Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

vicqs 10/11/2020minha estante
Me preparando mentalmente pra ler este livro, Minha sombria Vanessa acabou comigo, se ainda não leu este, super indico!

Jamile.Almeida 10/11/2020minha estante
Anotado!!!

Carine 10/11/2020minha estante
Adorei! Logo sou eu lendo esse clássico polêmico! Espero conseguir gostar, ao menos em parte, da obra.

Jamile.Almeida 10/11/2020minha estante
??????

Heloisa.Vulcanis 07/02/2024

Entendo o porquê de muitos não gostarem
A história é única e exclusivamente narrada por Humbert, e em certos momentos em que se vitimizava e falava do seu ?amor? pela Dolores, senti uma dó momentânea, por esse motivo. Até perceber que se trata de um estuprador, pedófilo, narcisista, que corrompeu a infância de uma menina de doze anos. O que ele tinha por Dolly não era amor, e sim uma obsessão. Apesar do tema não ser nada leve, a forma com que o autor escreve e pensa nos mínimos detalhes me encantou, principalmente quando esclarece toda a história no posfácio.
Victoria484 07/02/2024minha estante
você foi muito forte em conseguir terminar, eu não ouso tocar no meu livro faz anos!

Fabi 23/03/2022

Ninguém é inocente
Eu fiquei chocada e em algumas partes bem enjoada. Não foi uma leitura fácil, mas entendo a importância desta obra para a literatura mundial.

A narrativa é feita pelo personagem principal: um homem bonito, culto e de meia idade, mas pedófilo. Lolita tem 12 anos e é seu alvo em uma relação doentia e obsessiva.
Toda a história é desenvolvida tendo ele como contador. Não há outro ponto de vista.

A historia é bem desenvolvida, mas tive problemas quando o personagem/ narrador mergulhava em pensamentos mais profundos e confusos.

O final é e não é clichê.

Enfim, trata-se de um livro bem perturbador.
Paginasdalica 23/03/2022minha estante
Isso dá tanto gatilhos né ?

Alê | @alexandrejjr 11/04/2022minha estante
Se é perturbador, então o livro cumpriu o seu papel! A arte só é relevante se ela perturba - isso é o que eu acredito, claro. A arte transgressora é mais difícil de digerir, com certeza, mas faz a gente refletir e por isso é tão importante! Ah, e obrigado por trazer a tua experiência, Fabi!

jungkpls 09/01/2023

Particularmente, é um clássico
Li por pura curiosidade, porém queria ter uma opinião concreta e não me basear em outras resenhas. Como escreve e penetra na mente esse Nabokov
findcecilia 09/01/2023minha estante
pior que eu to gostando de tudo do livro, mas fico tipo pq fere 7262783 direitos humanos kkkkkk ??.

Ramon 09/01/2023minha estante
Vou ler esse

Larão 03/01/2023

simplesmente meu livro preferido
Nota-se no livro apenas a visão do Humbert. Enquanto eu lia, imaginava as atrocidades que podem ter acontecido que não foram listadas no livro.
Não é um livro fácil, e eu não recomendo pra todo mundo, não são todas as pessoas que querem se deparar com absurdos e todo aquele foco nos mínimos detalhes dos acontecimentos.
Cada vez que eu voltava a ler, eu tinha uma visão totalmente diferente do conteúdo. A forma que eu li há 4 anos atrás é totalmente diferente do jeito que eu enxergo, hoje, cada detalhe. A psiquê doentia do Humbert e a inocência e dependência da Dolores me fez refletir muito durante todos esses anos.
Vale ressaltar a minha revolta pela adaptação hollywoodiana da obra e da recepção do público, que acabou romantizando e sexualizando tudo isso e fez com que perdesse a principal essência da narrativa.
lari 03/01/2023minha estante
oii meu bem você pode curtir minha última resenha?? obrigadaa!?

Thamiris.Treigher 14/07/2021

Lolita...
Lolita, na minha opinião, NUNCA será uma história de amor. É uma assombrosa história doentia e de ruína, que narra a relação obsessiva de Humbert Humbert com Lolita, uma criança de apenas 12 anos.

Acho que não tem muito como eu contar detalhes sem dar spoilers!

O livro é muito bem escrito e tudo muito bem aprofundado, e isso fez com que eu sentisse vontade de continuar lendo, pois a história e o tema são muito pesados e revoltantes. A aversão que a gente cria por Humbert e insuportável!

Porém, é um livro muito bom! Li por indicação da @acarollgomes e da @carolinetreigher e super recomendo também! Mas prepare seu estômago!
Ale Moraes 14/07/2021minha estante
Será possível que alguém pense assim? Achei sinistra também!

Thamiris.Treigher 14/07/2021minha estante
Muito pesado!

re.aforiori 15/07/2021minha estante
Thamiris, quando li ?Lolita?, ano passado, achei a narrativa meio morna, acredito que devido ao fato do autor usar de um formato de diário. Mas o final foi muito envolve e arrebatador! O que fez valer muito leitura!

?Lolita? é um livro bastante polêmico, mas de fato muito bem escrito.

Pretendo ler outros livros de Nabokov; o próximo será ?Ada ou Ardor?, pelo qual nutro com grande curiosidade...

??

Carolina.Gomes 15/07/2021minha estante
Eu achei a escrita primorosa. O leitor é provocado o tempo todo. Quem passou por Humbert Humbert sem revirar os olhos e o estômago, não leu. Feliz por ter te inspirado ??

Thamiris.Treigher 19/07/2021minha estante
É isso mesmo, Carol! E suas leituras me inspiram DEMAIS!

Thamiris.Treigher 19/07/2021minha estante
Também estou bem curiosa por esse outro livro dele, Renato!!

re.aforiori 19/07/2021minha estante
Bacana, Thamiris! ?

O mesmo já esta em minha meta de leitura pro ano que vem... :D

Antes do Skoob, acabava de ver um livro, e ficava horas olhando para a estante sem saber qual seria o próximo... Agora já sei que o próximo é algum dos que está na meta.

E logo terei metas de leitura para daqui 5 anos... haha! ?? Pois o que não cabe para o ano atual, vou jogando para o ano seguinte... e assim sucessivamente...
:P

caspaeletrica 16/02/2023

8/10: cumprindo meu papel como fã da lana del rey
Eu me sinto um pouco culpado por ter realmente gostado desse livro em meio à tanta polêmica, entretanto, a escrita é IM-PE-CÁ-VEL. A trama é super bem feita e Vladmir não falha na intenção e em deixar o escritor extremamente desconfortável.

Embora um tabu servido em um prato cheio, eu não poderia negar que é um livro primordial. Parte de ser uma leitura imprescindível se deve ao fato de que a cultura e os diretores misógino-estruturais transformaram os filmes baseados em Lolita em histórias totalmente diferente que se perpetuaram na cultura. O livro é totalmente diferente do que as vias midiáticas massificaram durante anos e a leitura seria bacana pra desarticular essa ideia, embora singular, importante.

"Como caso clínico, Lolita por certo será cisto como um clássico nos meios psiquiátricos. Como obra de arte, transcende seu aspecto expiatório. Todavia, mais importante do que sua relevância científica é o impacto ético que o livro deve exercer sobre o leitor sério [....] Lolita deveria fazer com que todos nós ? pais, educadores, assistentes sociais ? nos empenhássemos com diligência e visão ainda maiores na tarefa de criar uma geração melhor num mundo mais seguro."
? John Ray Jr, Filósofo, 1995
Rafael467 17/02/2023minha estante
esse aí gerou mais discussão que o vestido da Nicole Bahls

Max 17/02/2023minha estante
Não passamos incólumes pela leitura...
Otima resenha, Arthur!?

Kalica.Valentin 20/02/2023minha estante
A escrito do Nabokov é linda. Lolita é doentemente poético

caspaeletrica 24/02/2023minha estante
@Rafael e eu estou do lado certo da discussão, avisa rafa!

@Max obrigado Max! :)

caspaeletrica 24/02/2023minha estante
@Kali nossa demais, eu me senti muito mal às vezes de estar gostando do livro e até mesmo ver beleza em algumas coisas tão sórdidas. mas isso que é ser um bom escritor não é mesmo? conseguir fazer vc se sentir tão vil por estar "gostando" de uma história que nem é de verdade

Kalica.Valentin 25/02/2023minha estante
Exatamente, a escrita simplismente te envolve e vc tem q tomar cuidado ou acaba não problematizando

Kalica.Valentin 25/02/2023minha estante

Loba Literária 30/03/2022

Que livro! Achei que não ia gostar da escrita, mas me diverti muito. É perturbador, pesado, mas com uma técnica invejável. Tomara que eu acabe estudando esse na universidade.

luiznasc 29/04/2023

Repugnante de escrita admirável
Na leitura desse livro, o inevitável asco pela obsessão doentia do pedófilo é atenuada pela escrita magistral do autor, que quase torna poético um tema problemático, tão ignorado e pouco abordado (ou mesmo denunciado) na nossa hipócrita sociedade. A leitura fez-me pensar com indignação que nesse mundo existe muitos pervertidos por aí dissimulando, disfarçados de bons cidadãos e senhores respeitáveis, e por isso tantas crianças são abusadas ou aliciadas todos os dias. O livro é um clássico muito bem escrito que de certa forma expõe corajosamente um comportamento doentio mais comum do que percebemos. E me fez atinar para uma triste realidade desse nosso mundo miserável.

gabriela cardoso 06/03/2022

lolita
eu jurava que ia odiar esse livro mas a escrita impecável me fez amá-lo. o autor deixa claro que hh é um personagem completamente obcecado e doente, um pedófilo que abusa de dolores várias e várias vezes. quem romantizar essa história e/ou interpretar de outra forma não será nada além de mais um ignorante entre os leitores de lolita. é uma história repulsiva, tive que parar a leitura várias vezes pra dar uma respirada. esse não é um livro pra ser divertido ou agradável de ler, é pesado e horroroso. leia com a mente atenta a esses fatos e sua leitura talvez seja boa, mas nunca será confortável.
Julia 06/03/2022minha estante
ah sim eu entendo...eu tô dando pausas tbm

Lore 06/03/2022minha estante
Não consigo entender o pessoal que vê lolita como um romance. Será que leram mesmo?

Julia 06/03/2022minha estante
Então...

André Lucena 28/03/2021

Obra-prima de Vladimir Nabokov
Demorei muito para ingressar nesta leitura, porém, quando comecei fui tomado por ela e não consegui mais parar. O modo como o autor nos faz simpatizar com o personagem principal (que não, não é a Lolita e sim o Edgar Humbert Humbert) é magistral, pois, Nabokov nos mostra o ponto de vista do Humbert, seu modo distorcido de enxergar o mundo, o qual se dá todo o enredo da trama. Uma verdadeira obra-prima.

Ted 12/03/2021

Finalmente entendi porque amam ou odeiam esse livro
A história é na primeira pessoa, e o narrador não é confiável e não faz a gente se conectar, principalmente por expressar coisas doentias o tempo inteiro. A leitura no início foi bem arrastada , o personagem tem devaneios o livro INTEIRO, creio que foi proposital para mostrar a obsessão dele pela Lolita, mas teve momentos que imaginei se isso iria parar em algum ponto, mas não para.
Tentei ler esse livro muitos anos atrás e abandonei, e agora entendo, pois quase havia desistido de novo. O livro possui pouquíssimos diálogos, o que dificulta bastante a avançar. Entretanto a escrita do autor é muito boa e possui várias passagens em francês, sempre combinando bem com os contextos.
Sinceramente eu esperava mais, e vou ver o filme pra tentar melhorar minha percepção.
Creio que será bem difícil encontrar alguém que me sinta à vontade de indicar essa história

Mariana Fonseca 19/08/2011

Entre a loucura e o amor
Lolita, ainda hoje, é vista como uma obra moderna. Uma história que para os desavisados pode parecer imoral, mas que, ao serem lidas as primeiras páginas, tudo muda de figura. Humbert Humbert manipula o leitor (como Bentinho em Dom Casmurro) - quem nunca, em alguma passagem, torceu por H.H.? -, e fica dividido entre o amor e a malícia. Não somente um caso de um homem doente, mas um caso de amor insano. Uma garota que às vezes é inocente, mas às vezes é perversa. Como um homem acaba por destruir a infância de uma garota - ou talvez tirá-la de uma mãe egoísta e de uma realidade fadada à rebeldia...? Nabokov não retrata somente um caso amor peculiar, mas também faz um panorama nacional da época.

Em questões de estilo, Nabokov mais uma vez revela-se mestre em descrições e eufemismos, que passariam batido por leitores desatentos. É preciso tomar cuidado para não ser levado pelo relato omisso de H.H., que em partes exagera e em partes esconde, tudo com maestria. Nabokov também descreve com perfeição o ambiente estadunidense pelo qual Humbert viaja com Lolita - tanto que, em partes, a descrição torna-se enfadonha.

A trajetória do relato de Humbert desenvolve-se desde um primeiro momento em que este conta sua infância e conquistas triunfalmente até a segunda parte do romance, onde esta personalidade até mesmo arrogante passa a viver em um mundo de medo e dúvidas. A ameaça da fuga de Dolores a qualquer momento tortura H.H., que acaba por confiná-la e transformar seu sonho pré-adolescente de conquista em um pesadelo.

Entramos em um mundo em que não sabemos culpar - ao mesmo tempo em que não se pode condenar H.H. por amar insanamente, não podemos culpar Lolita (que menina de 12 anos nunca se atraiu por um homem mais velho e quis seduzi-lo?). Só podemos observar e verificar o saldo nulo de uma tragédia de dois opostos que se complementam perigosamente.

E não há de se julgar o teor erótico deste livro. Ame, chore e sofra por amor e há de se entender o desespero de Humbert ao recriar sua Anabel em Dolores Haze.

Recomendo.
Nívia 05/02/2010minha estante
Muito boa resenha :)

Fiquei ansiosa para ler este livro.

Marianna 17/01/2013minha estante
Eu reconheço que o livro é muito bem escrito. Mas não torci por H.H. nem por um segundo.
Tive nojo e raiva dele o livro todo!!

MarioLuiz 16/01/2016minha estante
Achei interessante seu ponto de vista comparando o maneirismo literário de Nabokov a Machado de assis em Don Casmurro, pois foi a primeira ideia que tive durante a leitura de Lolita. Porem Lolita tem um peso moral muito mais complexo pela diferença da idade dos protagonistas. Enfim li a ambos e achei-os, embora literatura fantasticamente realista, com finais deprimentes.

Karen581 29/01/2017minha estante
Claro que se deve culpa ele. Ele é absolutamente culpado, até ele mesmo se impuje essa culpa. Ele estava completamente errado em fazer tudo o que ele fez.

readbyme 03/01/2023

me decepcionou
Desde muitos anos atrás eu tinha a curiosidade de ler Lolita e quando me deparei com esse livro comecei a ler no mesmo instante, mas não esperava que a história seria realmente ruim.
H.H. é um pedófilo sem dúvida, ele associa essa falha de caráter a um episódio de sua infância, mas não de uma maneira ruim, pois admirar ninfetas (meninas ainda com a mente e o corpo sendo formado) é que dá prazer para vida dele, em certos momentos a história me deixou enjoada, como pode existirem pessoas assim no mundo real? É triste ver como a vida da Lolita foi totalmente traumatizada e destruída por conta de seu abusador desde o momento em que ela o conheceu.
Outro ponto que me fez não gostar tanto da história foi a escrita. Quem narra é o Humbert, um homem de 40 anos que adora descrição e francês, tudo isso foi muito cansativo ainda mais com o enredo que é pesado em si. Fiquei decepcionada com a experiência, infelizmente.
Carolyna01 03/01/2023minha estante
Eu não consegui terminar de ler o livro, não me conformei com o rumo que o final estava tomando. Mas achei muito inusitado um livro escrito na visão de um criminoso, absurdamente pesado e nojento.

Way 03/01/2023minha estante
Eu abandonei esse livro eu n conseguia ver ele distorcendo toda sua realidade, querendo mostrar q ela a garotinha q tava seduzindo ele, aprendi a nunca acreditar em tudo q o narrador fala e me deu ânsia de vômito meu deus

Amanda.Mayssa 03/01/2023minha estante
Também não consegui terminar. É realmente nojento e foi indicado pelo menos pra mim como um romance(?)

cinnamonb0y 03/01/2023minha estante
oq me deixa p u t o é q tem um monte de gente q romantiza esse livro e n entende q a história da sendo narrada por um doente, um criminoso, e passam pano pra ele