Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

soutatyrs 26/08/2022

Que difícil
Que narrador nojento! Quês história!!
A escrita é mto boa, mas q agonia ler esse livro!

Coitada da Lolita, como sofreu essa menina!
Gostei do livro mas não amei! A temática é pesada e tem uma hora q ele te cansa?

Carolina.Gomes 09/09/2022minha estante
Pra mim foi tudo obra da mente doentia de HH. Sensacional! Mais um q concordamos!!

Eliza.Beth 10/09/2022minha estante
Tbm tendo a achar q muita coisa ali não aconteceu
Mais um para a lista de concordância ?

Julia Mendes 12/09/2022minha estante
Gente, esse eu cheguei a comprar, depois de assistir a adaptação do Kubrick. Mas quando descobri que era em primeira pessoa, desisti da leitura, não tenho estômago ??? Vale à pena mesmo?! ?

Eliza.Beth 13/09/2022minha estante
Julia, minha opinião é que vale muito a pena. A escrita do Nabokov é algo q vc precisa vivenciar com leitora, mas não é nada fácil. Uma leitura muito incômoda.

Carolina.Gomes 13/09/2022minha estante
Ahhh! Vale, Julia!! ?

Etiene ~ @antologiapessoal 19/05/2020

Lolita se tornou personagem de domínio público. Não há quem não tenha ouvido falar dessa história ou lido o trecho inicial da polêmica obra. Lo. Li. Ta. É certo que o escritor exerceu uma espécie de feitiço sobre mim, e sua estilística é a responsável por meu cativeiro. Ao escolher um narrador-personagem que escreve suas memórias, o autor nos obriga a conhecer cada ponto podre da mente doentia de Humbert e, admito, chega perto do bizarro como Nabokov consegue fazer vibrar essa voz de modo tão verosímil.

Dolores é uma menina de 12 anos que está refém de uma relação abusiva com o padrasto. Então, diferente de tudo que eu imaginava da obra, encontro um livro que não é eroticamente obsceno. Nabokov escancara a mente sórdida de Humbert através de uma escrita manchada por lirismos que me deixou num paradoxo entre gostar da leitura, porém achar que não deveria. Entendem? Como é possível odiar um personagem, reprovar sua conduta, sentir asco por ele, e ainda assim não conseguir parar de ler sua história? É o cativeiro do Nabokov de que falei acima.

O autor entrega um romance psicológico que nos insere num longo suspense pra revelar o que acontece na vida de Lolita, pois, desde as primeiras páginas, sabemos que o pedófilo está preso. Ele chega a comparar o corpo de uma mulher madura a um 'caixão onde a feminilidade das ninfetas é enterrada viva'. É perturbador, não há dúvidas. Apesar de tudo, não acho que aja romantização da pedofilia na obra, pois a trama facilmente nos causa repulsa, e o próprio protagonista repetidamente reconhece sua sujeira.

Decerto há uma marca pulsante deixada pela obra: a maneira com que Humbert tentou me manipular durante a narrativa. Ele me tratou como júri, se dirigiu diretamente a mim, enquanto leitora, na esperança de que eu o entendesse, quem sabe até o absolvesse. Mas para isto, sr. H., não há absolvição.
Michelle 19/05/2020minha estante
Que resenha! Me lembrei na hora q vi nos stories do Instagram blogliterature-se (da Mell Ferraz) referência desse livro e comentário bem breve, como o seu. O quanto é perturbador a romantização dessa obra com um contexto tão pesado e sério.

Michelle 19/05/2020minha estante
Está lá ainda, ela falou hoje, 19 de maio de 2020.

Etiene ~ @antologiapessoal 19/05/2020minha estante
é verdade, eu vi também. parece que ela leu um que trazia a perspectiva da vítima... temática perturbadora, certamente!

Michelle 19/05/2020minha estante
Isso. O livro q ela está lendo é Minha Sombria Vanessa. Não o conheço.

Bianca 27/07/2020

Lo-li-ta.
"O que provoca o riso dos seres humanos? Não a simples alegria ou ironia.
Que o riso exclua a seriedade é um equívoco muitas vezes cometido pelos desprovidos de humor ? e por essa multidão bem mais numerosa, os que nunca riem, os deficientes ou pouco dotados em matéria de humor. Os seres humanos riem, se formos prestar atenção, para exprimir alívio,exasperação, estoicismo, histeria, constrangimento, repulsa e crueldade.
Lolita talvez seja o romance mais engraçado da nossa língua, porque admite toda a complexidade e diversidade do riso.
Ouvimos o tom de excesso característico quando Humbert usa seu ?bichinho? como vítima de sua presença de espírito e de sua prosa; este é o riso que ouvimos (sem muita frequência, espero) quando reconhecemos a absoluta perfeição de nossa própria sordidez moral."

Wesley 30/01/2023

Falando da escrita do livro, ele é excepcional bem escrito, é uma leitura que vale a pena porém tem que ficar atento aos gatilhos de abuso e abuso psicológico. E também saber o narrador não é nem de longe confiável, ele é obcecado e doente! Queria muito que tivesse um livro escrito pelo ponto de vista de Dolores. Pra quem tem estômago, super indico.

Michelle 06/06/2020

Sobre Lolita
Este livro é sobre tudo num relacionamento, menos amor. Um clássico que vale muito a leitura.

Helena.Fonseca 30/06/2021

BOA LEITURA
Boa leitura porém as vezes chega a ser maçante com uma narrativa arrastada cheia de detalhes não necessários. E tem que ter "estômago" para suportar a revolta gerada.

Michele 25/01/2023

O livro me deixou mal. Por dias.
Essa é uma história intragável, capaz de causar sensações físicas mesmo depois de já terminado o livro. As tentativas de Humbert justificar suas ações, se dizer um homem apaixonado e protetor pra logo em seguida narrar uma violência premeditada, isso é abominável num tanto que por várias vezes precisei interromper a leitura no meio da frase.

Não acho que seja preciso ouvir o ponto de vista da Dolores pra entender que Humbert é um criminoso. Isso fica muito nítido enquanto vemos o seu esforço pra tentar defender o indefensável. E me assusta muito saber que existem aqueles que leem a mesma história que eu li e ainda ficam com essa dúvida.
Jamile.Almeida 28/01/2023minha estante
exatamente!!! fico chocada quando leio algumas resenhas de Lolita... as pessoas nao sabem ou nao querem interpretar o que leem...

Silveira 23/11/2021

O que dizer sobre Lolita?
Precisei de um tempo, após o término da leitura, para administrar o impacto desse livro.

Uma obra impar, que explora um assunto abominável, mas de modo tão rebuscado e adocicado que pode confundir até os mais sensatos.
A obra não poupa detalhes e descrições para tentar convencer o leitor de que, valha-lê o benefício da dúvida a respeito de seus atos, e ouso dizer que diante de tantas criticas que li, conseguiu com alguns.
Humbert Humbert é um cafajeste, que sabe manosear a linguagem como ninguém, um verdadeiro arquiteto que desenha com maestria, a mais lindo e assustadora, mansão de suas memórias. Deixando o leitor meio atordoado e inebriado com tamanha destreza, é perturbador imaginar que, apesar de se tratar de uma ficção, há pessoas que romantizem a relação abusiva dos personagens.

Minha nota não tem nada a ver com as habilidades do escritor, mas sim, ao impacto que sua obra tem.

Sol 62 20/10/2022

Lolita de Vladimir Nabokov, é um livro que eu tinha ?certa? resistência para ler. Mas, aproveitei uma leitura conjunta para me aventurar a ler Lolita.

Um livro que me trouxe sentimentos ambíguo:

1. Fiquei enojada com o desenvolvimento do tema - pedofilia. Por ser narrado pela perspectiva do pedófilo, muitas características do comportamento da criança e da sua mãe, parecem formas utilizadas pelo narrador para amenizar seus próprios atos. Embora o narrador, o tempo todo, mostre que tem conhecimento da perversidade de suas ações, as justifica o tempo todo. Enfim, é um texto sobre a crueldade de um pedófilo.

2. Fiquei encantada com Nabokov e sua escrita poética e estética. Um tema devastador, escrito sem palavras rasteiras, sem termos chulos, nada na escrita lembra, sequer chega perto, da linguagem pornográfica.
Diani Voulga 20/10/2022minha estante
Esse livro é uma mistura de prazer em ler algo tão bem escrito e asco por ler algo tão vil bem escrito. Relação complexa com este livro rs

abacagii 12/10/2020

É necessário coragem
Demorei muito para ler o livro e por vezes pensei em desistir, mas por fim, venci. A escrita deste autor é super bem feita e as vezes você quase pensa que ele narra um romance inocente.
Nosso protagonista não passa de um imundo e é o ódio e nojo que se sente por ele que faz a leitura ser tão arrastada.
Num geral é um livro ótimo e necessário, mas é preciso muito força de vontade pra ser terminado.

r4issinh4w 09/09/2023

Meu segundo livro favorito do ano. Comecei com a ideia de uma pornografia, frutos da mente de um tarado, mas está longe disso. Leitura fluída. A história não se trata apenas da pedofilia, mas também de arrependimento, obsessão (e até onde ela pode levar alguém). Sem palavras para isso. Simplesmente perfeito.

Cristiane 20/09/2022

Lolita
Lolita devia fazer com que todos nós - pais, assistentes sociais, educadores - nos dedicassémos com vigilância e consciência ainda maiores a tarefa de criar uma geração melhor num mundo mais seguro.
Esta não é uma história de amor, é um romance desconcertante. Em alguns momentos enfadanhos, em outros asqueroso.
Porém o mundo não está mais seguro para nossas meninas. Infelizmente.