Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

Dbordini 14/01/2024

Experiência de leitura
Não dá pra negar que o livro é muito bom, se não fosse, não seria um clássico mundial. Porém a nota tem a ver com minha experiência de leitura. Extremamente pesado, difícil, muitas vezes intragável. Mas a genealidade do autor é incontestável.

Thalita220 13/01/2024

Escrita pra mim foi difícil de entender, demorei muito pra ler esse livro. Tema pesadíssimo, fiquei indignada lendo mas claramente o narrador não é confiável, e não devemos acreditar no ponto de vista dele.

Camila 12/01/2024

Honestamente, não é fácil separar opiniões sobre a leitura de "Lolita". E é mais difícil ainda levantar interpretações de uma leitura tão delicada como essa.
Este livro está longe de ser algo maravilhoso (e não digo isso por conta do tema, apesar de repugnante), mas também longe de ser algo medíocre.

A expectativa de me deparar com cenas obscenas foi quebrada quando não houve nada dessa natureza sendo descrita, o que foi um alívio.
Mesmo não gostando dos personagens, é inegável que todos tenham personalidades fortes. Humbert Humbert, o melhor exemplo, é um homem interessante, de intelectualidade muito bem evidenciada. Mas ao se deparar com sua versão doentia (dentre muitas outras características, a sua obsessividade) é difícil saber o que pensar. Suas táticas de atrair a atenção de Dolores são sujas e é nojento quando Humbert revela saber que ela desprezava realizar seus desejos. Já ao observar Dolores Haze, que em minha opinião mostrou ter muitos traços repulsivos, adquiri por ela uma sensação de desinteresse. Muitas das suas atitudes relacionadas ao seu comportamento ruim, porém, são compreensíveis diante de determinadas situações, principalmente aquelas que envolvem o Humbert, como quando era pressionada por seu padrasto insistente a satisfazê-lo.
Em algum momento depois da metade do livro achei cansativa a narração de Humbert sobre sua vida com Dolly, talvez por enjôo daquela rotina repetitiva dos personagens. Por outro lado, o uso das palavras pelo autor é tão cativante e a construção é tão bem elaborada que até o acontecimento mais monótono se torna algo interessante. A escrita, apesar de um pouco rebuscada, é tão linda que todas as páginas soam como um poema. Então, de um modo curioso e apesar das impressões, esse livro carrega certa beleza.

Há muito para se contemplar nessa leitura, coisas muito além do seu contexto. A leitura é complicada, mas acho que vale a pena o tempo.
psraissafreire 12/01/2024minha estante
que resenha incrível! eu não tive coragem de passar da 100 e pouco ?

Cecelha 17/01/2024minha estante
eu tive uma certa antipatia pela dolores em alguns momentos ai eu lembrava que quem tava contando aquilo era um pedófilo com inclinação alcoólatra e manipulador. ai eu realmente questionava TUDO que ele comentava sobre ela, sempre com pé atrás

Laura2506 12/01/2024

O livro é bom (até melhor que os dois filmes que tem por ser mais aprofundado), só que o autor detalha muito as coisas e acaba virando uma leitura chata, eu só consegui ler esse livro em partes, por que ele vivia detalhando coisas sem sentindo algum (tipo a viagem deles pelos Estados Unidos)
Tirando isso eu gostei muito do livro, a forma como ele é escrito desesperadamente (como se tivessem apontando uma arma para autor mandado ele escrever) é muito boa e alguns tópicos da história são muito bem desenvolvidos (tipo a Annabel, o quitly, a Rita e a vida do Humberto depois que a lolita vai embora, que foram personagens/assuntos não muito aprofundados no filme em si)

Sofia.Melo 11/01/2024

Quem é Dolores Haze?
Sinto que essa pergunta é o que rodeia a narração toda. Afinal, quem é essa menina que Humbert é loucamente apaixonado? É uma vítima de pedofilia que foi submetida a atos nojentos de um velho homem? Ou foi uma ninfeta, uma amante de H.H?

Ao meu olhar, Humbert é um narrador em que eu não posso confiar em nada,uma vez que ele mesmo fala que ocultou certas coisas, além de ser um relato sobre sua vida, logo terá coisas que foram esquecidas ou modificadas.

No final, noto que Lolita é uma história no qual nós leitores não sabemos se realmente aconteceu tudo isso.

Lolita se torna um mistério estranho de ser resolver. Por fim, devemos confiar cegamente no Humbert ou tentar desvendar a verdade história da ninfeta Lolita?

franciny.kubitzky 11/01/2024

"E essa é a única realidade que você e eu podemos compartilhar, minha Lolita."
Livro difícil de ler, e difícil de engolir. Acredito que Vladimir Nabokov tenha relatado aos leitores a doentia e perversa paixão de Humbert Humbert por Dolores de uma maneira tão singular, obscura e fatigante porque é exatamente esse o objetivo desse livro, é pra ser difícil, é pra ser engolido e expelido.
Sinceramente, não acredito que posso expressar minha opinião sobre essa obra, porque da mesma maneira que seu narrador não é confiável, nós leitores também não somos. Odiei e repugnei Humbert e seus atos hediondos, ao mesmo tempo que compadeci às suas dores e delírios.

Jesi 10/01/2024

Um livro difícil de ler, dá náuseas e faz a gente pensar em como crianças são indefesas e vítimas fáceis.

crmnc 08/01/2024

Nabokov é o melhor escritor dentre todos os que já tive contato. Ler esse livro é um desconforto contemplativo e deslumbrante.

Andressa.Rissi 06/01/2024

Polêmico
Acho que não estava no momento para esse leitura, foi difícil terminar e se tornou uma leitura arrastada. As descrições são muito detalhadas o que acaba ficando muito cansativo.
esperniador 09/01/2024minha estante
teria interesse em trocar ou doa-lo?

Dumalis 03/01/2024

Não gostei
Sinceramente eu não tava esperando muito, também não sei oq exatamente eu tava esperando kkkkk
Só que assim, eu achei muito pesado pro meu gosto, não tava preparada pra leitura, mas ainda assim eu terminei e não gostei de absolutamente nada no livro. Não recomendo.
esperniador 09/01/2024minha estante
teria interesse em trocar ou doa-lo?

Dumalis 09/01/2024minha estante
Eu li em epub, amg ?

M_Claralim_ 11/01/2024minha estante
Ótimas observações

LuccaOdeiaLer 31/12/2023

"Lo-Li-Ta"
Como falar de Lolita sem comprometer a maneira como você (leitor, e escrevo aqui como H.H.) julga a minha pessoa e meus princípios?
Se eu tivesse que definir em uma palavra o livro Lolita, eu diria: polêmico.
Se eu tivesse que definir em duas palavras a influência de Lolita, eu diria: problemática e atemporal.
Se eu tivesse que definir em três palavras a leitura de Lolita, eu diria: perturbadora, desconfortável e maravilhosa.

Vou me focar nessa última análise por enquanto.

Lolita de 1955 é um dos livros mais bem escritos que já li em toda minha vida, Nabokov é genial. O autor brinca com as palavras em toda sentença, e brinca com as sentenças em toda página, eu poderia ler uma bíblia inteira sobre tapetes se fosse de Nabokov. Entretanto, um livro bom não se faz somente com a escrita e aqui eu ressalto alguns pontos da narrativa:

O leitor (sim, você) é o júri, e cabe a ti julgar a história de Humbert Humbert, um maníaco. A manipulação da personagem é tão bem feita, que até eu (sabendo de suas artimanhas) fui convencido em certos momentos, porém, lembrem-se que o narrador não é confiável, principalmente em uma história sobre pedofilia da qual só sabemos o lado do abusador. Dolores, Dolly, Lo, Lola ou Lolita é a vítima, e o autor consegue nos mostrar isso apesar das tentativas patéticas conduzidas por H.H de demonizar uma menina de 12 anos de idade que passa a ser aterrorizada pela figura que deveria ser de um protetor (ps: ele sabia exatamente como usar os maiores medos dela a seu favor, o clássico modus operandi de qualquer pedófilo).

Humbert até parece se perder em sua própria narrativa, visto que demoniza a garota quando tenta justificar seus atos, mas quando quer parecer cuidadoso e um homem responsável a julga "infantil demais, uma verdadeira pirralha!"
Lolita é sensual e boba, provocante e ingênua, doce e ácida, pois é assim que o narrador a vê, ou quer que nós a vejamos. Mas entre essas contradições Nabokov deixa claro que acima de qualquer ilusão ela é uma criança.

Não, caro leitor, não é uma história de amor.

Agora, preciso falar sobre o único ponto negativo que você pode encontrar na história. Nabokov passa muito tempo discorrendo sobre um único ponto, e para alguns leitores pode ser cansativo ou até mesmo chato. Eu pessoalmente não vejo assim, como já disse antes gosto tanto da forma de o autor escrever que fico enfeitiçada, mas confesso que perdi o foco em um capítulo específico. Isso é de pessoa para pessoa.

Antes da minha conclusão quero deixar claro que não recomendo o livro para menores de 18 anos ou pessoas facilmente influenciáveis (experiência própria, confia) visto que um dos motivos da obra ser tão romantizada e mal-compreendida é o fato de muitas adolescentes ficarem obcecadas pelo "asthetic lolita" ou "asthetic ninfeta" que me enoja bastante.
Outro ponto de vista que me causa a mesma sensação são os adultos que culpam Dolores pelo que aconteceu "ela provocava, ela pediu", isso revela muita coisa sobre nossa sociedade e a maneira como as meninas são enxergadas, aquele velho papo de "mulheres amadurecem mais rápido".

"Não, as mulheres não amadurecem mais rápido, elas são forçadas a isso devido a pessoas que até hoje perpetuam a ideia de que o homem será um eterno menino" - Bel Rodrigues

Também quero levantar o ponto de que muitas editoras pecam na escolha das capas para Lolita, e até hoje elas usam a notória frase da revista Vanity Fair (A única história de amor convincente de nosso século) que não representa a história, ridículo.

Eu decidi reler o livro depois de ficar intrigado com o comentário de um crítico sobre como a escrita poética acaba amenizando o horror da história, e discordo bastante. Na minha visão essa poesia serve justamente para mostrar como a mente da personagem é doentia. Com a releitura pude me apaixonar mais ainda pela obra e todos os seus implícitos. Um dos meus favoritos.

Obrigado pela paciência.?
Giovanna1754 31/12/2023minha estante
Como suas resenhas são perfeitas sério

ares 01/01/2024minha estante
adorei sua resenha

Kaká 04/02/2024minha estante
Adorei a resenha , ela explica de uma forma muito concreta

Sophia1432 30/12/2023

?no hotel, ficamos em quartos separados, mas no meio da noite ela entrou soluçando no meu, e fizemos a coisa muito suavemente. vocês compreendem, ela não tinha mesmo para onde ir.?

achei esse um livro triste, algumas partes me deram um terrível mal estar e os capítulos finais foram, pra mim, de partir o coração. é de se sentir uma angústia por essa criança. humbert quer eternizar uma lolita que não passa de uma ideia, ainda assim, lolita vai sobreviver ao tempo, dolores schiller deve sobreviver à h.h, mas dolores haze morreu dolorosamente cedo.