É aquilo, emoções que se misturam.

É, Elizza, preciso de mais páginas, essas foram pouquíssimas.

site: https://www.instagram.com/p/CA9Yzs7DR6u/

Mariana - @escreve.mariana 10/06/2022

Uma experiência única na poesia
Dividido em sete partes, cada qual acompanhada de uma trilha sonora, este livro é uma verdadeira experiência. Nele, reverberam nossos medos, angústias, traumas e solidão, mas também nossa força e potência.

"mas ninguém me perguntou
o que eu queria fazer
nas horas vagas
acho que escrevi em algum [caderninho
planos de fuga"

Recomendo muito a leitura!

site: https://www.instagram.com/escreve.mariana/

Régis 21/04/2020

De volta para casa
O livro de Elizza é uma costura de afetos. Uma personagem que procura a si mesma, que às vezes está meio à deriva, doendo, mas logo vai buscar novos sentidos pra vida. Nessa jornada, ela muda de tamanho, de sonhos, de lugares, carrega o vazio, carrega memórias, mas sobretudo insiste. Vai ver que a vida é insistência. Sempre é possível se reconstruir, depois de ver tudo em ruínas. Os afetos estão lá, intactos. Grandes. Amorosos. Elizza os recolhe e os divide com os leitores.

Thimnaa 22/04/2020

Avassalador 😍
Lizz parece que escreve por todos nós. Cada palavra, cada história, parece até que eu contei a ela a situação e ela escreveu ali, é tão real, que as vezes eu precisava reler pra acreditar e vivenciar ! Confesso, o nome realmente faz jus a tudo que está escrito, nossos afetos ficam em ruínas, em todas aquelas situações e que bom por isso, pois criamos mecanismos para enfrentarmos as próximas vivências que virão. Sabe aquele gostinho de quero mais ? Pois foi isso que ficou! 🥰

@biblio.sah 24/04/2020

Na pele
Tudo que Elizza escreveu, eu senti em mim.
Desde o seu livro anterior, o Cappuccino, que sempre me sinto inspirada por ler seus escritos.
Ela escreve de maneira crua, mostra para que veio, mostra seus sentimentos.
Me dá uma vontade de me mostrar também, de escrever e explodir o que há dentro do meu coração. É especial a leitura de seus afetos.

lay 25/06/2020

Muito tocante!
Esse livro é repleto de poesias que nos tocam a alma.
Me vi criança, com vários pensamentos e indagações da idade, mas também me vi adolescente, com toda aquela carga de emoções à flor da pele. Mais do que isso, nele eu também me vi mulher, cheia de aprendizados, mas também de inseguranças. Me conheci novamente, me reconheci. Lindo livro.

Fran283 25/12/2020

Em poucos livros de jovens poetas contemporâneos eu consegui sentir tanta verdade e sentimento até hoje, mas "afetos em ruínas" balançou minhas estruturas.

Talvez, pelo momento da vida em que o li, muitas vezes senti como se o livro falasse diretamente comigo, sabe a sensação de que aquilo foi escrito pra você? Senti exatamente isso.

O livro reúne poemas sobre temas bastante corriqueiros no gênero, como paixão, cicatrizes, solidão e amor próprio, mas que nas mãos de Elizza Barreto ganharam característica própria.