Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

Kime. 14/03/2024

Lolita
Terminei Lolita e, sinceramente, não sei como classificar. Pensei que estava ciente o suficiente do quanto esse livro poderia ser perturbador, mas não tinha como me preparar o suficiente.
O protagonista/narrador é alguém asqueroso e um criminoso repugnante, cumprindo perfeitamente o intuito que o autor queria transmitir. Não existe momento algum que os atos dele possam ser defensíveis ou que não mereçam grandes condenações.
As visões e projeções detupardas que Humbert em algumas situações, enquanto tenta se colocar num papel de inferioridade e de vítima, e as egocentricidade e narcisismo em outras situações só deixam transparecer a mente deturpada e doente desse personagem.
Com toda a certeza, Lolita não é um livro para todo mundo e não recomendaria facilmente. Na verdade, não penso em uma pessoa que eu possa recomendar a leitura.

site: https://www.tiktok.com/@spacekime
Diego 15/03/2024minha estante
Caraca, que resenha! Tem experiências que a gente passa e precisa guardar sigilo mesmo kkkk não sei se um dia vou encarar essa leitura, mas parece que nunca estarei preparado o suficiente

Isabella.Menghini 02/04/2024minha estante
to doida p ler, gosto de livros polemicos e pesados, espero que minha experiência com esse seja """""agradavel""""" no quesito que me prenda e seja uma leitura perturbadora...espero que nao me decepcione, pelas resenhas posso ver que é algo realmente pesado.

Favodemel00 13/03/2024

Abominável romance belo
Quero deixar claro que história em si é nojenta e grotesca sim. A pobre da Dolores Haze tinha uma sexualidade aflorada para sua idade, enquanto criança, e se insinuou para um homem adulto, mas isso não deu a ele o menor direito de ter feito tudo que fez. O livro retrata a degradação da vida de uma menina e não digo também da saúde mental de um pedófilo francês, porque para mim sanidade Humbert Humbert nunca teve.
Mas a questão para mim nunca foi a história em si, mas a poética do texto. Eu nunca busquei por lição de moral, mas estava querendo realmente saborear o lirismo e a finesse numa narrativa. E posso afirmar que esse livro entrega tudo isso com esplendor. Nem sequer em um momento houve deselegância até para narrar os pontos mais baixos do livro ou a visão suja de Humbert Humbert acerca da realidade.
Para os desavisados, o substantivo romântico exprime muito mais características como subjetividade, quebra da racionalidade e a valorização dos sentimentos. Não importa se esses sentimentos sejam um transtorno de personalidade. Ou se eles levem o eu lírico à ruína dele e dos outros personagens ao seu redor.

tefa.alves 13/03/2024

Perturbador
Que livro tenebroso de ler, fiquei torcendo para acabar logo, é muito cansativo e fiquei o tempo todo pensando como que alguém lê isso e pensa que é um romance romântico? tenebroso vius

Stefane64 06/03/2024

As fãs de Lana Del Rey pira
Livro pesado. Top 1 no quesito Narrador não confiável. Se vc for ler por causa dos filmes, saiba que no livro não é bem aquilo. Muito bem escrito, mas se torna levemente maçante e cansativo, tem algumas partes que são muito chatinhas de acompanhar. É isso, não é uma historia de amor.

Nicole779 05/03/2024

Leitura reflexiva e doentia
Após ler lolita reconheci o porque de ter se tornado uma obra tão popular e realmente,é um livro muito fascinante,apesar de em alguns momentos ser cansativo.
Cada página que fui virando e adentrando cada vez mais na mente doentia do protagonista foi se tornando algo que eu descreveria como agonizante e muitas vezes "perturbador".

O personagem em si é um monstro, e acredito eu que ele talvez tivesse algum problema grave na cabeça ou psicológico junto com o fator da maldade óbviamente,para ter tais pensamentos obssesivos e ter cometidos tais atos tão cruéis e que infelizmente são muito recorrentes em nossa sociedade.

Lolita tem um estilo de escrita muito bonito inclusive,achei poético.

Milly 03/03/2024

Lolita
A história é a visão de um pedófilo e a seus pensamentos em relação as chamadas "ninfetas" , me deu um repúdio gigantesco, a história é interessante, mas não é um livro que eu leria novamente

Bea Duarte 03/03/2024

O livro em si é bom, tanto na escrita, como na história, mas esse livro NÃO É UM ROMANCE!
O livro inteiro se passa na visão de um homem adulto pertubado, então é obvio que a forma como o autor apresenta o livro é inteiramente no ponto de vista do PERSONAGEM.
Não, o livro não romantiza a pedofilia, abuso e estupro, o livro é justamente uma crítica voltada a esse tipo de comportamento. As pessoas que o lêem e que são doentias o suficiente para romantizar a história de Humbert e Lolita, o que só mostra a baixa interpretação de quem leu e não entendeu a complexidade do livro. ??

MinnieYuni 29/02/2024

Terrível e exaustivo
Não me entendam mal, o título é unicamente um resumo do que mais senti durante essa leitura!

Nabokov prova muitíssimo bem porque está no topo dos autores clássicos russos, mas Humbert mostra também o quão injusto um leitor pode ser.

A história é horripilante para qualquer ser humano moralmente estável, é insuportável para qualquer leitor medíocre (o que eu me considero, inclusive) e ainda assim viciante para qualquer pessoa curiosa ou vingativa.

Pessoalmente foi quase impossível desvencilhar autor de narrador, de não desejar a morte para H.H e acima de tudo abandonar essa leitura a cada parágrafo que levava atos nojentos para lugares de ternura ou descreviam infinitamente tudo de mais tedioso que existe no cotidiano norte-americano.

Porém, depois de 312 páginas e as notas do autor, consegui enxergar minimamente as qualidades de "Lolita", de Nabokov e de usar um tema tão sórdido como pano de fundo para um romance.

DeaGomes 29/02/2024

Que livro FASCINANTE!
O livro é narrado por um pedófilo, estuprador, um homem desprezível, mas extremamente inteligente, sedutor e irônico (sim, há um toque de humor, e a gente, muitas vezes, se pega rindo dos absurdos do narrador).

Quebrei o preconceito que tinha dessa obra. Apesar do tema pesado e abjeto, e da gente querer ver esse homem na lata do lixo, o livro é MUITO BEM ESCRITO! Eu diria que é um dos livros mais bem escritos da literatura universal que já li até hoje.

zezinhaaa 29/02/2024

"Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne."
O que dizer de Lolita? além de ser uma tremenda obra, um clássico, um livro espetacular, é também preciso ter estômago.
é nojento estar na mente de Humbert Humbert, um personagem tão completo e complexo que chega a ser assustador. é um livro extraordinário, cheio de analogias e linguagem praticamente poética, Humbert tenta que com que consigamos entender seu lado, e é por isso que deve-se ser forte para ler as atrocidades que se passam em sua mente.
apesar de ótimo, não dou 5 estrelas porque muitas vezes achei um pouco cansativo, mas nada que faça do livro ser ruim.

"Estou pensando em auroques e anjos, no segredo dos pigmentos duráveis, nos sonetos proféticos, no refúgio da arte. E essa é a única imortalidade que você e eu podemos compartilhar, minha Lolita."

2ghpsts 29/02/2024

Lolita
Terminei essa bomba ontem e só queria dizer que me arrependo muito de ter começado a ler esse livro. a escrita é super cansativa, nao consegui entender nada, além dessa história ser nojenta. enfim, odiei cada segundo lendo esse livro, ainda bem q acabou ?