Lolita

Lolita Vladimir Nabokov




Resenhas - Lolita


1718 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Sofia.Melo 11/01/2024

Quem é Dolores Haze?
Sinto que essa pergunta é o que rodeia a narração toda. Afinal, quem é essa menina que Humbert é loucamente apaixonado? É uma vítima de pedofilia que foi submetida a atos nojentos de um velho homem? Ou foi uma ninfeta, uma amante de H.H?

Ao meu olhar, Humbert é um narrador em que eu não posso confiar em nada,uma vez que ele mesmo fala que ocultou certas coisas, além de ser um relato sobre sua vida, logo terá coisas que foram esquecidas ou modificadas.

No final, noto que Lolita é uma história no qual nós leitores não sabemos se realmente aconteceu tudo isso.

Lolita se torna um mistério estranho de ser resolver. Por fim, devemos confiar cegamente no Humbert ou tentar desvendar a verdade história da ninfeta Lolita?
comentários(0)comente



franciny.kubitzky 11/01/2024

"E essa é a única realidade que você e eu podemos compartilhar, minha Lolita."
Livro difícil de ler, e difícil de engolir. Acredito que Vladimir Nabokov tenha relatado aos leitores a doentia e perversa paixão de Humbert Humbert por Dolores de uma maneira tão singular, obscura e fatigante porque é exatamente esse o objetivo desse livro, é pra ser difícil, é pra ser engolido e expelido.
Sinceramente, não acredito que posso expressar minha opinião sobre essa obra, porque da mesma maneira que seu narrador não é confiável, nós leitores também não somos. Odiei e repugnei Humbert e seus atos hediondos, ao mesmo tempo que compadeci às suas dores e delírios.
comentários(0)comente



Jesi 10/01/2024

Um livro difícil de ler, dá náuseas e faz a gente pensar em como crianças são indefesas e vítimas fáceis.
comentários(0)comente



crmnc 08/01/2024

Nabokov é o melhor escritor dentre todos os que já tive contato. Ler esse livro é um desconforto contemplativo e deslumbrante.
comentários(0)comente



Andressa.Rissi 06/01/2024

Polêmico
Acho que não estava no momento para esse leitura, foi difícil terminar e se tornou uma leitura arrastada. As descrições são muito detalhadas o que acaba ficando muito cansativo.
esperniador 09/01/2024minha estante
teria interesse em trocar ou doa-lo?




Dumalis 03/01/2024

Não gostei
Sinceramente eu não tava esperando muito, também não sei oq exatamente eu tava esperando kkkkk
Só que assim, eu achei muito pesado pro meu gosto, não tava preparada pra leitura, mas ainda assim eu terminei e não gostei de absolutamente nada no livro. Não recomendo.
esperniador 09/01/2024minha estante
teria interesse em trocar ou doa-lo?


Dumalis 09/01/2024minha estante
Eu li em epub, amg ?




spoiler visualizar
M_Claralim_ 11/01/2024minha estante
Ótimas observações




LuccaOdeiaLer 31/12/2023

"Lo-Li-Ta"
Como falar de Lolita sem comprometer a maneira como você (leitor, e escrevo aqui como H.H.) julga a minha pessoa e meus princípios?
Se eu tivesse que definir em uma palavra o livro Lolita, eu diria: polêmico.
Se eu tivesse que definir em duas palavras a influência de Lolita, eu diria: problemática e atemporal.
Se eu tivesse que definir em três palavras a leitura de Lolita, eu diria: perturbadora, desconfortável e maravilhosa.

Vou me focar nessa última análise por enquanto.

Lolita de 1955 é um dos livros mais bem escritos que já li em toda minha vida, Nabokov é genial. O autor brinca com as palavras em toda sentença, e brinca com as sentenças em toda página, eu poderia ler uma bíblia inteira sobre tapetes se fosse de Nabokov. Entretanto, um livro bom não se faz somente com a escrita e aqui eu ressalto alguns pontos da narrativa:

O leitor (sim, você) é o júri, e cabe a ti julgar a história de Humbert Humbert, um maníaco. A manipulação da personagem é tão bem feita, que até eu (sabendo de suas artimanhas) fui convencido em certos momentos, porém, lembrem-se que o narrador não é confiável, principalmente em uma história sobre pedofilia da qual só sabemos o lado do abusador. Dolores, Dolly, Lo, Lola ou Lolita é a vítima, e o autor consegue nos mostrar isso apesar das tentativas patéticas conduzidas por H.H de demonizar uma menina de 12 anos de idade que passa a ser aterrorizada pela figura que deveria ser de um protetor (ps: ele sabia exatamente como usar os maiores medos dela a seu favor, o clássico modus operandi de qualquer pedófilo).

Humbert até parece se perder em sua própria narrativa, visto que demoniza a garota quando tenta justificar seus atos, mas quando quer parecer cuidadoso e um homem responsável a julga "infantil demais, uma verdadeira pirralha!"
Lolita é sensual e boba, provocante e ingênua, doce e ácida, pois é assim que o narrador a vê, ou quer que nós a vejamos. Mas entre essas contradições Nabokov deixa claro que acima de qualquer ilusão ela é uma criança.

Não, caro leitor, não é uma história de amor.

Agora, preciso falar sobre o único ponto negativo que você pode encontrar na história. Nabokov passa muito tempo discorrendo sobre um único ponto, e para alguns leitores pode ser cansativo ou até mesmo chato. Eu pessoalmente não vejo assim, como já disse antes gosto tanto da forma de o autor escrever que fico enfeitiçada, mas confesso que perdi o foco em um capítulo específico. Isso é de pessoa para pessoa.

Antes da minha conclusão quero deixar claro que não recomendo o livro para menores de 18 anos ou pessoas facilmente influenciáveis (experiência própria, confia) visto que um dos motivos da obra ser tão romantizada e mal-compreendida é o fato de muitas adolescentes ficarem obcecadas pelo "asthetic lolita" ou "asthetic ninfeta" que me enoja bastante.
Outro ponto de vista que me causa a mesma sensação são os adultos que culpam Dolores pelo que aconteceu "ela provocava, ela pediu", isso revela muita coisa sobre nossa sociedade e a maneira como as meninas são enxergadas, aquele velho papo de "mulheres amadurecem mais rápido".

"Não, as mulheres não amadurecem mais rápido, elas são forçadas a isso devido a pessoas que até hoje perpetuam a ideia de que o homem será um eterno menino" - Bel Rodrigues

Também quero levantar o ponto de que muitas editoras pecam na escolha das capas para Lolita, e até hoje elas usam a notória frase da revista Vanity Fair (A única história de amor convincente de nosso século) que não representa a história, ridículo.

Eu decidi reler o livro depois de ficar intrigado com o comentário de um crítico sobre como a escrita poética acaba amenizando o horror da história, e discordo bastante. Na minha visão essa poesia serve justamente para mostrar como a mente da personagem é doentia. Com a releitura pude me apaixonar mais ainda pela obra e todos os seus implícitos. Um dos meus favoritos.

Obrigado pela paciência.?
Giovanna1754 31/12/2023minha estante
Como suas resenhas são perfeitas sério


ares 01/01/2024minha estante
adorei sua resenha


Kaká 04/02/2024minha estante
Adorei a resenha , ela explica de uma forma muito concreta




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sophia1432 30/12/2023

?no hotel, ficamos em quartos separados, mas no meio da noite ela entrou soluçando no meu, e fizemos a coisa muito suavemente. vocês compreendem, ela não tinha mesmo para onde ir.?

achei esse um livro triste, algumas partes me deram um terrível mal estar e os capítulos finais foram, pra mim, de partir o coração. é de se sentir uma angústia por essa criança. humbert quer eternizar uma lolita que não passa de uma ideia, ainda assim, lolita vai sobreviver ao tempo, dolores schiller deve sobreviver à h.h, mas dolores haze morreu dolorosamente cedo.
comentários(0)comente



ps.fernanda 30/12/2023

Primeiro livro que termino sem uma opinião definida, não tenho certeza se concordo com a nota que dei ou com o que vou dizer. Achei um livro chato, podia economizar no mínimo umas cinquenta páginas sem o Humbert descrevendo até o carpete, não achei de forma alguma que teve um pingo de romance nele, o autor se esforço ao máximo pra mostrar que o Humbert é um maluco e as consequências disso na vida da Lolita, e mesmo assim ainda teve doente que romantizou essa história e não viu problema. Enfim, não gostei muito mas não me arrependo de ler, talvez um dia eu releia ele e finalmente consiga entender todas as sutilezas, mas nesse momento não rolou.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



JosA225 29/12/2023

Lolita
O homem na idade do lobo em busca do seu sonho sexual, uma ninfeta. Mas tudo transforma em uma prisão intransponível.
comentários(0)comente



Jhaze 28/12/2023

Genialidade Macabra!!
Não sei o que leva os autores russos serem ótimos em seus livros, principalmente quando o assunto envolve tragédias humanas.
Como não poderia deixar de ser, Lolita envolve um tema espinhoso, um adulto envolvido intimamente com uma adolescente.
A naturalidade com que o autor descreve os fatos, pode levar o leitor a achar que o escritor tem algum desvio de conduta na área da sexualidade pessoal, pois a narrativa é vívida (não envolve descrições eróticas) e flui naturalmente como numa conversa de confissão (esse é o formato narrativa adotado) aonde levará os desavisados até a acharem que a obra é verdadeira. Eu durante os primeiros dias da leitura acreditei estar lidando com um fato real.
Mesmo que o autor avise o leitor no início do livro que não é algo real, se não focar isso na mente é possível se perder e começar a ficar indignado de verdade com o desenrolar dos fatos e peripécias do narrador em relação a seu problema pessoal, seu desejo anormal, fato reconhecido pelo personagem.
Ler essa obra é mergulhar nas profundezas da escuridão humana que pessoas carregam dentro de si, mas ao mesmo tempo é adentrar uma obra de arte em termos de escrita, é estar dentro da mente genial e criativa de Vladimir Nabokov.
O autor parece que tinha a certeza que seu trabalho seria imortalizado, pois cita dentro da estória, através da confissão do personagem um tempo a frente, oitenta e tantos anos depois, o que dá agora 2020 e alguma coisa, "quando alguém estiver lendo essa narrativa"...pode não ter efeito nas gerações que leram a obra no passado, mas fez efeito em mim que a li em setembro de 2023...?
comentários(0)comente

steplr 30/12/2023minha estante
eu mesma fui uma que achei ser um relato real, tamanha genialidade da escrita, terminei o livro tão absorta na narrativa que precisei de muito esforço p compreender que é apenas ficção


Jhaze 02/01/2024minha estante
Creio que a grande genialidade do autor está em fazer o leitor viver esse equívoco, ao achar o relato uma confissão real.




maria.geromel 26/12/2023

Cara nem sei oq que dizer só q foi uma leitura lenta e difícil não gostei da narrativa e achei a história sem fim pé nem cabeça e principalmente não gostei do fato do autor achar que o leitor é inteligente e deduziu as coisas e não falar eles com clareza por isso eu passei a boa parte do livro boiando
comentários(0)comente



1718 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR