Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

:3c 24/04/2024

Livro bom, mas cansativo
Esqueci de marcar quando terminei. Demorei muito mais que o comum para terminar, sempre pausava e cheguei q ficar mais de um mês sem voltar a ler, ele cansa. É meio bizarro, dificil de se acostumar com o ponto de vista, no começo mas depois que entendi a proposta achei muito bom. A parte da perseguição me confundiu muito... mas consegui entender o todo no final. Achei a história ótima! Tive pena da Dolores, apesar de minhas partes favoritas terem sido os dialogos entre os dois. É uma leitura difícil, duvido que leia denovo - a não ser para ler a versão em inglês talvez - mas digo que é um dos meus livros favoritos agora!

Erica.Barone 23/04/2024

A par da discussão moralista, a meu ver o livro é um pouco cansativo. O protagonista narrador além de perturbado é prolixo. Não obstante admiro a coragem do autor em publicar um livro tão polêmico, com o alto risco de ser confundido com seu personagem. A história asquerosa de pedofilia praticada por alguém que deveria cuidar, é muito mais comum do que gostaríamos de admitir.

Raissa 21/04/2024

Leitura que te faz querer vomitar, mas impossível de largar!
Finalmente li esse clássico polêmico e, meu Deus, eu demorei muito pra conseguir terminar kkkkkkkkkkk. O livro não é ruim, mas ele é pesado num nível que você precisa parar pra respirar e ir fazer outra coisa (quem sabe, esquecer da leitura por algumas horinhas) e depois voltar. O protagonista escreve as maiores atrocidades do mundo de forma extremamente romantizada, o que me lembrou bastante o livro "Noite na Taverna", então a gente acaba tendo uma noção de que o cara não é um narrador confiável (a história é escrita em primeria pessoa). Eu particularmente gostaria muito de ler uma versão da história escrita pela própria Lolita pois, apesar do Humbert romantizar cada segundo ao lado dela, a gente sabe que ela era a verdadeira vítima da história. Não darei 5 estrelas porque, em algumas partes, o protagonista tenta dar várias explicações filosóficas pra justificar suas ações, mas ele faz isso de forma EXTREMAMENTE CHATA KKKKKKKKKKKKKK, então confesso que deu vontade de largar (mas fico feliz por ter continuado a leitura!).

Ana Caroline 20/04/2024

Sem dúvidas um livro polêmico, você transita entre o modo mto bom que o autor escreve e o ódio pelo protagonista.
A habilidade do autor em mesclar uma prosa elegante com temas controversos resulta em uma leitura que permanece provocativa e inquietante, desafiando o leitor a confrontar suas próprias noções de moralidade e ética. "Lolita" é uma obra-prima da literatura do século XX que continua a desafiar e intrigar os leitores até hoje.

TainA452 12/04/2024

Lo.
O filme é fantástico e eu achei que seria um livro tão bom quanto mas ele é muito difícil de ler. No final eu simplesmente pulei umas 20 páginas e li só a última porque não aguentava mais lef isso mas não quer dizer que seja ruim de forma alguma. Uma obra de arte que a minha cabeça não foi forte o suficiente pra ler com um vocabulário desses.

Clara3685 11/04/2024

Péssimo!
Não recomendo hora alguma este livro. Dei 1,5 estrela devido à escrita, mas a história em si é de dar nojo. Custei terminar de ler, só acabei pois detesto abandonar livros. Mas é uma leitura bem cansativa e precisa ter estômago forte para ler.

Raiane M 10/04/2024

Lolita tem uma das escritas mais bonita e poética que eu já li, o que parecia quase impossível por causa do tema retratado, e mesmo que o próprio H.H. seja a coisa mais repugnante e horrenda do livro, ele, como narrador da história, evidência muito bem como criminosos e predadores podem facilmente se esconder em um comportamento civilizado e culto.
Em poucos e pequenos momentos é possível vislumbrar o quanto Dolores foi devastada e destruída pelo que passou nas mãos desse monstro, que claramente tenta moldar a idéia de que uma criança o seduziu, e de que o comportamento de Dolores significa o interesse dela por ele quando na verdade ele era a criatura horrível se aproveitando de uma criança desamparada.
Lê esse livro exige estar constantemente ciente de que quem conta a história tem uma mente doente e não confiável.
Por fim terminei o livro com um gosto ruim na boca, com asco e vontade de lê um livro com essa qualidade de escrita que não fosse sobre um tema tão difícil.

Milena.Firmeza 09/04/2024

Perfeito! Entrega o que promete. Muita gente diz que romantiza a pedofilia, mas vejo que o autor quis mostrar a visão conturbada do pedófilo, e faz isso muito bem, causando muito desconforto durante alguns trechos da leitura, que são fortes mas necessários para a construção da narrativa. Infelizmente não temos acesso ao ponto de vista da Lolita, pois só assim teríamos a versão sem os devaneios do abusador.

Ivie 05/04/2024

É um dos livros mais bem escritos que já li, apesar de tratar de um tema bem pesado e realmente dar vontade de parar pelo comportamento asqueroso do personagem principal, acho que é uma história muito bem construída e amarrada.

polyethylengirl 25/03/2024

Um livro extremamente difícil de ler, tanto pelo assunto abordado quanto pela riqueza de detalhes que tornam as situações muito difíceis de digerir.

As cenas e pensamentos de pedofilia são narrados com muita naturalidade por Humbert H., um professor que se casa com a mãe de Dolores com intenção de se aproximar dela. Assim, Dolores se torna Lolita, uma criança que é desumanizada e vista como um objeto sexual desde o momento em que ele a vê. Transformando-se em um personagem que não conhecemos de verdade, não sabemos como é sua personalidade, suas vontades.

Com um protagonista desprezível e egocêntrico e um final inesperado, Nabokov fez um excelente trabalho nesse clássico.

"Lolita, light of my life, fire of my loins. [...] But in my arms she was always Lolita."

Stephanys27 25/03/2024

O livro é bom e bem escrito, mas me causou tanto asco e tanta repulsa que não consigo dar uma nota maior que essa. E pensar que existe gente realmente assim...
A raiva que eu senti do protagonista, a dúvida sobre ele estar ou não falando a verdade, a vontade de ajudar lolita...

Lanninha 24/03/2024

Ô bicho ruim
Apesar da escrita não ser maçante, o conteúdo era demais pra mim.

Esse livro é delirante no pior sentido. Já sabia o que esperar, por isso continuei. Só que foi bem difícil do início ao fim.

O h.h. é realmente um dos personagens mais desprezíveis e indefensáveis que já li e o livro ser escrito ?por ele? não diminuiu nem o pouco meu desprezo.

As divagações também não me deixaram em paz. Mas que homenzinho chato pra um caramba.

Por fim, fiquei apavorada com essa leitura e acho que essa era a intenção mesmo. Mas dou minha nota baixa pq não é algo que eu gosto de ler.

Cristina 24/03/2024

Demorei pra ler, mas meudeus, que livro. Teve uma parte que parei, fiz cara feia, e retornei pra ver se era aquilo mesmo que tinha lido, e era. Um pedófilo, criminoso, asqueroso.

booksdaemy 24/03/2024

Difícil
Um livro difícil de ler, mas necessário
Um clássico
Esperava mais, só que ainda assim é um bom livro