Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

zezinhaaa 29/02/2024

"Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne."
O que dizer de Lolita? além de ser uma tremenda obra, um clássico, um livro espetacular, é também preciso ter estômago.
é nojento estar na mente de Humbert Humbert, um personagem tão completo e complexo que chega a ser assustador. é um livro extraordinário, cheio de analogias e linguagem praticamente poética, Humbert tenta que com que consigamos entender seu lado, e é por isso que deve-se ser forte para ler as atrocidades que se passam em sua mente.
apesar de ótimo, não dou 5 estrelas porque muitas vezes achei um pouco cansativo, mas nada que faça do livro ser ruim.

"Estou pensando em auroques e anjos, no segredo dos pigmentos duráveis, nos sonetos proféticos, no refúgio da arte. E essa é a única imortalidade que você e eu podemos compartilhar, minha Lolita."

2ghpsts 29/02/2024

Lolita
Terminei essa bomba ontem e só queria dizer que me arrependo muito de ter começado a ler esse livro. a escrita é super cansativa, nao consegui entender nada, além dessa história ser nojenta. enfim, odiei cada segundo lendo esse livro, ainda bem q acabou ?

Cheirinhodelivro 28/02/2024

Pior livro que já li na minha vida
Não me venham com esse papo furado de que eu tinha que entender nas estrelinhas, que tinha uma filosofia e que a escrita é muito boa pois não achei NADA DISSO! O livro é péssimo, história péssima, o protagonista é um monstro m4niaco que destruiu a infância de uma criança que nem tinha muitos rumos na vida, pois recebia uma péssima educação, desde sempre já era uma sobrevivente. A obsessão de Humbert por uma menina de 12 anos foi muito cruel, o modo como ele manipulava Lo foi horrível, mas também, o que se esperar de um ped0filo? Pois é isso que o livro narra, pensamentos grotescos e VITIMIZADOS de um maluco que tenta te convencer com palavras ludibriosas e detalhando paisagens e coisas totalmente irrelevantes pra te tirar do foco. E ainda tinha a audácia de colocar a culpa de seu distúrbio nas meninas. Simplesmente nojento. E não, não entendi errado. Esse livro não tem nenhuma lição moral, se tivesse não precisaria de um posfácio com outra pessoa explicando o que vc deveria entender sobre vários trechos do livro. Não recomendo pra ninguém além de mães e pais que tenham muito amor e zelo por seus filhos pra saberem quando o mal espreita e não permitirem que qualquer maluco se aproximem de seus tesouros.
belldor_ 10/03/2024minha estante
Te aconselho a ler outras obras do Nabokov, buscar por resenhas do livro e pesquisar sobre as referências dele. A obra não se resume a narrativa de pedofilia, Lolita é como um quebra-cabeça, possuí diversas camadas

Lisa 27/02/2024

Doentio e perturbador
Humbert Humbert é o pseudônimo de um intelectual francês de 37 anos - professor de literatura - que é descrito como controlador, obsessivo, manipulador, egocêntrico e sarcástico.
É ele que escreve o livro no
intuito de contar as suas memórias e dar a sua versão dos fatos e da paixão fulminante despertada por uma menina de 12 anos.
O livro se torna até assustador pois ele envolve o leitor em suas palavras poéticas de romance e esquecemos que ela é uma criança.
Leitura cansativa e massante.

"Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne. Minha alma, meu pecado. Lo-li-ta: a ponta da língua toca em três pontos consecutivos do palato para encostar, no três, nos dentes"

karla.jamily 26/02/2024

?Mas em meus braços ela sempre foi Lolita?.
Extremamente angustiante e um dos livros mais absurdos que li. Contudo, extremamente bom e viciante. Tenho até medo de como fazer uma resenha mais humanizada depois dessa obra.

Foi um livro inteiro escrito sob a narração de um personagem pedófilo e acho que não precisa de outras características para indicar o quanto ele é nojento.

Lolita é sobre o manipulador Humbert Humbert e sua obsessão por Dolores, nome real de Lolita que é apenas parte de sua imaginação fetichista. É uma estória sobre um pedófilo e sua vítima que não deve nunca ser romantizada!

Jessica.Laviere 24/02/2024

Nunca li nada parecido!
Embora indigesto, é praticamente impossível não se render a narrativa do Nabokov.
O tema do livro não é nada tranquilo, e vc passa por descrições muito difíceis e angustiantes, mas a forma como Dolly, Humbert Humbert e os personagens secundários são abordados na trama te prendem.
Ao iniciar eu tinha uma vaga ideia de como a história seria conduzida, muito se deve ao filme que assisti a muito tempo atrás onde a Lolita era super sexualizada, já no livro a abordagem mostra ela como uma presa nas mãos do H H, mesmo ele dizendo que ela o seduzia, fica claro em várias partes o tormento de Dolly e quão maquiavélico HH era, embora à todo momento ele tente se mostrar gentil.
Eu gostaria muito de uma versão da Dolly, já que essa é puramente o ponto de vista de HH. Fiquei muito feliz com os esclarecimentos no posfácio que não deve ser ignorado de maneira nenhuma pois é fundamental para a compreensão total da obra, no mais Nabokov é genial e sua escrita impecável, achei que teria dificuldade com a narrativa mas a leitura foi fluída, só não mais rápida porque precisei fazer pausas pra respirar e digerir alguns acontecimentos da história.

Alana 20/02/2024

Eu realmente não esperava gostar tanto de um livro que me deixou tão desconfortável em vários momentos; mas ele é brilhante, e perturbador, claro - é o retrato da mente de um homem pedófilo, depravado, pervertido e manipulador. A habilidade do autor em mesclar uma prosa poética, irônica e melancólica torna a leitura uma experiência cativante, apesar da natureza perturbadora do tema. Em suma, é uma obra magnífica e intrigante.

Leonardo1344 19/02/2024

Péssimo ritmo
O livro seria excepcional, se não fosse a quantidade absurda de trechos inúteis e redundantes. Por exemplo, quando o protagonista narra cada um dos lugares visitados nas viagens pela América do Norte. Também, alguns trechos difíceis de entender do que se tratam, de tão ambíguos. O pior é que a linguagem poética é excelente, então o trecho parece ter algum sentido, mas você se esforça e percebe que não. Como eu buscava narrativa, não poesia, não me agradou. Isso é especialmente verdade pelo fato de ser um diário baseado em memórias do passado, então naturalmente seu dono não lembra dos diálogos direito, e sim dos eventos.

Vanessa602 13/02/2024

Revoltante, triste e magnífico
Mesmo antes de assistir o filme de 1997, e, agora, ler o livro, nunca tive preconceitos literários com a premissa de Lolita, e Nabokov só provou que isso valeu totalmente a pena.

A história é uma tragédia do começo ao fim, nem suas cenas felizes são realmente felizes e não fora feitas para serem lidas com felicidade, e o que só prova a habilidade do autor em nos fazer odiar sua própria criação. Humbert Humbert não pode ser chamado de monstro, porque o tipo de atrocidade que ele comete com Dolores só pode ser cometido por um ser humano, nenhum outro ser é capaz disso.

srlucast 09/02/2024

Uma puta tragédia grega de esplendor formoso.
Em verdade, este é um livro que se afigura entre os prediletos de minha existência. Releio-o agora e encontro maior deleite. O narrador, cuja confiança é incerta, e a prosa de Nabokov, bela e terrível simultaneamente, enredam-se em uma trama problemática. Cada intricada faceta do enredo é uma sinfonia de perfeição, culminando num desfecho imaculado. Toda obra é uma tapeçaria de magistral encanto.

BArbara317 09/02/2024

Meu Deus, que livro chato. Aliviada por ter acabado. Escrita cansativa, personagens chatos. Pode até ser um clássico, mas é chato, mt chato